Coluna Fernando Calmon
Nº 1.201 — 19/5/22
Maio Amarelo tem campanha
mais abrangente este ano
Terrível modismo de caminhões “arqueados” (molas modificadas
para traseira alta e a cabine rebaixada), totalmente ilegal e perigoso,
multiplica-se de forma assustadora. Até caminhões leves rodam em estradas com
essa aberração. E há veículos modificados também no trânsito urbano. Esta
semana vi, em São Paulo (SP), um caminhão-betoneira e uma picape compacta,
ambos irregulares. Outro modismo ilegal dessa vez em automóveis, também sujeito
a multa, são adesivos grandes de personagens de “Os Simpsons” nas janelas do
motorista e passageiro.
Com tantas
irresponsabilidades no trânsito, felizmente há o movimento anual Maio Amarelo,
do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Pela pandemia de Covid-19 esteve
limitado às redes sociais e internet, em 2020 e 2021. O tema deste ano – Juntos
Salvamos Vidas – foi definido em setembro de 2021 pelo Contran. Agora está
novamente nas ruas e o ONSV acredita que este ano será o maior e mais
abrangente em termos de conscientização desde a criação dessa iniciativa em
2014.
Até 15 de maio último,
esta organização não governamental (ONG) já havia registrado atividades em
todos os Estados por meio de passeios, caminhadas, palestras, reuniões, ações
on-line, sempre com abordagens educativas, como era feito até 2019. A
estratégia conta com representantes – 141 em todo no País – voluntários que se
esforçam nas suas regiões para divulgar a importância de um comportamento seguro
no trânsito.
Aurélio Ramalho,
presidente do ONSV, ressalta que todo o material produzido pode ser usado de
forma gratuita: “A partir do site do Maio Amarelo e do hotsite da Secretaria
Nacional de Trânsito (Senatran), o interessado vai encontrar o vídeo oficial
deste ano e três dezenas de arquivos com as peças da campanha Juntos Salvamos
Vidas. São posts, banners, faixas, cartazes, outdoors, busdoors, além do filme
institucional de um minuto para redes sociais. Qualquer apoiador poderá incluir
sua logomarca no material e mostrar a força da sociedade em prol dessa causa.”
Nos primeiros quinze
dias de maio foram registrados mais de 15.000 downloads, superando o total do
mesmo mês de 2021.
Ramalho destaca que “todos
nós podemos salvar vidas e não somente profissões que tradicionalmente já fazem
isso, como médicos, enfermeiros, socorristas, bombeiros e policiais. No
trânsito basta fazer o que é certo. O filme da campanha de 2022 traça
exatamente esse paralelo. Os profissionais que aparecem no filme são reais e aceitaram
o convite para participar sem cobrar cachê”. Eis o link: https://shre.ink/5cG
Locais com significado
para a comunidade estão iluminados de amarelo: desde monumentos históricos nos
municípios mais distantes do País até o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, além
de prédios da capital federal como o Congresso Nacional e a catedral de
Brasília. As redes de TV Band (numa prova de Stock Car) e Globo participaram
este ano. O jogador Cafu também gravou vídeos de apoio.
“Este ano,
disponibilizamos os materiais da campanha para download em português, inglês e
espanhol. Ainda não temos um número fechado, mas outros países que também
apoiam o movimento têm realizado ações de conscientização”, reforçou Ramalho.
Que os bons exemplos
se sobreponham aos maus.
ALTA RODA
Durante a Summit Indústria Automotiva 2022, Antonio Filosa, presidente da
Stellantis América do Sul, reafirmou que as fábricas no Brasil são tão
competitivas quanto as de outros países da porta para dentro. Isso já não
acontece da porta para fora por três motivos principais: carga tributária mais
alta, infraestruturas deficientes tanto de modais de transporte quanto da rede
de dados e falta de isonomia de desenvolvimento econômico entre as regiões do País.
A burocracia até para calcular impostos também foi apontada por Cláudio Sahad,
presidente do Sindipeças.
Faróis, grade, para-choques, rodas (aro 19 pol.) e lanternas renovados no SUV
Equinox. Além da versão de topo Premier (1,5-L turbo, 172 cv) e tração 4x4 sob
demanda, há ainda a RS com tração 4x2. Esta por ser mais leve e utilizar o
mesmo motor acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 s. A GM ampliou e modernizou a
conectividade: projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay; Wi-Fi nativo
permite usar Spotify e Alexa diretamente sem o plano de dados da operadora.
Preços só serão conhecidos em junho quando as unidades fabricadas no México
(isentas do imposto de importação de 35%) chegam às concessionárias.
City hatch vem dividindo meio a meio as vendas com o sedã homônimo, mas é um
carro que vai melhor no uso urbano. Posição ao volante e espaço para as pernas
no banco traseiro (assento pode ser basculhado para cima) destacam-se. Motor de
1,5 L/126 cv (E ou G) de aspiração natural não fica tão distante em desempenho
dos motores 1-L turbo, desde que se use o câmbio automático CVT na posição “S”.
Direção precisa e comportamento em curvas são pontos altos. Já o porta-malas de
268 litros (padrão VDA) é quase 100 litros menor que o do descontinuado Fit e tem
251 litros a menos que o sedã. Tanque de 39,5 litros limita muito o alcance em estradas.
_____________________________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário