Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Turismo deve movimentar
cerca de R$ 158 bilhões
O turismo brasileiro vem
sendo muito importante para o setor da economia nacional, na geração de emprego
e renda. As empresas do setor turístico estão organizando, profissionalizando e
planejando melhor os setores do trade do turismo, com isso o resultado está
sendo positivo, com a movimentação do turismo interno intenso, além da previsão
da chegada recorde de 7 milhões de turistas estrangeiros.
Pelos estudos da
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),
a projeção é o turismo brasileiro faturar R$ 157,74
bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, representando um
crescimento de 1,7% em relação à temporada anterior. Esse período concentra a
maior movimentação do setor e representa cerca de 44% da receita anual, crucial
para a saúde financeira de empresas, principalmente micros e pequenas.
Conforme o Índice de
Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), o faturamento real já supera em 6,9% os níveis pré-pandemia. São Paulo
(R$ 51,4 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 19,0 bilhões) e Minas Gerais (R$ 17,2
bilhões) concentram 55,5% das receitas projetadas.
Com o crescimento do
número de passageiros, tanto em voos nacionais quanto internacionais, a CNC
prevê que os turistas destinem boa parte de seus gastos a bares e restaurantes
(R$ 70,67 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 37,55 bilhões). O transporte
aéreo e a hospedagem também prometem bom desempenho, impulsionados pela queda
recente de 21,1% nos preços das passagens, contrastando com o aumento superior
a 50% nos anos anteriores.
A presença recorde de
turistas estrangeiros é outro fator de impulso. Dados do Ministério do Turismo
e da Embratur indicam que 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil entre
janeiro e setembro, com destaque para argentinos (1,4 milhão), norte-americanos
(464 mil) e chilenos (420 mil), que juntos representam 51% dos visitantes
internacionais. Até setembro, os gastos de estrangeiros somaram US$ 3,7
bilhões, um aumento de 14,8% em relação ao ano anterior.
Diante da
expectativa de aumento da receita, o setor turístico deverá demandar mais mão
de obra formal entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. A CNC projeta a criação
de 76,5 mil vagas temporárias, o maior número desde 2015, quando foram criadas
85,2 mil vagas. Atualmente, o setor emprega 3,51 milhões de trabalhadores
formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.
Segundo o economista da
CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, o setor mantém trajetória
ascendente. “As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na
economia.
As contratações nos
setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o
crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que
elevam as condições de trabalho”, afirma Bentes.
Espera-se que o segmento de alimentação lidere as contratações, com 54,2 mil vagas, seguido pelo setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.842, representando um aumento real de 1,9% frente ao mesmo período do ano passado.
Circuito Liberdade tem programação na Semana da Consciência Negra
Os espaços participantes apresentarão uma programação especial, convidando o público a refletir sobre as diversas formas que o preconceito racial pode assumir na sociedade.
Parceria entre Fecomércio
e Casa do Turismo BH
Para o presidente da
Fecomércio MG, Nadim Donato, a parceria estratégica permitirá que a cidade se
posicione como um importante destino de grandes shows, congressos e eventos
internacionais. “Belo Horizonte precisa expandir sua capacidade de captar
eventos de grande porte. Esse trabalho em conjunto com a Casa do Turismo será
essencial para revigorar a visibilidade da nossa capital”, afirma Donato. A
Casa do Turismo, com experiência na realização de eventos e iniciativas que
impactam toda a cadeia do turismo local, agora contará com suporte direto da
Fecomércio MG para ampliar suas ações.
Segundo a presidente da
Casa do Turismo ,Erica Drumond, a união entre as instituições
representa uma conquista esperada há 20 anos, com a qual a Fecomércio passa a
reconhecer a relevância do turismo para o progresso de Belo Horizonte e de
Minas Gerais. “Essa parceria é marcada por profissionalismo, ética e visão de
longo prazo. Juntas, Fecomércio, Cetur e Casa do Turismo podem alçar Belo
Horizonte a novos patamares, levando nossa capital para o cenário
internacional”, destacou Erica Drumond.
O plano das entidades
inclui também a promoção de estabelecimentos locais, como shoppings,
restaurantes, museus e outros atrativos turísticos de Belo Horizonte, ampliando
a oferta para o público que visita a cidade. “Com esse planejamento
estruturado, vamos mobilizar empresas de todos os portes, fortalecendo o
turismo local e atraindo novos consumidores”, completou Drumond, que reconhece
Nadim Donato como peça-chave para a consolidação dessa união.
O turismo é um motor
essencial para a economia de Belo Horizonte, gerando oportunidades e
movimentando setores como bares, restaurantes, hotéis e o comércio em geral.
Donato ressalta que o aumento na circulação de turistas não só incrementa a
economia local, mas também traz novos investimentos para a cidade, beneficiando
diretamente pequenas e médias empresas. “O turismo gera uma movimentação
econômica intensa, atraindo recursos de fora e beneficiando mais de 92% dos
pequenos e médios empresários da capital”, afirma.
Há 85 anos, a Fecomércio
MG, que reúne o Sesc, Senac e sindicatos empresariais em Minas Gerais, atua em
defesa do setor terciário do estado. Sob a liderança de Nadim Donato, a
entidade representa mais de 740 mil empresas mineiras, contribuindo para a
melhoria das condições de trabalho, promoção de benefícios e fortalecimento do
comércio estadual em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Santiago Marriott Hotel
Los Condes
Localizado no famoso
bairro de Las Condes, na moderna e pujante zona leste da capital chilena, o
Santiago Marriott Hotel é uma perfeita opção de hospedagem tanto para o público
corporativo quanto o de lazer, apresentando uma estrutura completa. O endereço
desse empreendimento é estratégico para os turistas e visitantes,
principalmente aqueles que vão praticar esqui nos meses de abril a outubro; O
hotel fica ao lado do shopping Parque Arauco, um dos maiores da cidade, e a
poucas quadras do metrô, que é a melhor maneira de chegar ao centro histórico e
financeiro de Santiago.
Além disso, por estar no leste de Santiago, o hotel também oferece fácil acesso às estradas que levam aos Andes. Muitas pessoas, inclusive, optam por passeios bate e volta até as estações de esqui mais próximas à capital (como Valle Nevado e Farellones), enquanto se hospedam no Santiago Marriott Hotel. É um dos hotéis mais visitados por brasileiros, principalmente os que vem de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Em 25 andares, há mais de
260 quartos em diferentes categorias, sendo inclusive os mais espaçosos da
região. Destaque para a decoração clássica, os banheiros em mármore e as
janelas amplas, que dão acesso a vistas deslumbrantes da cidade e das montanhas
andinas ao redor. Dos apartamentos você pode observar a beleza das montanhas
nevadas.
Algumas acomodações têm
capacidade para famílias inteiras em configurações diversas, como duas camas de
casal, sofá-cama ou até mesmo sala de estar em ambiente separado e suíte com
dois quartos. Vale destacar ainda que o hotel é pet friendly.
Aberto a todos os hóspedes, o Nao Health & Fitness Club é um espaço de bem-estar que reúne SPA com serviços de massagens (mediante agendamento), academia completa e piscina e jacuzzi aquecidas ao ar livre.
Cartão de visitas do
Santiago Marriott Hotel, o lobby impressiona por ter um ambiente amplo e um
lindo projeto arquitetônico, com pé direito alto e teto arqueado e envidraçado.
O desenho remete a um grande barco. Bem no centro fica o Akun Lounge & Bar,
um ambiente mais descontraído, com cardápio de aperitivos e drinks. Ao lado
fica o Akun To Go, um café perfeito para quem quer um serviço rápido de bebidas
quentes, lanches e snacks para viagem.
O premiado e bem frequentado Latin Grill
O destaque gastronômico
do Santiago Marriott Hotel fica por conta do premiado e bem frequetado Latin
Grill, considerado um dos melhores restaurantes de Santiago. Também aberto ao
público externo, apresenta um ambiente clássico, requintado e aconchegante,
onde a refeição é acompanhada pelas notas de um piano, além de um serviço muito
atencioso.
O cardápio traz
ingredientes típicos chilenos e transforma receitas clássicas em exemplares de
uma cozinha moderna e cheia de sabores. Destaque para os peixes e frutos do
mar, seja no bem servido ceviche com leite de coco e temperos tropicais, nas
lâminas de locos (mariscos típicos do Chile), servidas aqui em uma apresentação
bem contemporânea, e no estofado de côngrio, peixe chileno cozido à perfeição e
acompanhado por um molho de vinho tinto.
Para fechar a experiência, deliciosas sobremesas compõem o cardápio, com receitas clássicas como crème brûlée, pavlova com frutas vermelhas, profiteroles e ovos nevados.
Destaque também para a carta de vinhos e drinks. O Latin Grill funciona para almoço e jantar e conta com um espaço externo. informações em: marriott.com.br.
Informações para a Coluna Minas
Turismo Gerais do Jornalista Sérgio
Moreira: sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário