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domingo, 18 de janeiro de 2015

RENAULT 2014: RENOVAÇÃO DA GAMA E RECORDE DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO




A Renault encerrou 2014 com o market share histórico de 7,1%, um crescimento de 0,5 ponto percentual em relação a 2013 (6,6%), enquanto os emplacamentos alcançaram 237.187 unidades, um aumento de 0,3% no mesmo comparativo. 

Em um mercado em baixa de 7,1%, a Renault foi uma das únicas montadoras a incrementar as suas vendas em 2014.

Esses resultados fazem da Renault uma das marcas que mais crescem no País e firma a sua posição entre principais montadoras brasileiras. 




Esse desempenho foi alcançado graças à renovação da gama e ao novo design mundial da marca. 

Os Novos Sandero e Sandero Stepway, por seu design marcante, alto nível de equipamentos e conectividade, foram muito bem recebidos pelo mercado e firmaram a posição entre os 10 mais vendidos do País. 



Ao todo, foram 95.388 emplacamentos dos dois modelos em 2014. 

O Sandero Stepway, já no primeiro mês depois de seu lançamento (outubro), obteve a liderança com 57% de participação no segmento.

Reconhecido como o verdadeiro SUV do mercado brasileiro, o Duster obteve a liderança na categoria durante os últimos três meses de 2014, conquistando 48.880 emplacamentos no ano. 



O Novo Logan, lançado no final de 2013, foi outro destaque, registrando o dobro de emplacamentos na comparação com 2013, com 46.463 unidades. 

Completando o sucesso do time, o novo Master, reconhecido pela sua robustez, tecnologia e baixo consumo, foi o veículo mais vendido do seu segmento em 2014, com um crescimento de 22% comparativamente a 2013, acumulando 12.340 emplacamentos.


2014
Além do reconhecimento do mercado, as qualidades dos veículos da marca obtiveram destaque também da mídia especializada. 


O novo Logan, com a nova identidade mundial da marca, sofisticação, inovação acessível e mais conforto, foi escolhido o grande campeão do prêmio “Melhor Compra” da revista Quatro Rodas na edição 2014, vencendo também na categoria até R$ 40.000 com a versão Expression 1.6. 


O modelo também foi eleito o melhor sedã compacto de entrada no 'Voss Brasil 2014' da J.D. Power.



O Duster também mereceu reconhecimento e foi eleito como a “melhor compra” entre os utilitários-esportivos que custam até R$ 80.000, com a versão Tech Road II equipada com motor 2.0 e tração 4x2, pela revista "Quatro Rodas". 


No final de 2014 o modelo registrou a marca histórica de 150 mil unidades vendidas no Brasil, sendo que em abril de 2014 já havia registrado mais de 1 milhão de unidades produzidas em todo o mundo.

Além disso, os modelos Clio, Novo Sandero 1.0 e Novo Logan 1.0, já destacados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com nota “A” (menor consumo de combustível), foram contemplados também com a certificação do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), por atender aos critérios de melhor eficiência energética.


“A Renault vive em seu melhor momento no País onde alcançou, neste ano, a marca de dois milhões de veículos produzidos. Nossos emplacamentos aumentaram 50% nos últimos quatro anos e nosso market share saltou de 4,8% para mais de 7%” destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, lembrando ainda que a empresa foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, uma das melhores para se trabalhar no Brasil. 


“Estamos iniciando 2015 com a gama de produtos renovada e já preparando futuros lançamentos para continuar crescendo”, completou.

Rede
Parte fundamental no plano estratégico de crescimento da Renault, em 2014 a rede de serviços da marca ganhou 19 novas lojas no País, totalizando 294 pontos de vendas e abrangendo mais de 85% de cobertura do mercado nacional. 



No balanço geral, foram alcançadas 14 novas cidades, 13 pontos nas regiões Sul e Sudeste e outros seis nas regiões Norte e Nordeste. 

Até 2016, serão mais 72 novas lojas, um crescimento de mais 26%.

