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sábado, 30 de agosto de 2025

Bendito Encontro 2025 valoriza práticas ancestrais e celebra a cura pelo canto e toque. Evento acontece em 21 de setembro no Horto Santo Antônio, em Vargem Grande, com programação musical, rodas, oraculistas e benzedura coletiva


O Bendito Encontro chega à sua quarta edição como uma afirmação do poder das práticas populares e da espiritualidade viva. Criado por Pris Mariano, benzedeira e cantora, o evento surgiu do desejo de reviver memórias de festas comunitárias, rodas de reza e celebrações da infância. Mais que um encontro, é um chamado.

A proposta é simples e profunda: reunir pessoas em um espaço de troca e cura, onde o canto é reza e o toque é bênção. No dia 21 de setembro de 2025, das 14h às 18h, o Horto Santo Antônio, em Vargem Grande, receberá a nova edição com uma programação que integra arte, espiritualidade e ação social.

A tarde contará com roda de debates sobre a influência dos cantos e toques no universo do benzer, exposição de artistas e terapeutas locais, atendimento de oraculistas e um grande benzimento coletivo aberto ao público. O encerramento será com canto e reza conduzidos pelo Duo Rosa Amarela.

Formado por Pris Mariano e Rodrigo Di Castro, o Duo Rosa Amarela une música, espiritualidade e elementos da cultura brasileira. O projeto é responsável por vivências como Dagira e a Coleção Rosa Amarela, que já tocaram milhares de pessoas pelo país.

O evento também propõe uma ação solidária. Todos os participantes são convidados a levar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e não haverá venda no local.

Serviço

Bendito Encontro 2025 – 4ª edição

Data: 21 de setembro de 2025

Horário: das 14h às 18h

Local: Horto Santo Antônio – Estrada do Sacarrão, 14 – Vargem Grande, Rio de Janeiro

Ingressos: www.sympla.com.br/evento/bendito-encontro/3040370

Valores: R$ 80 (inteira), R$ 40 (meia-entrada)

Doação sugerida: 1kg de alimento não perecível

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon



Nº 1.366 — 29/8/2025



Políticas climática e industrial

devem sempre caminhar juntas



Os países da União Europeia, finalmente, começam se preocupar com a descasamento entre a necessária atenção às mudanças climáticas e o longo caminho de adaptação da indústria automobilística. A pressa é inimiga da perfeição, já dizia o jurista Rui Barbosa, no início do século passado. E a Europa só agora começa a constatar que não pode manter incentivos fiscais por longos períodos para apressar as vendas de veículos elétricos, sem desequilibrar as contas públicas e comprometer o tempo necessário para adaptação da indústria e sua extensa cadeia de fornecedores.

Matias Giannini, brasileiro e presidente executivo da multinacional Horse Powertrain, chama atenção para o fato de mais da metade dos veículos produzidos no mundo ainda dependerá de motores de combustão em 2040. Também aponta o acerto do Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação) criado pelo Brasil.

O País estabeleceu assim um marco regulatório claro, de longo prazo. Criou incentivos fiscais para pesquisa e desenvolvimento, sem esquecer de uma metodologia de contabilidade de gás carbônico (CO2) com base no ciclo de vida dos veículos. Primeiramente, da origem da geração de energia até as emissões no escapamento dos carros. Em uma segunda etapa, a desmontagem e reciclagem total.

“O Brasil demonstra ser possível reduzir emissões de carbono sem destruir toda uma cadeia produtiva ou perder competitividade. E faz isso ao levar em conta sua matriz energética limpa, seus biocombustíveis e uma política industrial coerente. Um modelo que pode, sim, inspirar a Europa nesse momento”, conclui Giannini.

Horse Powertrain, sediada em Londres, tem 17 fábricas em três continentes (incluída a de São José dos Pinhais – PR) e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento. É uma sociedade entre o Grupo Renault que inclui Nissan e Mitsubishi (45%), a chinesa Geely (45%) controladora da Volvo, Polestar, Lotus, ZEEKR, Lynk & Co, Livan (anteriormente Lifan), Proton, London Electric Vehicle Company (LEVC) e a submarca de SUVs elétricos Geometry, além do grupo árabe saudita de petróleo e gás Aramco (10%).


Kardian 2026 tem nova versão de topo


Iconic substitui a Première Edition, lançada em 2024, quando do lançamento do novo SUV compacto da marca. Esta versão de topo agregou mais equipamentos e funcionalidades, a começar pela nova tela multimídia de 10,1 pol. (2,1 pol. extras) com melhor resolução e que reproduz câmera de ré. O quadro de instrumentos cresceu para 10 pol. e replica navegação Waze, Google Maps ou Apple Maps. Carregador de celular por indução está disponível agora também na versão Techno. Bancos de couro na cor marrom (só na Iconic) o diferencia de concorrentes deste porte.

Outras mudanças: substituição do radar no para-choque dianteiro por uma câmara no para-brisa a fim de permitir frenagem emergencial também para pedestres e ciclistas, comutação automática dos faróis alto/baixo e quatro câmeras com guias dinâmicas para facilitar manobras. Versão de topo do Kardian oferece dois opcionais: teto bitom na cor prata e rastreamento do veículo por serviço da Renault para caso de roubo ou furto.

Em viagem de São Paulo a Itu, ida e volta (pouco mais de 200 km), o SUV se destacou por suas qualidades dinâmicas, comportamento em curvas e o câmbio automatizado de duas embreagens, seis marchas. O motor turbo flex de 1 litro, 125 cv e 22,4 kgf·m entrega o maior torque entre os motores desta cilindrada quando abastecido com etanol. Ultrapassagens em estradas tornam-se mais fáceis e nos trechos urbanos respostas ao acelerador são melhores frente a outros SUVs compactos.

Preços das cinco versões: R$ 113.690 a R$ 149.990.

 

Novo Audi A5 evolui no motor e no chassi


Sem se descuidar de desenvolver motores a combustão, a Audi também evolui em aperfeiçoamentos de chassi e visual. O novo sedã médio A5 Performance S (substitui o A4) tem alterações nos faróis, grade mais larga e de proporção mais baixa, novos vincos no capô, rodas de 20 pol., tampa do porta-malas com vidro traseiro, novas lanternas e saídas de escapamento retangulares. Maçanetas embutidas ajudam no coeficiente aerodinâmico de 0,27.

Dimensões ampliadas: comprimento, 4.829 mm; entre-eixos, 2.892 mm; largura, 1.860 mm (2.029 mm com espelhos); altura, 1.410 mm; porta-malas, 445 litros e tanque 56 litros. Novo motor de quatro cilindros, 2-L turbo agora entrega 272 cv e 40,8 kgf·m graças, entre outras mudanças, à turbina com válvulas de palhetas e pressão de injeção elevada para 500 bar. Câmbio automatizado de duas embreagens, sete marchas e tração 4x4. No interior, destaque para a nova central multimídia de 14,5 pol., mas a terceira tela para o passageiro da frente não está disponível aqui.

Pormenor interessante é o teto solar que pode formar faixas longitudinais. Em um primeiro contato, destacou-se pelo silêncio a bordo e o equilíbrio em curvas com leve tendência ao subesterço (sair de frente), se muito exigido. Continua um carro que agrada pelo conjunto, transmite solidez e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 s.

Preço: R$ 379.990. 


Dois MINI elétricos: avaliações em pista


A marca inglesa, integrante do grupo BMW desde 1994, completou 66 anos no último dia 26. E já começou as entregas dos MINI John Cooper Works E e MINI John Cooper Works Aceman E, ambos com motor elétrico de 258 cv e 34,6 kgf·m, apresentados anteriormente no Festival Interlagos. Os dois modelos visualmente receberam retoques nos faróis, opção do teto em vermelho e defletor traseiro.

Seus comportamentos na curta e travada pista do autódromo Haras Tuiuti, cidade no interior de São Paulo, são bem diferentes. O forte som de motores elétricos é proposital, para uma condução excitante. Logicamente, o MINI menor, com carroceria curta e de três portas, é bem mais rápido nas curvas e acelera de zero a 100 km/h de forma convincente: 5,8 s, de acordo com o fabricante.

Já o Aceman E, com sua massa maior em razão da carroceria de cinco portas, empolga um pouco menos em especial nas curvas de raio menor. Acelera de zero a 100 km/h ainda em bons 6,9 s e mantém o comportamento ágil que define a marca. Em ambos o modo Go-Kart muda acentuadamente o comportamento geral em termos de respostas da direção e acelerador.

Quanto ao alcance há muito pouca diferença entre os dois modelos, no ciclo Inmetro: 306 km e 312 km, respectivamente.

Preços: R$ 330.990 (JCW E) e R$ 345.990 (JCW Aceman E).


Carro Sustentável aumentou buscas na internet


Um mês e meio após o início do programa de redução do IPI, os setes modelos nacionais elegíveis apresentaram crescimento de 22% no interesse de compra, segundo a pesquisa Webmotors Autoinsights que compila informações de buscas e visitas por meio da internet. O portal é o maior market place de veículos novos e usados da internet na América Latina e o décimo-segundo do mundo.

O resultado apontou o Kwid como o que inicialmente atraiu maior número de possíveis compradores. O modelo de entrada da Renault teve alta de 54% em relação aos 45 dias anteriores. Em seguida apareceram Fiat Argo (+46%), Volkswagen Polo (+32%); Fiat Mobi (+19%); Hyundai HB20S (+14%); Hyundai HB20 (+10%); e Chevrolet Onix (+3%).

As vendas efetivas dependem de outros fatores, entre eles empenho do fabricante em atender o Carro Sustentável, posição de mercado que cada modelo já detinha, esforço da rede de concessionárias e ampliação rápida da oferta.

Antes do fechamento dos números de agosto, liderava o Polo Track, seguido por Argo, Mobi, Onix, HB20, Kwid, Onix Plus e HB20S. Essa disputa por clientes vai se acirrar nos próximos meses. Incentivos vão até dezembro de 2026.

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www.fernandocalmon.com.br


Com essas feras, você vai beber conhecimento direto da fonte no Festuris, em novembro. Faça sua inscrição

 

  • Daiane dos Santos  (Campeã Mundial de Ginástica Artística)
  • Leônidas Oliveira (Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais)
  • Maurice Padovani (CEO da PRIMETOUR Viagens & Experiências)
  • Cristiane Mors (Diretora de Vendas e Mkt. da Rede Laghetto)

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Marta Rossi destaque do turismo Nacional

 


“Símbolo do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, Marta Rossi é uma força criativa por trás de dois dos mais importantes eventos do setor: o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) e o Chocofest. Com uma trajetória marcada por coragem, sensibilidade e visão, Marta é mestre na capacidade de articulação, construção de parcerias e inspiração para novas gerações”.

Com este preâmbulo, a Revista Diário do Turismo abre a página que faz uma referência à Marta Rossi. A publicação lançou recentemente uma edição especial que homenageia "20 profissionais que constroem o turismo" no Brasil, destacando nomes que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento e a inovação do setor. Entre os homenageados está Marta Rossi, uma das personalidades mais influentes do turismo nacional e latino, reconhecida por sua trajetória visionária à frente do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado.

“Fui carinhosamente surpreendida com a homenagem da revista Paysage Entrevista, do Diário do Turismo, ao me incluir entre os 20 profissionais que constroem o turismo no Brasil. Estar ao lado de tantas feras que admiro me enche de emoção e honra”, destaca Marta.

A iniciativa da revista tem objetivo de valorizar lideranças que, com dedicação, criatividade e resiliência, ajudam a desenvolver o turismo como vetor econômico, social e cultural. Em um momento em que o setor enfrenta constantes desafios e transformações, a valorização desses profissionais é também um reconhecimento à importância estratégica do turismo para o Brasil.

Marta Rossi: uma trajetória de pioneirismo                            

Ao lado de Silvia Zorzanello (em memória), Marta Rossi é fundadora e CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, empresa responsável pela criação do Festuris Gramado, considerado um dos eventos de turismo mais importantes da América Latina. Com mais de três décadas de atuação, o Festuris transformou Gramado (RS) em um centro de negócios, tendências e conexões globais no setor turístico.

Sob a liderança de Marta, atuando desde 2010 ao lado de Eduardo, filho de Silvia, evento cresceu em relevância e hoje atrai profissionais de dezenas de países, promovendo encontros estratégicos entre destinos, operadoras, agências, companhias aéreas, redes hoteleiras e instituições públicas e de turismo.

Mais do que empresária, Marta é também uma defensora da profissionalização e da sustentabilidade no turismo. Sua atuação é marcada pela promoção de boas práticas, inclusão e inovação, posicionando-se como uma das vozes mais respeitadas do setor no Brasil.

A homenagem concedida pela Revista Diário do Turismo reforça o impacto positivo que Marta Rossi tem gerado ao longo de sua carreira e inspira novas gerações de profissionais a acreditarem no poder transformador do turismo.

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Festival Os Sons do Brasil com Sandra Sá, Russo Passapusso, Carlos Dafé, Roberta Sá e mais atrações em Ouro Preto e Mariana


“Imagine uma onda que não vem do mar, mas do tambor. Uma corrente de som que atravessa o corpo, estremece o chão e colore o ar”. É com esse sentimento que o Festival Os Sons do Brasil retorna à região dos Inconfidentes com uma programação potente, diversa e gratuita. Entre os dias 29 e 31 de agosto, o evento ocupa o Museu Boulieu, em Ouro Preto, e segue para o Museu de Mariana entre os dias 5 e 7 de setembro, celebrando a pluralidade sonora que marca a música brasileira.

A edição deste ano traz ao palco de Ouro Preto grandes nomes da cena nacional, como Sandra Sá, Russo Passapusso & Ministério Público SoundSystem, Azymuth e Carlos Dafé, ao lado de artistas que renovam e reinventam a música brasileira como Jazz das Minas, Big Band Cefart,  DigitalDubs e Sabrina Malheiros. Em Mariana, Roberta Sá é o grande destaque ao lado de artistas como Thiago Delegado, Fernando Bento, Luê, Carla Sceno, Allan Abbadia, Silas Prado, Erica Curtiss, além de Manoel e Filipe Cordeiro, que trazem o Baile do Papai.

Desde a sua criação, o festival já recebeu mais de 300 artistas e envolveu dezenas de milhares de pessoas, consolidando-se como uma plataforma de difusão cultural, encontro e escuta ativa. Mais do que um festival, Os Sons do Brasil é um movimento que articula arte, memória e território, promovendo experiências únicas em diálogo com o patrimônio das cidades históricas.

Em edições anteriores, já passaram pelos palcos do festival nomes como Chico César, Karol Conká, Hamilton de Holanda, Mart’nália, Zé Ibarra, Tim Bernardes, Marcos Valle, Toninho Horta, A Cor do Som, Gabriel Sater, Mestrinho e Jaques Morelenbaum. Cada apresentação amplia o repertório sensível do público e fortalece os vínculos entre arte e território.

Para 2025, o festival se reafirma como um espaço de celebração e reconhecimento. A proposta é mais do que ouvir: é sentir e vibrar. Entre tambores de terreiro, cordas dedilhadas e cantos que vêm da rua e da saudade, Os Sons do Brasil convida o público a mergulhar numa identidade sonora feita de muitas curvas, cores e histórias.

Fernanda Bento
                         

“Seguimos acreditando que a música brasileira é um elo poderoso entre pessoas, memórias e territórios. Nesta edição, queremos aprofundar ainda mais esse diálogo entre tradição e inovação, ocupando espaços históricos com sons que falam do presente, mas que carregam raízes profundas. Os Sons do Brasil é um convite à escuta, ao encontro e ao reconhecimento da nossa diversidade sonora como patrimônio vivo”, afirma Fernanda Bento, idealizadora e coordenadora geral do Festival Os Sons do Brasil.

O Festival Os Sons do Brasil é viabilizado através da Lei Rouanet com o patrocínio master da Vale, patrocínio da J. Mendes,  apoio da Prefeitura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Museu Boulieu e do Museu de Mariana. Uma realização da Bento Produção Cultural e Ministério da Cultura – Brasil União e Reconstrução.

Trupe Sons do Brasil  - Além de oferecer uma série de shows, o Festival Os Sons do Brasil apresenta a Trupe Sons do Brasil, atividade formativa do evento, com um espetáculo cênico-musical que já encantou mais de 10 mil crianças e adultos de todas as idades nas últimas edições do Festival. 

Com uma proposta lúdica e educativa, a Trupe convida o público de escolas, centros comunitários e espaços culturais a embarcar em uma viagem sonora pela história da música brasileira, resgatando gêneros e expressões que vão desde os cantos dos povos originários até o funk e o hip hop contemporâneo.

Neste ano, o espetáculo percorre as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas e Itabirito. A itinerância começa no dia 29 de agosto em Passagem de Mariana, marcando o início de uma jornada que levará música, teatro e aprendizado a escolas e centros comunitários e culturais de Minas Gerais.

Sobre o Instituto Cultural Vale - O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre a J. Mendes -Há mais de 50 anos, em dezembro de 1967, nasceu a J. Mendes, mineradora fundada pelo empresário mineiro José Mendes Nogueira. Ao longo de sua operação ampliou seus negócios voltando sua estratégia aos segmentos de Mineração, Agronegócio, Gestão de Imóveis, Gestão de Terminais e Aviação. Os constantes investimentos em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento colocam a J. Mendes entre as empresas mais reconhecidas do Brasil.

Desde a sua fundação, acredita no desenvolvimento social, ambiental e econômico como propulsores de uma sociedade justa, inovadora, sustentável e humanitária, prezando assim, por uma gestão corporativa responsável, ética e comprometida, sobretudo, com o progresso do País.

J.Mendes, juntos transformamos riquezas minerais em desenvolvimento.


Programação - AGOSTO/SETEMBRO 2025 | FESTIVAL OS SONS DO BRASIL

Ouro Preto | Museu Boulieu

29 de agosto (sexta-feira) – a partir das 19h30

DJ Pátrida

Big Band Cefart - Palácio das Artes

Sandra Sá

30 de agosto (sábado) – a partir das 15h

Cortejo Sons do Brasil

a partir das 18h30

DJ Pátrida

Jazz das Minas

Azymuth convida Sabrina Malheiros

Carlos Dafé

31 de agosto (domingo) – a partir das 15h

DigitalDubs

Russo Passapusso & Ministereo Público SoundSystem

Mariana | Museu de Mariana

05 de setembro (sexta) - partir das 19h30

DJ Pátrida

Luê

Baile do Papai - Manoel Cordeiro convida Felipe Cordeiro

06 de setembro (sábado) - partir das 18h30

DJ Pátrida

Erika Curtiss

Thiago Delegado convida Fernando Bento

Roberta Sá

07 de setembro (domingo) - a partir das 16h

DJ Pátrida

Allan Abbadia apresenta IFÈsta, participação Silas Prado

Carla Sceno

Festival Os Sons do Brasil

Datas e locais: Dias 29, 30 e 31 de agosto no Museu Boulieu em Ouro Preto e dias 05, 06 e 07 de setembro, no Museu de Mariana, em Mariana.

Redes Sociais: @festivalsonsdobrasil

Site: www.festivalsonsdobrasil.com.br

E-mail: contato@festivalsonsdobrasil.com.br

ENTRADA FRANCA - RETIRADA NO SYMPLA


Rodeio movimenta R$ 10 bilhões nos eventos 



A festa de peão com o rodeio é uma das maiores e mais tradicionais festas pelo país, movimentando cerca de R$ 10 bilhões no Brasil, atraindo cerca de  9 milhões de pessoas em mais de mil eventos.  A Confederação Nacional de Rodeios (CNAR)  indicam um crescimento do setor no país. Para colocar as festas em destaque pelo pais,  Gerais Minas é destaque na 70ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – o maior rodeio da América Latina – que segue até 31 de agosto.


Um estande interativo une cozinha mineira, turismo, cultura e patrimônio mundial, com destaque para o lançamento do Portfólio das Festas de Peão, que reúne mais de 570 eventos em todo o Estado. 

Governador Romeu Zema no estande de Minas em Barretos com a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira

Segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo , o levantamento inédito coloca Minas como líder nacional em número de festas de peão, consolidando a tradição sertaneja mineira como motor do turismo regional e da economia criativa.

O estande mineiro foi concebido como uma vitrine sensorial, onde o público poderá degustar queijos artesanais premiados, goiabada cascão, doce de leite, licores e cachaças reconhecidas mundialmente.

A culinária mineira sempre em destaque


A Cozinha Show completa a experiência, com chefs mineiros preparando ao vivo pratos típicos como pão de queijo com pernil, tropeiro e canjiquinha.

“Barretos é o palco perfeito para mostrar ao Brasil e ao mundo a potência de Minas. Nossa gastronomia, nossa cultura popular e nossos patrimônios naturais formam um mosaico único, capaz de emocionar e atrair visitantes em busca de experiências autênticas.


Minas Gerais é tradição, é liberdade, é diversidade”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Festa do peão movimenta bilhões por ano

Além da força das festas de peão e da culinária, Minas também destaca ícones naturais e culturais: a Cordilheira do Espinhaço, onde a natureza encontra a aventura e a cultura se transforma em emoção, a Serra da Canastra, berço do Queijo Minas Artesanal, e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que em julho de 2025 foi reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO.


Fernando de Noronha e suas atrações



A quarta etapa do Roadshow “Visite Fernando de Noronha – Além do Paraíso”, iniciativa do Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau para promover o arquipélago como um destino turístico sustentável, exclusivo e de alto valor agregado. O encontro reuniu agentes de viagens, operadores, representantes de hotéis, companhias aéreas e profissionais do trade turístico mineiro, foi realizado em Belo Horizonte no dia 18 de agosto.

 Débora Linhares (diretora executiva do Visite Noronha) e Hayrton Almeida (presidente do Visite Noronha)  foto:Divulgação/ Visite Noronha

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a um treinamento completo sobre o destino, explorando seus principais atrativos naturais, experiências diferenciadas e práticas de turismo sustentável que tornam Fernando de Noronha referência nacional e internacional. Além disso, a noite foi marcada por networking qualificado e aproximação com empresas e parceiros locais, fortalecendo a conexão entre o destino e o mercado turístico da região.

“Acreditamos que o contato direto com os profissionais do trade é essencial para que possamos transmitir todo o potencial de Fernando de Noronha e gerar mais oportunidades de negócios para o arquipélago”, afirma Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha. 


O roadshow, que já passou por diversas capitais brasileiras, chega agora à sua 5ª e última etapa. O encerramento da ação será no dia 9 de setembro, em Campinas (SP), reunindo profissionais do trade para mais uma noite de conteúdo, relacionamento e novas oportunidades.

A expectativa é capacitar mais de 500 agentes de viagens e operadores de turismo ao longo da jornada, além de apresentar os associados do Visite Noronha e fomentar novas parcerias comerciais para o fortalecimento do destino no mercado nacional. O roadshow conta com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Empetur, além do Sebrae Pernambuco e da EcoNoronha.

O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) é uma iniciativa oficial de promoção turística de Fernando de Noronha. Atuando como um hub estratégico de comunicação, o projeto tem como missão divulgar os atrativos naturais, culturais e experiências únicas da ilha, além de fortalecer a imagem do destino junto ao trade nacional e internacional. Com foco em sustentabilidade, qualidade de serviços e hospitalidade, o Visite Noronha trabalha em parceria com empresas e lideranças locais para posicionar a ilha como referência em turismo responsável e desejável o ano todo.

Consulte seu agente de viagens , e faça um pacote para visitar a maravilha de Fernando de Noronha.


Uai Wine- Festival de Vinhos Mineiros


Uai Wine – Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros, iniciativa gratuita que reúne capacitação técnica, feira de vinhos, gastronomia autoral, música e experiências culturais. A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas em quatro dias, consolidando Belo Horizonte como referência no setor e reposicionando Minas no mapa do vinho brasileiro,  de 28 a 31 de agosto, no Palácio da Liberdade .

O lançamento oficial do festival ocorreu durante o 8º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado dentro da Travel Next Minas. O evento reforçou a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico, apresentando o Uai Wine como uma plataforma estratégica para impulsionar toda a cadeia produtiva da vitivinicultura no estado.

De acordo com subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, o Uai Wine representa um marco para o setor: “Um evento como esse é muito importante para a cultura de Minas Gerais. Além de reunir vinhos premiados do estado, o festival promove palestras e debates sobre o futuro do turismo enogastronômico. Hoje já temos experiências que aproximam o visitante das vinícolas, como hospedagens e vivências dentro das propriedades, o que fortalece esse segmento. Receber um festival desse porte significa divulgar e promover o turismo de Minas não só para o Brasil, mas também para o mundo”, destacou.

A programação será dividida em dois momentos. Nos dias 28 e 29, quinta e sexta-feira, a agenda é voltada ao público técnico, com palestras, painéis e rodada de negócios promovida pelo Sebrae.


Entre os temas, destaque para a História dos Vinhos Mineiros, Enoturismo em Minas, Indicação de Procedência, Panorama da Produção de Uva e Vinho e a Experiência do Vinho em Portugal. À noite, os jardins do Palácio abrem-se ao público em geral, com feira de vinhos, gastronomia e shows.

No fim de semana, 30 e 31, o festival terá programação inteiramente aberta, com feira de produtores, apresentações musicais e o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomados criando receitas harmonizadas com rótulos mineiros. Restaurantes de Belo Horizonte também participarão com menus especiais, sob curadoria da Abrasel-MG, valorizando a diversidade gastronômica e sua integração ao vinho.

O evento reunirá vinícolas de diferentes regiões do estado, como Andradas, Serra da Mantiqueira, Barbacena, Diamantina, Fortaleza de Minas e Santana dos Montes, além de coletivos como a Assolive (olivicultores), a AmiQueijo (produtores de queijo artesanal) e o Empório dos Vales.

A realização no Palácio da Liberdade, edifício histórico e símbolo da capital mineira, une tradição e inovação. O espaço receberá tanto a feira e os shows em sua área externa quanto experiências sensoriais em ambientes internos, reforçando o caráter cultural da iniciativa.

A base científica do crescimento da vitivinicultura em Minas também será destacada. Pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) impulsionaram a adoção da técnica da dupla poda, que revolucionou a produção no Sul de Minas e se espalhou para outras regiões, garantindo vinhos premiados internacionalmente e fortalecendo o enoturismo.

Com 436 hectares de vinhedos em produção, 124 produtores ativos e uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões, Minas Gerais desponta como protagonista no setor. O Uai Wine chega para celebrar essa conquista, ao mesmo tempo em que projeta o futuro da vitivinicultura mineira, integrando ciência, tradição e hospitalidade.

Enoir Zorzanello e Romeu Dutra recebem homenagem do Festival de Cinema


O 53º Festival de Cinema de Gramado, foi marcada por homenagens a dois gramadenses que o ajudaram a construir a história do evento, ao longo destas cinco décadas, no dia 20 de agosto.

Enoir Zorzanello e Romeu Dutra, falecidos este ano, foram lembrados por familiares e amigos que reconheceram a contribuição deles para o evento, para o turismo e a cultura de Gramado.

Foto: Edison Vara/Festival de Cinema

A entrega da homenagem a Romeu Dutra foi feita pelo vice-prefeito Luia Barbacovi às sobrinhas Talita Dutra Cavalin e Micheli Dutra. 

Já Enoir foi representado pelo filho Eduardo e pelos netos Maria Eduarda, Vicente e Clara. A homenagem foi entregue pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.

ENOIR ZORZANELLO - Enoir Zorzanello foi vereador, vice-prefeito e empresário gramadense. Grande entusiasta não apenas do Festival, mas de toda a história de Gramado, Zorzanello desempenhou papel essencial no fortalecimento do turismo e da cultura da cidade, liderando por muitos anos a organização do Festival de Cinema e idealizando o Gramado Cine Vídeo, que ampliou ainda mais o protagonismo de Gramado no cenário audiovisual nacional. O empresário tinha formação em Administração de Empresas, foi diretor da extinta agência Terra Turismo, atuou à frente do Hotel Serrano (atualmente Wish Serrano Resort) e criou a TecnoHotel. 

“O Enoir dedicou muitos anos da sua vida ao Festival de Cinema e somos muito agradecidos por isso”, afirmou Rosa Helena Volk.

“Se hoje o Festival de Cinema de Gramado é reconhecido nacional e internacionalmente, se a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro pode aqui ter esse palco de resistência, de divulgação, de promoção, de fomento, é porque pessoas como o Enoir tiveram um trabalho incrível durante muito tempo”, acrescentou a presidente da Gramadotur.

Depois de agradecer a homenagem, Eduardo Zorzanello disse que “o pai viveu tão intensamente o Festival e a produção cinematográfica que adorava uma poltrona, seja de casa, seja do cinema. Sempre ele se postava para poder assistir um filme. Era mais do que um presidente do Festival de Cinema, um grande curador, que conhecia muito da sétima arte”. Eduardo lembrou ainda, que a sua mãe, Silvia Zorzanello (fundadora do Festuris, falecida em 2010), foi a primeira mestre de cerimônias do Festival de Cinema.

ROMEU DUTRA - Um dos criadores do Festival de Cinema de Gramado e primeiro secretário de Turismo do município, Romeu Dutra também foi peça-chave para que o Kikito se tornasse o prêmio oficial do Festival, gesto que selou para sempre este símbolo como ícone máximo da celebração do cinema brasileiro. “O Romeu foi na Embrafilme, no Rio de Janeiro, buscar apoio para o evento. Ele era a presença fiel em todas as edições do evento”, recorda o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi. “Este gesto aqui é agradecimento, não só dos gramadenses, mas de todos que amam a cultura, a arte, o cinema brasileiro”, concluiu Luia.

