Jaguar I-PACE em carregamento na estação da Land Rio
ASSISTA O VÍDEO E INSCREVA-SE NO CANAL:
São Paulo - A JLR inaugurou, na tarde desta terça-feira, a primeira estação de recarga para veículos elétricos com o conceito de energia limpa, reutilizando baterias de I-PACE que seriam descartadas e dando uma segunda vida sustentável a este material.
A concessionária escolhida para este projeto piloto é a Land Rio, na Avenida das Américas, 10.000, na Barra da Tijuca, primeira concessionária da marca no Brasil com iniciativas focadas na redução da emissão de carbono.
O projeto foi criado a partir do programa Open Innovation da JLR, em parceria com a Energy Source, WEG e EZ Volt e envolve a captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio, primeira concessionária com o conceito Carbono Zero da JLR. Esse tipo de estação de recarga pode ser instalado em condomínios, supermercados, por exemplo, e seu custo é de R$ 300 mil.
Essa energia é então armazenada em um banco de baterias de Ion-Lítio retiradas do I-Pace’s que já não estavam aptas para atuar no veículo, mas ainda oferecem grande potencial de armazenamento de carga.
Em entrevista ao Blog, a diretora de Operações da Energy Source, Bruna Dias, considerou que a legislação brasileira ainda não permite o reuso das baterias dos carros elétricos nos veículos após o seu período de vida útil, mas informou que a empresa está estudando a possibilidade da reutilização das baterias nos carros com absoluta seguranla e acredita que futuramente isso será possível.
"Por enquanto, sua reutilização é apenas possível como armanezamento de energia solar, eólica, em no-breacks, evitando que seja descartada quando ainda está com capacidade de armazenamento", explicou.
A inauguração contou com a presença de João Oliveira, presidente da JLR América Latina e Caribe, Gabriel Patini, diretor de Desenvolvimento de Negócios e Inovação da JLR para a América Latina, Francisco Ferraz Magalhães, diretor da Land Rio, Bernardo Rossi, secretário do Estado do Rio De Janeiro, e David Noronha, CEO da Energy Source
Dentro da estação de carga criada em parceria com a empresa Energy Source, a energia armazenada em vários módulos é canalizada e transformada. Essa energia se torna capaz de alimentar um carregador de veículo elétrico, utilizando um carregador de 22kw da empresa WEG, mais um parceiro dessa grande iniciativa de sustentabilidade e inovação.
Com a energia alimentando o carregador a marca buscou mais uma parceira para a gestão da carga dos veículos, e encontrou na EZ Volt uma solução para integração do carregador com o seu sistema, gerando a autenticação dos usuários via APP, gestão da carga e meio de cobrança da energia utilizada.
Com isso, a JLR passou a oferecer uma solução completa e baseada em energia limpa, utilizando baterias de segunda vida e energia solar de forma controlada e sustentável.
A reutilização de baterias faz parte da ambição da JLR de adotar os princípios da economia circular com base numa filosofia "use menos, use por mais tempo, use de novo" (Use Less, Use Longer, Use Again) para limitar a utilização de materiais virgens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário