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terça-feira, 28 de maio de 2024

Stellantis anuncia R$ 3 bilhões em investimentos e confirma futuro modelo para o Polo Automotivo Stellantis de Porto Real


 


  • Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, representando o governador do Estado, Cláudio Castro, para anunciar o maior investimento recente na região sul fluminense

  • Stellantis confirma também a produção de um novo modelo em Porto Real, além do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed ao lado do Novo C3 e Novo Aircross

  • Com o aporte, a companhia ampliará a produção e projeta novas contratações no Polo Automotivo nos próximos anos, reforçando a cadeia de fornecimento e tecnologia da região

  • No total, Stellantis investirá R$ 32 bilhões na região: o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul

Porto Real - Em encontro realizado no Polo Automotivo Stellantis de Porto Real, no Rio de Janeiro, o presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Vinicius Farah, representando o governador do Estado, Cláudio Castro, e anunciou um aporte de R$ 3 bilhões em investimentos de 2025 a 2030, o maior investimento da região sul fluminense nos últimos anos.

Na ocasião, a Stellantis também confirmou a produção de um modelo inédito em Porto Real nos próximos anos. Além disso, o investimento apoiará a produção do Citroën Basalt, que chega ainda este ano para completar a família C-Cubed ao lado do Novo C3 e Novo Aircross.

Com o aporte, a companhia reafirma o seu compromisso com Porto Real através da ampliação da produção e projeta geração de novos empregos no Polo Automotivo nos próximos anos, reforçando toda a cadeia automotiva para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade.

“O Polo Automotivo Stellantis de Porto Real é estratégico para os planos da nossa empresa na região, contribuindo no desenvolvimento de uma mobilidade segura, sustentável e acessível. Anunciamos mais este importante ciclo de investimentos que apoiará o lançamento de um novo produto, inédito, e que certamente será um forte competidor em nosso mercado. Com isso, e a consolidação da família C-Cubed, planejamos aumentar nossa capacidade produtiva e seguir impulsionando o crescimento desta unidade”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Com os R$ 3 bilhões deste novo ciclo, somado aos aportes feitos no Polo Automotivo de Porto Real desde 2011, a planta automotiva sul fluminense terá recebido mais de R$ 13 bilhões em investimentos. O montante será destinado ao desenvolvimento de novos produtos, Pesquisa & Desenvolvimento e modernização das instalações, sistemas e equipamentos da unidade industrial.

O ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões de 2025 a 2030 anunciados pela Stellantis para América do Sul é o maior da história da indústria automotiva na região. O montante impulsionará o lançamento de 40 novos produtos, 8 powertrains, bem como o desenvolvimento das novas tecnologias Bio-Hybrid, tecnologias inovadoras de descarbonização em toda a cadeia de suprimentos automotivos e novas oportunidades estratégicas de negócios.

 

Ram Classic R/T chega em série especial para satisfazer amantes do motor V8 de ronco inconfundível, antes ao se despedir do mercado. Custa R$ 359.990

Poucos elementos do universo automotivo são tão venerados quanto um motor V8. Motivos não faltam: o ronco encorpado e borbulhante que saem pelas bocas do escapamento, a potência caudalosa despejada nas rodas que tentam em vão não derrapar e toda cultura muscle car ao redor desse tipo de propulsor, formado por duas bancadas de quatro cilindros na diagonal.

Para celebrar o legado do icônico V8 HEMI®, a Ram anuncia 100 unidades de uma série mais que especial, a versão R/T para o modelo Classic. Mas antes de apresentar todos os detalhes dessa edição limitada, vamos mergulhar um pouco na linda história da marca e entender onde tudo começou, há mais de um século.


Vamos falar um pouco de Dodge: mais de 100 anos de história

A história de sucesso da marca Dodge teve início em 1914, quando os irmãos John e Horace Dodge produziam e vendiam peças automotivas às montadoras da região de Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. Conhecida pela qualidade e confiabilidade das suas peças, a marca que carrega o sobrenome dos irmãos lançou, naquele mesmo ano, seu primeiro carro, o Model 30. Já a produção de veículos comerciais começou em 1917, marcando o nascimento da primeira picape Dodge: a Série 1.

Em 1928, a Dodge foi vendida para o Grupo Chrysler e passou a ser uma divisão da companhia e, em 1932, era lançada a picape Dodge de meia tonelada, apresentando pela primeira vez o icônico símbolo do carneiro montanhês – Ram, em inglês – decorando o capô. 


Até a década seguinte a marca continuou a oferecer qualidade e veículos cada vez mais capazes, sendo, inclusive, a fornecedora de mais de 20 mil picapes exclusivas para o exército americano durante a Segunda Guerra Mundial. 

No pós-guerra, nasceu a Power Wagon, a primeira picape média com tração 4X4 para uso civil, que derivava do modelo criado para o combate. Hoje, a tração 4X4 é um atributo quase indispensável nas caminhonetes e está presente em toda a gama de picapes Ram.


As décadas seguintes foram definidas por grandes nomes e marcos. Na década de 1950, houve a primeira aparição do nome Ram e o primeiro motor V8 em uma picape Dodge, a “Red Ram”. 

Interessante mencionar que desde essa época o V8 da Dodge já era um HEMI®, nome dado a unidade de força cujas câmaras de combustão são hemisféricas. Em 1961, a nova linha de picapes Dodge trouxe a proposta de cabine dupla com quatro portas e um design semelhante ao Dodge Dart da época.


Agora, falando de outro hemisfério, mais especificamente no Brasil, nascia em 1969 a picape mais potente produzida no país, a Dodge D 100. Fabricada pela Chrysler no ABC Paulista, utilizava o mesmo motor do Dodge Dart, um V8 5.2 L de 198 cavalos. A D 100 foi produzida no país até 1975 e ainda há alguns exemplares rodando por aí – ou embelezando as garagens de alguns colecionadores.

De volta ao continente norte-americano, em 1993, foi apresentada a segunda geração da picape Ram 1500, que transformou o segmento full-size nos Estados Unidos e elevou as vendas da marca a níveis inéditos até então. Tamanho sucesso rendeu a esta geração o prêmio “Truck of the Year” da Motor Trend, no mesmo ano. 


E o design dessa geração da Ram 1500 foi apelidado de “big rig”, em referência às enormes carretas que cruzam as estradas norte- americanas, e cuja grade dianteira em cruz ganhou ainda mais destaque, elevando-se acima dos faróis.

Como força é um dos pilares característicos da Ram, a busca por picapes potentes sempre foi uma máxima da marca. De volta ao Brasil, em 1998, a então Chrysler inaugurava uma planta industrial na cidade de Campo Largo, Paraná, de onde saía uma das picapes mais potentes do mercado e a mais luxuosa, a famosa Dodge Dakota nas configurações básica, com um motor 2.5, e Sport, movida por um 3.9 L V6, ambos a gasolina. 


Mas nos anos 2000 era a lançada a versão mais apimentada do modelo, a R/T. Equipada com o motor V8 Magnum 5.2 L com 232 cv, era não só a picape mais potente, como o automóvel mais potente produzido no país à época.

Ainda sobre a história dessa marca centenária, em 2009 a Ram deixou de ser a linha de picapes da Dodge e passou a ser uma marca independente. O objetivo da separação era a Ram se especializar no desenvolvimento e produção de veículos comerciais, principalmente picapes, enquanto a Dodge manter seu foco nos muscle cars e esportivos.


Ram Classic R/T: uma homenagem ao motor V8 HEMI®

E agora, como forma de homenagem ao icônico motor V8 HEMI®, cujas câmaras de combustão hemisféricas têm mais de 70 anos de tradição e uma enorme legião de fãs, a Ram Classic ganha a versão R/T – de “Road/Track” –, outro símbolo de extremo apelo emocional para os entusiastas. A sigla distingue a gama de carros de alto desempenho usada pela Dodge desde os anos 60.

A Ram Classic R/T valoriza seu caráter esportivo com elementos exclusivos desta última safra, a começar pelos faróis e lanternas com máscara negra. Na dianteira, a exclusiva grade com formato em cruz, característica das picapes Dodge desde o lançamento da segunda geração da Ram 1500 e elemento marcante do design “big rig”, e que traz o carneiro montanhês ao centro, no lugar do nome da marca.


Por trás, colmeias aspiram muito ar para alimentar o enorme motor e um logo R/T no canto inferior adiciona charme a frente imponente da muscle truck. Adesivos foscos que remetem aos Dodges Chargers R/T fabricados pela Chrysler no Brasil nas laterais da caçamba e no capô completam o look da picape de DNA norte americano. Uma soleira em aço inoxidável evoca ainda mais o luxo e esportividade no interior da picape.

Para sublinhar o caráter colecionável da Ram Classic R/T, serão comercializadas apenas 100 unidades – 50 na cor Preto Diamond e 50 no tom Vermelho Flame – que recebem um elegante logo no painel com a estampa do número 1/100, referente ao número limitado das quantidades comercializadas.


Além disso, os felizardos proprietários dessas unidades ainda serão presenteados com um kit super exclusivo, assim como a picape. O kit contém uma caixa metálica de ferramentas e uma pasta de couro com certificado de aquisição com o número do chassi da unidade e uma carta escrita por Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul, parabenizando pela compra.

No mais, a picape que é a caminhonete full-size mais acessível do Brasil, entrega muita força, capacidade e conforto para cinco ocupantes adultos, atributos que conquistaram quase 3 mil clientes somente em 2023. Tudo isso com o incomparável motor V8 HEMI® de 5,7 litros, que entrega incríveis 400 cv de potência e 556 Nm de torque, com tecnologia MDS, que desativa quatro dos oito cilindros para reduzir o consumo, e acoplado à caixa automática de oito velocidades TorqueFlite. 


O volume da caçamba de 1.424 litros e a capacidade de reboque de 3.534 kg demonstram mais uma vez toda a capacidade de uma picape Ram, além da tração 4X4 com reduzida.

Por dentro, muita funcionalidade e comodidade, com a central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay e navegação embarcada, som premium Alpine de 10 alto-falantes com 506 watts de potência, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e com comandos elétricos, bancos traseiros rebatíveis e com diversos porta objetos, e muitas outras tecnologias embarcadas. Completam o visual esportivo da picape as rodas de 20 polegadas e o escapamento duplo.


“Uma série mais que especial, na verdade, uma Série Inigualável! Essa edição exclusiva e limitada é a homenagem da Ram a essa picape incrível e a esse V8 que provoca tanta emoção aos amantes dos motores.”, explica Juliano Machado, Vice-Presidente da marca Ram para a América do Sul. “Serão apenas 100 unidades para deixar a Classic na história do mercado. E nada melhor do que uma série chamada R/T para proporcionar esse momento tão especial para a marca”, completou o executivo.

O colecionável modelo marca a despedida da Classic do mercado brasileiro e estará à disposição com preço público sugerido de R$ 359.990 a partir do dia 4 de junho às 10h00 até acabarem os 100 exemplares.


Sucesso de vendas no Brasil, a marca Ram seguirá com seus modelos importados 1500 (também equipado com o motor 5.7L V8 HEMI®), 2500 e 3500 e também com a picape produzida no Brasil, a Rampage. 

Além da Ram Classic R/T, limitada a 100 unidades, as últimas unidades da Classic Laramie e Laramie Night Edition seguirão disponíveis aos clientes enquanto houver estoque.





Introdução do Sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL) para Israel

O Ministério de Turismo de Israel anuncia a implementação do novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem (ETA-IL), que será obrigatório a partir de agosto de 2024 para todos os visitantes que desejam entrar no país. Esta medida visa facilitar e agilizar o processo de entrada para turistas de países isentos de visto.

Principais Pontos do ETA-IL:

  1. Sistema de Autorização: O ETA-IL funcionará como um sistema de autorização para visitantes de países isentos de visto, permitindo um processo de entrada mais rápido e eficiente.

  2. Duração da Estadia: Visitantes elegíveis poderão permanecer em Israel por até 90 dias após a aprovação do ETA-IL.

  3. Validade da Aprovação: A aprovação do ETA-IL será válida por até dois anos ou até o vencimento do passaporte do viajante, eliminando a necessidade de múltiplas solicitações durante este período.

  4. Renovação Necessária: Em caso de renovação de passaporte ou alteração de dados pessoais, será necessária uma nova autorização de viagem.

  5. Custo: O custo para obter o ETA-IL será de NIS 25. Este custo será dispensado durante a fase piloto.

  6. Fase Piloto: A fase piloto do ETA-IL começará em 1º de junho de 2024, disponível inicialmente para cidadãos dos Estados Unidos e da Alemanha.

  7. Expansão de Elegibilidade: Outras nacionalidades poderão se candidatar ao ETA-IL a partir de 1º de julho de 2024, com a obrigatoriedade do sistema iniciando em 1º de agosto de 2024.

  8. Objetivo da Fase Piloto: A fase piloto tem como objetivo ativar e avaliar o processo de candidatura antes de se tornar obrigatório. Durante este período, a participação é voluntária para os visitantes dos países participantes.

O novo sistema ETA, adaptado para turistas de países isentos de visto, como o Brasil, simplificará a confirmação online, agilizando o processo de entrada em Israel.

O site oficial do ETA-IL estará disponível para acesso e preenchimento a partir de 1º de junho de 2024. Para mais informações e para solicitar sua autorização, visite: https://israel-entry.piba.gov.il/.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 



Jornalista Sérgio Moreira




FESTUR EM OURO PRETO

  Centro de Artes e Convenções da UFOP

Experiências de mineiridade, economia criativa, roteiros turísticos e gastronômicos por Minas vão estar mais conectados e em destaque no próximo mês. É que será realizada a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema Sabores, Tradições e Negócios, de 5 a 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da (Ufop), na cidade histórica. 

O tom do encontro já começa na abertura, às 19h30, com apresentação de obras de Heitor Villas-Lobo pelo pianista americano Evan Megaro, doutor em performance cultural.

A ideia do evento, como nos anos anteriores, que atraíram cerca de 9.500 visitantes, é fortalecer e fomentar o desenvolvimento do turismo em Ouro Preto e em outras cidades mineiras. Colocar nas vitrines produtos culturais, gastronômicos, turísticos. Este ano, segundo os organizadores, o festival promete ir além ao ligar pessoas e culturas diferentes. Incluindo, outros países. Em todas as edições há uma interseção com outro país. 

Na edição 2024, será com os Estados Unidos, que vem representado pelo pianista americano Evan Megaro e pela Lux Academy Education, que apresentará na Palestra Master, “Encantar para Fidelizar: Excelência em Atendimento e Experiência do Cliente” baseada no livro o Jeito Disney de Encantar os Clientes e outros autores visionários.

Os organizadores do Festur, Márcio Abdo e Cássia Neves e o secretário de Turismo de Ouro Preto, Flavio Malta


Cássia Neves, CEO da CM Business Hub, e Márcio Abdo de Freitas, presidente do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, organizadores do festival, afirmam que estão comprometidos com a transformação e a potencialização econômica do setor. Eles também têm expectativas de fomento por meio da atração de demandas e alavancagem de negócios turísticos para Ouro Preto, e para 50 cidades circunvizinhas e de outras regiões turísticas mineiras.

De acordo com Cássia Neves, “a proposta da 4ª edição é difundir e fomentar a cadeia produtiva do turismo ao possibilitar intercâmbios e momentos de aprendizados e negócios.” Na programação, estão previstas de palestras sobre sustentabilidade no turismo a políticas de fortalecimento da economia criativa; talks sobre a transformação digital e turismo em cidades mineradoras – a compatibilidade das duas atividades na diversificação econômica; cozinhas show; oficinas; rodadas de negócios; intervenções culturais; exposições de produtos, e roteiros turísticos, como o religioso na Serra da Piedade e Caraça. Uma das novidades são temáticas envolvendo o Turismo Tech, que propõe uma conexão direta com startups e suas inovações para viagens e novos modelos de negócios. E, no espaço especial Showroom de Ideias, além da oficina sobre o uso da inteligência artificial para a transformação dos negócios, serão realizadas uma oficina de tranças, uma oficina de crochê, e outra de joias em prata, todas integram o “Projeto Econômico Afro Criativo e Afro Empreendedorismo em Ouro Preto”, criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto.



Os organizadores lembram que, além de ser uma fonte de inspiração e resultados, o Festur, que conta com a parceria da Prefeitura de Ouro Preto e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG,) desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social da região. 

Tudo porque promove o empreendedorismo, o fortalecimento do ecossistema de negócios turísticos inteligentes e da geração de oportunidades de emprego e renda, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o crescimento sustentável do turismo em Minas.

Para garantir um acesso bem democrático ao evento, todas as atividades técnicas e culturais são gratuitas. Basta fazer a inscrição na plataforma Sympla, por esse link: https://www.sympla.com.br/evento/festur-2024-festival-internacional-de-turismo-e-cultura-de-ouro-preto-4-edicao/2459508



O Festur foi criado com a missão de promover o turismo e colocar à mostra a rica herança cultural mineira. As últimas edições, de 2019 a 2023, reuniram 14 países, 127 cidades, 11 regiões turísticas, 185 expositores e 9.500 visitantes.


Rota turística Serra da Canastra



Unir o queijo, o café e as belezas naturais da Serra da Canastra para fomentar o turismo na região e desenvolvimento econômico do território. Essa é a estratégia do projeto para a criação da nova rota mineira com foco no turismo gastronômico, de aventura e experiência. A iniciativa, apoiada por produtores rurais, Sebrae Minas e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), começou a ser desenhada no dia 20 de maio, durante uma reunião realizada em São Roque de Minas, no Sudoeste do estado, entre lideranças regionais e representantes das instituições parceiras.

O projeto da Rota Turística da Serra da Canastra está sendo construído a partir dos atrativos e experiências das cidades que fazem parte da Região da Canastra: São Roque de Minas, Bambuí, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, Tapiraí e Vargem Bonita. A iniciativa vai beneficiar diretamente pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo, bem como produtores rurais, comunidades locais, sociedade civil organizada, além dos turistas.



"A criação da rota turística vai valorizar ainda mais a Região da Canastra, fortalecendo nosso território e promovendo nossos produtos. Além disso, o aumento do fluxo de turistas vai garantir a sustentabilidade dos pequenos negócios locais e estimular a geração de emprego e renda para a população das cidades envolvidas", explica o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite.

Durante encontro, realizado no início da semana, foram traçados objetivos, metas e ações para a estruturação da nova rota turística. Os trabalhos deverão ter início em julho deste ano. Por meio de uma consultoria contratada pelo Sebrae Minas, serão mapeados empreendimentos e atrativos localizados ao longo do percurso.



Também estão previstas a realização de capacitações para pequenos negócios locais, entre elas: palestras, workshops e oficinas para melhoria da gestão, boas práticas em atendimento e criação de novos produtos turísticos. Haverá ainda iniciativas voltadas para a criação de uma rede integrada de empreendedores de toda a cadeia produtiva associada ao turismo, como: hotéis, fazendas, produtores de queijo e café, restaurantes, artesãos, empórios e o comércio local.

“Será uma rota diferenciada que vai unir dois ícones da nossa mineiridade - o queijo e o café -, e ainda proporcionar aos visitantes experiências únicas, como conhecer uma trilha em meio a natureza até a nascente do Rio São Francisco", afirma a analista do Sebrae Minas Carolina Alvim.

A previsão é que o lançamento da Rota Turística da Serra da Canastra aconteça até o final deste ano.

Sobre a Serra da Canastra - Localizada entre o Oeste e Sul de Minas Gerais, a Serra da Canastra está rodeada de quilômetros de paisagens naturais típicas do Cerrado brasileiro.

Cascata D`Anta, onde começa o rio São Francisco, em São Roque de Minas


A região já conhecida pela qualidade do Queijo Minas Artesanal - iguaria que recebeu, em 2012, a chancela de Indicação Geográfica (IG) na modalidade de Indicação de Procedência (IP) pelo -, também se destaca pela produção de cafés especiais.

Em 2023, a Associação dos Cafeicultores da Canastra e o Sebrae Minas lançaram a marca território “Café da Canastra”, uma estratégia de promoção e posicionamento do produto no mercado para fortalecer a união dos produtores e a identidade do território.

No mesmo ano, a Região da Canastra foi a sexta no estado a receber a IG na produção de café. O registro obtido na modalidade Denominação de Origem (DO), a mesma já adquirida pelas regiões Mantiqueira de Minas (em 2020) e Cerrado Mineiro (em 2013).


G20 em BH sobre energia

A capital mineira se torna, de 27 a 29 de maio, o centro global das discussões sobre transição energética, com a abertura da 3ª Reunião do Grupo de Trabalho. Organizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil, fórum acontece no Minascentro e promove diálogo entre representantes das maiores economias mundiais e países convidados. 


Minascentro

Ao longo de três dias, , os participantes debatem temas centrais como a dimensão social da transição energética, financiamento de baixo custo para iniciativas sustentáveis, acesso universal à energia limpa e inovação em biocombustíveis.

O Brasil assumiu a presidência do Grupo em novembro do ano passado e o evento para Belo Horizonte. Alexandre Silveira destacou que Minas Gerais tem se destacado como uma região estratégica nesse setor e com muito potencial de produção energética.

O sol, que tanto castigou o nosso Norte e Jequitinhonha de Minas Gerais, se tornou um terreno fértil para a geração de energia solar, sendo um importante indutor de desenvolvimento social e econômico de uma região tão carente em nosso Estado. Está sendo trabalhado para aproveitar todo este potencial, desenvolvendo políticas públicas que incentivem a geração de energia limpa e renovável.



Até 2030, Minas Gerais vai receber R$ 12,5 bilhões em investimentos na construção de linhas de transmissão para escoar toda essa energia gerada em nossa terra”, ressaltou Silveira.

Ao longo do mandato brasileiro, serão realizadas mais de 100 reuniões de Grupos de Trabalho nas mais diversas áreas. As três prioridades apresentadas pelo presidente Lula como fundamentais no G20 são: combate à fome, pobreza e desigualdade; as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e reforma da governança internacional.

O Brasil, como presidente do G20, estabeleceu como prioridade a inclusão social e o combate à fome e à pobreza. E a energia está diretamente ligada ao desenvolvimento, tanto social quanto econômico. Vamos receber em Belo Horizonte os representantes das maiores economias do mundo para debater sobre a transição energética, tema cada vez mais em evidência com a mudança climática .

Grupo tem como objetivo discutir os desafios globais, compartilhar informações e promover uma ação política coordenada para acelerar e ampliar os benefícios da transição energética para todo o mundo.

O Brasil possui 11% da água doce do planeta. A matriz elétrica é 88% limpa e renovável, por meio da geração de energia das fontes hidráulica, solar, eólica e biomassa. O Brasil é exemplo no mundo no uso de biocombustíveis, como o etanol

Minas Gerais produz, ao todo, 42 substâncias minerais. O Estado é o maior produtor de minério de ferro, ligas de nióbio, minério de lítio, minério de alumínio e grafita. Muitos destes minerais são utilizados na fabricação de baterias para carros elétricos, linhas de transmissão, painéis solares, turbinas eólicas.

Minas trem grande potencial do lítio do Jequitinhonha, que tem ajudado a transformar a região com a geração de empregos e o desenvolvimento econômico e social.

O Estado também tem se destacado na qualidade e quantidade de minerais estratégicos para a transição energética. Está sendo trabalhado desenvolver uma mineração para energia limpa, que seja feita cada vez mais de forma segura, sustentável e ambientalmente responsável. Desenvolver desenvolver a indústria de transformação mineral e fortalecer o conhecimento geológico e a pesquisa mineral.

Congresso EDERSUL

Estiveram reunidos no dia 24 de maio, na sede da FECOMERCIO, Braz Pagani, Presidente da Edersul e Cristiano Geraldo da Silva, Prefeito de Capitólio, para convidarem o Presidente da FECOMERCIO, Nadim Elias Donato Filho para o IX CONGRESUL.



O evento será realizado nos próximos dias 27 e 28 de junho, no Clube Escarpas do Lago, na cidade de Capitólio, e a participação da FECOMERCIO é importante para o evento que vai reunir prefeitos, empresários de diversos segmentos do Sul de Minas. Entre as entidades e instituições de gerenciamento empresarial mineiro, a Fecomércio vem realizando um trabalho inovador no segmento de turismo, além de representar toda a classe comercial de Minas Gerais na geração de emprego e renda.

Clube Escarpas do Lago


Expocachaça



De 04 a 07 de julho, será realizada a 33a. Expocachaça, 17a Brasilbier e a 2a Minas + Doce - Feira e Festival da Doçaria Mineira em um novo espaço, o CENTER MINAS EXPO, em Belo Horizonte, ocupando o Salão Atrium é o Salão Ouro Preto, dobrando área de eventos em relação à Serraria Souza Pinto, com inúmeras facilidades: ar-condicionado, acesso por escadas rolantes e elevador, estacionamento com 2.300 vagas,



Metrô na porta, do Power Shopping e atrás do Minas Shopping.

Acesso pela Avenida Cristiano Machado, rede hoteleira no entorno, segurança. É o espaço mais novo da cidade e que já tem um calendário de feiras e eventos bem importante.

Endereço: Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - Center Minas - Bairro União

Informações para

@sergiomoreira63  
sergio51moreira@bol.com.br

Linha Adventure da Leatt de proteção para motociclistas chega pela primeira vez ao Brasil, distribuída com exclusividade pela Sportech


   Crédito: Divulgação


 

Marcando o início de suas atividades como distribuidora exclusiva da Leatt no Brasil, a Sportech está trazendo pela primeira vez ao País os produtos do seu lançamento mundial, a Linha Adventure, um dos três segmentos da marca sul-africana, ao lado das linhas Moto Off-Road e Mountain Bike, que também já tem novidades para o mercado nacional. “Recebemos itens para as demandas dos diferentes públicos de cada área e, certamente, a linha Adventure chamará a atenção, por conta de sua tecnologia inovadora e de alto nível”, afirma Raissa Bazzani Felippe, Diretora de Relacionamento da Sportech.

 

Segundo Raissa, a Leatt é mundialmente conhecida pelos equipamentos de proteção, como o pioneiro protetor de pescoço (neck brace) que deu origem à marca, em 2004. E, cada vez mais, tem se destacado por novos itens oferecidos ao mercado – sejam outros protetores (peitoral e de costas, joelheiras, cotoveleiras e óculos), calçados (como botas e sapatilhas) e roupas (calças, jaquetas, bretelles), entre outros. 


“São peças específicas para cada segmento, com opções para pilotos mais competitivos, amantes do off-road e de adrenalina nos fins de semana. Por isso, queremos mostrar que a Leatt é uma empresa que oferece um universo de produtos da cabeça aos pés”, reforça Loris Verona Jr., Sales and Brand Manager - Latin America.

 

Raissa e Verona Jr. estão animados com o potencial da parceria entre a Sportech e a Leatt, ainda mais porque a nova distribuidora nasceu na Vedamotors, empresa que tem participação de 50% do Grupo Athena que, na Itália, representa a marca Leatt com exclusividade.

 

“Esta sinergia marcará a parceria e o crescimento tanto da Leatt como da Sportech”, completa Raissa. “A Leatt está em 12 países da América Latina e, atualmente, o Brasil é o segundo mercado, atrás do Chile. Agora, ao lado da Sportech, queremos levar o Brasil à liderança regional”, reforça Verona Jr.

 

Conheça os destaques do segmento Adventure e, também, de Moto Off-Road e MTB, que marcam o início da parceria entre a Sportech e a Leatt:

 

Imagens dos produtos AQUI

 

ADVENTURE -- JAQUETA LEATT ADV MULTITOUR 7.5


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Site Leatt AQUI



Com proteção contra impactos, é durável e eficiente para todas as estações. Possui seis formas diferentes de uso, graças à camada externa leve e ventilada, forro térmico removível e forro impermeável HydraDri MAX removível. As camadas internas podem ser utilizadas independentemente como jaquetas leves e casuais para frio ou proteção à prova d'água. Uma jaqueta que se adapta a qualquer mudança climática. Possui amplo armazenamento com vários bolsos para itens de diversos tamanhos. A parte traseira da jaqueta abriga bolsas de hidratação de até 1,5 L, com rota para passagem da mangueira de hidratação pela jaqueta que pode ser fixada firmemente na frente. Tem garantia de 5 anos e são entregues em embalagens livres de plástico. Acompanha todos os protetores 3DF CE level 2 - tórax, costas, ombros e cotovelos. Com certificado CE para proteção contra impactos. Tamanhos: P - 5XG.

ADV -- CALÇA MULTITOUR 7.5

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Site Leatt AQUI



Calças de proteção contra impactos adaptáveis a qualquer clima. Macias e duráveis com painéis internos nos joelhos, as calças são versáteis e projetadas para serem usadas de 4 maneiras diferentes. As calças oferecem proteção térmica e à prova d’água, construção em tecido Leatt Ripstop ventilado e forros removíveis térmico e impermeável HydraDri MAX. Especialmente úteis quando o tempo fica ruim, as calças são equipadas com alças removíveis para maior conforto e um zíper traseiro para integração da jaqueta.

Possuem bolsos cargo impermeáveis 
com abas de fácil acesso para itens maiores e bolsos na cintura com zíper para itens menores. As calças têm um ajuste preciso graças ao sistema de catraca e são usadas sobre a bota. Em seu material reforços de Superfabric em zonas de alto impacto; painéis resistentes ao calor na parte interna das duas pernas; também couro na parte interna dos joelhos para maior aderência e resistência ao desgaste, além de áreas elásticas nos joelhos, nas virilhas e na parte traseira. Material liso que não se desgasta na área que recobre as botas. Ventilação: zíperes de ventilação na frente e atrás das pernas. Acompanha todos os protetores 3DF: CE level 2 - Joelhos e CE level 1 - Quadril. Produto certificado CE classe AA.


MOTO -- BOTA LEATT 3.5 HYDRADRI

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As novas botas vem com uma membrana interna HydraDriEVO 20k/20k, que é respirável e à prova d’água. Tem também uma biqueira de metal em Zamak e um solado excelente padrão enduro, que garantem muita aderência ao empurrar a moto e maior conforto. A bota traz também um perfil mais baixo na parte da frente para facilitar a troca de marchas. Outro destaque fica por conta da tecnologia patenteada SlideLock, velcro unidirecional que garante ajuste perfeito no fechamento da bota. Seu uso é indicado para pilotos de Enduro e também de motos Big Trail, que buscam caminhos off-road. E como todas as botas da Leatt, acomoda pés mais largos com muito conforto. Tem certificação CE, o que garante padrão de segurança internacional. 

MOTO -- PROTETOR DE PESCOÇO LEATT 5.5 (NECK BRACE)

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Equipamento super confortável e extremamente durável. Atende a maioria dos formatos e tamanhos de corpo. O piloto se sente protegido nas pistas, podendo pilotar com confiança. Testado em nosso laboratório e também por pilotos, o Neck Brace comprovadamente reduz as forças e lesões na cervical, através da transferência da carga dos impactos em um acidente para longe dos ossos frágeis do pescoço.

Resultados de um estudo independente, realizado pela Action Sports EMS: redução de até 89% nas lesões críticas da coluna cervical; e lesões na clavícula até 45% mais prováveis sem um colar cervical. Características: recorte projetado na clavícula para manter a borda do capacete longe dos ossos mais frágeis; plataforma de impactos foi projetada para redistribuir as forças no pescoço e fornecer liberdade de movimento; suporte CoreFlex nas costas é dobrável, com estrutura dividida para trabalhar com os movimentos naturais do corpo e projetado para  romper-se para não transferir forças excessivas às costas; e ajustes SureFit frontais e traseiros deslizantes oferecem três vias para regulagem e um caimento perfeito. Além do mecanismo de liberação de emergência fácil de usar e acolchoamento de espuma injetada, durável e fácil de limpar. Uso indicado para Motocross, Enduro, Freestyle, Big Trail e Mountain Bike (Downhill, Enduro, Freeride).

Com certificação CE - testado e certificado como Equipamento de Proteção Individual 89/686/EEC. Peso: a partir de 790g (1,74 lbs) e disponível nos tamanho de P/M a G/GG

MTB – Bretelle Leatt 5.0 Endurance

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Equipamento indispensável para percursos longos e desafiadores. Fabricado com pad italiano premium e 4 camadas de acolchoamento, oferece até 7 horas de suporte e conforto incríveis. Projetado para posições de pilotagem semi-agressivas, este bretelle apresenta baixa resistência ao vento, proteção solar UPF 50+, bolsos cargo convenientes e tecido de última geração com fios de Carbonium - tecnologia antiestática e anti-bactéria.

Entre as características: Pad italiano premium Elastic Interface (preenchimento de 4 densidades com Hybrid Cell System; e canal central melhorando o fluxo sanguíneo para as pernas e parte superior do corpo); sensação de segunda pele - muito leve com elasticidade de 360 graus; tecido durável de alta elasticidade, reforçado nos quadris para maior proteção. Além de super respirável e de secagem rápida; proteção solar FPS 50+, bloqueia 95% dos raios UVA e 98% dos raios UVB; e antibacteriano. Quanto aos bolsos, possui dois grandes na parte inferior das costas: e dois nas pernas. Indicado para MTB Cross Country / Gravel / Road.

 

MTB – CAPACETE LEATT ENDURANCE 4.0

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Proteção leve e aerodinâmica para cabeça e cérebro. Projetado para os ciclistas que vivem o Mountain Bike como um estilo de vida, seja em uma aventura ou em competições de alto nível. Uso indicado para MTB Cross Country, Gravel e Road. É o capacete escolhido pela equipe Speed Company para encarar a maior ultramaratona de MTB do mundo, a Cape Epic.


Equipado com tecnologia de ponta de Turbine 360 para proteção máxima da cabeça e do cérebro, além de fornecer fluxo de ar e respirabilidade. Capacete perfeito para longos passeios em grupo ou treinos solo. Entre as características: Sunglass Dock (para encaixe seguro do óculos com função antiderrapante); Power Bridge (estrutura única interna para dispersar forças de impacto); Tecnologia Turbine 360 - redução de forças associadas às concussões; redução do pico de aceleração cerebral em até 30% em velocidades de impacto associadas à concussão; e reduz o pico de aceleração rotacional do cérebro em até 40%. Além de canais de ar Maxiflow; sistema de fechamento magnético Fidlock para fixação e remoção rápida e fácil; construção In-Molded - grande absorção de energia; e ventilação maximizada com 23 aberturas. Ainda com divisor de tiras e sistema de ajuste personalizável - facilidade e conforto; com forro interno que absorve umidade e é respirável, anti-odor e lavável. Casco externo em polímero leve e disponível em 3 tamanhos. Certificado e testado: EN1078, CPSC 1203, ASTM F1447.

Sportech: Lançada em março de 2024, é a nova distribuidora oficial no Brasil de grandes marcas internacionais do mercado de duas rodas – Athena, GET, Leatt e Selle Dalla Valle, além da Vedamotors, empresa que criou a marca com o objetivo acelerar a participação desses produtos em nichos específicos do segmento nacional de duas rodas.


Leatt (África do Sul): Marca sul-africana, líder global na produção de proteção e acessórios para motociclistas off-road, mountain bikers, está desenvolvendo produtos de alto desempenho, em colaboração com um grupo internacional de especialistas e engenheiros biomédicos, levando em consideração a segurança e o conforto para níveis mais elevados.

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