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sábado, 10 de fevereiro de 2018

Chevrolet Equinox um carro de alta performance por um preço altamente competitivo que sobressai diante da concorrência, inclusive entre SUVs premium pelo elevada e útil tecnologia se segurança, conforto e desempenho. O Test-drive do Blog desvendou um carro que além de moderno e bonito assegura viagens tranquilas e agradáveis. Custa a partir de R$ 137.490 e é uma alternativa para quem gosta de viajar e tem de enfrentar o trânsito das cidades. Conheça




Texto e fotos: Arnaldo Moreira


Equinox, Equinócio, em Português, momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração. 


Essa definição astronômica foi muito bem escolhida pela Chevrolet para dar o nome a seu - na minha opinião seu mais rico SUV - dando a sensação que tanto de dia quanto de noite, o carro se comporta com as mesmas características, o que atribuo à enorme e excelente carga tecnológica que garante segurança no seu uso.



Depois de 505 km rodados com a Equinox Premier, topo de linha, na semana que finda com o início do Carnaval, posso afirmar que o carro me surpreendeu pelo seu desempenho equilibrado, rápido, sempre que necessário, confortável e seguro, nos testes que me foram permitidos na viagem, não deixou quase nada a dever a SUVs premium de preço mais elevado. O Equinox Premier custa a partir de R$ 137.490,00.



Na cidade, a Equinox oferece a grande vantagem do posicionamento elevado na direção, na saída da garagem, quase sempre com veículos estacionados impedindo a visibilidade da rua, que você observa do púlpito em que se torna o banco eletricamente movível do motorista. 




O estacionamento é ajudado pelos sensor dianteiro e reforçado pelo traseiro e a câmera de ré, além do carro possuir sistema Easy Park, o assistente de estacionamento semiautônomo. 



A dirigibilidade é excelente graças à boa posição dos comandos de painel e volante, de boa pegada, bem à mão. 



Rodas de 19", direção elétrica super equilibrada e a altura do solo despreocupam quando se transpõem os conhecidos quebra-molas.

O Equinox apesar de ser um carro de quase 1.700 kg, tem um poder de freiar muito eficiente graças ao sistema de preparação para frenagem, que age através da maior pressão nas linhas, além de possuir vetorização de torque, que ajuda no controle direcional e na assistência em frenagens longas. 

Teste de estrada



Do Rio de Janeiro a Penedo, no interior fluminense, pela Rodovia Presidente Dutra, cidade escolhida para saborear o famoso prato da culinária alemão eisbein, o belo joelho de porco com chucrute (sauerkraut), da Casa do Fritz (que recomendo), o Equinox brilhou com seus 262 cv do motor turbo (o mais potente da categoria) e 37 kgfm de invejável torque, logo nos 2.000 giros.



Esse motor 2.0 turbo, o mesmo usado no Camaro, leva o Equinox de 0 a 100 km/h em 7,6 s. O Equinox é um SUV de direção esportiva, mas dotado de um sofisticado sistema de segurança ativa e passiva só visto em carros de valor superior.



Falando ainda de sua moderna mecânica, o SUV vem com um câmbio de nove velocidades e equipado com tração integral de ignição elétrica (AWD). 



Isso é a garantia de subida segura, firme, de velocidade homogênea, da Serra das Araras, mas também para enfrentar terrenos off-road, afinal uma diversão em terras irregulares, lamaçais, é bem divertido. A AWD pode ser desligada com o carro em andamento, voltando à tração 4x2.

Conforto



O Equinox foi criado para proporcionar o máximo conforto a seus ocupantes, mas no banco traseiro o que viaja no meio, embora não seja um lugar tão desconfortável, não tem a mesma orgonomia dos assentos do lado. Mas, espaço não falta em toda a cabine, tanto na extensão quanto na altura. 

No banco traseiro, duas pessoas viajam muito bem acomodadas e sem aperto, mas o ocupante do assento do meio fica numa posição um pouco menos agradável, pois este lugar não tem a ergonomia dos do lado. Todos assentos têm cintos de três pontos. 



O eficiente ar condicionado Dual Zone, digital, é outro fator de conforto do Equinox, com saída também para os passageiros do banco traseiro que podem ser reclinados.

O conforto tem a ver com a suspensão utilizada no Equinox, sistema McPherson, no eixo dianteiro, e Multilink, independente na traseira. 



Subindo a Serra das Araras, com suas curvas acentuadas nota-se o molejar firme da suspensão, incutindo segurança. O Equinox tem uma boa suspensão que se traduz em viagens agradáveis, dada a suavidade da rolagem.



Outro fator de conforto deve-se ao completo multimídia do Equinox. ao som de boa qualidade e ao My Link com tela LCD de 8", sensível ao toque, que abriga conectividade compatível com Androide Auto e Apple Car Play com acesso a mensagens, músicas, mapas e verdadeiro espelhamento com movimento na própria tela.



Ouvir boa música durante a viagem fica mais agradável pois a GM instalou um anulador de ruídos, que reproduz ondas inversas às dos ruídos externos nos alto-falantes que os  neutraliza e deixa o ambiente mais silencioso e o som mais nítido e muito agradável. 



Há ainda o serviço On Star de concierge, socorro, navegação, emergência, tudo num simples toque de botões.

Segurança

Sabemos pela Imprensa notícias de pais que deixam crianças e animais esquecidos no banco traseiro de seus carros por distração, ou uma mera mudança de hábito. 

A GM equipou o Equinox com um sistema de alarme que avisa o motorista para que verifique se ninguém, ou nada foi esquecido no assento traseiro.

O Equinox foi criado para o mercado norte-americano - e aperfeiçoado nesta versão Primer -, onde estradas e ruas são mantidas em boas condições e a rodagem suave, silenciosa e agradável do SUV mostra, mas o carro apresenta uma série de elementos de segurança passiva e ativa da maior importância e valia para a prevenção de acidentes.



Alerta de colisão frontal, em três estágios, mais longo para estrada e mais perto para a cidade, alerta de colisão com projeção de aviso visual sobre o para-brisas e vibração no banco do motorista, câmera de ré, alerta de movimentação traseira (para manobras de marcha ré).



E ainda detector de pontos cegos, abertura elétrica do porta-malas com sensor de aproximação, frenagem de emergência, sistema semiautônomo de estacionamento, aviso de permanência nas faixas da estrada. Esses sistemas tornam o Equinox muito atraente, principalmente em face do preço final do carro.



O acabamento primoroso do carro inclui ainda abertura do porta-malas através de um sensor sob o para-choques traseiro e fechamento suave no botão instalado no interior da tampa. O porta-malas é digno de nota: 468 litros, e 1.267 com bancos rebatidos.



Gostei do amplo teto solar elétrico que alegra o ambiente, o sistema de memorização do banco do motorista garante que a posição ao volante escolhida será retomada, pois ao desligar o motor e abrir a porta do motoristas, o banco é rebaixado para facilitar a saída.



Nos sete dias de teste, por onde passei o carro chamou a atenção pelas linhas sóbrias e soberbas e porte elevado. Oferece ainda uma iluminação de alta potência com faróis Full Led Inteligentes. 



No Equinox não falta lugar para guardar trecos, desde o grande alçapão no console central, porta-copos, e ainda espaços nas portas. 



Para não faltar carga no celular existe carregador wireless para o smartphone.

Controle de estabilidade, controle de faixas são muito úteis à segurança, além do aviso eletrônico de controle de velocidade, igual ao usado pela Audi, que deixa o condutor alerta para armadilhas de caça à multa de radares (pardais) muitas vezes maldosamente e confusamente instalados. 

Desempenho



O desempenho do Equinox apresentado pela Chevrolet é de apenas 7,6 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, e a retomada de 80 km/h a 120 km/h, bastam 5,5 segundos, com velocidade máxima atinge 210 km/h limitada eletronicamente.

Já o consumo não é dos mais baixos, primeiro porque se trata de um carro com 262 cv, segundo por ser um carro de 1,7 tonelada, ainda assim a montadora aponta consumo médio de 8,4 km/l de gasolina na cidade e 10,1 km/l na estrada. 

Como meio de economia, o carro, que tem chave presencial, possui sistema star/stop que desliga o motor durante paradas curtas, economizando combustível.  

Esses dados parecem bater com o consumo durante o teste: o percurso misto cidade-estrada, com o carro saído da concessionária de tanque cheio, devolvi-o na reserva. Por segurança meti 50,00 de gasolina (em torno de 10 litros da reserva). 

É justo ressaltar que de um carro em test-drive é exigida uma direção mais rigorosa, o que significa maior gasto de combustível.

A única ressalva que faço ao acabamento do Equinox é o excesso de plásticos duros, em lugar de produtos emborrachados, que abafam e impedem ruídos desagradáveis, que a GM insiste em utilizar no painel e forração de portas, algo inadequado a um carro da categoria deste SUV, que entra, graças à tecnologia embarcada, na briga com congêneres da Audi, Mercedes e BMW.

Esta é a minha opinião sobre esse belo carro, de três anos de garantia, que se alguém me perguntar se o compraria, não exitaria em responder afirmativamente. 
Gostei!






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