Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Passeios no barco turístico na lagoa da Pampulha começam este ano
O tour na Lagoa da Pampulha acontecerá de quinta a domingo com três partidas diárias entre 8h e 17h. Os ingressos serão gratuitos e disponibilizados em site próprio. O passeio terá a duração de uma hora e percorrerá trajeto que possibilitará contemplação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, idealizado por Oscar Niemeyer.
Barco já está na margem da lagoa -
Foto: Leonardo Augusto
O barco que será utilizado nos passeios na Lagoa da Pampulha já está pronto para iniciar os percursos, que deverão começar entre os dias 20 e 25 de dezembro, conforme anunciou o prefeito Álvaro Damião, no dia 13 de dezembro, que esteve com integrantes da Marinha, na vistoria no cartão postal da .
O barco está ainda em terra às margens da lagoa, próximo ao Museu de Arte Moderna. Ao lado de representantes da Marinha, o prefeito realizou neste sábado vistoria no trajeto que será realizado pelo barco.
A data exata para o início do passeio não foi definida porque o barco precisará passar por adaptações. Será plotado com a logomarca da prefeitura e ganhará uma plataforma superior. A embarcação chegou dia 12 de dezembro à tarde na capital. As partidas acontecerão do Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
"Hoje é um dia muito importante para nós, belorizontinos, mineiros, para todos aqueles que gostam da Lagoa da Pampulha. No dia 13 de dezembro, dia do marinheiro, a gente oficializa a navegação na Lagoa da Pampulha", afirmou Damião, após a vistoria. Conforme o prefeito, ainda há esgoto sendo lançado na lagoa, mas não nos pontos pelos quais o barco passará.
Inicialmente, somente o barco da prefeitura e lanchas da Marinha têm autorização para a navegação. "Volto a frisar que navegar não é direito para nadar. A navegação vai ser feita através de um decreto, autorizativo da prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, que tem nos ajudados muito", afirmou o prefeito.
Conforme o prefeito, outras embarcações serão autorizadas posteriormente. "Aquele que tem o sonho de andar de jet ski, dentro da lagoa, como eu também tenho. Que tem o sonho de andar com o barco dele dentro da lagoa, vai ter que aguardar um pouco mais. É tudo muito novo. A gente vai devagar com responsabilidade. Por enquanto são passeios que as poderão fazer nessa embarcação que ganhou a licitação da prefeitura".
BH terá “Madrugão”
Uma antiga reivindicação da população, comerciantes e trabalhadores para que os ônibus circulem na madrugada na capital mineira, agora é realidade. A partir da meia noite de sábado , dia 13 de dezembro, começam a circular o ônibus, o “ madrugaão”, batizado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, 127 linhas vão atender a população entre 0h e 3h59, além da criação da Linha 10 (Circular Noturno), que fará conexão direta com importantes áreas de vida noturna da cidade e com o Move, com o percurso da linha por alguns dos principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí), Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes (Rua Marília de Dirceu), Praça Raul Soares e Mercado Novo, além da área hospitalar e das estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro.
As mudanças foram definidas a partir de uma pesquisa origem-destino realizada entre julho e agosto com trabalhadores e empresários dos setores de comércio e serviços. O estudo mapeou hábitos de deslocamento, horários de pico e padrões de viagem durante a madrugada, subsidiando a reestruturação da rede.
Entre as melhorias trazidas pela rede Madrugão está o aumento na frequência e redução do tempo de espera; expansão da cobertura em áreas de maior movimento; melhoria das conexões entre rotas; e novos atendimentos aos bairros.
O transporte noturno abrange viagens iniciadas entre 0h e 3h59, mas a análise também considerou deslocamentos que começam a partir das 22h, garantindo maior integração com o fim da operação diurna, que hoje conta com 300 linhas.
Atualmente, após meia-noite, a rede se reduz para 123 linhas. Com o Madrugão, a operação passa a contar com 128 linhas, reorganizadas para atender melhor quem trabalha, estuda ou frequenta a cidade durante a madrugada.
O destaque da nova rede é a Linha 10 (Circular Noturno), criada para facilitar a circulação na região central e conectar áreas de maior demanda com as estações do Move. A tarifa será de R$ 5,75 e, com o Cartão BHBUS, o usuário pode utilizar qualquer outra linha do sistema municipal, dentro de 90 minutos, sem pagar uma segunda tarifa, garantindo mais economia e facilidade no deslocamento.
A Linha 10 irá operar das 23h20 às 4h, com partidas a cada 25 minutos. Os veículos serão do sistema Move, do tipo BRT Misto. O percurso da linha passará por alguns dos principais polos da vida noturna de Belo Horizonte, incluindo Estação Central (com acesso à Rua Sapucaí), Floresta, Praça da Liberdade, Savassi, Lourdes (Rua Marília de Dirceu), Praça Raul Soares e Mercado Novo, além da área hospitalar e das estações de transferência Carijós e Rio de Janeiro.
Além da criação da Linha 10, o Madrugão inclui 37 viagens adicionais aos domingos, 33 aos sábados e 32 nos dias úteis em 20 linhas noturnas, além de alteração de itinerários em 20 linhas, adequando os trajetos à demanda identificada pela pesquisa.
Pesquisa sobre a demanda noturna e ferramentas para o usuário- A pesquisa realizada com trabalhadores e estabelecimentos que atuam no período noturno mostrou que 35% dos funcionários deixam o trabalho entre 20h e 5h, com pico entre 22h e 23h. Entre os trabalhadores ouvidos, 75% trabalham em Belo Horizonte e 60% residem na capital, com destaque para a Regional Oeste.
Já a maior concentração de postos de trabalho está na Regional Centro-Sul. O levantamento também avaliou 246 estabelecimentos, dos quais 148 encerram as atividades entre 20h e 5h (60%). A maior parte deles está localizada na Regional Centro-Sul.
A concentração de bares e restaurantes em pontos como a Savassi e Bairro de Lourdes evidencia a necessidade de uma rede mais conectada. A Linha 10 surge justamente para solucionar a dificuldade desses trabalhadores e clientes, reduzindo transbordos e tempo de espera.
Para facilitar o acesso às informações, uma página exclusiva sobre o transporte noturno na página da Sumob terá os horários de funcionamento das estações, mapa da rede e itinerários, mapa interativo e destaques de pontos de atratividade, como bares e restaurantes.
CCBB - BH
O Salão das Artes, uma mostra vibrante da produção artística e artesanal mineira, irá ocupar as galerias do térreo e o pátio do CCBB-BH, na praça da Liberdade, entre os dias 11 e 14 e de 18 e 21 de dezembro, sempre das 11h às 20h. A iniciativa se integra à Vila Mineiridade, uma das novidades do Natal da Mineiridade deste ano.
A mostra irá conectar o público a uma diversidade de produtos feitos de forma artesanal, valorizando a essência cultural de Minas Gerais. A feira irá receber expositores de diferentes segmentos, apresentando itens de moda, artes visuais, cerâmicas, decoração, acessórios, mobiliário vintage, marcenaria, esculturas, roupas de casa, brechós, além de cafés, pães e outras delícias culinárias.
Mostra coletiva apresenta releituras e memórias de um símbolo que atravessa séculos (Pintura: Regina Moraes)
Para a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega, a iniciativa valoriza os artesãos e fortalece a economia criativa do estado: “O Salão das Artes reafirma a força e a identidade da produção mineira, aproximando artesãos, artistas e pequenos empreendedores do grande público. Integrar esse movimento ao Natal da Mineiridade potencializa nossa economia criativa, gera renda, amplia oportunidades e celebra o que Minas Gerais tem de mais essencial: o talento e a diversidade cultural do nosso povo.” O Salão das Artes é um espaço de conexão real entre o público e artesãos, artistas e pequenos produtores mineiros. “O projeto nasceu com a intenção de ocupar lugares emblemáticos da cidade e aproximar as pessoas dos processos criativos. A primeira edição foi realizada em agosto no Parque do Palácio, antiga residência dos governadores de Minas Gerais. Agora, o Salão das Artes chega ao Circuito Liberdade e ocupa o CCBB BH por dois fins de semana, integrando a Vila Mineiridade", explica o produtor Aluiser Malab.
Com curadoria de Mary Arantes, referência nacional no segmento, o evento reúne cerca de 120 participantes de diferentes regiões do estado. Nascida no Vale do Jequitinhonha, Mary destaca o valor simbólico e cultural presente na seleção dos expositores: “O que antes era visto como simples artesanato ganhou acabamento, identidade e ressignificação. É uma arte que soma, que ocupa novos espaços e rompe barreiras impostas às chamadas ‘artes menores’. Além disso, toda a produção apresentada valoriza matérias-primas naturais e processos artesanais, feitos etapa por etapa, da madeira ao objeto final, da fibra à bolsa, pura economia sustentável e circular”, afirma.
Com a proposta de fortalecer a economia criativa, o Salão das Artes funciona como uma vitrine para os pequenos produtores. A curadoria privilegia trabalhos autorais e convida o público a praticar o consumo consciente, valorizando o impacto positivo das compras diretas.
O Salão das Artes conta com o patrocínio da Copasa, Instituto BAT Brasil, Codemge e Itambé, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e com o apoio do CCBB BH, da Prefeitura de Belo Horizonte, CDL/BH, Palácio da Liberdade, Circuito Liberdade, Fundação Clóvis Salgado e Natal da Mineiridade. A produção é da Malab Produções, com coprodução da DM Corporate e a realização é do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado.
Circuito da Liberdade
O Salão das Artes compõe a programação oficial da Vila Mineiridade, novo espaço instalado na Praça José Mendes Júnior, entre a Rua da Bahia e a Praça da Liberdade. O local reúne mais de 30 expositores, com destaque para o artesanato e a culinária mineira, além de uma ambientação especial que celebra o Natal inspirado nas tradições do estado.A curadoria gastronômica é assinada por Marcelo Annaká, que preparou uma seleção de pratos típicos para acompanhar o passeio do público pelas luzes e atrações da Vila.
Circuito Liberdade - O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
Gesto, Arte e Vida no Centro de Arte Popular
O Centro de Arte Popular inaugura dia 11 de dezembro, a exposição “Presépios: Gesto, Arte e Vida”, uma coletiva que reúne diferentes olhares e linguagens em torno da força simbólica, estética e afetiva dos presépios. A mostra convida o público a revisitar um dos ícones mais presentes no imaginário coletivo, revelando sua potência como espaço de criação, contemplação e diálogo entre passado e presente.
Com cerca de 120 expositores, evento celebra o artesanato e a diversidade cultural de Minas Gerais, integrando a programação do Natal da Mineiridade (Foto: Estúdio Arado)
Com curadoria de Marcos Esteves e Michel Salazar, a exposição apresenta presépios que transitam entre o doméstico, o popular e o contemporâneo. Obras em cerâmica, madeira, tecidos e outras materialidades ampliam a compreensão da Natividade para além da representação religiosa. Textos curatoriais abordam referências históricas e antropológicas, apontando o presépio como gesto – aquele que atravessa o tempo, guarda memórias e se reinventa em novas mãos, territórios e afetos.
Partindo da experiência de São Francisco de Assis, que há oito séculos deu forma ao presépio como vivência comunitária, “Presépios: Gesto, Arte e Vida” propõe ao visitante um percurso sensível, um mapa do afeto. Cada obra tensiona a memória e o cotidiano, convidando o olhar a reconhecer no gesto da criação algo que pertence a todos nós.
Participam da exposição os artistas Ângela Costa, Angélica Santana, Elisa Pena, Heloisa Prado, Letícia Pinto, Lili Zaramela, Lorena Mascarenhas, Marcelo Silva, Márcio Silva, Michel Salazar, Regina Moraes, Robson Emerick e Zanne Neiva, com participação especial de Lenice Pitanguy.
Centro de Arte Popular - Integrante do Circuito Liberdade, o Centro de Arte Popular abriga um acervo diversificado, com peças em madeira, cerâmica, tecelagem e outras linguagens, distribuídas em dezesseis coleções. Com programação educativa permanente, o CAP é referência na preservação e difusão da arte popular mineira, promovendo encontros entre memória, tradição e criação contemporânea.
Exposição “Presépios: Gesto, Arte e Vida”
Abertura: 11/12, às 19h
Período de visitação: 11/12 a 22/01/26; de 3ª a 6ª, das 12h às 18h30; sáb., dom., e feriados, das 11h às 17h
Local: Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes)
Vila Galé Collection Ouro Preto homenageia as mulheres na ceia do Réveillon
O Vila Galé Collection Ouro Preto já iniciou a contagem regressiva para as comemorações de final de ano. O empreendimento, que foi inaugurado em Minas Gerais em maio deste ano, irá receber seus hóspedes em grande estilo no Réveillon, com direito a banda ao vivo, decoração temática e uma ceia especial que irá homenagear as mulheres.
Seis nomes importantes que marcaram a história de alguma forma serão homenageados com pratos inspirados em suas trajetórias. São eles: Carolina Maria de Jesus (escritora e diarista), Amália Rodrigues (cantora e atriz), Maria de Lourdes Modesto (chef portuguesa), Margherita de Saboia (primeira rainha consorte da Itália unificada), Maria Quitéria de Jesus (primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro) e Anita Garibaldi (revolucionária brasileira).
Durante a ceia, os hóspedes poderão se deliciar com pratos como o "Caldo da Resistência - Feijão de Carolina", um saboroso e nutritivo caldo de feijão preto, preparado de forma simples, mas com temperos que realçam seu sabor, como alho, cebola, louro e um toque de pimenta, finalizado com um fio de azeite, cheiro-verde fresco e pequenas rodelas de linguiça defumada ou bacon crocante.
Maria Quitéria de Jesus é considerada a primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro – porém seu alistamento não foi tão fácil. Para poder ser um soldado e lutar pela independência do Brasil, ela se disfarçou de homem e conseguiu provar seu valor, se destacando por sua coragem e sendo, inclusive, promovida. O menu homenageia essa importante figura histórica com uma moqueca de peixe com mariscos, já que Maria Quitéria adorava pescar.
Para fechar, o arroz doce “Memórias de Portugal” homenageia a chef Maria de Lourdes Modesto. Ela foi responsável por resgatar e valorizar a culinária tradicional portuguesa, pesquisando e difundindo receitas autênticas por todo o país.
“Celebramos essas figuras inspiradoras através desses seis pratos e sobremesas especiais” declara Clodoaldo Ramos, chef executivo da rede Vila Galé. “Vale destacar que a oferta gastronômica para o Réveillon se completa com uma vasta seleção de saladas, acompanhamentos, opções quentes, além de pratos que já são tradição no Ano Novo da Vila Galé, como a lagosta grelhada e uma variedade de frutos do mar frescos”, finaliza.
Para informações e reservas acesse o site www.vilagale.com
Santa Casa BH lança Projeto Amigas do Peito e traz tecnologia inédita para acelerar diagnóstico do câncer de mama
Iniciativa reúne inovação, mutirão de mamografias e sustentabilidade assistencial para oferecer mais precisão, menos dor, mais segurança e cuidado às mulheres no SUS
A Santa Casa BH, maior hospital do Brasil em número de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), lançou dia 11 de dezembro, o Projeto Amigas do Peito, uma iniciativa que promete mudar a forma como milhares de mulheres serão diagnosticadas e tratadas contra o câncer de mama em Minas Gerais. O programa chega para ampliar o acesso, qualificar o diagnóstico e dar mais agilidade ao tratamento de uma das doenças que mais afetam mulheres no país.
O Amigas do Peito nasce com três frentes de atuação que se complementam: a chegada da estereotaxia, tecnologia de ponta que permite realizar biópsias minimamente invasivas com precisão milimétrica; a realização de um mutirão de 100 mamografias para agilizar o rastreamento e reduzir a fila de espera do SUS; e a garantia de sustentabilidade assistencial, por meio do custeio das agulhas específicas utilizadas na mamotomia — insumo de alto custo não financiado pelo SUS e cuja aquisição foi viabilizada com apoio da deputada estadual Carol Caram.
A cerimônia de apresentação do projeto e inauguração oficial da nova tecnologia aconteceu no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) da Santa Casa BH, e contou com a presença do provedor da instituição, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, médicos e demais gestores da Santa Casa BH. O evento também foi prestigiado pela deputada estadual Carol Caram e parlamentares convidados.
Mutirão de Mamografias -Uma das primeiras ações do projeto será o mutirão de mamografias, no próximo domingo, dia 14 de dezembro, das 8h às 17h, no CDT da Santa Casa BH. Os exames serão destinados exclusivamente a mulheres encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde. A mobilização pretende antecipar diagnósticos, reduzir a ansiedade de quem aguarda por exames e priorizar casos suspeitos, que seguirão rapidamente para a biópsia por estereotaxia, quando indicada.
Para muitas mulheres, essa agilidade representa mais do que um exame: significa a chance real de detectar a doença, no estágio em que ela tem maiores chances de cura.
Tecnologia que transforma vidas - A partir deste mês, a Santa Casa BH passa a contar com a tecnologia de mamotomia guiada por estereotaxia, que utiliza coordenadas tridimensionais para localizar lesões profundas ou milimétricas, muitas vezes invisíveis ao toque ou a exames convencionais. O equipamento complementa o mamógrafo adquirido em agosto com recursos do Valora Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Já a compra do módulo foi viabilizada por recursos remanescentes do Estado e por emenda parlamentar destinada pela deputada Carol Caram.
Com a nova tecnologia, a biópsia se torna mais precisa, confortável e segura. O procedimento dispensa centro cirúrgico, é feito com anestesia local, oferece recuperação rápida e, em determinados casos, pode até remover completamente pequenas lesões — evitando cirurgias maiores no futuro.
Para garantir o uso contínuo da estereotaxia em 2026, o hospital conta com o apoio da parlamentar no custeio das agulhas específicas utilizadas na mamotomia — insumo essencial que não é coberto pelo SUS. O investimento garantirá a plena utilização da tecnologia durante o ano que vem, ampliando a segurança das pacientes, reduzindo reoperações e fortalecendo as decisões terapêuticas.
A deputada Carol Caram afirma que seu mandato está empenhado em buscar soluções para o diagnóstico, o apoio e a cura das mulheres mineiras que enfrentam o câncer de mama. “Idealizei o movimento Rosa em Rede, que irá reunir lideranças de todas as regiões do estado com o objetivo de transformar a vida das mulheres por meio de ações concretas, humanizadas e que realmente impactam na busca pela cura.”
De acordo com o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, o projeto representa um marco no cuidado às mulheres mineiras: “Cada avanço tecnológico representa esperança. A união de esforços com o Governo de Minas e com o mandato da deputada Carol Caram mostra que o SUS pode ir cada vez mais longe. Estamos ampliando a capacidade de diagnosticar precocemente e oferecendo caminhos mais rápidos e seguros para o tratamento do câncer de mama”, destaca.
Uma nova forma de diagnosticar - A mamotomia por estereotaxia é considerada um dos métodos mais precisos da medicina moderna para investigar lesões não palpáveis suspeitas de câncer de mama. Minimamente invasiva e guiada por imagens de alta precisão, a técnica permite o diagnóstico com segurança e pode, em alguns casos, remover completamente a área suspeita.
A mastologista da Santa Casa BH, Dra. Adriana Cançado, destaca o impacto direto dessa tecnologia na jornada da paciente: “a estereotaxia possibilita localizar com segurança calcificações que muitas vezes são a única manifestação do câncer de mama em seu estágio inicial — fase em que a taxa de sobrevida em cinco anos chega a 90%. A mamotomia permite retirar lesões de até 1,5 cm sem a necessidade de cirurgia aberta, com recuperação mais rápida e melhor resultado estético. Quando o diagnóstico é benigno, a paciente segue apenas em acompanhamento; se for maligno, já podemos encaminhar para o tratamento definitivo, otimizando as decisões terapêuticas e oferecendo mais conforto às pacientes”.
Grand Resort Serra Negra completa 80 anos em Serra Negra
Serra Negra, uma das estâncias hidrominerais mais tradicionais do interior paulista, entra na temporada de verão em alta como destino de natureza, bem-estar e turismo de experiência. A pouco mais de 150 km da capital, no coração do Circuito das Águas Paulista, a cidade combina clima ameno de montanha, paisagens verdes, boa gastronomia e comércio forte, tornando-se refúgio estratégico para as férias.
Nesse cenário, o Grand Resort Serra Negra, ícone da hotelaria local, celebra mais de 80 anos de história e arquitetura clássica enquanto se reinventa com estrutura completa de lazer e piscinas aquecidas, posicionando-se como uma das principais opções de hospedagem para o período.
Inaugurado na década de 1940, em um edifício projetado originalmente para abrigar um cassino de luxo, o hotel preserva até hoje a arquitetura inspirada em casarões coloniais europeus. O prédio, que já recebeu personalidades da política, das artes e até a Seleção Brasileira de Futebol nas preparações para as Copas de 1962 e 1966, mantém uma “calçada da fama” com assinaturas de ídolos como Pelé e Garrincha. O processo de restauração preservou elementos originais, agregando valor histórico e cultural à experiência de hospedagem, sem abrir mão de conforto, modernidade e infraestrutura para o público atual.
Localizado a mil metros de altitude, em meio às montanhas da Mantiqueira e a menos de dois quilômetros do centro histórico, o empreendimento ocupa uma área de 40 mil m² de jardins, áreas verdes e terraços panorâmicos. São mais de 100 acomodações amplas e confortáveis, que mantêm o charme do projeto original com toques contemporâneos. Entre os destaques de lazer estão as piscinas externas e internas aquecidas, saunas seca e a vapor, quadras esportivas, salão de jogos, playground e amplos espaços ao ar livre, ideais para caminhar, relaxar e apreciar a vista.
Para o verão, a área de piscina ganha protagonismo e se torna o principal ponto de encontro de famílias e casais. O espaço à beira da água conta com estrutura de bar e restaurante gourmet, servindo petiscos e bebidas refrescantes. A novidade para a alta temporada é o sistema semi all inclusive, que passa a incluir bebidas não alcoólicas nas diárias, tornando a estadia mais prática e atrativa para quem viaja com crianças e grupos.
Além disso, a programação de lazer contempla recreação infantil e atividades para todas as idades, favorecendo o equilíbrio entre descanso e diversão. Na gastronomia, outro diferencial do Grand Resort Serra Negra, o complexo oferece dois restaurantes com menus que mesclam sabores regionais e internacionais, além de uma varanda panorâmica com vista privilegiada para a Serra da Mantiqueira, cenário frequente de almoços demorados e finais de tarde ao ar livre.
Serra Negra em ritmo de férias - Durante as férias de verão, a cidade ganha programação especial que valoriza a cultura local e o entretenimento ao ar livre. O Natal Luzes da Serra ilumina praças e avenidas com mais de um milhão de lâmpadas, desfiles, corais e apresentações artísticas, prolongando o clima de celebração até o
início do ano.
Em seguida, o Festival de Verão movimenta a cidade com música ao vivo, arte, gastronomia e atividades em espaços abertos durante o mês de janeiro.
Entre os passeios mais procurados estão o teleférico que leva ao Cristo Redentor, com 18 metros de altura e vista panorâmica de mais de dez cidades da região, e o Mirante Alto da Serra, a 1.310 metros de altitude. A Represa Doutor Jovino Silveira, com áreas de caminhada, playground e espaços à beira d’água, é opção para famílias. Já o Parque Ecológico Adib João Dib (Parque Santa Lídia) reúne quadras esportivas, pista de caminhada, lago e restaurante.
Para os mais aventureiros, o destino oferece passeios de jipe por fazendas de café e vinho, voo de balão e parapente no mirante do Alto da Serra, considerado um dos melhores pontos de decolagem do Estado. No centro, o comércio é um capítulo à parte: a Rua Coronel Pedro Penteado concentra mais de 400 lojas de malhas, couro, artesanato e produtos típicos, consolidando Serra Negra como um dos principais polos de compras do interior paulista. O turismo rural complementa a experiência com visitas a propriedades produtoras de vinhos, queijos, cachaças e cafés artesanais, além de trilhas ecológicas e degustações guiadas.
Graças à localização do Grand Resort Serra Negra, a poucos minutos do centro, os hóspedes têm fácil acesso à maior parte desses atrativos. A combinação de paisagem de montanha, lazer dentro do hotel e programação cultural na cidade faz do destino uma alternativa completa para quem busca descanso, bem-estar e experiências autênticas no interior de São Paulo durante as férias de verão.
Grand Resort Serra Negra
Rua Comendador Vicente Amato Sobrinho, 390 – Placidolândia – Serra Negra (SP)
Telefone: 0800 771 1006
Site: grandresortserranegra.com.br
Aero Service integra Meet & Assist e transporte executivo e redefine padrão de atendimento nos aeroportos
Em um momento em que o passageiro brasileiro busca cada vez mais comodidade, eficiência e segurança nos deslocamentos, a Aero Service consolida um modelo de atendimento que combina duas frentes estratégicas: o serviço de transporte executivo e o Meet & Assist. A proposta, já adotada nos maiores aeroportos do país, transforma o processo de viagem em uma experiência contínua, fluida e acompanhada do início ao fim.
A jornada começa fora do aeroporto, com motoristas qualificados e veículos de alto padrão que incluem opções Sedan, SUV, Van, Minivan, micro-ônibus e blindados. No embarque, o passageiro é retirado no endereço de origem e conduzido em um ambiente confortável, com itens de cortesia e atendimento padronizado. A integração ocorre de forma imediata na chegada ao terminal: um agente exclusivo da Aero Service aguarda o cliente no desembarque do veículo, acompanha o deslocamento até o check-in, auxilia no despacho de bagagens, organiza documentação, orienta sobre bilhetes e conduz até a sala VIP, quando aplicável. O atendimento segue até o embarque final na aeronave, reduzindo tempos de espera e eliminando inseguranças comuns em trajetos mais complexos.
O processo também se repete no retorno, com recepção na porta do finger, apoio no desembarque, coleta de bagagens e entrega direta ao motorista responsável pelo trecho final até o endereço desejado. A empresa estima que esse modelo integrado tem ampliado significativamente o nível de satisfação dos usuários, sendo um modelo ideal para vários perfis: executivos, famílias, idosos, jovens desacompanhados e pessoas que fazem sua primeira viagem e tem pouca familiaridade com grandes aeroportos.
Balanço positivo - O ritmo de expansão acompanha o crescimento da demanda. No primeiro semestre de 2025, a Aero Service registrou 11.947 atendimentos, com destaque para junho, que concentrou 3.070 operações impulsionadas pela alta temporada de intercâmbios. Guarulhos permanece como o principal hub da empresa, mas a malha operacional já inclui Congonhas, Viracopos, Santos Dumont, Galeão, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, Confins, Goiânia e Natal. Além do porta a porta, a empresa oferece transfers entre terminais, trechos agendados com motorista identificado, e serviços de diária ou meia-diária com condutor à disposição para agendas corporativas.
Mais informações: www.aeroservice.tur.br ou entre em contato pelos canais agendamento@aeroservice.tur.br e (11) 2382-6089
Club Med conquista prêmios Caio 2025
O Club Med celebrou dois reconhecimentos de destaque no Prêmio Caio 2025, uma das premiações mais relevantes do setor de eventos, turismo e serviços no Brasil. A rede conquistou duas categorias nacionais de prata, reforçando sua excelência na hospitalidade e na oferta de experiências premium para lazer e eventos corporativos.
O Club Med Lake Paradise, localizado em Mogi das Cruzes (SP), ganhou o “jacaré” prata na categoria “Melhor Resort para a Realização de Eventos".
Com uma infraestrutura completa para convenções, reuniões e grandes encontros corporativos, além de amplo espaço verde, lago exclusivo e atividades esportivas, o resort se consolida como referência para o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).
Já o Club Med Trancoso, situado em um dos destinos mais desejados do litoral Sul da Bahia, conquistou o prêmio na categoria “Melhor Resort de Praia do Brasil”.
Reconhecido por sua arquitetura integrada à natureza, praia paradisíaca, gastronomia de alto padrão e atividades que atendem famílias e casais, o resort reforça seu status como um dos mais completos do país.
Para o Club Med, as premiações refletem o compromisso da marca em oferecer serviços de excelência, unir conforto e experiências memoráveis, além de inovar continuamente em hospitalidade e entretenimento. “Esses reconhecimentos reforçam nossa dedicação em proporcionar vivências únicas, tanto para o público de lazer quanto para o corporativo. É uma honra ver dois de nossos resorts entre os melhores do Brasil”, comemora Janyck Daudet, presidente do Club Med para a América Latina.
Club Med -Fundado em 1950 por Gérard Blitz, ao qual se juntou mais tarde Gilbert Trigano, o Club Med inventou os conceitos de clube de férias all inclusive e de cuidados infantis, com a criação do Mini Club em 1967. Com operações em 40 países ao redor do mundo e cerca de 70 resorts Premium e Exclusive Collection espalhados por todos os continentes, o Club Med oferece uma experiência de férias tranquila em destinos e locais excepcionais. No Brasil, a rede possui três villages em operação - o Club Med Lake Paradise (Mogi das Cruzes, SP), o Club Med Rio das Pedras (Mangaratiba, RJ) e o Club Med Trancoso (Bahia) - e futuramente, o Club Med Gramado (Rio Grande do Sul). É também a marca que mais leva brasileiros para esquiar na Europa, com um portfólio de 16 resorts na neve, em destinos como França, Itália e Suíça.
Com o apoio do acionista Fosun Tourism Group e a implementação bem-sucedida de sua estratégia de reposicionamento, o Club Med é líder mundial em férias Premium All Inclusive e experiências para famílias e casais. O Club Med emprega quase 25.000 Gentis Organizadores (G.O) e Gentis Empregados (G.E) globalmente, representando 110 nacionalidades.
Para mais informações acesse: www.clubmed.com.br
Automóvel Clube comemora 100 anos
O edifício do Automóvel Clube de Minas Gerais encontra-se implantado na esquina das avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral. Projetado por Luis Signorelli, sua construção foi iniciada em 1927, sendo inaugurado em 17 de dezembro de 1929. Possui partido arquitetônico quadrangular, com quatro pavimentos em estilo eclético.
Automóvel Clube de Minas Gerais realizará no dia 17 de dezembro, data oficial de sua criação, um café da manhã especial para celebrar duas importantes conquistas institucionais: o lançamento da medalha comemorativa do centenário do clube e a oficialização da sua integração ao Circuito Cultural da Liberdade. O evento terá a presença do presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis, responsável pelo espaço do Circuito, que participará da assinatura do termo de integração.
Sérgio Rodrigo
O encontro acontecerá na sede histórica do clube, reunindo a diretoria, sócios, autoridades e convidados para celebrar esses marcos que simbolizam o reconhecimento cultural e social do Automóvel Clube e ampliam sua participação na valorização do patrimônio mineiro. Durante o evento será assinado um termo de cooperação para promoção de ações sociais em parceria entre o automóvel e a OAB/MG.
“Juntar o lançamento da medalha comemorativa do centenário com a assinatura de integração ao Circuito da Praça da Liberdade reforça nossa missão de preservar e fortalecer nossa história, abrindo ainda mais espaço para que o Automóvel Clube seja parte viva da cultura e do turismo de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, destaca Ragheb Hamade Filho, presidente do Automóvel Clube de MG.
Ragheb Hamade Filho
O evento também marca a continuidade do clube como protagonista da vida social e cultural da capital mineira, em um momento de celebração e novas parcerias.
Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio51moreira@bol.com.br
.jpeg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário