March, um compacto com DNA japonês, já à venda nas revendas da Nissan a partir de R$ 27.790
Com um leque de modelos de carros que vêm ganhando cada dia maior espaço e gosto do mercado brasileiro a Nissan tem metas objetivas para o Brasil nos próximos anos, visando conquistar mais o consumidor e alargar sua fatia no mercado automotivo, que hoje é 6,5% e para 15%, até 2016. Uma delas é abertura de novas concessionárias em todo o Brasil.
Nissan Modelo 70 Phanton, 1938 |
A marca japonesa que já fabricava carros em 1938 e após a Segunda Guerra Mundial expandiu suas fronteiras aos Estados Unidos, México, Austrália, África do Sul e Taiwan, em 2001, firmou com a francesa Renault uma estratégica aliança comercial e passou a usar a fábrica da marca francesa para produzir uma parte de seus carros, em São José dos Pinhais.
Hoje a Nissan produz os modelos Frontier e Livina – Livina, Grand Livina e X-Gear, na fábrica de São Jos
e dos Pinhais, no Paraná (foto ao lado), e traz do México o sedã Sentra e as versões hatch e sedã do Tiida. Com construção acertada entre o presidente da Renault/Nissan, Carlos Ghosn e a presidente Dilma de uma nova fábrica em Rezende, no sul Fluminense, que deverá custar à volta de R$ 2,6 bilhões, passará a produzir o March no Brasil, em 2014.
Produzido em vários países, entre eles o México, o March mexicano já está à venda no País, abrindo caminho para a chegada do modelo brasileiro. A Nissan abasteceu as revendas com o modelo, em duas versões 1.0 16 v de 74 cv, airbag duplo, computador de bordo, ar quente, ajuste de altura do banco do motorista, em duas versões de acabamento: 1.0 e 1.0S e o March motor 1.6 16V, à venda desde Novembro, na versão de entrada 1.6S, com 111 cv, a mesma potência das versões 1.6SV e a 1.6 SR, que têm visual mais esportivo.
A Nissan ressalta que dois aspetos chamam a atenção no March. Um, é o preço:
March 1.0: R$ 27.790;
March 1.0 Pacote Plus: R$ 28.490;
March 1.0 Pacote Conforto: R$ 31.990;
March 1.0S: R$ 33.390;
March 1.6S: R$ 35.890;
March 1.6SV: R$ 37.990 e o
March 1.6SR: R$ 39.990.
E o outro, as revisões programadas periódicas com peças, óleo e mão de obra incluídos:
10 mil km – R$ 149;
20 mil km – R$ 299;
30 mil km – R$ 249;
40 mil km – R$ 499;
50 mil km – R$ 249 e
60 mil km – R$ 299.
O carro tem três anos de garantia e dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o País. De acordo com a Nissan, o March é um verdadeiro carro novo fruto da inovadora e versátil Plataforma V, responsável por manter o peso baixo do compacto: entre 925 kg e 938 kg na versão 1.0 e, na 1.6SR, a mais equipada, até 982 kg.
Com menos peso e mais estabilidade, há maior economia de combustível e, menor emissão de poluentes. Como o projeto partiu do zero, não foi uma adaptação, o March pôde ser pensado desde o início, gerando um processo de manufatura mais enxuto, que permitiu a redução de 18% componentes em relação à geração anterior. No painel, por exemplo, são 28 aos invés dos 50 de antes.
O March também é um carro muito seguro, pois foi projetado para absorver as forças de um impacto frontal graças às sofisticadas zonas de deformação, que mantêm a integridade da cabine por conta de uma carroçaria altamente reforçada. A frente do modelo também foi pensada para absorver melhor impactos – pelo friso na estrutura em forma de ”U” – e proteger pedestres em caso de atropelamentos (foto abaixo).
O design expressa uma sensação de condução ágil e confiabilidade absoluta. A frente, por exemplo, tem aparência elegante e passa sofisticação. A camada dupla da grade integrada ao para-choque com grande abertura inferior atende a esses requisitos. As linhas arqueadas das janelas, item marcante da identidade dos March anteriores, foram atualizadas.
As laterais com para-lamas proeminentes dão a impressão de os amortecedores estarem no seu interior. Além da sensação de robustez, esta solução permitiu à engenharia posicionar as caixas das rodas nos extremos da carroceria com o objetivo de ampliar o espaço interno – o March tem mais espaço que o padrão para o segmento –, aumentando ainda a estabilidade e melhorando a dirigibilidade.
Os para-lamas elevados também contribuíram para melhorar a visão do motorista e a cintura baixa permite visibilidade lateral superior para tornar a condução mais fácil e segura. A linha elegante do teto recebeu dois “V”, que lembram a forma de bumerangues, pensados para dar maior robustez ao carro sem comprometer a estrutura e a segurança.
A extremidade traseira do teto foi levemente elevada para ajustar o fluxo de ar para os lados, melhorando a performance aerodinâmica. Além disso, cada elemento do March foi projetado para reduzir a resistência ao ar, dos espelhos retrovisores e ao espóiler. Com estas soluções, a Nissan conseguiu um excelente coeficiente de arrasto: 0,33.
Com ampla visibilidade, por conta do parabrisa amplo, colunas “A” mais finas e espelhos retorvisores maiores, conduzir o March no trânsito diário é mais fácil. Outra facilidade está no raio de giro de 4,5 m, que o torna mais fácil de manobrar do que os dois modelos mais vendidos do segmento, com medidas maiores.
CONFORTO E SEGURANÇA
No interior, o amplo espaço tornou-se realidade em boa parte pelas linhas elevadas do teto – o March mede 1,53 m de altura e 1,66 m na largura. Com este resultado, o time de design quis deixá-lo agradável também no interior, assim, surgiu também a forma ímpar de dupla-bolha do painel, com linhas arqueadas e superfícies curvadas, que amplia o espaço da frente para trás.
Apesar de compacto – 3,78 m de comprimento -, o Nissan March tem espaço suficiente para garantir o conforto de todos os ocupantes. A plataforma V permitiu uma distância entreeixos maior (2,45 m) para este tipo de veículo, que, junto com as rodas deslocadas para as extremidades, não só ampliaram o espaço interno, como também melhoraram o acesso e a saída do carro.
E as pernas também ganharam, pois, mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados, os passageiros de trás não se sentem apertados – o espaço do March é um dos melhores do segmento neste quesito também. Outro item que privilegia o conforto é o Comfort Seat, tecnologia de ponta empregada pela Nissan na confecção dos bancos.
Os dianteiros tiveram os suportes laterais dos encostos aumentados ajudando a aumentar o conforto e manter a posição estável do motorista e passageiro da frente, e foi usado um tecido (foto abaixo) que evita o deslocamento do corpo para frente em frenagens. Esta solução contempla também as extremidades alongadas em 20 mm na parte frontal do assento.
A Nissan optou também por espuma de alta densidade (foto), que mantém a firmeza do corpo sem prejudicar o conforto. O banco do motorista com o ajuste de altura, que pode elevá-lo em 40 mm, item de série desde a versão de entrada e não disponível em muitos concorrentes.
O painel de instrumentos tem design inteligente, que facilita a leitura do velocímetro e o conta-giros (item de série desde a versão de entrada), e do computador de bordo. Harmoniza-se com o volante tipo esportivo de três raios com ajuste de altura (a partir da versão 1.0S) e com comandos do aquecimento, ar-condicionado e ventilação, de áudio e outros colocados em posição ergonômica e fáceis de operar.
A segurança passiva conta ainda com airbags duplos de série, oferecidos desde a versão de entrada 1.0 (opcional nos concorrentes diretos), e pré-tensionadores dos cintos com limitador de carga, que dão a tensão inicial na hora de um impacto, evitando o deslizamento para frente de forma brusca.
MECÂNICA
O desempenho combina agilidade, refinamento e balanço. A suspensão frontal é independente, tipo McPherson, e a traseira tem eixo de torção, solução adotada pela Nissan em vários modelos de sua linha.
O motor bicombustível 1 litro (998 cm³) foi desenvolvido pela Renault-Nissan e foi ajustado para se adequar ao desempenho e características do March. Com quatro cilindros em linha e 16 válvulas entrega 74 cavalos de potência a 5.850 rpm e 10 kgfm de torque a 4.350 rpm, tanto com etanol como com gasolina.
Com relações de marchas adequadas para o tipo de motor e de uso, e peso total reduzido, o March tem saídas ágeis por conta das relações curtas da transmissão. Um bom exemplo está na aceleração de 0 a 100 km/h, feita em 14,48 segundos com gasolina, quase três segundos mais rápido do que a melhor marca dos dois concorrentes diretos, e em 13,79 segundos com etanol, pouco mais de 2 mais ágil que os principais concorrentes.
Na opção 1.6 16V (1.598 cm³), o March desenvolve 111 cavalos de potência a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm @ 4.000 rpm, também com qualquer um dos combustíveis. O March 1.6 16V faz de 0 a 100 km/h em 9,88 segundos (gasolina) e 9,49 segundos (etanol).
O March vem com câmbio manual de seis marchas |
Além do citado airbag duplo de série desde o modelo de entrada, outro destaque do March é a direção elétrica progressiva, também disponível em todas as versões (opcional na 1.0) – todos os competidores diretos contam com o sistema hidráulico e sua lista de equipamentos.
Encontrado em todos os veículos de passeio da marca no Brasil, o sistema elétrico oferece ao condutor mais leveza no momento das manobras e em baixas velocidades, tornando a direção progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurança não seja comprometida.
Desde a versão de entrada o March conta com computador de bordo, que agrega funções úteis para ajudar o motorista a dirigir de forma mais econômica. Entre elas estão os consumos instantâneo e médio e a autonomia.
O DNA da Nissan está também em soluções ‘amigáveis’, como a abertura da tampa do tanque de combustível por meio de uma alavanca no painel entre o volante e a porta esquerda, item disponível desde a versão de entrada 1.0. Ao parar para abastecer o veículo, o condutor não precisa sair do seu lugar ou o mesmo tirar a chave do contato.
O March também conta com ajuste de altura da coluna de direção (de série desde a 1.0S e opcional para a 1.0), que ajuda o motorista a encontrar a melhor posição para dirigir em conjunto com o ajuste de altura do assento.
Ao contrário da maior parte dos concorrentes diretos, o Nissan March dispõe também de maçaneta na tampa do porta-malas. Além do conforto, esta solução evita o esforço desnecessário ao se usar apenas a chave do carro a abertura da peça.
O reservatório de gasolina para a partida a frio pode ser abastecido sem a abertura do capô, algo que não é comum para modelos do segmento. No March, basta abrir a tampa de proteção do subtanque, localizada na base do para-brisa, girar o botão e destravar com o bocal com a chave – a Nissan também adota esta solução na linha Livina e Tiida.
Para os ‘esquecidos’, o March tem alarme de advertência sonoro que avisa quando a chave ficou no contato e também se as luzes dos faróis permaneceram acesas após desligar o carro, facilidade não encontrada em outros modelos do segmento.
Uma conveniência que quase nenhum concorrente direto do Nissan March tem é o console longitudinal entre os bancos dianteiros. Indo do fim do painel até pouco depois do freio de estacionamento, a peça comporta três porta-copos (dois na frente e um entre os dois bancos, próximo aos encostos).
Além destes, o March conta com outros dois porta-copos nas portas dianteiras e 10 espaços para objetos distribuídos pelo veículo, como os existentes perto das alças das maçanetas internas das portas e no compartimento acima do porta-luvas.
O porta-malas de 265 litros não é dos maiores do segmento, mas num carro pequeno não vamos querer um espaço de bagagens de carro médio, que triplica quando os bancos traseiros são abaixados.
VERSÕES E EQUIPAMENTOS DE SÉRIE1.0
- Airbags frontais para motorista e passageiro
- Acelerador eletrônico do motor (drive-by-wire)
- Ar quente Banco do motorista com regulagem de altura e “Comfort Seat”
- Computador de bordo Console central com 3 porta copos e porta objetos
- Conta-giros Display digital de quilometragem total e parcial
- Para-sol com espelhos cortesia para motorista e passageiro
- Porta-luvas com tampa
- Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa
- Tampa de combustível com abertura interna
- Tomada de 12V integrada ao console central
- Grade frontal com acabamento cromado
- Retrovisores externos rebatíveis
- Rodas de aço de 14″ e pneus 165/70 R14
- Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2)
- Apoios de cabeça traseiros com regulagem de altura (2)
- Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores
- Cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis e central de 2 pontos
- Limpador de pára-brisa com 3 velocidades com controle intermitente
- Preparação para áudio Antena
1.0S - Todos da versão 1.0 acrescidos de:
- Ar-condicionado portas
- Direção elétrica progressiva
- Abertura e fechamento das e porta-malas por controle remoto
- Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
- Porta malas com iluminação
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria
- Travas elétricas das portas e porta-malas
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos
- Volante de três raios com regulagem de altura
- Calotas integrais Retrovisores externos na cor da carroceria
- Revestimento das portas dianteiras em tecido
- Alças de teto para o passageiro
- Limpador de pára-brisa com nove velocidades com controle intermitente
- Limpador traseiro com controle intermitente
- Travamento automático das portas com o veículo em movimento
Visite o website http://www.nissan-global.com/EN/
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