A rede de serviços registrou avanços importantes também com o Renault Minuto, que ganhou 4 novas unidades em 2014 e já totaliza 16 unidades, número que deve chegar a 51 até 2016. 


No caso do Renault Pro+ (um sistema de atendimento dirigido à frotistas e prestadores de serviços), no ano passado foram instalados 10 novos pontos, totalizando 58 unidades em operação - 55 integradas às concessionárias e 3 com atendimento dedicado – em Goiânia, Canoas e Santa Maria – RS). 

Também em 2014, foram remodeladas 11 Renault Store, que são showroons móveis.


Emissões zero
No âmbito dos veículos zero emissões, o ano de 2014 teve como uma das principais novidades no Brasil o início da montagem de 32 Renault Twizy pelo Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). 


Esta operação, pioneira, é resultado de um acordo de cooperação tecnológica com a Renault e realizada através do Programa Veículo Elétrico (VE), de iniciativa da Itaipu com a suíça Kraftwerke Oberhasli AG/KWO.

Assim, desde outubro de 2013, quando foi firmado o primeiro contrato, Itaipu já adquiriu 54 veículos Renault Zoe e Twizy.
"Acreditamos que o futuro da mobilidade passa, necessariamente, por veículos zero emissão e esse tipo de parceria só reforça que estamos no caminho certo", destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

Em 2014 a Renault comercializou 28 veículos elétricos da sua gama no Brasil (20 modelos Zoe, 2 Fluence e 6 Kangoo Z.E.). 


Com isso, desde 2013 já são cerca de 70 unidades vendidas junto a empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia no País, entre elas, além de Itaipu Binacional, o Grupo TCP e CPFL. 


Isso faz da Renault a marca que até hoje mais vendeu carros 100% elétricos no Brasil. 

A Renault participa ainda de parcerias em projetos de mobilidade urbana como o Curitiba Ecoelétrico (10 veículos) e Brasília Ecomóvel (sete veículos), os quais visam avaliar as vantagens econômicas e ecológicas no uso dessa tecnologia em centros urbanos.

Reconhecimento

O ano de 2014 foi marcado também por importantes ações de proximidade com a sociedade, o que contribuiu para que a Renault se tornasse a marca de veículos mais lembrada do Paraná, segundo pesquisa "Top of Mind", da revista "Amanhã".

Entre outras iniciativas de cunho social, cultural e esportivo, está o patrocínio, em 2014, pelo segundo ano consecutivo, do Festival de Teatro de Curitiba, um dos mais importantes do gênero na América Latina.

Em São Paulo, destaque para o Teatro Renault, uma das mais importantes casas de teatro do Brasil (a Renault detém o naming rights do teatro desde 2011) que recebeu um público de mais de 650.000 pessoas para assistir ao espetáculo "O Rei Leão".


Inúmeras ações foram desenvolvidas ao longo de 2014 também pelo Instituto Renault, que trabalha voltado ao desenvolvimento social, educação, segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental.

Entre as iniciativas destaca-se o apoio à restauração do Teatro Guaíra, o mais tradicional do Paraná e um dos mais importantes do Brasil, com investimentos de R$ 2,8 milhões através de uma parceria com o Governo do Estado. 


Também em 2014, o Instituto lançou, ao lado de outras instituições, o projeto Organizações do Futuro, para desenvolver e potencializar o trabalho de 12 organizações do terceiro setor (ONGs) na região de São José dos Pinhais (PR), que, juntas, atingem quase 1,2 mil beneficiários, especialmente populações em situação de vulnerabilidade social.

O projeto “O Transito e Eu”, lançado em 2012, foi ampliado em 2014 para todas as escolas municipais de São José dos Pinhais e Quatro Barras, formando cerca de sete mil crianças. 


Criado há quatro anos, o Instituto Renault já promoveu e apoiou ações em que foram investidos mais de R$ 20 milhões e beneficiadas mais de 300 mil pessoas.

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