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sexta-feira, 7 de março de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira



Turistas estrangeiros deixaram cerca de R$ 5 bilhões no Brasil

Atraídos pelas belezas naturais, pela diversidade cultural e pelos inúmeros atrativos nacionais, cada vez mais turistas estrangeiros têm escolhido destinos brasileiros para curtir as férias, passear ou viajar a negócios.

O turismo no país vem crescendo nos últimos anos com a construção de novos hotéis, a profissionalização da mão de obra, além de grande divulgação das atrações do país no exterior. O Brasil recebeu mais de 1,4 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2025, e esses visitantes deixaram US$ 805 milhões na economia local. Os dados, divulgados no final do mês passado pelo Banco Central (Bacen) e compilados pelo Ministério do Turismo, representam um gasto médio de aproximadamente US$ 2 mil por viajante estrangeiro. O resultado marcou o melhor mês de janeiro da última década.


Atraídos pelas belezas naturais, pela diversidade cultural e pelos inúmeros atrativos nacionais, cada vez mais turistas estrangeiros têm escolhido destinos brasileiros para curtir as férias, passear ou viajar a negócios. Em dez anos, a entrada desses recursos internacionais cresceu 24%, impulsionando diversas atividades econômicas ligadas ao turismo. Em janeiro de 2016, esses turistas injetaram US$ 650 milhões na economia do país, US$ 115 milhões a menos do que o registrado este ano.

Essas divisas do turismo que ficam no Brasil são muito importantes para os destinos, e muito democráticas também. Elas ajudam a gerar desenvolvimento emprego e renda. Esse dinheiro fica com o taxista, com o vendedor de mate na praia, com o garçom, com o restaurante, e a gente não pode esquecer que 95%
dos negócios de turismo do Brasil são de micro e pequenas empresas.

O crescimento ao longo dos anos também é visível na série histórica. No ano passado, o valor gasto por turistas de outros países no mês de janeiro foi de US$ 801 milhões, 32% superior a 2023, quando o montante registrado no mesmo período foi de US$ 604 milhões. Investir no turismo é um caminho estratégico para o desenvolvimento nacional. “Esforços na promoção do país no exterior, na melhoria da infraestrutura turística, na capacitação da mão de obra do setor e na ampliação da conectividade com novas rotas internacionais resultaram em mais receita sendo injetada diretamente na economia do Brasil

Trem Rio-Minas vai encantar passageiros


Imagine sentir o balanço suave de um trem deslizando sobre trilhos, enquanto paisagens deslumbrantes passam pela janela. Agora, pense em unir essa experiência à riqueza histórica e cultural de duas das regiões mais encantadoras do Brasil: Rio de Janeiro e Minas Gerais. Pois bem, esse sonho está prestes a se tornar realidade com o Trem Turístico Rio-Minas, um projeto que promete resgatar a magia das ferrovias e conectar pessoas, histórias e paisagens.

 

O renascimento das ferrovias

O trem, essa invenção de quatro letras que já foi o coração do transporte no Brasil, está prestes a ganhar nova vida. Após anos de espera, o contrato para o projeto foi assinado, e a previsão de inauguração é para junho de 2025. O trajeto inicial percorrerá 37 km entre Chiador (MG), Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ), com capacidade para 837 passageiros. Futuramente, o percurso será expandido para incluir outros cinco municípios mineiros, totalizando 160 km de trilhos repletos de história, cultura e belezas naturais.

overlay-cleverQuem está por trás dessa iniciativa é a empresa de logística VLI e a ONG Movimento Nacional Amigos do Trem. Juntas, elas assinaram em dezembro de 2024 um Contrato Operacional Específico (COE). A VLI investiu cerca de R$ 40 milhões na recuperação do trecho, além de ceder locomotivas, oficinas ferroviárias, pátios e linhas de manobra. Já a ONG Amigos do Trem será responsável pela operação e administração do projeto, celebrando a história ferroviária brasileira e impulsionando o turismo na região.

Um projeto que vai além dos trilhos

O Trem Turístico Rio-Minas não será uma experiência que promete encantar os passageiros. O percurso entre Chiador, Sapucaia e Três Rios oferecerá uma combinação única de belezas naturais, cultura e história. Em Chiador, por exemplo, os turistas podem se encantar com as cachoeiras e a rica diversidade natural. Já em Sapucaia, conhecida como a “Cidade das Mangas”, é possível saborear a culinária típica da roça, apreciar o artesanato local e visitar as antigas estações de trem, transformadas em centros de arte e cultura.

Em Três Rios, a aventura é garantida. A cidade é famosa por suas atividades ao ar livre, como rafting no rio Paraibuna, onde os turistas podem descer 22 km entre seis corredeiras. Além disso, a região oferece opções de rapel, tirolesa e escalada, tornando-se um paraíso para os amantes de esportes radicais.

Você pode apoiar esse projeto!

Para que esse sonho se torne realidade, a ONG Amigos do Trem está realizando uma vaquinha on-line com o objetivo de arrecadar R$ 30.000,00 para a manutenção dos carros de passageiros e revitalização dos equipamentos. Até o momento, foram arrecadados R$ 4.223,00 de 62 apoiadores. Contribuir para essa iniciativa não apenas ajuda a preservar a história ferroviária, mas também estimula o turismo, gera empregos e promove o desenvolvimento econômico das regiões envolvidas.

Uma viagem no tempo e na natureza

O Trem Turístico Rio-Minas é um projeto que celebra a nossa história e a nossa cultura. Ele nos convida a embarcar em uma viagem que resgata o encanto das ferrovias e nos conecta com as belezas naturais e tradições de duas das regiões mais ricas do Brasil. Seja pela nostalgia de uma época em que os trens eram o principal meio de transporte, seja pela emoção de uma primeira viagem, esse projeto promete ser uma experiência inesquecível para todos os passageiros.

Sindloc analisa mercado de motos

Nos últimos anos, o mercado de aluguel de motocicletas no Brasil tem registrado um crescimento exponencial. O fenômeno é impulsionado por uma combinação de fatores que incluem o aumento da demanda por soluções de mobilidade acessíveis, o crescimento do segmento de delivery e a popularidade de aplicativos de transporte compartilhado.

Para especialistas de mobilidade, o crescimento pode ser explicado pelos altos custos de aquisição e manutenção de veículos próprios. Este modelo de negócio é especialmente atrativo para trabalhadores do setor de delivery, que buscam reduzir seus gastos iniciais e operacionais.

O aluguel de motos oferece uma solução flexível para quem precisa de mobilidade, mas não tem condições de adquirir o veículo. Além disso, a manutenção fica por conta da empresa locadora, o que alivia a preocupação dos condutores. 

Outro fator que tem impulsionado o setor é a flexibilidade dos planos de aluguel. De contratos diários a mensais, os usuários podem optar pelo modelo que melhor se adapta à sua necessidade e orçamento.  

Os números mais recentes do setor mostram que as locadoras de motos atingiram em 2023 a maior frota de todos os tempos no Brasil. O montante alcançado é de 77.638 unidades, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla). Este número representa um avanço de 79,5% sobre 2022.

De acordo com a Abla, as empresas de locação emplacaram 37.216 novas motocicletas em 2023, o que representa um crescimento de 28,3% sobre o resultado de 2022, quando a frota era formada por 46.256 unidades.

A chegada desse nicho de mercado possibilitou o acesso ao trabalho para muitos motociclistas. Estima-se que 70% dos trabalhadores de aplicativos e delivery que utilizam motocicletas alugadas não teriam como ingressar no mercado sem essa opção.

Para Leonardo Soares, Diretor Executivo do SINDLOC-MG, este é um nicho em franca expansão. “Nos últimos meses estamos percebendo não só a chegada de novas locadoras específicas desse nicho, como também a migração de algumas empresas tradicionais para esse segmento”. Além disso, a transição para veículos elétricos também promete abrir novas possibilidades, embora ainda seja preciso enfrentar desafios relacionados à infraestrutura de recarga e ao custo inicial dos veículos.

Pensando nesses impactos, o SINDLOC-MG  realizou um evento para discutir o mercado atual e as tendências para este nicho de mobilidade. No dia 25 de fevereiro, o sindicato recebeu empresários do setor, associados e parceiros, na sede da entidade para o “Café com Motos”. “O SINDLOC-MG que já é uma entidade forte na representação das empresas tradicionais de aluguel, também atuará na representação das locadoras de motocicletas e, por isso mesmo, queremos conhecer e se aproximar desse nicho de negócio”, afirma Leonardo.

Segundo o Diretor Executivo, o encontro foi aberto para os empresários que já são associados, mas também para quem ainda não é. Foi uma oportunidade de apresentar a instituição e entender as demandas desse ramo de atuação. “Sabemos que é uma locação que tem uma complexidade diferente da locação de automóvel, principalmente de carro leve, então queremos conhecer os riscos e as principais dores que esses empresários têm para, a partir disso, buscar novas parcerias e treinamentos específicos”.

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Troféu Cores do Turismo será entregue para Antonietta Varlese

Reconhecimento do Festuris aos feitos em prol da comunidade LGBT+ chega ao quinto ano de homenagens

A vice-presidente sênior Sustentabilidade, Comunicação e Relações Institucionais da Rede Accor, Antonietta Varlese, é o nome que vai representar a diversidade no 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorre de 6 a 9 de novembro, na Serra Gaúcha. Nesta edição do evento, é ela que recebe o troféu

Cores do Turismo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 Foto: Danilo Borges                          

“Entregar o troféu Cores do Turismo para Antonietta é um reconhecimento justo e necessário à sua dedicação à defesa de duas causas fundamentais para a construção de uma sociedade mais evoluída: inclusão e sustentabilidade. Sua atuação exemplar demonstra que a justiça social e a preservação do planeta são lutas interligadas, pois não há verdadeira sustentabilidade sem inclusão, e não há inclusão sem um compromisso com o bem-estar coletivo e o respeito à diversidade”, exalta o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Antonietta é executiva com mais de 20 anos de experiência em ESG, comunicação corporativa e relações públicas. Atua com foco em diversidade, equidade e inclusão, gestão de crises, relações governamentais e comunitárias. Liderança em equipes multigeracionais, multiétnicas e transversais. Antonietta trabalha para o Grupo Accor desde 2013, e atualmente ela gerencia a estratégia para 14 países e mais de 450 hotéis.

Antonietta também trabalhou na BAT Itália e fez parte de outras instituições como Citibank e Governo da cidade de São Paulo. É graduada em Jornalismo com MBA em Marketing e especialização pela Universidade de Syracuse.

Ela é membro do Conselho da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e da Associação Internacional de Viagens LGBT. Em 2022, foi eleita TOP+100 Executivos Poderosos do Turismo.

A homenagem existe há cinco anos e já reconheceu o trabalho e trajetória de personalidades como Clovis Casemiro, Alex Bernardes, Saulo Santos e Maria do Céu.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO - Clovis Casemiro foi o primeiro nome a receber o troféu Cores do Turismo. Ele é Gerente de Membros da IGLTA (Associação Internacional de Viagens LGBTQ+) para América do Sul e Portugal e destaca a relevância deste reconhecimento.

“O Troféu Cores do Turismo veio para trazer e posicionar a importância do Festuris quando pensamos em diversidade e inclusão”, comenta. 

“E neste ano, ter a Antonietta da Rede Accor ganhando o troféu Cores do Turismo é algo muito importante para nós. A Rede Accor foi a primeira no Brasil a trazer todas as suas comunidades LGBT internas, depois conversou com seus fornecedores e chegou aos seus clientes de forma muito participativa de ações a favor da comunidade LGBT, tanto dentro do turismo, como das associações”, acrescenta. 

E esse trabalho chegou na Accor mundial. “A Antonietta começou a falar isso no Brasil e isso se expandiu de uma forma muito importante aqui nos países da América Latina até chegar na sede da Rede Accor na Europa. E virou planejamento da rede em entender cada vez mais o turismo LGBT, entender suas equipes LGBTs e trazer a importância da diversidade e inclusão no turismo mundial”, finaliza Clovis.

O Espaço LGBT no Festuris

Diversidade vai agregar destaque ao Espaço LGBT+ do Festuris

O Espaço LGBT+ cresce a cada ano e está preparando uma importante contribuição para o segmento turístico de inclusão. A vanguarda como pioneiro em feiras do setor, vai chegar ao 16º ano dentro do Festuris – Feira Internacional de Turismo, abrindo portas para ampliar sua importância no âmbito da diversidade. Uma das novidades para este ano está na nomenclatura, identidade visual e composição do ambiente que dará destaque para “Espaço LGBT+ Diversidade”.

O objetivo é ampliar para uma visão mais global da diversidade e envolver novos expositores. O executivo do Espaço, Dan Hay, está muito empolgado com essa expansão e confirma que a equipe já está em tratativas com organizações para prospectar esse trabalho de inclusão. Segmentos afro, indígena, étnico e PcD estão no guarda-chuva da diversidade e que terão vez no Festuris junto com o tradicional movimento LGBT+.

O principal reflexo dessa ampliação é garantir mais visibilidade para outros nichos de turismo que integram o tema da inclusão. O palco de conteúdo também está sendo projetado para ampliar as temáticas de discussões.

“O turismo é extremamente democrático. Não existe distinção. O Festuris sabe disso e faz questão de dedicar atenção, espaço e destaque para todos os nichos”, enfatiza o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

A 37ª edição do Festuris ocorre de 6 a 9 de novembro, nos pavilhões do Serra Park, em Gramado/RS. Neste ano o tema do evento é “Reimaginando o Amanhã”. Mais informações no www.festurisgramado.com.br ou pelas redes sociais @festurisgramado

Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira enviar: sergio51moreira@bol.com.br  /  @sergiomoreira63

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