Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Coluna Fernando Calmon

 Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.261 — 27/7/23

Dia do motorista: assistências e

comandos podem gerar distrações




Criado por decreto-lei federal nº 63.461 em 21 de outubro de 1968, o Dia do Motorista em 25 de julho tem origem na religião católica porque também é o Dia de São Cristóvão, protetor de motoristas e viajantes. Soluções modernas ajudam a evitar que o motorista se acidente e suas consequências.


Por isso a questão de segurança de trânsito é motivo de grande preocupação e pesquisas contínuas em todo o mundo. Estudos recentes chamam a atenção para duas tecnologias bastante úteis: automação veicular e comandos acessados por tela. Ambos oferecidos por vários fabricantes, mas precisam de atenções específicas.


Nos EUA o Instituto das Seguradoras para Segurança em Estradas (IIHS, na sigla em inglês) apresentou um relatório apontando que muitos motoristas usam automação parcial (Nível 2,5, na escala até 5) em seus veículos como se fossem totalmente autônomos, apesar dos avisos automáticos sobre a necessidade de retomar o controle de volante e pedais.


A pesquisa estudou as soluções da Cadillac, Nissan e Tesla, além de entrevistar 600 proprietários (cerca de 200 de cada marca). Eles afirmaram que aproveitavam para comer e enviar mensagens de texto. De forma geral os sistemas não levam os motoristas a permanecerem engajados ou impedem desvios de atenção.


Estes assistentes já são oferecidos em vários modelos também no Brasil: controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e centralização na faixa de rolagem. Nenhum dos sistemas atuais é projetado para substituir um motorista humano ou tirar seu foco da estrada. Testes de pista e colisões no mundo real forneceram evidências de potencialmente causar acidentes.


Cerca de 40% dos usuários relataram que seus sistemas foram desligados em algum momento enquanto dirigiam e não eram reativados. Alguns desses motoristas confundiram a suspensão temporária do recurso com o procedimento de bloqueio. Porém, muitos falharam em responder aos avisos se estavam prestando atenção na estrada ou violaram repetidamente os parâmetros para acionar o bloqueio.


“Esses resultados de usuários frequentes de três sistemas diferentes de automação parcial mais uma vez mostram a necessidade de proteções robustas e multifacetadas”, disse Alexandra Mueller, cientista de pesquisa do IIHS e principal autora do estudo. “Muitos relataram experiências em que tiveram de assumir repentinamente a direção porque a automação executou algo inesperado. E, às vezes, enquanto estavam fazendo o que não deveriam, como comer ou ler mensagens pelo celular”, ela explica.


Embora uma parte dos motoristas que receberam lembretes de atenção tenha dito que os alertas eram um pouco irritantes, a grande maioria disse que os considerava úteis e os faziam sentir-se mais seguros usando a tecnologia, desde que o objetivo do recurso fosse explicado a eles com clareza na hora da compra.


“A ampla aceitação de lembretes de atenção e bloqueios do sistema sugere não apenas que reúnem o potencial de tornar mais seguro o uso da automação parcial, como também podem ser implementados para ajudar a combater a distração do motorista em geral”, concluiu Mueller.


Na Alemanha também há preocupações

Um outro estudo, dessa vez encomendado pela Associação da Seguradoras Alemãs, colocou atenção nas Interfaces Homem-Máquina (HMI, em inglês). O nome parece complicado, mas se trata das telas táteis que processam comandos de múltiplas funções como ajustes do ar-condicionado, modos de tração, sintonia e volume de som, mapas de navegação e vários outros. A tendência é digitalizar o máximo possível, inclusive pela facilidade de atualização dos softwares.


No entanto, não é possível usar o HMI sem desviar o olhar da estrada, ao contrário de alavancas e interruptores. Se os comandos estiverem embutidos no menu ou exigirem muitas mudanças como rolar a tela, o motorista terá de desviar o olhar do percurso por um tempo preocupantemente longo. Isso representa riscos potenciais para a segurança viária.


A distração e a desatenção são consideradas entre as principais causas de acidentes de trânsito. Atualmente não há regulamentos ou práticas que definam como projetar interfaces cada vez mais complexas que distraiam os motoristas o mínimo possível de suas tarefas de dirigir. Pesquisas e números de fora da Alemanha também apontam que se trata de um problema generalizado e implica maior possibilidade de acidentes.


Alguns fabricantes já detectaram como resolver em parte essa disfunção. Adicionaram um simplório botão para diminuir ou aumentar o volume de som do sistema multimídia. Quando várias funções estão embutidas na estrutura do menu e só podem ser acessadas através de numerosos passos intermediários, é preciso desviar os olhos da estrada por mais tempo. 


A simplificação também se recomenda quanto à execução das tarefas. Ações intuitivas, como ligar o limpador de para-brisa ou acionar indicadores de direção, devem continuar comandável apenas por controles físicos e diretos.