Depois de sair da Secretaria de Turismo, nos anos 1980, Romeu Dutra foi presidente da então Companhia Riograndense de Turismo (CRTUR) e diretor da Embratur, cuja sede ficava no Rio de Janeiro. 


Marta Rossi destaque do turismo

                                        

“Símbolo do empreendedorismo feminino no turismo brasileiro, Marta Rossi é uma força criativa por trás de dois dos mais importantes eventos do setor: o Festival de Turismo de Gramado (Festuris) e o Chocofest. Com uma trajetória marcada por coragem, sensibilidade e visão, Marta é mestre na capacidade de articulação, construção de parcerias e inspiração para novas gerações”.

Com este preâmbulo, a Revista Diário do Turismo abre a página que faz uma referência à Marta Rossi. A publicação lançou recentemente uma edição especial que homenageia "20 profissionais que constroem o turismo" no Brasil, destacando nomes que têm contribuído de forma significativa para o fortalecimento e a inovação do setor. Entre os homenageados está Marta Rossi, uma das personalidades mais influentes do turismo nacional e latino, reconhecida por sua trajetória visionária à frente do Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado.

“Fui carinhosamente surpreendida com a homenagem da revista Paysage Entrevista, do Diário do Turismo, ao me incluir entre os 20 profissionais que constroem o turismo no Brasil. Estar ao lado de tantas feras que admiro me enche de emoção e honra”, destaca Marta.

A iniciativa da revista tem objetivo de valorizar lideranças que, com dedicação, criatividade e resiliência, ajudam a desenvolver o turismo como vetor econômico, social e cultural. Em um momento em que o setor enfrenta constantes desafios e transformações, a valorização desses profissionais é também um reconhecimento à importância estratégica do turismo para o Brasil.

 Marta Rossi: uma trajetória de pioneirismo -                            

Ao lado de Silvia Zorzanello (em memória), Marta Rossi é fundadora e CEO da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos, empresa responsável pela criação do Festuris Gramado, considerado um dos eventos de turismo mais importantes da América Latina. Com mais de três décadas de atuação, o Festuris transformou Gramado (RS) em um centro de negócios, tendências e conexões globais no setor turístico.

Sob a liderança de Marta, atuando desde 2010 ao lado de Eduardo, filho de Silvia, evento cresceu em relevância e hoje atrai profissionais de dezenas de países, promovendo encontros estratégicos entre destinos, operadoras, agências, companhias aéreas, redes hoteleiras e instituições públicas e de turismo.

Mais do que empresária, Marta é também uma defensora da profissionalização e da sustentabilidade no turismo. Sua atuação é marcada pela promoção de boas práticas, inclusão e inovação, posicionando-se como uma das vozes mais respeitadas do setor no Brasil.

A homenagem concedida pela Revista Diário do Turismo reforça o impacto positivo que Marta Rossi tem gerado ao longo de sua carreira e inspira novas gerações de profissionais a acreditarem no poder transformador do turismo.


 Rota Caminho da Agonia e  Rota dos Caminhos Franciscanos


Minas Gerais chega à Travel Next 2025, maior evento B2B de turismo do estado e um dos mais relevantes do Brasil, com uma participação estratégica, marcada pelo lançamento de duas novas rotas turísticas que prometem transformar a experiência dos visitantes: a Rota Caminho da Agonia, que percorre municípios da Mantiqueira, e a Rota dos Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Sebrae Minas.

 



O Caminhão da Agonia é um trajeto de pouco mais de 60 quilômetros, na Serra da Mantiqueira, que oferece aos peregrinos, desde o início, um momento de fé, reflexão e contato direto com a natureza. A rota integra quatro cidades da região: Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá, propícias  para caminhadas, cicloturismo e contemplação das paisagens.

 




Já os Caminhos Franciscanos, localizados no Vale do Mucuri, foi criado em 2019. O projeto se consolidou após o mapeamento técnico que valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A rota passa pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar, em um percurso de 42 quilômetros.

                        fotos Leo Bicalho



“O lançamento dessas duas rotas é um marco na consolidação de Minas como destino plural e competitivo. Elas traduzem a essência da nossa mineiridade, ao mesmo tempo em que oferecem experiências únicas que conectam espiritualidade, natureza, cultura e história. A Travel Next é a vitrine onde Minas se apresenta para o Brasil e o mundo, mostrando que o turismo é uma das grandes forças de desenvolvimento econômico e social do estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

 

As duas rotas religiosas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, do Sebrae Minas, lançado em 2021. A iniciativa tem foco na melhoria da competitividade dos pequenos negócios locais, na estruturação produtos e destinos turísticos, qualificação dos empreendedores e fortalecimento das cadeias relacionadas ao turismo.

 Durante a Travel Next Minas, empreendimentos que integram as rotas religiosas tiveram oportunidades de se conectar às agências de viagens, operadoras com chances de apresentar as experiências e fomentar negócios para impulsionar o turismo. “O Sebrae Minas tem papel estratégico na estruturação dos destinos turísticos religiosos em todo o estado. Em parceria com o Governo do Estado, atuamos desde o planejamento e qualificação dos empreendimentos locais até a promoção e comercialização dos destinos, garantindo experiências autênticas e bem estruturadas para os visitantes. Essa iniciativa contribui para valorizar tradições, ampliar o fluxo de turistas e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


ExpoQueijo Brasil 2026 

A ExpoQueijo Brasil já tem data confirmada para 2026. A sexta edição do principal evento de queijos artesanais das Américas será realizada entre os dias 25 e 28 de junho e deverá reunir produtores, especialistas, empresários e visitantes de diferentes países.

Com previsão de mais de oito toneladas de queijos em exposição e no concurso, a edição de 2026 manterá os pilares que consolidaram o evento no cenário internacional: rigor técnico na avaliação dos produtos, valorização da cadeia produtiva e uma programação que combina negócios, gastronomia e cultura.

Realizado pela Bonare Eventos, o evento internacional inclui o já consagrado concurso com degustações às cegas, fórum técnico com especialistas do setor, feira de negócios voltada à agricultura familiar e a Vila Gastronômica e Cultural.

Para a idealizadora do evento, Maricell Hussein, o foco permanece no fortalecimento do queijo artesanal brasileiro e na troca entre culturas e tradições. “A cada edição, buscamos evoluir na qualidade técnica e na experiência para os participantes. Teremos grandes novidades, mas sempre com o compromisso de manter o padrão que tornou a ExpoQueijo Brasil uma referência internacional”, ressalta.


A ExpoQueijo Brasil foi realizada nos últimos cinco anos em Araxá, com parte da programação nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio histórico de Minas Gerais. “O evento cresce a cada ano, e com esse crescimento vêm também novos desafios e oportunidades. Estamos preparando uma edição ainda mais conectada com o que há de mais relevante no setor”, afirma Maricell. Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br


O segredo por trás das águas de Serra Negra



No coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra construiu sua história e vocação turística a partir de um tesouro natural: suas fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas únicas. Desde a década de 1920, quando os primeiros estudos revelaram sua composição especial — rica em minerais e com pequenas doses de radioatividade natural —, essas águas foram indicadas para diversos tratamentos de saúde, desde gota e problemas renais até benefícios para o sistema digestivo e relaxamento geral.

A descoberta das propriedades radioativas em 1928 levou à criação de um pavilhão hidroterápico junto à imponente Fonte Santo Antônio, que marcou o início da vocação de Serra Negra para o turismo de saúde. Atualmente a fonte não tem acesso público, pois está dentro da propriedade de um hotel no centro da cidade. Contudo, na época, o reconhecimento foi tanto que o então presidente da República, Washington Luís, batizou o município de “Cidade da Saúde”. Anos depois, em 1938, o governador Adhemar Pereira de Barros oficializou Serra Negra como Estância Hidromineral e Climática.


Hoje, a cidade mantém fontes de acesso público em diferentes pontos, todas com placas informativas sobre as indicações terapêuticas. Entre as mais conhecidas estão a Fonte São Carlos, a Fonte dos Italianos (ao lado da charmosa Fontana di Trevi, homenagem à imigração italiana e às aguas e mais recente cartão-postal da cidade), a Fonte Brunhara, Sant’Anna, Santo Agostinho e Santa Luzia.


O Parque das Fontes Santo Agostinho, que abriga as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia, convida o visitante a um passeio em meio a bosque com vegetação nativa, lago com peixes, coreto e playground. No Balneário Municipal, a tradição se mantém viva, com tratamentos que combinam diferentes banhos de imersão, revivendo práticas terapêuticas que marcaram gerações. Vale mencionar ainda que Serra Negra possui mais de dez mineradoras que envasam água mineral, distribuída por todo o estado de São Paulo, sendo que boa parte do consumo estadual tem origem nas fontes da cidade.


O turismo impulsionado pelas águas moldou a economia e a identidade local, resultando em uma rede hoteleira variada, que engloba desde sofisticados hotéis no centro, ideais para quem busca conforto e praticidade, até charmosos hotéis-fazenda que oferecem contato direto com a natureza. O comércio local é um atrativo à parte, com destaque para peças de vestuário e delícias típicas, como queijos e laticínios. No campo, o visitante encontra propriedades abertas à visitação, onde é possível conhecer plantações de café, degustar produtos orgânicos e experimentar vinhos artesanais. À noite, a cidade segue com ofertas de lazer, já que possui uma variedade de bares e restaurantes que prometem agradar a todos, além de realizar festivais sazonais que trazem ainda mais visitantes para a região.


Mais do que um atrativo natural, as águas de Serra Negra são parte viva de sua história e continuam sendo um motivo de orgulho, seja saboreando água direto da fonte ou aproveitando um relaxante banho mineral.

Para mais informações sobre o destino além de dicas de hospedagem e restaurantes acesse: https://visiteserranegra.com.br e www.instagram.com/visiteserranegraoficial

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