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quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Duas versões, T e TXS, do novo SUV Caoa Chery Tiggo 5X foram apresentadas na fábrica da marca, em Anápolis. Já à venda nas concesssionárias a partir de R$ 86..990, o carro com motor flex com 150 cv, turbo e câmbio de seis velovidades, mostrou-se seguro, de boa dirigibilidade, confortável e rápido.



Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Disposta a enfrentar o renhido e concorrido, mercado dos SUVs, o conglomerado Caoa Chery apresentou, ontem, em sua fábrica de Anápolis, a cerca de 70 jornalistas especializados do setor automotivo brasileiro, sua menina dos olhos, o novo Tiggo 5X que neste mês natalino já está à venda nas 65 concessionárias da marca, nas versões T, por R$ 86.990 e a top de linha TXS por mais R$ 10 mil - R$ 96.990.



A bossa deste lançamento é a projeção em laser do nome do carro no chão ao abrir a porta. 



O Tiggo 5X é o primeiro SUV da marca com motor turbo flex, 1.5, de 150 cv, abastecido com etanol, e 147 cv, a gasolina, e 21,4 kgfm de torque, que lhe confere bons arranque e retomadas, graças também ao desempenho câmbio alemão, automatizado de dupla embreagem DCT (permite trocas mais rápidas), de seis velocidades. 



O consumo do carro, apesar do peso elevado,  graças ao turbo, é de 7km/l ciclo urbano e 9 km/l na estrada, com etanol, subindo para 10 km/l na cidade e 13 km/l, na estrada, abastecido com gasolina.



Senti falta, num carro do nível e do preço do Tiggo 5X, de aletas de troca manual de marchas no volante, que podem ser feitas, apenas, na alavanca do câmbio.



O acabamento deste SUV sinobrasileiro é de bom padrão e nota-se a preocupação do fabricante - exaltada pelo CEO da Caoa Chery, Márcio Affonso - com esse item de tanta importância para os consumidores.



Bancos de couro confortáveis, espaço generoso para as pernas, descanso de braço nos bancos da frente e de trás, um amigável sistema de multimídia e o design equilibrado e moderno - a leveza da traseira lembra a do Mercedes Classe A - formam um conjunto que torna o Tiggo 5X um carro atraente.





Construído na plataforma T1X, cuja característica é criar veículos seguros e dinamicamente eficazes, o Tiggo 5X tem, de acordo com a fábrica, 60% de aço de alta resistência na sua estrutura e 8% nos pontos nevrálgicos da carroceria que garantem firmeza na condução e segurança e durabilidade estrutural.



O Tiggo 5X, calçado com rodas de 18" mostrou no teste de suspensão uma boa absorção de ruídos e de desníveis da pista, sem barulhos na carroceria e painel e comportamento normal nas curvas, mesmo as mais fechadas, com respostas imediatas de aceleração e bom desempenho dos freios ABS, com EDB (distribuição eletrônica da força).



E no teste de aceleração o turbo do motor 1.5 deixou claras suas funções no carro. Depois de um leve delay, atraso, normal, o motor responde com disposição e velocidade, o que é importante nos arranques e ultrapassagens que exigem eficazes retomadas de velocidade.



O Tiggo 5X, que vem equipado com rodas de 17" na versão T e de 18" na TXS, tem no meio do painel uma tela HD de 9", sensível ao toque, com conectividade para smartphones com Apple Car Play ou Android, com espelhamento do celular, câmera de ré. 



Na tela é comandado ainda o sistema de ar condicionado, telefone e rádio. 



Numa outra tela de 4,8" no painel de instrumentos, além da leitura normal do desempenho do carro e dados do computador de bordo, o Tiggo 5X oferece ainda o controle de pressão e da temperatura dos pneus. 



No volante, de couro, há botões de controle de som, piloto automático. Ao lado, o botão de acionamento do motor Start & Stop, pois o carro traz chave presencial.




O Tiggo 5X é dos maiores de seu segmento, com 4,338 m, mas o porta-malas não é dos mais amplos, apenas 340l, que com os bancos traseiros rebatidos chega a 1.100l. Possui air bags frontais e de cortina, banco do motorista com regulagem elétrica e volante com controle de profundidade e altura, teto solar panorâmico.


A distância do chão deixa o Tiggo 5X apto para enfrentar os irregulares redutores de velocidade

Durabilidade
Um detalhe revelado pelo gerente da divisão de Emissões e Durabilidade, Arkc Dutta, chamou a atenção, durante a visita ao setor. Explicou que os propulsores são submetidos a dois testes de durabilidade: carga média (Pick Power) de 400 h mantendo o motor em ritmo utilização urbana e estrada, e outro de carga máxima de 600 h, que corresponde à rodagem do carro durante 600 km na velocidade máxima. Neste caso, os motores e os câmbios chegam a atingir 1.600 graus de temperatura. 



Com esses testes, a Caoa Chery pretende que os motores dos carros que fabrica cumpram longas quilometragens sem problemas. Isso deixa clara a preocupação da fábrica em derrubar a fama de xinguilingue dos produtos - entre ela dos carros - chineses.

Márcio Affonso reforça esse esforço com o oferecimento de um serviço de pós-venda que inclui a entrega rápida de peças de reposição a um preço justo e revisões sem demora. Para tal, a Caoa Chery ampliará das atuais 65 para 111 o número lojas pelo Brasil, em 2019. 



O Tiggo 5X tem três anos de garantia para o carro completo e cinco anos para motor e câmbio, e custa, na versão T, R$ 86.990 e, na versão TXS, R$ 96.990.

Arnaldo Moreira viajou a convite da Caoa Chery

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