Coluna Fernando Calmon
Nº 1.189 — 24/2/22
CITY HATCH: ESTILO ATRAENTE
E DESEMPENHO BEM RAZOÁVEL
Versão hatch do Honda
City é um produto que fazia falta no portfólio da marca japonesa no Brasil.
Anunciado em novembro do ano passado, juntamente com o sedã, só agora chega ao
mercado em duas versões: EXL R$ 114.200 e Touring R$ 122.600. Vai cobrir a
lacuna deixada pelo descontinuado monovolume Fit (produzido por 18 anos), cuja
quarta geração nem se cogitou para fabricação aqui provavelmente pelo seu
estilo, digamos, ousado demais. O City hatch apresenta um conjunto de linhas bastante
atraente.
A Honda incluiu um
bom pacote tecnológico: travamento e destravamento das portas por aproximação
da chave, câmera de ré multivisão e central multimídia (8 pol.) com conexão sem
fio Android Auto e Apple CarPlay. A versão de topo traz controle de cruzeiro
adaptativo, frenagem de emergência (mitigação de colisão) e assistente de
permanência em faixa.
O assento do banco
traseiro é rebatível para trás, como no Fit, para transporte de objetos altos.
O monovolume oferecia maiores tanque (45 litros contra 39,5 litros) e
porta-malas (368 litros versus 268 litros, pelo padrão VDA). Com encosto
traseiro rebatido o City chega a 1.168 litros (Polo, 1.071 litros). Algumas
fabricantes vêm calculando o volume de porta-malas por aplicativo, o que gera
um número artificialmente maior.
O City tem
dirigibilidade das melhores dentro do concorrido segmento dos hatches. Suspensão
firme, sem ser desconfortável em piso ruim, proporciona comportamento em curvas
bastante equilibrado. Bancos oferecem boa sustentação. A direção é precisa com
razoável autocentralização do volante. Nível de ruído interno está entre os
melhores do segmento.
Motor flex de aspiração natural, de 1,5 litro, entrega 126 cv (etanol ou gasolina) e torque de 15,8 kgf (E) e 15,5 kgf.m (G). Câmbio CVT de 7 marchas permite trocas manuais no modo S por borboletas atrás do volante. Em descidas de serra o sistema melhora o efeito de freio-motor. Honda não informa aceleração de 0 a 100 km/h. Com gasolina o City demonstra ser um pouco mais rápido que Polo e Onix (ambos 116 cv, turbo), porém inferior ao Pulse (125 cv, turbo).
Híbrido da CAOA Chery este ano será flex
A engenharia brasileira
da CAOA Chery atuou com empenho e eficiência no Tiggo 5x Pro. A empresa
informou que ainda este ano lançará seu primeiro modelo híbrido, embora não
tenha adiantado que o motor será flex e nem qual o modelo. Confirmei que será
flex. O escolhido deve ser o 5x Pro, o mais vendido da marca no Brasil desde
2019.
As mudanças
introduzidas no motor para atender os limites de emissões do Proconve L7 não
alteraram potência (155 cv e 147cv, etanol e gasolina) e nem o torque de 21,4 kgf.m.
O consumo de combustível padrão Inmetro praticamente é o mesmo. Mas aceleração
de 0 a 100 km/h melhorou de 10,9 s para 10,3 s em razão da troca da caixa de
câmbio, antes automatizada de duas embreagens e seis marchas, e agora CVT de
nove marchas com conversor de torque. Também ganhou atraente alavanca seletora
de câmbio tipo joystick que permite
trocas manuais.
No geral o carro
ficou mais agradável de dirigir e silencioso em uso rodoviário. O SUV lida
melhor com buracos e valetas com o aumento dos ângulos de entrada (23,4 graus) e
de saída (31,5 graus). A nova grade dianteira deu imponência ao 5x Pro que
ainda recebeu novos para-choques, faróis e luzes de rodagem diurna em LED e rodas
redesenhadas de 18 pol.
Interior foi renovado com destaque para o quadro de instrumentos novo, tela multimídia flutuante de 10,25 pol., melhorias no acabamento, volante agora regulável também em distância, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro e teto panorâmico fixo de vidro. Fazem falta frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego. Preço: R$ 154.990 (por tempo limitado).
Elétrico iX é o BMW mais avançado
Tudo que a BMW
conseguiu até hoje em termos de tecnologia de tração elétrica, recarga rápida, conexão
total e uso de inteligência artificial está concentrada no SUV iX. Trata-se de
um automóvel imponente dentro da gama da marca: largura equivalente ao X7,
altura do X6 e comprimento do X5. Espaço interno amplo para cinco passageiros
(três metros de distância entre eixos) e assoalho totalmente plano.
Conectividade está
entre as mais avançadas e oferece experiência sensorial completa. É o primeiro
BMW compatível com tecnologia 5G para celulares. Tem cinco câmeras externas (e
mais uma interna que tira foto), cinco sensores de radar e 12 sensores
ultrassônicos.
Alcance pode chegar a
630 km, o maior entre os elétricos com importação oficial. Tração é integral
com um motor em cada eixo. No xDrive40 potência e torque combinados de 326 cv/64,2
kgf.m e no xDrive50, 523 cv/78 kgf.m. Aceleram de 0 a 100 km/h em 6,1 s e 4,6 s,
respectivamente. São números muitos bons para veículos com massa total de 2.365
kg e 2.510 kg.
O iX vem com dois
cabos no porta-malas para carregamento da bateria. Um é o convencional para
parede de 22 kW e o outro um carregador portátil com cabo flexível de seis
metros. Volume útil do porta-malas de 500 litros. Preços: R$ 654.950 e 799.950.
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www.fernandocalmon.com.br
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