Todavia, o controle por voz pode contribuir significativamente para diminuir a distração. Para alcançar isso, no entanto, o sistema deve ser intuitivo e operável diretamente. Se forem propensos a erros e exigirem muitas correções ou repetições, esta solução pode revelar-se altamente perturbadora.


F-150 Lariat é enorme, mas boa de guiar

O preço, claro, está muito longe de convidativo – R$ 479.990. Porém, tem público certo entre os endinheirados do agronegócio. Trata-se de um mercado bem limitado, em torno de 10.000 unidades por ano, porém bastante rentável para os fabricantes. Chegou para dividir as atenções com a Ram Rebel que custa apenas R$ 10.000 a menos (2% de diferença). O estilo da versão de entrada Lariat da picape pesada da Ford é, digamos, mais esportivo com rodas e grade pintadas de preto.


A lista de equipamentos impressiona como faróis de LED, seis airbags, quadro de instrumentos digital e sistema de áudio de alto padrão (Bang & Olufsen). Deslocar-se em ruas exige atenção e achar uma vaga para quase 6 metros de comprimento por mais de 2 de largura não é fácil (melhor rebater os retrovisores). Com quase 2 metros de altura não entra em qualquer garagem, mas dá para ir aos shoppings, embora possa invadir os limites demarcados para estacionar.


Chama mais atenção a posição de dirigir semelhante a picapes de porte médio. Há boa visibilidade e as suspensões são duras, embora menos do que se espera. Também exige cuidado adicional no trânsito urbano. 


O seu habitat é mesmo o uso no campo com sua tração 4x4 por demanda e em estradas (neste caso, imbatíveis 1.170 km de alcance com 136 litros no tanque). Para isso o motor V-8 (gasolina) de 405 cv e 56,7 kgf.m entrega alto desempenho, além da elasticidade que só um câmbio automático de 10 marchas proporciona. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 s mesmo com seus 2.740 kg em ordem de marcha.


Nos EUA, a F-150 lidera há 46 anos o mercado de picapes.

SUV Hyundai CRETA tem até R$ 14,5 mil de desconto em nova campanha de varejo. Válida até o fim do mês de julho, ação garante condições especiais para aqueles que já são clientes da marca, opção por taxa zero no financiamento ou parcelamento em até 48 meses. Modelo foi o SUV mais vendido no varejo durante o primeiro semestre, conforme dados da Fenabrave, mantendo a posição consolidada ao longo do ano passado

 


 

Julho, 2023 – A Hyundai promove, até o fim do mês de julho, campanha nacional de varejo com condições especiais para todas as versões do SUV CRETA. Além de descontos na aquisição de um zero-quilômetro, serão oferecidas oportunidades como a valorização do usado na troca, taxa zero no financiamento ou parcelamento em até 48 meses àqueles que comparecerem à rede de concessionárias da montadora em todo o Brasil. No caso dos benefícios acumulativos, será possível adquirir um Hyundai CRETA novo com até R$ 14,5 mil de bônus total no valor final.

 

As versões CRETA Platinum, com ou sem teto solar, contarão com R$ 4,5 mil de desconto, enquanto as opções Comfort, Limited, N Line e Ultimate oferecerão os mesmos R$ 4,5 mil de desconto exclusivamente para aqueles que já são clientes da marca ou são parentes de 1º grau de um proprietário de veículo Hyundai (pais, filhos e cônjuges), bastando para a elegibilidade apresentar o documento do veículo que a família já possui. 


Para aqueles que pretendem oferecer um seminovo na troca, os bônus preveem R$ 4,5 mil de valorização do usado no caso de compra das configurações Action, Platinum e Ultimate, e R$ 10 mil para Comfort e Limited.

 

“A nova geração do Hyundai CRETA é um grande sucesso de vendas junto ao consumidor final e queremos oferecer condições cada vez melhores para que mais e mais pessoas tenham acesso ao que de melhor a categoria apresenta hoje em termos de conforto, segurança e tecnologia. A liderança do Hyundai CRETA entre todos os SUVs no varejo no primeiro semestre de 2023 e no decorrer do ano passado mostra que o público está reconhecendo as qualidades que o veículo possui, e esta campanha vem para potencializar ainda mais essa preferência”, afirma Angel Martinez, vice-presidente de Vendas da Hyundai Motor Brasil. 

 

Outros benefícios serão oferecidos com foco no financiamento do veículo. Quem comprar poderá optar por taxa zero e saldo em 36 vezes para o CRETA Comfort (saldo em 12 vezes para as versões Limited e Platinum) ou saldo em 48 vezes com taxa de 0,99% ao mês. 


Para esta segunda opção, no caso do CRETA Platinum, a primeira parcela é cortesia da Hyundai. As oportunidades especiais de financiamento não são cumulativas aos descontos e bônus na troca do usado, sendo necessário o cliente optar pelos benefícios que melhor o atendem.

 

O Hyundai CRETA, segundo dados oficiais da Fenabrave divulgados no início do mês de julho, fechou o primeiro semestre deste ano com 27.697 unidades vendidas no varejo, ocupando a primeira posição entre todos os SUVs comercializados no País. 


Em 2022, o modelo consolidou ao longo dos doze meses 56.493 unidades emplacadas garantindo também a liderança absoluta dos SUVs no varejo, ranking que considera as vendas para o consumidor final, excluindo as unidades comercializadas para empresas, como locadoras e frotas.

 

A campanha de vendas especial do SUV Hyundai CRETA contará com ampla divulgação dos perfis da marca no Instagram (@hyundaibr) e no Facebook (facebook.com/hyundaibr). Para conferir todas as ofertas, consultar a lista completa de concessionárias e encontrar a loja mais próxima, acesse: hyundai.com.br.


Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais



Jornalista Sérgio Moreira




Festival Boa Mesa de Caxambu



6ª edição do Festival Boa Mesa de Caxambu começa em alto estilo. O evento de lançamento será realizado pela primeira vez no majestoso Parque das Águas, de 11 a 13 de agosto.

Um final de semana com uma diversificada programação, aulas-show com os Chefs: Danilo Simões, Felipe Leroy, Ricardo Penninha, Val Coimbra, Omar Barroso, Luciana Barreto, Carolina Dinelli e Victor Quaranta. Shows musicais com o melhor do Pop Nacional e Internacional, praça gastronômica e uma feira com os melhores produtos da região da Mantiqueira.

O Festival tem como objetivo incentivar o aprimoramento e excelência na preparação e no atendimento gastronômico, com especial foco para os bares, restaurantes e hotéis, fomentar o turismo e incentivar o consumo interno e regional, criando oportunidades de interação, diversão e prazer para os diversos públicos envolvidos, e assim contribuir para a inserção de Caxambu no mapa gastronômico de Minas Gerais.


É uma oportunidade para cada bar, restaurante e hotel da cidade poder mostrar sua criatividade culinária. Neste evento, os estabelecimentos participantes elaboram um prato especialmente desenvolvido para o festival. O visitante encontrará nos estabelecimentos participantes, a boa comida, boa companhia e muita diversão transformando os meses de agosto e setembro em uma festa para todos os gostos.

O Festival Boa Mesa é uma iniciativa do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia e Hospitalidade-SIGAH e do Caxambu Convention & Visitors Bureau, e conta com o apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação-FBHA. facebook.com/boamesacaxambu

instagram.com/festivalboamesacaxambu

Mini Mundo destaque do Tripadvisor 



O Mini Mundo, localizado em Gramado/RS, recebeu recentemente o prêmio Travellers' Choice 2023 da plataforma Tripadvisor, estando no grupo dos 10% melhores atrativos do mundo, com base em avaliações e votações de viajantes durante o período de 12 meses. Além disso, o atrativo ocupa o primeiro lugar no ranking das coisas para fazer em Gramado na categoria parques, liderando a lista que conta com 99 atrativos do destino.

A relevância do Mini Mundo no segmento turístico pode ser validada com base em números do próprio Tripadvisor. Ao todo são 28.573 avaliações de visitantes com uma nota média de 4,5 - em uma escala que vai de 0 a 5.

"Estamos muito felizes e honrados com o reconhecimento recebido pelos nossos visitantes junto ao Tripadvisor. Trabalhamos intensamente, analisamos tendências e investimos forte para entregar uma experiência diferenciada e inspirar cada pessoa através dos detalhes da cidade em miniatura. Fizemos isso ao longo de quatro décadas e vamos continuar com este mesmo compromisso daqui pra frente", comenta a diretora de operações do Mini Mundo, Gisele Nienow. 


Sobre o Mini Mundo-Inspirar pelos detalhes, conectar gerações e construir um mundo melhor. Desde a sua criação, este sempre foi o objetivo do Mini Mundo, um parque ao ar livre, formado por réplicas fiéis de obras de várias partes do mundo, que está localizado em Gramado/RS. 

As construções são ricas em detalhes e únicas, elaboradas na oficina do próprio atrativo. Juntas, as réplicas compõem uma cidade 24 vezes menor que o mundo real, animada por milhares de habitantes reproduzindo cenas do cotidiano.


CASACOR MINAS 

Casa Ferolla

Belo Horizonte recebe, entre os dias 15 de julho e 03 de setembro, a 28ª edição da CASACOR Minas. Entre os parceiros locais, a Krug Bier é a cerveja oficial. Cervejaria pioneira em Minas Gerais, a marca prepara ações para a mostra e destaca importância participar de um evento tão relevante, com renome de âmbito nacional

As cervejas estarão disponíveis nos três pontos de venda dentro da mostra. No Urulu Café e no restaurante Chef e o Cabra teremos long necks Geman Pils e Áustria. No Jangalito, os chopes cristal e a IPA Rancor, além da long neck German, serão as opções para os visitantes. 



Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, a mostra, sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, irá apresentar ao público 50 ambientes, assinados por 53 profissionais de destaque do segmento, além de 2 instalações. 

“A CASACOR é atualmente o palco mais importante para lançamento de produtos, serviços e novidades do segmento. A mostra movimenta a economia do estado, está vinculada à grandes empresas, gera emprego e renda, além de integrar o calendário cultural da capital mineira uma vez que acontece de forma ininterrupta há 28 anos. Os números comprovam o sucesso e a força da marca, que é referência em toda as Américas”, destaca a diretora Juliana Grillo.

Um dos grandes atrativos deste ano está na mudança do local da mostra. O endereço escolhido é um complexo formado por 3 casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora. 

O projeto da construção é assinado pelo arquiteto José Eduardo Ferolla, o homenageado desta edição. Falecido no último mês de abril, Ferolla viveu parte de sua vida no casarão principal, construído pelos seus pais para ser a morada oficial da família. 

Enquanto aguardavam a conclusão da construção da Casa Ferolla, que levou alguns anos, a família passou uma temporada na charmosa Casa Hera, que também foi anexada ao complexo da mostra. O casarão principal mistura o estilo Art Déco e possui referências claras à arquitetura neocolonial hispano-americana. 

Outro ponto de destaque desta edição está no retorno da CASACOR Minas a um imóvel com foco residencial. A última edição em uma casa real foi realizada em 2016, na Pampulha, celebrando o título conquistado pelo Conjunto Moderno da Pampulha de Patrimônio Mundial da Humanidade. 

E por fim, a CASACOR Minas escolhe se fixar num dos bairros mais charmosos da capital mineira. De uso misto, mas mantendo a tradição residencial, o Santo Antônio é um bairro que concentra características históricas e contemporâneas que convivem de forma muito harmônica e respeitosa, comprovando que o diálogo da tradição e modernidade deve fazer parte do cotidiano das cidades.

Para chegar até este imóvel, a direção da CASACOR Minas contou com uma ajuda fundamental, que veio a partir de uma parceria com a Céu-Lar Imóveis. “Uma ação que mobilizou a equipe na pesquisa, seleção, definição e na busca de um imóvel alinhado às demandas e premissas da CASACOR”, destaca a diretora Adriana Magalhães. 

“Precisávamos de um imóvel residencial localizado na região centro-sul, com espaços generosos, em uma região arborizada e sintonizada com a proposta para este ano”, resume Eduardo Faleiro, diretor executivo da CASACOR Minas.



O tema escolhido para o ano é “Corpo e Morada” - responsável por conduzir o elenco na criação de todos os ambientes. A proposta é mergulhar nas múltiplas possibilidades de interpretação de como a casa é uma extensão do nosso corpo, e vice-versa. 

O processo criativo baseou-se em quatro macro pilares: a casa como um lugar de subjetividade; a casa como um lugar maternal; a casa como um lugar de permanência e a casa como um lugar de conhecimento. 

A partir desses pilares, foram idealizadas duas premissas para viver a casa: tratar a si mesmo como se trata a casa e tratar a casa como se trata o próprio corpo. Corpo & Morada’ foi pensado como uma combinação fluida da estrutura arquitetônica com a estrutura corporal.

O paisagismo também ocupa lugar de protagonismo, tanto nas áreas internas quanto externas, mostrando o quanto a presença do verde é essencial para o nosso bem estar.

Como não poderia ser diferente nos tempos atuais, o público já será recebido na mostra com um ambiente voltado para apresentar soluções sustentáveis. A Casa Gasmig, de Paloma Martins, foi criada para destacar as múltiplas aplicações do gás natural em uma casa.

Logo na sequência, o Lobby Essência, assinado por José Lourenço e Marina Figueiredo, compreende bilheteria, lobby e o espaço Audi. O ambiente foi criado para ser uma ode à arquitetura, exaltando a beleza dos materiais em sua forma mais bruta.

Depois de passar pelo Jardim Dulce Ferolla, de Nãna Guimaraes e Pedro Moreno, criado em homenagem à matriarca da família que construiu e viveu no casarão, o visitante segue em direção ao palacete, tendo acesso ao Alpendre, Hall de entrada e Espaço Ferolla, espaços assinados pela experiente Lena Pinheiro, que escolheu homenagear o arquiteto.

Completando o impacto visual da entrada, a Sala da Lareira e Varanda, assinada por Pedro Lázaro, é um espaço que sintetiza de forma ímpar a proposta de atemporalidade que estabelece o conexão entre a história e a contemporaneidade.

O Hall da Escada e a Sala de Jantar, de Beatriz Maranhão, são espaços para provocar os sentidos, evidenciando ícones do design e da arte, fazendo o espectador se questionar sobre as intercessões entre eles.

A Sala de Aperitivos de Dúnia Zaidan é daqueles espaços que comprovam que um bom projeto e uma boa curadoria de design podem deixar qualquer proposta que soe inicialmente démodée em algo extremamente atual.

