Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 25 de novembro de 2025

Denza anuncia, no Salão do Automóvel, SUV off-road híbrido de luxo B5 por R$436.000,00 que vai de 0 a 100 km/h em 4,6s e tem 1.200 km de autonomia. Marca estreia oficialmente no Brasil e apresenta também os modelos Z9GT e a minivan D9, além de anunciar rede própria de concessionárias e estudar fabricação dos modelos na planta da BYD em Camaçari (BA)

ASSISTA O VÍDEO DE LANÇAMENMTO

https://youtu.be/vXPpYESVxhQ

A Denza, marca premium da BYD, apresenta o SUV off-road de luxo B5 por R$436.000,00 e consagra a estreia oficial da marca no mercado brasileiro, elevando o patamar do segmento premium a uma nova era. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 24, durante o 31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece até o dia 30 de novembro, no Distrito Anhembi.


“A presença da Denza no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2025 reforça aquilo que temos dito incansavelmente: para nós, tecnologia é o verdadeiro motor da elegância. Já transformamos a percepção do carro elétrico no Brasil com a BYD e agora estamos ainda mais preparados para elevar o padrão com a nossa recém-lançada marca de luxo”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente sênior e head de marketing e comercial da BYD no Brasil. “A nossa proposta é clara: redefinir a experiência do luxo automotivo unindo inteligência, tecnologia e refinamento. Cada detalhe dos nossos modelos nasce da combinação entre engenharia de ponta e uma experiência premium que redefine o que significa dirigir o futuro”.



Criada originalmente em 2010 como uma joint-venture entre BYD e Mercedes-Benz, a Denza carrega em seu DNA mais de uma década de expertise alemã em design e engenharia premium. Desde que a BYD assumiu integralmente a operação, em 2024, a marca passou a acelerar sua expansão global, chegando ao Brasil em um momento estratégico de forte evolução do mercado de veículos eletrificados.
 

Apresentando uma operação independente da marca-mãe, a Denza já avalia a possibilidade futura de fabricar modelos no complexo industrial da BYD em Camaçari, na Bahia e contará com uma rede própria e independente de concessionárias no Brasil, operadas pelos mais sólidos e renomados grupos automotivos, com operações de sucesso. Em breve, a primeira loja abrirá na Avenida Europa, conhecida como a “meca do luxo automotivo” da cidade de São Paulo e será operada pelo grupo Dahruj.
 

A Denza também já conta com times próprios de vendas, marketing, produto e desenvolvimento de rede, que atuam sob liderança do diretor Werner Schaal, executivo com passagens por companhias como Mercedes-Benz e Porsche e que responde diretamente a Alexandre Baldy.


 

DENZA B5: O LEOPARDO COMO INSPIRAÇÃO

Os modelos da Denza se diferenciam pela adoção de materiais nobres, acabamento premium, plataformas inteligentes, suspensões ativas inteligentes e sistemas envolventes de interação com a tecnologia acessível na ponta dos dedos. E o Denza B5 será a estrela como o primeiro modelo a ser comercializado no país, um SUV off-road híbrido, um veículo versátil para todos os terrenos e ao mesmo tempo refinado para o cotidiano.


 

Design: Inspirado na estética, força e agilidade de um Leopardo, combinando habilidade e robustez no off-road. O interior da cabine remete a elementos de cadeados e elos de corrente, que transmitem uma sensação de segurança e força.



Dimensões:
4.890 mm de comprimento
2.800 mm de entre-eixos
1.920 mm de altura
1.970 mm de largura

Plataforma DMO:
Autonomia combinada de até 1.200 km (ciclo CLTC).
Autonomia em modo puramente elétrico de 90-100 km.
Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos.

Robustez Off-Road:
Capacidade Off Road genuína, por meio de uma construção sobre chassi.
Sistema híbrido de tração 4x4 integral (EHS).
Três bloqueios de diferencial – dianteiro, traseiro e central. 

Capacidade de reboque de até 2.500 kg.

16 modos de condução diferentes.


Suspensão DiSUS-P:
Equipado com a suspensão ativa DiSUS-P.
Sistema Inteligente de Controle Hidráulico da Carroceria.
Mais de 20 sensores para percepção omnidirecional.
Controle de amortecimento, controle automático da suspensão e aprimoramento da segurança.



Conforto Premium:
Sistema de áudio Premium Devialet com 18 alto-falantes.
Refrigerador com função aquecimento e resfriamento.
Bancos em couro genuíno
Premium com aquecimento, ventilação e 10 pontos de massagem no banco.



Inteligência & Tecnologia:
Sistema de cockpit inteligente DiLink.
Acesso inteligente UWB/NFC. Visão panorâmica transparente de 540°.

Três telas embarcadas: tela do passageiro (12,3”), central multimídia (15,6”), painel de instrumentos (12,3”) e ainda head-up display com projeção.



Segurança:
11 airbags de série.
96% de aço de alta resistência na construção da carroceria.
Tecnologia CTC (Cell to Chassis) e o coração do carro, com bateria Blade.



Cores: O Denza B5 terá cinco opções de cores externas (Pearl Gold, Olive Green, Sky Blue, Stone Gray, Onyx Black) e três opções de cores internas (Forest Grey, Grafite Ocean, Desert Sand).




EXPANSÃO E AGENDA DE LANÇAMENTOS 2026

Os resultados da BYD como líder no segmento dos elétricos no Brasil já demonstram que o consumidor nacional está aberto à inovação e disposto a investir em veículos eletrificados premium. A Denza se beneficia dessa trajetória e eleva o patamar com uma proposta ainda mais sofisticada.



Está previsto para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2026 o Denza Z9 GT, considerado hoje o show-car suprassumo do design e tecnologia da companhia e, na segunda metade do ano que vem, a van executiva de luxo Denza D9, que traz ao solo a primeira classe das melhores companhias aéreas do mundo.
 

Durante o evento de lançamento, com o anúncio do Denza B5 por R$ 436.000,00, a marca também revelou os preços de futuros modelos, Denza Z9 GT, por R$ 650.000,00 e a van executiva de luxo D9, por R$ 800.000,00.


SOBRE A DENZA

Denza é a marca de mobilidade premium orientada para o design e a tecnologia do Grupo BYD. Ela combina com sucesso o design sofisticado de influência europeia com plataformas e tecnologias de ponta, entregando características únicas ao mercado. A marca foi fundada em 2010 como uma parceria entre a BYD e a Mercedes-Benz, e lançou seu primeiro veículo em 2014. Atualmente a marca é totalmente controlada pela BYD.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Fiat confirma liderança do mercado brasileiro pelo quinto ano consecutivo. Entre janeiro e outubro a marca já vendeu 435.293 carros, 13 mil a mais do que no mesmo período do ano passado. No acumulado do ano a Fiat possui três modelos entre os 10 carros mais vendidos: Strada, Argo e Mobi. Strada segue na liderança como o carro mais vendido pelo quinto ano consecutivo



​​​​​​​


Com mais de 435 mil unidades emplacadas de janeiro a outubro e 21,1% de market share, a Fiat celebra antecipadamente mais um marco histórico no setor automotivo: a conquista da liderança do mercado no Brasil pelo quinto ano consecutivo, consolidando-se como a marca preferida dos consumidores brasileiros com 19 lideranças nos últimos 25 anos. 



Nos primeiros 10 meses de 2025, a Fiat vendeu 435.293 carros, o que representa 85.473 unidades à frente da segunda colocada, e permite antecipar que a marca está mais uma vez no topo de vendas do mercado brasileiro por mais um ano. No acumulado, até o momento, a Fiat também é destaque com três veículos entre os 10 mais vendidos do país: A Strada em 1º lugar com 115.346 unidades emplacadas, o Argo em 3º com 83.994 unidades vendidas e o Mobi em 8º, com 59.393 unidades comercializadas. 

Somente em outubro, a Fiat vendeu 50.651 veículos, uma vantagem de 8.600 unidades em relação ao segundo lugar. Neste mês, a Strada também teve o seu melhor desempenho do ano ao alcançar 14.040 unidades emplacadas e 5,6% de market share. 


"Mais uma vez a Fiat confirma a liderança de mercado, somos penta e isso é resultado direto da confiança que os consumidores depositam em nossos veículos. Modelos como a Strada, Mobi e Fastback traduzem perfeitamente os atributos que nos diferenciam dos demais concorrentes: robustez, design moderno, tecnologia acessível e eficiência. Cada conquista reforça nosso compromisso em oferecer soluções que unem qualidade, inovação e versatilidade, sempre alinhadas às necessidades dos brasileiros”, comenta Frederico Battaglia, Vice-Presidente das marcas Fiat e Abarth para a América do Sul.   

Jeep apresenta novidades e conceitos que reforçam sua autenticidade no território 4x4



A Jeep® está presente no Salão do Automóvel de São Paulo com lançamentos e conceitos que reforçam os pilares de autenticidade, paixão, liberdade e aventura. O público terá no “Território Jeep” uma jornada rumo ao futuro da liberdade; com modelos que traduzem todo o espírito Jeep.  


O primeiro destaque é o Jeep Avenger, que tem seu primeiro encontro com o público brasileiro no Salão. O modelo é sucesso global da marca e chega ao Brasil em 2026 com produção local.  Ele chega para completar a gama nacional ao lado do Renegade, Compass e Commander. Entregando todo o DNA da marca, o modelo combina muita tecnologia e modernidade ao espírito aventureiro único de um verdadeiro Jeep.  

 

Um exemplo marcante de tecnologia que a Jeep revelou no Salão de São Paulo é que o Jeep Avenger terá integração com inteligência artificial via ChatGPT, em parceria com a OpenIA. Os proprietários poderão conversar com o carro de forma natural, dando comandos como “aumentar a temperatura do ar-condicionado” ou fazendo perguntas do dia a dia — tudo isso com respostas inteligentes e contextualizadas.  A inovação oferece outras possibilidades, como a montagem de roteiros de viagens ou ainda um resumo sobre as novidades do mercado automotivo. 


O Jeep Avenger possui linhas modernas que se integram a elementos clássicos da marca, como a grade de sete fendas e a caixa de roda trapezoidal, presentes desde os primeiros modelos civis. 

A lanterna traseira em formato de X é outro traço característico, inspirado nos galões de combustível que abasteciam os modelos militares da década de 40. A caixa de roda trapezoidal, além de estética e de ser uma característica marcante da Jeep, tem uma função prática: seu formato facilita a liberação de galhos presos à roda, reforçando o espírito aventureiro da Jeep.  

“O Avenger é ideal para quem tem alma dupla, ou seja, a essência Jeep, mas que também valoriza uma vida cosmopolita e urbana. Suas dimensões são perfeitas para transitar entre esses dois mundos, compacto para o dia a dia na cidade, mas pronto para escapadas de fim de semana e contato com a natureza. Tenho a certeza de que será um grande sucesso no Brasil. Estamos preparando seu lançamento no próximo ano com muita energia. É o início de um novo capítulo da marca Jeep no Brasil”, destaca Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul.  

“Podemos afirmar que o Avenger será o modelo com o maior nível de tecnologia da categoria. O ChatGPT é apenas um exemplo do que está por vir”, complementa o executivo.  


Todo o Legado 4x4 da Jeep  

Já o conceito Jeep® Convoy, é inspirado em veículos militares e vem direto do deserto de Moab, localizado no estado norte-americano de Utah e que se tornou para a Jeep um autêntico laboratório ao ar livre para o desempenho fora de estrada. Em sua 59ª edição, o Easter Jeep Safari é realizado por lá e reúne carros-conceito expressivos e altamente capazes de enfrentar todos os desafios das aventuras off-road.    


O Convoy transforma o Jeep Gladiator Mojave em uma picape única, que carrega o legado e a herança da marca. O modelo traz pintura externa especial fosca Ghost Ops, capô e dianteira redesenhados no estilo “J-truck” com guincho Warn Zeon para 5,4 toneladas.  


A grade personalizada de sete fendas, tradição dos modelos da Jeep, é inspirada no SJ (uma das primeiras pickups da Jeep, lançado nos anos 1960) com iluminação dianteira com LED âmbar integrada, com portas e capota/cobertura de caçamba de lona marrom. Complementam o conjunto os para-lamas de alta abertura e as rodas Warn de 17 polegadas com pneus BFG Krawler de 40 polegadas.  


“A presença do Convoy no Salão é a celebração da autenticidade, da comunidade e da tradição Jeep. Todo ano a marca participa do Easter Safari e o Convoy foi destaque na edição de 2025. É um carro que alimenta a imaginação dos apaixonados pelo off-road”, explica Hugo Domingues.  

 


Inovação e mobilidade   


A Jeep também traz ao salão dois modelos globais, recém-lançados nos Estados Unidos, para sentir a receptividade dos visitantes:  


Jeep Recon 100% elétrico  

O Jeep Recon Moab é 100% elétrico e foi pensado para quem busca liberdade sem abrir mão do estilo. Com capacidade off-road robusta, possui o exclusivo sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain da Jeep que oferece cinco modos de condução para diferentes climas e terrenos.  

O veículo possui motor de 650 cv, 84,5 kgfm de torque instantâneo e autonomia estimada de até 400 km no modo 100% elétrico.  O Recon acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, além de ser o único veículo totalmente elétrico com selo Trail Rated.  


O Recon tem tela de tela de 14,5", a maior já usada pela Jeep, e é o único SUV elétrico com portas removíveis, teto elétrico Sky One-Touch, vidro traseiro basculante e janelas laterais traseiras destacáveis — tudo sem ferramentas. Espaçoso, resistente e pronto para qualquer desafio, o interior do Recon traz materiais artesanais, soluções inteligentes de armazenamento e toques personalizáveis que se alinham ao estilo de vida Jeep — incluindo mais de 170 itens de segurança e proteção, entre equipamentos de série e opcionais.  


O design une elementos clássicos da marca com inovação elétrica moderna, inspirando tanto os fãs fiéis quanto novos exploradores.   


Novo Cherokee, o retorno de uma paixão mundial  

A Jeep trouxe ao Salão um dos ícones mais simbólicos da marca, o Cherokee. Durante o evento, o público poderá conhecer de perto a versão Overland, que foi lançada recentemente no mercado norte-americano. O Novo Cherokee é maior em comprimento, altura e largura em relação ao modelo anterior, e traz linhas mais definidas e formas robustas que remetem aos modelos clássicos da marca.   


Com uma combinação atrativa entre design icônico, eficiência e capacidade, o Novo Jeep® Cherokee conta com novo motor híbrido 1.6 turbo de quatro cilindros, entrega uma autonomia de mais de 800 km com um único tanque e consumo estimado de 15,7 km/l, pronto para levar a aventura ainda mais longe.   


O conjunto entrega 212 cv de potência e 31,8 kgfm de torque, com desempenho e economia para o dia a dia e aventuras prolongadas. O Jeep Cherokee 2026 tem um visual totalmente renovado, inspirado em 50 anos de legado, mas com uma linguagem moderna e marcante.  


“A Jeep está preparada para todo o nível de eletrificação, sem abrir mão do DNA de capacidade e aventura. O Cherokee é um bom exemplo disso, por ser um modelo híbrido autocarregável, que dispensa carregamento externo. Temos à disposição um conjunto amplo de opções e isso nos posiciona de forma estratégica. Estamos preparados para a nova era automotiva, com tecnologia, eficiência e autenticidade”, pontua Domingues. 



Muito além dos SUVs icônicos: Imersão e surpresas  

Quem visitar o “Território da Jeep” no Salão do Automóvel terá contato com uma estrutura moderna que aproxima o público do lifestyle, da capacidade off-road e da liberdade proporcionados pela marca. Um dos destaques é a tela de realidade expandida, que vai proporcionar uma experiência única aos visitantes. O espaço conta ainda com a loja Jeep Gear, que traz toda a linha de roupas, acessórios e produtos exclusivos.  


O Salão do Automóvel também disponibiliza o Drive Experience, que traz com os modelos Wrangler Rubicon, Gladiator Rubicon e o Commander Blackhawk para interessantes testes de direção.

SERVIÇO:  

Salão do Automóvel 2025  

Data: 24, 25, 26, 27 e 28 - 12h até 21h - com entrada até 20h  

Local: Distrito Anhembi – São Paulo/SP.  

Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209.  

Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br 

domingo, 23 de novembro de 2025

Primeiro dia do Salão do Automóvel atrai 50 mil pessoas. Interatividade e novos modelos encantam visitantes e garantem aprovação ao formato renovado



A volta do Salão Internacional do Automóvel confirmou a força da paixão do brasileiro pelo universo automotivo. Mais de 50 mil pessoas circularam ontem, 22 de novembro, pelo Distrito Anhembi, durante a 31ª edição do evento. A expectativa da organização é que esse número se repita neste domingo, 23, e ao longo do próximo final de semana.

