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quarta-feira, 25 de novembro de 2020

TEST-DRIVE: Mais robusto, confortável, seguro e bom de estrada, o Novo Duster Ironic 2020, tem motor 1.6 com 16,2 kg de torque e 128 cv. Um turbo tornaria este Duster invencível. Em três versões custa a partir de R$ 78.990

   Texto e fotos: Arnaldo Moreira

O mundo automotivo atualmente é dominado pelos SUVs, a ponto das marcas mais caras do planeta optarem pela fabricação do modelo. O Blog esta semana recebeu da Renault para avaliá-lo para seus leitores, o novo SUV Duster, neto do que suportou bem as agruras do Rally Dakar, nos anos 2013 a 2016. É um novo carro, mais robusto, confortável e espaçoso, com um design moderno e atraente, um dos mais bem recheados de tecnologia entre os SUVs, e com bem mais itens de série do que o modelo anterior. Não sendo um ponto negativo, até porque se trata de um propulsor confiável, a Renault manteve o mesmo motor 1.6 SCe com 120 cv e 16,2 kg de torque, para mover um carro mais pesado, que vai de 0 a 100 km/h em 12,4 s (e) e 12,3 (g). Atende bem às necessidades tanto na estrada quanto na cidade. O Novo Duster é oferecido nas versões: Zen, R$ 78.990 com câmbio manual e R$ 84.990 automático CVT; Intense R$ 95.290; e Ironic R$ 99.290, ambos CVT.

O Duster Ironic - avaliado - o mais alto das três versões por conta das rodas de 17"e pneus 115/60 Continental, à primeira vista mostra ser um carro estradeiro e pronto para viagens longas. Tem boa dirigibilidade, os bancos de couro abraçam o corpo e os assentos são firmes. O banco de trás, com dois apoios de Isofix, acomoda com conforto dois passageiros adultos e uma criança. 


Todos têm encostos de cabeça e cintos de segurança de três pontos, o do meio preso no teto. O espaço para pernas é bom e a altura disponivel mesmo para as pessoas mais altas é bem amplo.


O interior tem bom acabamento. O painel é de plástico duro de boa qualidade, assim como a cobertura das portas e laterais que têm detalhes em tecido. O console central também de plástico, tem porta-copos e porta objetos, e só o banco do motorista tem encosto de braço. 


As quatro saídas de ar condicionado têm palhetas horizontais, decoradas por apliques de direcionamento do ar cromomados, sob a tela de multimídia, as teclas, tipo piano, de acionamento de faróis de nevoeiro entre outros. O ar condicionado é digital e não tem saídas para os passageiros do banco traseiro, que no entanto contam com tomada de 12V.


O sistema de multimídia Easy Link de 8", sensível ao toque, tem acesso aos sistemas Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré e ainda câmeras de frente e laterais, eliminando o ponto cego, gestão de dispositivos, som, telefone, espelhamento de smartphone, etc.

 


O computador de bordo no painel de instrumentos é visível numa tela LCD, entre o velocímetro e o conta-giros analógicos, apresenta os dados completos do funcionamento do carro, inclusive indicador de troca de marchas.



O Novo Duster difere de seu irmão mais velho no tamanho, mas não só. A frente se destaca por seu porte mais agressivo e avantajado, pela nova grade com faróis de novo design e luz diurna (DRL) e um pára-choques novo, saliente, ostentando os faróis auxiliares e os de nevoeiro na parte inferior da saia.



Nas laterais, com novo desenho, chamam à atenção os apliques decorativos de fixação dos pisca-pisca, entre a linha da porta e o pára-lamas mais encorpados e com caixas das rodas maiores. 


Na traseira, além da nova tampa do porta-malas o que chama a atenção são as novas lanternas que fazem lembrar as do Jeep Renegade, de que diferem no desenho em cruz. 


Os dois racks facilitam o transporte de carga no teto e embelezam o carro, que ganhou um up grade que o melhorou muito.


Um dos mais avantajados entre os seus concorrentes da sua categoria, com 4,376 m, tem um porta-malas de 475 l, dos maiores do segmento, que aumenta para cerca de 700 l com o banco traseiro rebaixado.   


O novo volante em couro, de ótima pegada, tem ajustes de altura e profundidade, e os controles do piloto automático e do som e telefone. A chave é presencial tipo cartão que destrava as portas e abre o porta-malas.

A tampa do motor tem amortecedores 

Motor é o conhecido 1.6 SCe, flex, de 120 cv, bem equilibrado com um desempenho honesto compatível com os 16,2 kg de torque trabalhando em parceria com o câmbio CVT de seis velocidades X-Tronic. Os dados de consumo do Duster Ironic : na área urbana - 7,2 km/l (etanol) e 10,7 km/l (gasolina) e na estrada: 11,1 km/l (g) e 7,8 (e). O carro vai de 0 a 100 km/h em 12,3 s, com gasolina e 12,4 s com etanol e tem velocidade máxima 172 km/h.

Fiquei pensando o teste inteiro o que seria este Duster Ironic com um motor turbo. 

Com ignição em um botão no painel, o Duster possui o sistema star-stop que desliga o motor ao imobilizar o carro, e o modo ECO, gerando economia de combustível. 

Suspensão deixou o Duster mais confortável absorvendo muito bem os efeitos dos buracos e outros desníveis do piso, e tornando o carro bom de curvas e firme em velocidades mais elevadas. 


Os 23,7 cm de altura livre do solo e os ângulos de entrada (30°) e saída (34,5°) ajudam nos terrenos ruins. O isolamento acústico é eficiente e ajuda o silêncio no habitáculo.


Não entendi o motivo porque a Renault optou por equipar este Novo Duster apenas com os airbags para o motorista e o carona, obrigatórios, economizando no quesito segurança ao não instalar pelo menos airbags de janela. Conta com controles de estabilidade e de tração, auxiliar de partida em rampa e sensores de ponto cego.



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