Andrea Buratto decidiu investir num espaço que foge do lugar comum, brincando com texturas e sobreposições em sua Cozinha Cave. O Gourmet Alinde, da NB Arquitetura, é uma cozinha funcional criada para abrigar uma série de pequenos encontros durante a mostra.

Estela Netto escolheu celebrar os 20 anos de seu primeiro projeto com o complexo Tributo aos 20, que reúne espaço gourmet, piscina, lounge e uma ampla adega. Tudo isso, cercado pela exuberância do paisagismo tropical presente no Jardim ARUM, de Flávia D’urso.

Os banheiros originais do imóvel foram ressignificados sob o olhar de Isabela Bethônico em parceria com o Studio Tertúlia. O resultado surpreende e mostra que uma boa dose de diversão fica bem em qualquer ambiente.

A Suíte Master e Closet, de Tânia Salles, é daqueles quartos pensados para quem não pretende sair dele aos finais de semana.

A conexão com a espiritualidade está retratada na Capela das Folhas, projeto do Studio 126 Arquitetura, de Evandro Melato e Pabrício Amaral.

O Apartamento Casa Ferolla, projetado pela arquiteta Gislene Lopes, apresenta linhas contemporâneas, com formas orgânicas inspiradas em detalhes do dia a dia. A ideia é que o visitante possa conhecer um dos modelos de apartamentos do edifício Casa Ferolla, em fase de construção.

A Sala e Lavabo do Apartamento, de Renata Machado e André Magalhães é um espaço onde a tecnologia está a favor da praticidade e do bem-estar dos usuários.

Gastronomia-Assim como nos anos anteriores, a gastronomia continua sendo um dos pontos altos da mostra. A parceria com diversas empresas e marcas do segmento de alimentos e bebidas, a CASACOR Minas atrai um grande público interessado em participar das experiências gastronômicas. Entre os parceiros do segmento que estarão presentes nesta edição, destacamos: Krug Bier, Rex Bibendi/Zahil, Supernosso, Água Mineral Ingá e Felicitea.

O Projeto da Varanda Café, de Adriana Gouveia, irá abrigar a operação do Uluru Café. O projeto surpreende ao subverter a ordem dos materiais. Uma árvore em estrutura metálica foi coberta com plantas e vegetação e ganhou um balcão em tijolinho. A proposta foi criar um espaço que será o cenário ideal para o brunch ou aquela pausa durante a visita.

Viabilizado por meio de uma parceria com o Sebrae Minas, o Espaço Origem Minas está de volta, e é novamente assinado pela arquiteta Cynthia Silva. O projeto já está presente na CASACOR Minas há 5 anos e é voltado para apresentar o trabalho de pequenos produtores e artesãos mineiros. Entre os produtos que poderão ser encontrados estão queijos, cafés especiais, geleias, antepastos e outros itens de produção artesanal. 

A concepção do espaço teve como ponto de partida a fachada da casa Hera, com arquitetura Art Decó da década de 40. O espaço surge como uma extensão harmônica dessa arquitetura, trazendo uma proposta de retrofit ao anexo. 

O piso e parede são em granito rústico mineiro, da região de São João Del Rei, e as bancadas, também em granito, tem sua origem em terras mineiras e batizado de Café Cerrado, devido a semelhança visual com grãos de café. As luminárias também são assinadas pela arquiteta e foram desenvolvidas pela artesã de Carangola – MG, Simone Oliveira.

Betânia Nascimento está de volta à mostra depois da sua estreia no ano passado. Desta vez ela assina o projeto do Restaurante O Chef e o Cabra, que será novamente comandado por um dos chefs mais premiados do país, o paraibano Onildo Rocha, que concebeu o projeto em parceria com o designer e empreendedor, Gustavo Greco, parceiro de longa data da CASACOR Minas.

O Bar desta edição será operado pelo Jangalito e tem projeto da arquiteta Cris Capanema. A ideia foi criar um espaço requintado, mas ao mesmo tempo despojado, em formato de lounges a céu aberto. 

Já os amantes do vinho, não podem deixar de conhecer e de apreciar a Vila do Vinho, espaço de Silvia Carvalho, que se especializou na criação e desenvolvimento e adegas e que, desta vez, investiu na concepção de um espaço voltado para apreciação da bebida.

Gentileza urbana-Considerado um dos bairros mais antigos da capital mineira, o Santo Antônio é famoso por sua localização privilegiada, ruas arborizadas e por sua efervescência cultural, reunindo uma série de bares, restaurantes, estabelecimentos e personagens que fazem parte da história da cidade. Foi um dos primeiros bairros fora do perímetro da Avenida do Contorno. 

E é justamente por ser um dos bairros mais antigos da cidade que o Santo Antônio reúne uma mistura bastante equilibrada de sintonia da história com o progresso da cidade. Todas essas características positivas impactaram diretamente no conceito desta edição da mostra. 

Por conta disso, uma das propostas da CASACOR Minas é convidar os visitantes a usufruírem das outras atrações do bairro, que reúne expoentes das mais diversas áreas, como design, arquitetura, cultura, gastronomia, arte, moda, entre outras. A ideia é que ao visitar a mostra, o público também possa circular pelo bairro, aproveite para explorar tudo que ele oferece.

A CASACOR Minas oferecerá uma programação extensa e variada ao longo do evento, que inclui ações nas áreas de Gastronomia, Cultura, Moda, Entretenimento e Conteúdo. 



A 28ª CASACOR Minas Gerais será realizada entre os dias 15 de julho e 03 de setembro. A Casa Ferolla fica na Rua São Domingos do Prata, 631, no Santo Antônio - Belo Horizonte.

A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

Sobre a CASACOR Minas-A CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais. 

Em 2023 chega à sua 28a edição em Minas Gerais e com mais de 20 eventos nacionais (Alagoas, Bahia, Brasília, Campinas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Interior de SP, Litoral de SP, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina) e seis internacionais (Miami, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Paraguai).

SITE: www.casacor.com www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

Inscrições para o Meeting Festuris

Em mais uma edição, o Meeting Festuris promete uma verdadeira imersão em intenso conteúdo com grandes profissionais e especialistas que possuem know-how empresarial. A área de conteúdo da 35ª edição do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado terá, entre outros nomes, Dado Schneider, doutor em comunicação pela PUCRS e embaixador da Campus Party, onde foi considerado pelo Buzzfeed o palestrante imperdível do evento e Luciano Palumbo, diretor de novos negócios na Redatoria Nacional e criador de conteúdo no Turismo Etc e Dicas de Curaçao. 

Meeeting Festuris de 2022



A programação deste ano ganha novo espaço no Serra Park, em Gramado, tendo o Pavilhão Plátanos exclusivo para as palestras do Meeting. As inscrições já podem ser feitas com valor especial de primeiro lote R$ 349. O credenciamento deve ser feito pelo site www.festurisgramado.com, na aba Meeting. Podem participar gestores públicos, empresários, empreendedores, acadêmicos e trade turístico em geral. As palestras ocorrerão no período da manhã dos dias 10 e 11 de novembro.

Nesta edição histórica do Festuris, que tem como mote Capital Humano: A Chave da Transformação, também subirão ao palco Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Aldo Leone, presidente da Agaxtur; Luiz Fernando Reginato, economista e especialista em Marketing; Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Caio & Aninha Mudalen, atuam em consultoria e planejamento em viagens; Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó e fundadora e presidente da Rede Feminina Viva Marajó, empresa local de coletivo de mulheres; Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni.

O Festuris acontece de 9 a 12 de novembro, em Gramado. Cerca de 15 mil participantes são esperados para conferir as mais de 2700 marcas em exposição e 40 destinos internacionais. O evento acontece no Serra Park e terá como país convidado Uruguai. A rede hoteleira oficial é Laghetto Hotéis e a agência oficial é a Turistur.

 Informações para a coluna enviar para

@sergiomoreira63 

sergio51moreira@bol.com.br

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Em 100 anos da Aeroflot as modernizações dos aviões russos

Aeronave de alta velocidade ‘Il-12’ - Dmítri Tchernov/Sputnik

Na época soviética, a Aeroflot era sinônimo de aviação civil no país — e ainda é a maior companhia aérea da Rússia. Nas fotos abaixo é possível ver como eram as pinturas de suas aeronaves um século atrás e agora.

‘Il-62’ no aeroporto Vnukovo

Aeronave turboélice ‘An-28’, projetada para voar nas condições do Extremo Norte

Avião de média distância ‘An-10A’

‘Tu-134’, projetado na década de 1960

‘Il-62’, o primeiro avião soviético de longa distância, projetado na década de 1960

Supersônico ‘Tu-144’

Pintura especial para a equipe olímpica russa

Padrão especial para os 90 anos da empresa…

…e para os 95º aniversário.

Pintura padrão do Sukhoi Superjet 100

Avião em que voou a seleção nacional do Panamá durante a Copa do Mundo FIFA 2018

Pintura com os símbolos do clube de basquete CSKA de Moscou

Fonte: Pátria Latina - Revista Pelo Mundo

Renault e Nissan assinam acordo definitivos que formalizam a Aliança



O Grupo Renault e a Nissan Motor Co., Ltd. anunciaram que assinaram os acordos definitivos previstos no acordo de princípios vinculantes firmados e anunciados em 6 de fevereiro de 2023. As transações contempladas nestes acordos definidos estão sujeitas a um número limitado de condições suspensivas, incluindo aprovações regulamentares, cujo fechamento deve ocorrer no quarto trimestre de 2023.

Os acordos visam ampliar a colaboração na Aliança em três áreas:

· Projetos operacionais de forte criação de valor na Índia, América Latina e Europa;

· Maior estratégia, com novas iniciativas das quais os parceiros podem participar;

· Participações cruzadas reequilibradas entre o Grupo Renault e a Nissan e fortalecimento da governança da Aliança.

Em relação à primeira área, os parceiros estão considerando novos projetos-chave na América Latina, Índia e Europa, para oferecer aos membros da Aliança resultados mutuamente benéficos, em grande escala e tangíveis. Entre projetos estes, o Grupo Renault e a Nissan já anunciaram uma mudança de seu compromisso em favor das operações na Índia, por meio de novos investimentos e novos veículos.

Na segunda área da cooperação, as três empresas da Aliança concordaram em se apoiar mutuamente em matéria de eletrificação e tecnologias de baixas emissões, investindo e trabalhando de forma colaborativa em projetos próprios a cada empresa que entregariam valor incremental para seus parceiros.

No âmbito desta cooperação, a Nissan se comprometeu a investir 600 milhões de euros até na Ampere, a nova unidade do Grupo Renault dedicada a veículos elétricos e softwares na Europa, para se tornar um investidor desenvolvido e ocupar um assento em seu conselho de administração empresa. Esta oportunidade de investimento está definida com a estratégia de eletrificação da Nissan, criando inúmeras vantagens possíveis e sinergias que complementam os objetivos e iniciativas da Nissan na Europa e em outros mercados potenciais.

Os acordos definitivos também formalizam o reequilíbrio das participações cruzadas entre o Grupo Renault e a Nissan e o fortalecimento da governança da Aliança. O Grupo Renault e a Nissan assinaram um novo acordo para substituir os acordos atuais que regem a Aliança (a saber, o Restate Alliance Master Agreement , o Alliance Equity Participation Agreement e o Memorando de Entendimento de 12 de março de 2019).

Conforme anunciado em 6 de fevereiro de 2023, o Grupo Renault e a Nissan manterão uma participação cruzada de 15%, com a obrigação de manter e limitar suas participações. A Renault transferirá 28,4% de suas ações da Nissan para uma fidúcia na França, onde os direitos de voto serão “neutralizados”, sujeitos a condições específicas. O Grupo Renault continua a se beneficiar plenamente dos direitos reservados (dividendos e produtos de cessão das ações) associados às ações possuídas pela fidúcia até a venda dessas ações. A transferência para a fidúcia não ocasionaria nenhuma depreciação nas finanças financeiras do Grupo Renault.

Após a transferência dos 28,4% das ações da Nissan para a fidúcia, a Nissan terá condições de exercer os direitos de voto associados à sua participação acionária no Grupo Renault. Os direitos de voto do Grupo Renault e da Nissan serão limitados a 15% dos direitos de voto exercíveis, com a possibilidade de as duas empresas exercerem livremente os seus direitos de voto dentro deste limite.

O Grupo Renault dará instruções ao fiduciário para vender as ações da Nissan possuídas na fidúcia se isso for comercialmente razoável para o Grupo Renault, mas não haverá nenhuma obrigação de vender as ações em um prazo específico predeterminado. O Grupo Renault terá toda flexibilidade para vender as ações da Nissan possuídas na fidúcia, no âmbito de um processo organizado e coordenado com a Nissan, no qual a Nissan se beneficiará de um direito de primeira oferta, em seu próprio benefício ou em benefício de um terceiro por ela designada.

Jean-Dominique Senard, Presidente da Aliança , declarou: “ Com os acordos assinados hoje, podemos abrir um novo capítulo da Aliança. Estes acordos fortalecem nossa parceria de longa data e maximizam a criação de valor para cada membro da Aliança. Eles também assentam como bases para uma nova governança equilibrada, justa e eficaz ”.

Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan, declarou: “ Com a concretização dos acordos definitivos, entramos na nova fase da colaboração com a Renault e a Mitsubishi Motors em áreas de incentivos mutualmente aprovados, permitindo criar valor adicional por meio de iniciativas voluntárias com o plano Ambition 2030 e a estratégia de eletrificação da Nissan. A oportunidade de investimento na Ampere completa e fortalece a atual ofensiva elétrica da Nissan na Europa e permitirá várias sinergias, incluindo em termos de eficiência de custos, conformidade regulamentar e adição da gama de produtos e motores para veículos elétricos ” .

Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, declarou: “ Estes acordos nos dão uma base sólida para relançar nossas operações nos mercados-chave de todo o mundo, com um potencial de geração de valor estimado em centenas de milhões para a Renault, Nissan , Mitsubishi e seus stakeholders. Estes acordos nos dão a agilidade estratégica que precisamos mais do que nunca no ambiente atual em constante evolução. Estamos totalmente comprometidos com o mindset certo e estamos recebendo a Nissan como um parceiro sólido na Ampere, nosso futuro player de veículos elétricos e software. Isso confirma a atratividade de um projeto que posiciona a Renault e seus parceiros da Aliança no topo do grid de largada para a corrida por veículos elétricos e software na Europa ”.

Líder soberano: BMW Série 3, produzido no Brasil, é o carro premium mais vendido do primeiro semestre e ganha nova cor na linha 2024


São Paulo – Segue o líder! O BMW Série 3 foi o carro premium mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2023. O sedã somou ao todo 2.293 unidades emplacadas nos seis primeiros meses do ano, de acordo com os dados da Fenabrave. Sozinho, o BMW Série 3 vendeu mais que todos os concorrentes do mesmo segmento e do segmento superior juntos. O sucesso impressionante do modelo ganha um ingrediente que o deixa ainda mais especial na linha 2024. Trata-se da cor Vermelho Melbourne, que se soma as outras cinco tonalidades que estão disponíveis para o modelo (Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Skyscraper, Azul Phytonic e Azul Portimão).

 

Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, o BMW Série 3 ganhou novo visual e ainda mais equipamentos no fim de 2022. O grande destaque é o interior, que conta com o BMW Live Cockpit Professional, uma incrível tela curvada, composta por duas telas, com 12,3” (painel de instrumentos) e 14,9” (multimídia), que rodam o novo Sistema Operacional 8 e exibe as informações de maneira atraente e intuitiva. Similar ao sistema do BMW iX, o sistema deixa o modelo bastante atual e tecnológico perante a concorrência.

 

Debaixo do capô, o novo BMW Série 3, nas versões 320i, usa o eficiente e potente motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998 cm³), quatro cilindros em linha, 184 cv e 300 Nm de torque. A tração, como segue a tradição de ser traseira e o câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 s e atinge a velocidade máxima de 235 km/h. Uma referência no segmento de sedãs médios premium.

 

Há ainda o 330e, versão híbrida plug-in do modelo, que une o propulsor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros de quatro cilindros, a combustão, com 184 cavalos de potência e 300 Nm de torque com um motor elétrico e uma bateria de íon-lítio de alta voltagem de 12 kWh, resultando em potência combinada de 292 cavalos e torque de 420 Nm. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos e tem capacidade de rodar até 37 quilômetros em modo 100% elétrico, de acordo com o PBEV.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Você com os melhores do mercado no Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado

 

Você já se imaginou batendo um papo, cara a cara, com profissionais especializados nos assuntos do momento?

Calma, que na 35ª edição do Festuris isso pode se tornar realidade! As mentorias acontecerão nas tardes de sexta e sábado, 10 e 11 de novembro.

Confira aqui alguns nomes já confirmados

  • Rogéria Pinheiro - mentora da RP Travel Education
  • André Bertolucci - diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio-proprietário do Olivas de Gramado
  • Jorge Kralik - consultor de marketing e terapeuta holístico
  • Cristianne Mendes - CEO da Viajar Mais
  • Daniel Turbox - fundador e CEO da Turbox
  • Flavia Zülzke - diretora de marketing e vendas Rede Deville e Marriot São Paulo Airport
  • Thiago Akira - consultor de marketing digital no turismo

Mas fique atento! Todo esse conteúdo estará disponível para um seleto grupo de pessoas. Em breve o link para a inscrição estará disponivel no aplicativo Festuris.

Nos acompanhe para não perder essa grande oportunidade!

Mentores 2023

 

                                           

Marta Rossi emociona ao comparar Ametista do Sul com o início de Gramado “cidade pronta para alçar voo”. Fundadora e CEO do Festuris fez a análise durante palestra no município com cerca de 7,5 mil habitantes

Marta Rossi, CEO do Festuris com Rejane Assunção, presidente da Associação de Desenvolvimento Turístico de Ametista

Ametista do Sul, localizada na microrregião geográfica de Frederico Westphalen, noroeste do estado do Rio Grande do Sul, é uma cidade que recentemente está se encontrando no meio turístico. Com cerca de 7,5 mil habitantes, o município tem como matriz econômica as pedras semi-preciosas, como ágatas e ametistas, além de vários outros tipos de minerais.

Marta entre o organizador do evento, Fábio dos Santos e a esposa Leomar


Marta Rossi, diretora e CEO do Festuris, evento de turismo que lança tendências para o trade nacional e internacional, recentemente esteve no município participando do evento Empreendedorismo & Negócios, sendo uma das palestrantes.

Marta entre a primeira-dama, Sandra Kovaleski e o prefeito Jadir José Kovaleski 

Durante sua apresentação, a gramadense emocionou os participantes ao comparar Ametista do Sul com a antiga Gramado, com todo potencial de se desenvolver no campo do turismo. “Ametista do Sul está pronta para alçar voo”, afirmou a empresária, ressaltando a capacidade da cidade em se tornar uma das principais atrações turísticas do país. “Me lembrou muito Gramado da época quando recebia os primeiros turistas. A cidade toda organizada, limpa e florida, o poder público precisa olhar com carinho a vocação para o turismo de Ametista”, completa a empresária. 

 Prefeito com Cibele Marcon, Marta Rossi e Roberta Toussaint


O evento teve como finalidade compartilhar e reunir conhecimento e experiência no meio empresarial turístico, por meio de cases e lideranças de sucesso. O projeto foi desenvolvido pela Blaster Agência de Turismo e contou com dois painéis e palestras.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.