Coluna Fernando Calmon
Nº 1.230 — 11/12/22
Ano de 2023 será o das picapes
de todos os tipos e preços
Trata-se, por um lado,
de coincidências e de outro, alguns atrasos de modelos que deveriam ter
estreado este ano. O lançamento mais aguardado é a nova picape Montana de porte
intermediário (entre compacta e média). A Chevrolet divulgou, ao longo do ano,
vários filmes do carro disfarçado, mas como sempre comentei aqui as dimensões
externas seriam as da Oroch e não da Toro. Por enquanto só foram divulgados
comprimento de 4.720 mm e largura de 1.800 mm (Oroch, 4.719 mm e 1.834 mm,
respetivamente).
Para ter ideia do
espaço interno falta a distância entre eixos (ainda não divulgada), mas
possivelmente deve ser um pouco maior, pois a Oroch tem para-choques
protuberantes e o bom entre-eixos de 2.830 mm.
A Montana, de fato, apresenta
um estilo frontal bem próximo ao da Toro, embora a GM afirme que está “em
sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet”. Na parte
traseira o desenho é moderno e harmonioso com manuseio leve da tampa da
caçamba. Esta tem o generoso volume de 874 litros contra 683 da Oroch e até
próximo da Toro (937 litros).
O motor é o mesmo do
SUV Tracker: 1,2 L, turbo flex, 133 cv (E)/132 cv (G) e 21,4 kgf.m (E)/19,4
kgf.m (G). Nas versões mais caras vêm com câmbio automático epicíclico de seis
marchas, mas haverá o manual para a versão de entrada, também de seis marchas. Preços
para entregas em fevereiro: R$ 134.490 (LTZ) e R$ 140.490 (Premier).
Na fila de
lançamentos de picapes em 2023 a primeira a chegar é a versão híbrida da
Maverick. A Ford confirma que terá tração apenas dianteira e motor a gasolina de
2,5 litros (ciclo Atkinson) sem antecipar potência e torque combinados, nem se o
preço será menor que o atual modelo. No próximo ano estreia a inteiramente nova
Ranger produzida na Argentina. Ford e GM importarão suas picapes grandes F150 e
Silverado, respectivamente.
Outro lançamento vem
da confirmação de entrada da Fiat no segmento das médias. Tudo aponta para a
versão da marca italiana da Peugeot Landtrek, montada no Uruguai com
componentes chineses e vendida na Argentina e outros mercados sul-americanos. A
Peugeot teria desistido de lançar a picape com a sua marca, decisão semelhante
à da Renault que descartou vender aqui a Alaskan por ser igual à Frontier. A
Fiat oferecerá o motor turbo flex de 1 L e três cilindros para a Strada.
Por fim haverá o lançamento da Ram 1200 que aproveitará a mecânica e o monobloco da Toro, porém com dimensões maiores.
Média diária de vendas supera 10.000 unidades
Novembro foi o melhor
mês de 2022 até agora em vendas diárias: 10.200 unidades de veículos leves e
pesados. Embora o volume acumulado nesses 11 primeiros meses seja negativo em
1,3%, a tendência com os resultados projetados para dezembro se alinha à
previsão da Anfavea de um crescimento anual de cerca de 1% sobre 2021.
A produção em 2022 já
deverá superar a do ano passado na segunda semana deste mês. Assim os percalços
com a escassez de semicondutores, embora não superados, estão amenizados.
Projeções para 2023 serão anunciadas em janeiro próximo.
Envelhecimento da
frota circulante no Brasil, de fato, vem ocorrendo. No entanto, este é um
problema mundial. A produção global de veículos caiu e se recupera lentamente este
ano e em 2023.
Estoque total nas fábricas e concessionárias passou de 28 dias em outubro para 29 em novembro. As vendas financiadas ainda estão bem abaixo das médias históricas, reflexo da subida dos juros.
Fiat Fastback une estilo e desempenho
Desde quando começou
as vendas em setembro até os primeiros dias de dezembro foram 7.000 unidades
emplacadas, apesar de ter encarecido neste período. O Fastback superou as
expectativas da Fiat entre outros motivos por parecer maior do que os 4.427 mm
de comprimento sugerem, além do desenho elegante da coluna traseira.
Nada de barras no
teto que, em geral, estão lá apenas para efeito visual discutível. Essa
elegância do SUV cupê, no entanto, acaba por diminuir o espaço para a cabeça no
banco traseiro para pessoas de maior estatura. Porta-malas de 516 L (padrão
VDA) também se destaca, inclusive pelo vão de abertura.
O desempenho com motor turbo flex de 1,33 L/185 cv e 27,5 kgf.m (E) e caixa automática de seis marchas está acima da média do segmento. Apesar de freios a tambor nas rodas traseiras não senti deficiência de desaceleração, mesmo em velocidades mais altas. Também mostrou equilíbrio em curvas, sem subesterço exagerado. Freio de imobilização eletromecânico, com função de acionamento automático muito útil no para e anda do trânsito, é acionado também ao colocar a alavanca seletora do câmbio na posição P.
AEA aponta tendências tecnológicas no Brasil
Regulamentações
existentes e as que virão nos próximos anos colocam o País dentro do contexto
mundial de descarbonização veicular. Para isso a Associação Brasileira de Engenharia
Automotiva (AEA) contribui com dois estudos que acaba de anunciar. O primeiro é
sobre a continuidade da evolução tecnológica dos veículos leves em eficiência
energética, consumo de combustível, emissões, conectividade e segurança
veicular. Tudo considerando as matrizes energéticas no Brasil que estão entre
as mais limpas do mundo.
A segunda iniciativa
é uma cartilha que explica o cálculo de emissões do poço à roda. Hoje não basta
saber o que é emitido do motor à roda pois veículos elétricos têm emissão zero
nesta etapa. A segunda fase do programa governamental Rota 2030 começa em 2027
e levará em conta o ciclo completo. Dados públicos foram usados para se chegar
ao que realmente interessa, os números de CO2 equivalente (CO2
eq). Para ver: https://aea.org.br/inicio/wp-content/uploads/2022/11/AEA_CARTILHA-CALCULO-POCO-RODA.pdf .
ALTA RODA
TECNOLOGIA da
informação enfrenta um desafio: encontrar profissionais disponíveis. Trata-se
de deficiência global e vai se agravar no Brasil. Ford Academy é uma iniciativa
da subsidiária brasileira em conjunto com o Senai para treinar jovens com mais
de 18 anos e de baixa renda. Pretende atender, na primeira fase, 200 alunos em
2023 para cursos semestrais. Depois serão encaminhados ao mercado de trabalho.
HONDA HR-V recebeu o
título de Carro do Ano 2023 da revista Autoesporte numa disputa apertada com o Fiat
Fastback e o Citroën C3. Em outras categorias venceram: Kia Sportage (Carro
Premium do Ano), Porsche 718 GT4 RS (Superpremium), Ford Maverick (Picape),
Peugeot e-2008 (Elétrico), Volvo C40 (Elétrico Premium), BMW iX (Elétrico
Superpremium), Audi Q5 (Híbrido), Caoa Chery 1.5 PHEV (Motor abaixo de 2
litros) e Volvo PHEV (Motor acima de 2 litros).]
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