Segundo Mayra Nardy, diretora de portfólio da RX, empresa responsável pela organização do Salão, o volume expressivo de visitantes sinaliza não apenas o interesse do público, mas também a retomada do maior evento da indústria automotiva. 

A mostra também foi bem recebida pelos expositores. “Trabalhamos muito para proporcionar ao público dias de visitação mais confortáveis, evitando aglomerações para, assim, preservar a qualidade da interação com os veículos, além das diversas experiências disponíveis”, explica Mayra Nardi.

Para ampliar as opções de acesso ao visitante, a organização oferece transporte gratuito entre a estação de metrô Portuguesa–Tietê e o Distrito Anhembi. Segundo Mayra, além do transfer, os visitantes contam com estacionamento no local e podem utilizar serviços de transporte por aplicativo. “Estamos trabalhando há muito tempo não apenas na exposição e nas experiências, mas também para garantir a melhor estrutura de acesso”, conclui.

Desfile de supermáquinas



Na manhã de domingo, o Salão do Automóvel também foi palco de um encontro que reuniu 120 supermáquinas em frente aos pavilhões. Organizado pela RX em parceria com o Motorgrid, maior grupo de proprietários de hypercars da América Latina, reuniu modelos icónicos como Ferrari, Lamborghini, McLaren, Mustang, Porsche, BMW entre outros. Além da raridade, outro aspecto que chamou a atenção foi o valor envolvido: juntos, os carros ultrapassam a marca dos R$ 100 milhões.

SERVIÇO
31º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo
De 22 a 30 de novembro de 2025
Distrito Anhembi – Rua Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo/SP
Ingressos: www.salaodoautomovel.com.br

Sobre o evento
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o maior encontro da indústria automotiva da América Latina. Reconhecido como a vitrine oficial para os principais lançamentos do mercado, promove experiências imersivas e aproxima os visitantes das inovações tecnológicas que vão moldar o futuro da mobilidade. Organizado pela RX, o Salão retorna em 2025 com sua 31ª edição, de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi (SP). O evento conta com mais de 20 marcas, além de trazer dezenas de modelos icônicos e exclusivos.

Gratidão e reconhecimento com o troféu Amigos do Festuris

Em um gesto de gratidão e reconhecimento, o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado realizou a tradicional entrega do Troféu Amigo do Festuris, honraria criada há 37 anos pelas fundadoras Marta Rossi e Silvia Zorzanello. A cerimônia foi realizada durante a abertura oficial deste ano.

O Troféu Amigo do Festuris é uma distinção especial concedida àqueles que, com dedicação e entusiasmo, ajudaram a projetar o evento e a consolidar sua relevância no cenário do turismo nacional e internacional. Mais do que um reconhecimento institucional, a homenagem celebra o empenho pessoal de quem contribui de forma genuína para o crescimento do Festuris e para a promoção do turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e social.

“O Troféu Amigo do Festuris nasceu de um sentimento puro de gratidão. Desde os primeiros anos do evento, Silvia e eu acreditamos que o sucesso só é possível quando caminhamos juntos, valorizando as pessoas que se envolvem de coração. Esta homenagem está acima de cargos e empresas, ela simboliza a amizade, o respeito e o compromisso de quem acredita no nosso propósito”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris e idealizadora do evento ao lado de Silvia Zorzanello.

A condecoração é pessoal e intransferível, entregue diretamente aos homenageados, reforçando o caráter afetivo e simbólico da distinção. O troféu carrega a essência do Festuris: a união de profissionais, empresários, jornalistas e parceiros que, com esforço e paixão, transformaram a feira em uma das mais importantes plataformas de negócios turísticos da América Latina.

A entrega do Troféu Amigo do Festuris reafirma o compromisso do evento em valorizar as relações humanas e reconhecer aqueles que ajudam a manter viva a essência do turismo: a conexão entre pessoas.

Homenageados com o Troféu Amigo do Festuris 2025

André Krammel

Alejandro Malo

Carlos Antunes

Carlos Vázquez

Clóvis Casemiro

Evandro Novak

Marina Figueiredo

Paulo Atzingen

Roberto de Lucena

Roger Bacchi

Rúbia Carla Andrade

Samir Curi Hallal














Texto: Fernando Gusen | fernando@rossiezorzanello.com.br

Fotos: Festuris/Divulgação

sábado, 22 de novembro de 2025

Coluna Fernando Calmon

  



Coluna Fernando Calmon



Nº 1.378 — 22/11/2025



Mercado e produção crescerão

abaixo do esperado este ano


Os números de outubro demonstram as dificuldades de 2025. As vendas de veículos leves e pesados atingiram 260,7 mil unidades no mês passado, 7,2% a mais que em setembro. Todavia, a comercialização nos primeiros 10 meses deste ano (2,171milhões de unidades) mostrou crescimento em relação ao mesmo período de 2024 de apenas 2,2%.

Já a produção totalizou 247,8 mil, apenas 1,8% mais do que em setembro, porém 0,5% abaixo de outubro de 2024. Ao longo de 2025 saíram das linhas de montagem 2,234 milhões de unidades ou 5,2% a mais que janeiro a outubro do ano passado. Estes números só foram possíveis porque na Argentina, principal mercado de exportação do Brasil, as vendas subiram 50% nos primeiros 10 meses deste ano como reflexo da recuperação da economia no país vizinho.

O programa Carro Sustentável é o que realmente evitará uma queda do mercado interno este ano. De acordo com a Fenabrave, entre 10 de julho e 31 de outubro foram comercializadas 163.403 unidades enquadradas neste segmento incentivado por imposto menor, um aumento de 26%. A entidade das concessionárias não recalculou a previsão de crescimento de 5% das vendas sobre 2024. Já a Anfavea, que previa uma comercialização 7% maior em relação ao ano passado, desistiu de divulgar uma nova projeção de vendas para este ano.

Agora em novembro, a primeira quinzena não foi nada promissora, quando comparada ao mesmo período do ano passado. A retração atingiu 11%. Há dois fatores a indicar um viés negativo e outro positivo. Embora a Toyota tenha retomado sua produção com importação de motores (consequência do vendaval destrutivo da sua fábrica paulista de Porto Feliz) a normalidade só se alcançará até fevereiro de 2026. A marca perdeu vendas por falta de estoques, mas há compradores que preferiram esperar.

Existe, porém, um potencial a favor. A volta do Salão do Automóvel, de 22 a 30 deste mês, pode incentivar a comercialização por impulso, depois de sete anos de interrupção. Apesar da ausência da GM e VW, há um clima de expectativa de atrair um recorde de visitantes para o Distrito Anhembi, local tradicional e amplamente reformado.


Primeiras impressões do Honda WR-V


Logo à primeira vista o novo SUV compacto da Honda chama atenção pela grade retangular clássica, capô elevado e plano, além das lanternas traseiras bem dimensionadas. Apenas a versão de topo do WR-V inclui as indefectíveis (e dispensáveis) barras no teto. Trata-se de um modelo mais em conta do que o HR-V, contudo mantém o mesmo motor flex de aspiração natural, 1,5 L, 126 cv e 15,8 (E)/15,5 kgfm (G). Suas dimensões: comprimento, 4.325 mm; entre-eixos, 2.650 mm; largura, 1.790 mm; altura, 1.650 mm; porta-malas, 458 L; tanque, 44 L. Bom vão livre do solo, 223 mm. Câmbio automático CVT, sete marchas.

Estas medidas destacam-se em relação aos concorrentes e até do HR-V que tem entre-eixos e porta-malas menores. Destaque para pacote de segurança: frenagem autônoma de emergência, assistência de partida em subidas e câmera de ré com três vistas, entre outros. Pormenor interessante: retrovisores recuados permitem vão visível antes das colunas dianteiras. No interior, só há entradas USB-A (mais lentas) para o banco traseiro e faz falta o freio de estacionamento eletromecânico. São muito bons o banco do motorista com estabilização corporal e o espaço para pernas no banco traseiro. 

Respostas ao acelerador não tão convincentes como os turbos, embora apresente boa elasticidade. Uma característica interessante: câmbio permite aplicar freio motor com apenas um toque no acelerador em descidas. Comportamento em curvas, rodagem confortável em pisos irregulares e bom isolamento acústico foram pontos relevantes na viagem de avaliação de Porto Alegre a Xangri-Lá (RS), local do parque eólico da fabricante responsável por toda sua energia elétrica consumida.

Garantia é total de seis anos.

Preços: R$ 144.900 (EX) e R$ 149.900 (EXL).


Maverick Hybrid: consumo menor e tração 4x4


O motor a combustão interna (MCI), gasolina, de 2,5 L (ciclo Atkinson) e um elétrico geram uma potência combinada de 194 cv na picape híbrida Maverick. Torque combinado não pode ser calculado em razão do tipo de caixa de câmbio automática, que varia o torque final conforme aceleração, velocidade e outras variáveis. Assim, é indicado apenas o torque do MCI de 21,4 kgf·m. Na vida prática, houve incremento de desempenho na picape média da Ford, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8 s, nada mau para um veículo de 1.829 kg de massa. E o consumo surpreende: 15,4 km/l, cidade e 13,5 km/l, estrada.

A chegada da tração integral coloca a Maverick Hybrid em outro patamar de versatilidade. O sistema envia torque ao eixo traseiro quando sensores identificam perda de aderência ou condições de piso que exijam mais tração. Inclui um assistente de descidas e cinco modos de condução: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar. Há uma nova central multimídia de 13,2 pol. e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Na avaliação inicial ao longo de 140 km entre São Paulo e Tatuí (SP), a sensação de dirigir a picape híbrida foi muito boa. Os motores a combustão e elétrico trabalham sem vibrações, ruído e aspereza típicos dos de ciclo Diesel. O desempenho fora de estrada, no campo de provas da Ford em Tatuí (recém-ampliado com dois novos prédios), a tração nas quatro rodas demonstrou eficiência em rampas, curvas e trechos escorregadios ao atuar nos momentos certos por demanda.

Assistente de reboque Pro Trailer, empregado bem menos aqui do que nos EUA, facilita bastante a vida de quem precisa usá-lo.

Preço: R$ 239.900.


Haval H6 2026 muda estilo e revisa conjunto híbrido


Reestilização inclui nova grade dianteira e assinatura luminosa. Internamente, console novo, central multimídia maior (14,6 pol.) e carregador por indução mais potente (50 W). Houve também acertos em amortecedores e respostas da direção. Versões PHEV35 e GT utilizam motor 1,5 L turbo e dois motores elétricos, totalizando 393 cv e 78,7 kgf·m. PHEV19 entrega 326 cv e 55,1 kgf·m; HEV2, 243 cv e 55,1 kgf·m.

Trio foi avaliado em pistas secundárias do Aeroporto Executivo Catarina, em São Roque (SP). No interior, novo volante com comandos giratórios facilita ajustes, sem desviar atenção do motorista. Tela da nova multimídia responde rápido, mas concentra muitas funções, o que pode aumentar o tempo de desvio do olhar da via.

Os SUVs absorvem irregularidades do piso de forma mais suave que os modelos anteriores, sem transmitir solavancos secos para a cabine mesmo em mudanças bruscas de trajetória. Nova calibração do pedal de freio, agora com atuador eletrônico, evita a sensação esponjosa do sistema anterior. Integração dos motores elétrico traseiro e dianteiro é perceptível na tração, mesmo em trechos de baixa aderência do piso do Catarina.

GWM terá 12 lançamentos em 2026.

Preços: R$ 223 mil a R$ 325 mil.


MG Motor estreia com três modelos


Pertencente à chinesa SAIC Motors, a marca de origem inglesa inicia operação no Brasil com ofensiva 100% elétrica.

Cyberster. Roadster, tração integral sob demanda. São 510 cv, 73,9 kgf·m e acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 s. Alcance de 342 km (Inmetro), carregamento em 150 kW de 10% a 80% em 38 min. Preço: R$ 499.800.

MG4 XPower. Hatch, tração traseira, 435 cv, 61,2 kgf·m, 0 a 100 km/h em 3,8 s. Alcance 279 km (Inmetro) e recarga rápida (150 kW), 30% a 80% em 22 min. R$ 224.800.

MG5. SUV, tração traseira, 305 cv, 35,7 kgf·m, 0 a 100 km/h em 6,3 s, alcance 351 km (Inmetro) e recarga rápida de 10% a 80% em 26 min. Preço promocional: R$ 219.800.

_______________________________

www.fernandocalmon.com.br


ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.