Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 21 de julho de 2012

QUEM VISITAR A CAPITAL BRITÂNICA, ENTRE 21 DE JULHO E 4 DE AGOSTO, PODERÁ ASSISTIR A UMA INTERESSANTE EXPOSIÇÃO DA COLEÇÃO DOS CARROS BMW ART CAR NUM AUTO SILO NO EAST END DE LONDRES. A ENTRADA É GRÁTIS

Em parceria com a BMW, o gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Londres e o Festival de Londres 2012, o Institute of Contemporary Arts (ICA) ocupará por duas semanas um autosilo, em Shoredith, bairro central de Londres, para apresentar, de 21 de Julho a 4 de Agosto, a emblemática colecção BMW Art Car, em exposição pela primeira vez no Reino Unido.

A exposição é parte do Festival de Londres 2012, uma espectacular celebração de 12 semanas a decorrer em todo o país até 9 de Setembro de 2012. A colecção, iniciada há mais de 35 anos, apresenta carros da marca BMW transformados por alguns dos mais conceituados artistas do planeta, como Alexander Calder, Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Ernst Fuchs, Robert Rauschenberg, M.J Nelson, Ken Done, Matazo Kayama, Cesar Manrique, Jeff Koons, A.R Penck, Esher Mahlangu, Sandro Chia, Jenny Holzer e David Hockney.

21 de Julho - 4 de Agosto 2012, autosilo NCP Great Eastern Street, 35 Great Eastern Street, Shoreditch, London, EC2A 3ER.

Entrada livre
ART DRIVE! A colecção BMW Art Car irá mostrar carros criados por 16 artistas de renome internacional em seis pisos do autosilo NCP Car Park na Great Eastern Street em Shoreditch. O projecto, que reúne a excelência BMW em design de automóveis ao compromisso e paixão do ICA com a arte, será uma oportunidade única tanto para os amantes da arte e do design como para os entusiastas de carros.

A colecção BMW Art Car teve início quando o piloto de corridas e leiloeiro de arte francês Hervé Poulain convidou o seu amigo Alexander Calder a criar um carro que combinasse excelência artística com "um objecto em si já perfeito". O resultado foi um carro de corridas que acabaria por competir nas 24 Horas de Le Mans em1975. E assim nasceu a colecção BMW Art Car.

Desde então, alguns dos maiores nomes da arte contemporânea contribuíram para a colecção, criando um vasto espectro de interpretações artísticas. O carro-arte assinado por David Hockney em 1995 retrata o interior do carro no seu exterior, revelando todo o seu conteúdo, desde peças do motor até um cão atrás do assento do condutor. Rauschenberg utilizou imagens de quadros de Ingres transferidas por métodos de fotografia, enquanto que Andy Warhol e Roy Lichtenstein usaram o carro como tela para retratar a essência da velocidade.

Para assinalar o início do projecto, o carro-arte criado por Jeff Koons foi fotografado diante da Tower Bridge na terça-feira, 3 de Julho.

Para visualizar as imagens, visite:
https://www.press.bmwgroup.com/pressclub/p/de/startpage.htm, sob “Art Car”.

Mais informações sobre toda a colecção BMW Art Car estão disponíveis em:
https://www.press.bmwgroup.com/pressclub/p/pcgl/tvFootageDetail.html?docNo=PF0003039

Para uma visita virtual pela colecção BMW Art Car, acesse: http://www.bmw-artcartour.com/

O Compromisso do Grupo BMW com a Cultura
Nos últimos mais de 40 anos, o Grupo BMW iniciou e empenhou-se em mais de 100 projectos culturais em todo o globo. O enfoque principal da empresa neste seu compromisso de longo prazo são a arte moderna e contemporânea, jazz e música clássica, bem como arquitectura e design. Para o Grupo BMW, liberdade criativa absoluta em todas as actividades culturas nas quais se encontra envolvida é óbvia, uma vez que é tão imprescindível para a criação de obras artísticas pioneiras como o é para grandes inovações numa empresa bem sucedida.

Mais informações:
www.bmwgroup.com/culture e www.bmwgroup.com/culture/overview

A actual exposição do ICA - Days de Bruce Nauman e Soundworks, um projecto online com mais de 130 obras de áudio de artistas de todo o mundo – é apresentada em parceria com a BMW.www.ica.org.uk/soundworks


Sobre o ICA
O ICA (Institute of Contemporary Art) foi fundado nos anos quarenta do século passado por um grupo de artistas e escritores radicais, como espaço para arte experimental e provocante.

O ICA tem uma localização privilegiada no The Mall, no centro de Londres, num edifício do Período Regência desenhado por John Nash. Desde a mudança para a sua morada actual em 1968, o ICA tornou-se o lar da vanguarda artística britânica, e continua a dedicar-se sobretudo ao fomento da arte interdisciplinar.

Conhecido por fomentar a inovação e novos talentos em todas as linhas da arte contemporânea, o ICA escolheu alguns excitantes nomes emergentes do design sediados no bairro londrino de East End para ajudar a realizar este projecto: Julia, Loop.pH e My Beautiful City.

Para o ICA é uma grande satisfação trabalhar com a LOCOG, a BMW e o gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Londres neste prestigioso projecto. Art Drive! oferece uma magnífica oportunidade para alcançar um público novo e mais alargado. O ICA espera poder realizar mais projectos como este no futuro, e assim estender o seu alcance para novos espaços em toda a capital britânica.

Sobre as Olimpíadas Culturais e o Festival de Londres 2012
As Olimpíadas Culturais de Londres 2012 são o maior evento cultural na história dos Movimentos Olímpico e Paralímpico da era moderna. Distribuídas ao longo de quatro anos, foram concebidas de forma a dar a todos os habitantes do Reino Unido a oportunidade de ser parte de Londres 2012 e a promover a criatividade em todas as formas de cultura, especialmente entre os jovens.

O ponto alto das Olimpíadas Culturais é o Festival de Londres 2012, uma série espectacular de eventos a decorrer em todo o país durante 12 semanas, reunindo alguns dos principais artistas de todo o mundo com os melhores do Reino Unido, do solstício de Verão em 21 de Junho até ao encerramento dos Jogos Paralímpicos em 9 de Setembro de 2012. O Festival de Londres 2012 comemora a enorme diversidade, qualidade e acessibilidade da vida cultural no Reino Unido, incluindo a dança, música, teatro, artes visuais, moda, filme, comédia e inovação digital, e proporciona às pessoas em todo o Reino Unido a oportunidade de celebrar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012.

Para mais detalhes sobre o programa, descarregar o guia oficial do Festival de Londres 2012 Festival e inscrever-se para receber informações acesse: www.london2012.com/festival

O Presidente da Câmara Municipal de Londres
O Presidente da Câmara Municipal de Londres está a apoiar uma extensa programação de eventos e actividades culturais de entrada livre, que irá tornar 2012 ainda mais excitante. O Mayor of London Presents é um programa sem precedentes, em que artistas internacionais e organizações culturais de renome mundial se apresentam em todos os cantos da capital britânica, contribuindo para o brilho do Festival de Londres 2012. 

Fazem parte desse programa Secrets: Hidden London, no qual artistas e performers transformam locais escondidos e menos conhecidos; Showtime, o maior festival de arte ao ar livre jamais visto na capital londrina, no qual dezenas de artistas do Reino Unido e do estrangeiro vão a cada bairro da cidade; BT London Live, trazendo acção ao vivo dos Jogos Olímpicos, bem como actividades desportivas e entretenimento ao Hyde Park, Victoria Park e Trafalgar Square; e Surprises, com performances-surpresa e experiências únicas em locais familiares e desconhecidos, acima das cabeças do espectadores e no alto dos principais marcos de Londres. Para ser o primeiro a saber o que irá acontecer neste Verão como Nenhum Outro, inscreva-se ou siga-nos em: 
www.molpresents.com /www.facebook.com/mayoroflondonpresents / www.twitter.com/molpresents

A Equipe do Projecto Art Drive!
Art Drive! irá levar o ICA para Shoreditch pela primeira vez - mais precisamente para o autosilo Great Eastern Street Car Park, que será transformado numa galeria temporária, com particular atenção para a utilização de técnicas e materiais amigos do ambiente para a apresentação e o design gráfico do evento. Neste projecto, o ICA trabalha com três empresas sediadas no leste de Londres, que actuam nas áreas de exposições, apresentação de eventos e design gráfico, respectivamente: My Beautiful City, Loop.ph and Julia.

My Beautiful City
A My Beautiful City (MBC) é especializada na produção de eventos únicos, graças a uma combinação equilibrada de design sofisticado e originalidade, que assegura uma abordagem inovadora na produção e gestão de eventos. A MBC produz eventos à medida para clientes corporativos e particulares em todo o mundo. O seu portefólio inclui eventos internacionais produzidos em Paris, Roma, Nova York, Los Angeles, Tóquio e Moscovo. Criatividade e inovação são a alma de cada produção da MBC, seja ela um show de moda ou um jantar privado, um evento experencial ou o lançamento de um produto, um tour musical ou uma experiência de marca. A equipa baseada em Londres é chefiada pelo fundador/director criativo Robin Scott-Lawson e consiste de experientes gerentes de eventos, designers de cena e de iluminação, animadores de 3D, artistas de instalações, filmadores e fotógrafos.

Julia
Julia é formado por Valerio Di Lucente (Itália), Erwan Lhuissier (França) and Hugo Timm (Brasil). Os três conheceram-se no Royal College of Art em Londres e fundaram o atelier em 2008, após a conclusão dos seus estudos. Os seus trabalhos anteriores incluem design tipográfico, posters, livros, identidades corporativas e páginas Web para instituições culturais e empresas como o magazine Wallpaper, o Royal College of Art, o Design Museum e o British Council, entre outros.www.julia.uk.com

Loop.pH
Loop.ph é um atelier de arte e design sediado em Londres, que actua em escala urbana no desenvolvimento de um novo conceito de vida na cidade. O atelier foi fundado em 2003 por Mathias Gmachl e Rachel Wingfield com o objectivo de desenvolver uma nova prática de design para além de fronteiras de especialidades, servindo de elemento de ligação entre os media digitais e biológicos e promovendo o design participativo e o artesanato urbano.


Para mais informações, por favor contacte:
Dr. Thomas Girst
BMW Group Comunicação Corporativa e Política
Director Comunicação Cultural
Tel: 089-382-24753, Fax: 089-382-10881

Antonia Niederländer
BMW Group Comunicação Corporativa e Política
Porta-voz Comunicação Cultural
Tel: 089-382-10422, Fax: 089-382-10881

Leonie Laskowski
BMW Group Comunicação Corporativa e Política
Comunicação Cultural
Tel.: 089-382-45382, Fax: 089-382-10881

Internet: www.press.bmwgroup.com
E-mail: presse@bmw.de

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.