Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Equinox, Equinócio, em Português, momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração.
Essa definição astronômica foi muito bem escolhida pela Chevrolet para dar o nome a seu - na minha opinião seu mais rico SUV - dando a sensação que tanto de dia quanto de noite, o carro se comporta com as mesmas características, o que atribuo à enorme e excelente carga tecnológica que garante segurança no seu uso.
Na cidade, a Equinox oferece a grande vantagem do posicionamento elevado na direção, na saída da garagem, quase sempre com veículos estacionados impedindo a visibilidade da rua, que você observa do púlpito em que se torna o banco eletricamente movível do motorista.
O Equinox apesar de ser um carro de quase 1.700 kg, tem um poder de freiar muito eficiente graças ao sistema de preparação para frenagem, que age através da maior pressão nas linhas, além de possuir vetorização de torque, que ajuda no controle direcional e na assistência em frenagens longas.
Teste de estrada
Do Rio de Janeiro a Penedo, no interior fluminense, pela Rodovia Presidente Dutra, cidade escolhida para saborear o famoso prato da culinária alemão eisbein, o belo joelho de porco com chucrute (sauerkraut), da Casa do Fritz (que recomendo), o Equinox brilhou com seus 262 cv do motor turbo (o mais potente da categoria) e 37 kgfm de invejável torque, logo nos 2.000 giros.
Isso é a garantia de subida segura, firme, de velocidade homogênea, da Serra das Araras, mas também para enfrentar terrenos off-road, afinal uma diversão em terras irregulares, lamaçais, é bem divertido. A AWD pode ser desligada com o carro em andamento, voltando à tração 4x2.
Conforto
No banco traseiro, duas pessoas viajam muito bem acomodadas e sem aperto, mas o ocupante do assento do meio fica numa posição um pouco menos agradável, pois este lugar não tem a ergonomia dos do lado. Todos assentos têm cintos de três pontos.
O conforto tem a ver com a suspensão utilizada no Equinox, sistema McPherson, no eixo dianteiro, e Multilink, independente na traseira.
Outro fator de conforto deve-se ao completo multimídia do Equinox. ao som de boa qualidade e ao My Link com tela LCD de 8", sensível ao toque, que abriga conectividade compatível com Androide Auto e Apple Car Play com acesso a mensagens, músicas, mapas e verdadeiro espelhamento com movimento na própria tela.
Ouvir boa música durante a viagem fica mais agradável pois a GM instalou um anulador de ruídos, que reproduz ondas inversas às dos ruídos externos nos alto-falantes que os neutraliza e deixa o ambiente mais silencioso e o som mais nítido e muito agradável.
Há ainda o serviço On Star de concierge, socorro, navegação, emergência, tudo num simples toque de botões.
Segurança
O Equinox foi criado para o mercado norte-americano - e aperfeiçoado nesta versão Primer -, onde estradas e ruas são mantidas em boas condições e a rodagem suave, silenciosa e agradável do SUV mostra, mas o carro apresenta uma série de elementos de segurança passiva e ativa da maior importância e valia para a prevenção de acidentes.
No Equinox não falta lugar para guardar trecos, desde o grande alçapão no console central, porta-copos, e ainda espaços nas portas.
Para não faltar carga no celular existe carregador wireless para o smartphone.
Sabemos pela Imprensa notícias de pais que deixam crianças e animais esquecidos no banco traseiro de seus carros por distração, ou uma mera mudança de hábito.
A GM equipou o Equinox com um sistema de alarme que avisa o motorista para que verifique se ninguém, ou nada foi esquecido no assento traseiro.
Alerta de colisão frontal, em três estágios, mais longo para estrada e mais perto para a cidade, alerta de colisão com projeção de aviso visual sobre o para-brisas e vibração no banco do motorista, câmera de ré, alerta de movimentação traseira (para manobras de marcha ré).
E ainda detector de pontos cegos, abertura elétrica do porta-malas com sensor de aproximação, frenagem de emergência, sistema semiautônomo de estacionamento, aviso de permanência nas faixas da estrada. Esses sistemas tornam o Equinox muito atraente, principalmente em face do preço final do carro.
O acabamento primoroso do carro inclui ainda abertura do porta-malas através de um sensor sob o para-choques traseiro e fechamento suave no botão instalado no interior da tampa. O porta-malas é digno de nota: 468 litros, e 1.267 com bancos rebatidos.
Gostei do amplo teto solar elétrico que alegra o ambiente, o sistema de memorização do banco do motorista garante que a posição ao volante escolhida será retomada, pois ao desligar o motor e abrir a porta do motoristas, o banco é rebaixado para facilitar a saída.
Nos sete dias de teste, por onde passei o carro chamou a atenção pelas linhas sóbrias e soberbas e porte elevado. Oferece ainda uma iluminação de alta potência com faróis Full Led Inteligentes.
Controle de estabilidade, controle de faixas são muito úteis à segurança, além do aviso eletrônico de controle de velocidade, igual ao usado pela Audi, que deixa o condutor alerta para armadilhas de caça à multa de radares (pardais) muitas vezes maldosamente e confusamente instalados.
O desempenho do Equinox apresentado pela Chevrolet é de apenas 7,6 segundos para chegar de 0 a 100 km/h, e a retomada de 80 km/h a 120 km/h, bastam 5,5 segundos, com velocidade máxima atinge 210 km/h limitada eletronicamente.
Esses dados parecem bater com o consumo durante o teste: o percurso misto cidade-estrada, com o carro saído da concessionária de tanque cheio, devolvi-o na reserva. Por segurança meti 50,00 de gasolina (em torno de 10 litros da reserva).
É justo ressaltar que de um carro em test-drive é exigida uma direção mais rigorosa, o que significa maior gasto de combustível.
É justo ressaltar que de um carro em test-drive é exigida uma direção mais rigorosa, o que significa maior gasto de combustível.
A única ressalva que faço ao acabamento do Equinox é o excesso de plásticos duros, em lugar de produtos emborrachados, que abafam e impedem ruídos desagradáveis, que a GM insiste em utilizar no painel e forração de portas, algo inadequado a um carro da categoria deste SUV, que entra, graças à tecnologia embarcada, na briga com congêneres da Audi, Mercedes e BMW.
Esta é a minha opinião sobre esse belo carro, de três anos de garantia, que se alguém me perguntar se o compraria, não exitaria em responder afirmativamente.
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