Rio de Janeiro, 29/4/2022 – Um dos sobrenomes mais reconhecidos na história da linhagem da picape Nissan Frontier no Brasil também está renovada e aparece pela primeira vez em público na Agrishow 2022: a Nova Nissan Frontier Attack. No evento, um dos mais importantes do agronegócio do país, a nova versão é um dos destaques do estande da marca japonesa.
A nova versão Attack, seguindo o desenvolvimento de toda a linha da Nova Frontier, é baseada em três pilares principais: design, tecnologia e robustez. O resultado é um veículo capaz de enfrentar os mais variados tipos de terreno, mas sempre com muito conforto e segurança.
Demostrando que foi realmente desenhada para fazer mais. No caso dessa versão icônica, ela mantém a tradição surgida pela primeira vez em 2005 e apresenta um estilo diferenciado, marcante e ainda mais robusto.
No design externo, ela se destaca das demais pelos grafismos exclusivos e vários detalhes de acabamento em preto, como as rodas – que têm aro 17 –, maçanetas externas, retrovisores, estribos laterais e rack de teto, além dos faróis de máscara negra. Por dentro, o acabamento também tem detalhes específicos para essa versão.
Ao mesmo tempo, o modelo integra as novas tecnologias e evoluções da Nova Nissan Frontier, o que inclui também mais itens de conforto, segurança e novidades técnicas, como os seis airbags e os freios a disco nas quatro rodas de série.
Sem falar da suspensão traseira única do segmento – multilink com molas helicoidais que trabalha em conjunto com um eixo rígido –, que ganhou novos ajustes nos amortecedores, do reconhecido motor diesel 2.3 16V Biturbo acoplado a uma transmissão automática de 7 marchas com modo sequencial e do sistema de seleção de tração com opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. Um conjunto que faz essa nova Attack ainda mais surpreendente.
E mesmo com toda a evolução de design e com mais equipamentos de série, a Nova Nissan Frontier Attack chega às concessionárias da marca com o mesmo preço da sua versão anterior: R$ 263.690.
Attack, um sobrenome marcante da linha Frontier
O sobrenome Attack surgiu na linha Frontier no Brasil em 2005, quando a opção foi lançada pela primeira vez como série especial da antiga geração da picape, na época produzida no país. Inicialmente, a Nissan colocou no mercado, em setembro de 2005, um lote de 800 unidades. Como a forte aceitação dos consumidores e concessionários, a marca decidiu estender sua produção até 2008.
Em 2011, o nome retorna e passa oficialmente a ser usado como versão da linha Frontier. Desde então, a Attack conquista cada vez mais fãs e integra cada nova geração da picape japonesa no mercado nacional.
Neste caminho de evolução, o nome também foi usado em uma picape-conceito baseada na Frontier e apresentada no Salão do Automóvel de Buenos Aires, em junho de 2017.
Esse modelo especial, depois, deu origem a Attack de produção que foi lançada no fim de 2018 no Brasil e deixou de ser comercializada recentemente. Agora, mais capítulo dessa história tem início com a Nova Nissan Frontier Attack.
Nova Nissan Frontier: Desenhada para fazer mais
A nova linha da picape da marca japonesa chega às concessionárias do Brasil repleta de novidades, começando pelas versões. Agora ela tem seis versões, sendo três inéditas.
Além das configurações S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior, há as novas opções SE, Platinum e a diferenciada PRO-4X. Estas duas últimas dividem o topo da linha com foco em públicos distintos.
A Nova Nissan Frontier tem um desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível.
A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan – cria uma frente poderosa, que destaca sua capacidade de ir a qualquer lugar. Na parte traseira, as lanternas de LED mostram a sofisticação do novo design.
A caçamba também mereceu atenção especial. A picape da Nissan apresenta uma excelente combinação de carga útil e volume. Para isso, o compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora e capacidade para receber até 1.054 litros de carga e carregar até 1.043 kg, de acordo com a versão.
O para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba. Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel e, ainda, uma tomada de 12V. Além disso, a tampa do compartimento recebeu dois amortecedores que reduziram o peso na hora de sua abertura, permitindo que se possa manipulá-la com apenas uma mão.
Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, seguem a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”.
O painel de instrumentos tem a maior tela TFT do segmento, de 7 polegadas, e a única com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela, a picape ainda conta com uma tela de 8 polegadas para o sistema multimídia no console central.
A Nissan equipou a linha Nova Frontier com um pacote inovador de tecnologias, que traz vários equipamentos de segurança e conforto incomuns em seu segmento. Eles fazem parte da visão Nissan Intelligent Mobility e tornam este modelo o mais avançado da história da Frontier.
Entre as muitas tecnologias integradas está o conjunto que forma o Nissan Intelligent Safety Shield, um escudo de segurança para o veículo, ajudando a proteger o motorista e os passageiros de riscos potenciais e proporcionando tranquilidade.
A integração dessas tecnologias oferece níveis superiores de conforto, segurança e conveniência, permitindo que os clientes se sintam confiantes em usar seu veículo para trabalho e lazer. Por isso mesmo, a lista de tecnologias, que varia de acordo com a versão, conta com vários equipamentos inéditos no segmento.
- Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW)
- Assistente Inteligente de Frenagem (FEB)
- Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA)
- Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW)
- Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP)
- Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA)
- Alerta de Ponto Cego (BSW)
- Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI)
- Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD)
- Assistente de Altura e Intensidade dos Faróis (HBA)
A lista de equipamentos, porém, ainda inclui várias outras tecnologias. Desde a versão de entrada, a Nova Nissan Frontier é equipada com sistema de auxílio de partida em rampa (HSA); controle automático de descida (HDC); bloqueio do diferencial traseiro com limitador (LSD); e controle eletrônico de frenagem (EBD). A segurança dos usuários ainda é garantida em todas as versões por seis airbags, sistema I-Isofix e alerta de uso dos cintos dianteiros e traseiros.
O DNA de força e robustez da linha Nissan foi a um novo patamar com a Nova Frontier. O modelo apresenta novas tecnologias e passou por uma evolução mecânica em comparação a sua antecessora. No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard, Sport, Off Road e Tow.
Este recurso se une ao reconhecido sistema Shift-on-the-fly para seleção de tração, que permite a fácil troca entre as opções 4X2, 4X4 High e 4X4 Low. A versão PRO-4X ainda conta com o Bloqueio do Diferencial Traseiro, para garantir ainda mais disposição para enfrentar as adversidades.
A nova picape da Nissan mantém as características de sua linhagem e apresenta a melhor capacidade off road do segmento com excelente ângulo de ataque/saída e distância livre do solo. A Nova Nissan Frontier tem 31,6º de ângulo de ataque, 25,7º de saída e 25,2 cm de vão livre, o que permite que ela supere os obstáculos mais severos.
Se a suspensão já era um destaque do modelo anterior da Frontier, agora ainda foi refinada com a adoção de novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Já a suspensão dianteira com braço duplo assistido por barra estabilizadora garante o conforto e segurança.
Os freios também apresentam a melhor solução disponível no segmento. São a disco nas quatro rodas. Para também reforçar a segurança, melhorar o consumo de combustível e reduzir os desgastes dos pneus, a picape vem equipada com Sistema de Monitoramento da Pressão dos Pneus (TPMS).
A Nova Nissan Frontier possui duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm. Este propulsor, adequado às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32.
Esse consagrado e eficiente motor da Nissan confere a força necessária para a picape transportar cargas pesadas na caçamba, ou arrastar 3.500 kg, tornando-a ideal também para realizar diferentes tarefas no asfalto ou no fora de estrada.
Pensando no reboque dos mais diversos tipos de carga, o modelo ainda conta com Assistente de Oscilação do Reboque (TSA). Esse sistema detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo identificado pelo sistema VDC (Vehicle Dinamic Control), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.
O TSA reduz a oscilação do reboque pela ativação do freio, sendo que o VDC controla a pressão do freio lado a lado para mitigar o balanço. É exatamente o balanço a principal causa de incidentes com trailers e reboques.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário