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segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Azul anuncia confirmação de seu Plano de Reestruturação e avança para saída de seu processo de transformação // Azul recebe a 38ª aeronave Embraer 195-E2 da frota // Avianca lança Business Class em voos nacionais // Saiba o que fazer em caso de voo cancelado ou atrasado por meteorologia em São Paulo // Saiba o que fazer em caso de voo cancelado ou atrasado por meteorologia em São Paulo // TAAG marca novo capítulo na renovação da frota com a chegada da aeronave Airbus A220-300 D2-TAJ ao AIAAN // Cresce em outubro, frente a setembro, o número de passageiros afetados por voos com atrasos superiores a duas horas no Brasil, aponta relatório da AirHelp // Ethiopian Airlines celebra conquistas recentes e expectativas para 2026 // Ethiopian Airlines celebra conquistas recentes e expectativas para 2026 // Aeroportos brasileiros terão financiamento de R$ 4,64 bi do BNDES para ampliação e modernização // LATAM abre vagas para piloto do Embraer E195-E2 com bônus de atração exclusivo e início a partir de fevereiro de 2026


Azul anuncia confirmação de seu Plano de Reestruturação e avança para saída de seu processo de transformação

A Companhia espera concluir seu processo de transformação no início de 2026 como uma empresa ainda mais forte e resiliente 

A AZUL S.A. (B3: AZUL4; OTC: AZULQ) (“Azul” ou “Companhia”), a maior companhia aérea do Brasil em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas, anunciou hoje que o Tribunal dos Estados Unidos aprovou o Plano de Reorganização da Companhia (o “Plano”).   

O Plano recebeu mais de 90% de aprovação em todas as classes de credores elegíveis, superando significativamente o apoio necessário para a aprovação do Plano por parte da Corte.

Este marco representa um momento decisivo no processo de reestruturação da Companhia, reforça o quanto a empresa esteve focada em trabalhar de maneira amigável com os seus stakeholders e, finalmente, abre o caminho para que a Azul conclua com sucesso seu processo já no início de 2026, após a finalização das transações determinadas no Plano, e dentro das datas estimadas.     

“Este marco representa um passo decisivo rumo à conclusão de nossa transformação financeira e à saída do processo como uma Companhia ainda mais forte”, disse John Rodgerson, CEO da Azul. “O apoio expressivo de nossos credores desde o primeiro momento – junto com nossos parceiros estratégicos, entre eles a AerCap, American Airlines e United Arlines –, reflete a confiança na estratégia e no plano de negócios da Azul, e em nossa posição como a companhia aérea mais preparada para liderar o futuro da aviação brasileira. Estamos posicionados para concluir este processo com um melhor índice de alavancagem que o previsto e um balanço mais robusto do que nossas expectativas quando iniciamos.” Temos convicção de que concluiremos nossa transformação com uma frota e malha otimizadas, e com a solidez financeira para executar de maneira completa nosso plano de negócios, capturando as significativas oportunidades à frente. A confirmação do processo, em tempo extremamente curto em comparação a outros processos recentes no mercado, é mais uma prova do compromisso e da solidez do Plano apresentado pela Companhia. Agradeço aos nossos Tripulantes por seu compromisso durante esse processo e aos nossos Clientes por sua confiança contínua em nossa Companhia. Seguimos confiantes de que a Azul sairá deste processo mais resiliente, mais competitiva e melhor posicionada para entregar valor a longo prazo”, conclui Rodgerson.    
    
O Plano apresenta uma reestruturação abrangente do balanço patrimonial da Azul, incluindo a redução de mais de US$ 3 bilhões em dívidas, em obrigações com arrendamentos, em juros anuais e em custos recorrentes com frota. Todos esses fatores resultarão em uma empresa com o melhor índice de alavancagem e preparada de maneira sólida para o futuro.

O Plano também prevê uma Oferta de Direitos de Ações de até US$ 950 milhões, dos quais US$ 850 milhões estão garantidos ou assegurados por parceiros-chave e estratégicos.

Além disso, o Plano incorpora amplos acordos comerciais e emendas a contratos de arrendamento de aeronaves, que otimizam ainda mais os custos da frota. Combinadas, essas iniciativas impulsionam significativamente a flexibilidade financeira da Azul a longo prazo e posicionam a Companhia para um crescimento sustentável após a saída do processo. 

A Companhia completará sua reestruturação após as transações contempladas pelo Plano serem substancialmente consumadas e a respectiva emissão de novas ações da Azul quando reorganizada, o que se espera que aconteça no início de 2026.

A Azul segue operando normalmente, com toda a sua programação de voos, atendimento ao Cliente e programas de fidelidade mantidos, enquanto conclui as etapas finais para o encerramento do processo. A Companhia mantém seu compromisso de oferecer um serviço de confiança em toda sua rede de mais de 130 destinos atendidos e de contribuir para o crescimento econômico do Brasil.    

 Informações Adicionais    

Interessados em informações específicas sobre o processo de Chapter 11 da Azul podem acessar o site dedicado www.azulmaisforte.com.br. Para informações sobre o caso e reivindicações, acesse https://cases.stretto.com/Azul ou entre em contato pelos telefones(833) 888-8055 (ligação local gratuita nos Estados Unidos) ou +1 (949) 556-3896 (ligações internacionais).    

A Companhia conta com o apoio de Davis Polk & Wardwell LLP, White & Case LLP e Pinheiro Neto Advogados como assessores jurídicos; FTI Consulting como consultora financeira; Guggenheim Securities, LLC como banco de investimentos; SkyWorks Capital LLC como consultora de frota e FTI Consulting e MassMedia como consultores de comunicação estratégica.

Azul recebe a 38ª aeronave Embraer 195-E2 da frota
Batizada de “Azul Conectando Pessoas”, aeronave PS-ADK reforça plano de crescimento e renovação da frota

A Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas no Brasil, recebeu nesta quinta-feira (11) a sua 38ª aeronave Embraer 195-E2, a quarta de um total de sete jatos previstos para incorporação até o fim de 2025. De prefixo PS-ADK, o novo jato foi batizado de “Azul Conectando Pessoas” e foi entregue em cerimônia realizada na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), com a presença de representantes das duas empresas.
Nesta sexta-feira (12), a aeronave realizou os voos de chegada à Azul, partindo da sede da Embraer com destino a Montevidéu (Uruguai) e, na sequência, retornando para Confins (MG), onde passa pelo processo de nacionalização antes de iniciar suas operações comerciais.
Com a chegada do PS-ADK, a Azul passou a contar com 38 aeronaves do modelo Embraer 195-E2 em sua frota. O E2 é o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, com capacidade para até 136 Clientes, equipado com wi-fi a bordo, telas individuais em todos os assentos e motores de última geração, que reduzem em até 29% as emissões de CO₂ quando comparado à geração anterior, além de oferecerem menor nível de ruído e mais conforto a bordo.
A incorporação da nova aeronave integra o plano de crescimento e renovação da frota da companhia e reforça a parceria estratégica entre Azul e Embraer, com foco na eficiência operacional, sustentabilidade e ampliação da conectividade aérea no país.
“A chegada de mais uma aeronave E2 representou um passo importante dentro do nosso plano de expansão e modernização da frota. Esse avanço refletiu o trabalho consistente da Azul, a confiança no futuro da aviação no Brasil e a solidez da nossa parceria com a Embraer. Seguimos focados em aumentar nossa eficiência operacional, ampliar a conectividade e oferecer aos Clientes uma experiência cada vez mais segura, sustentável e confortável”, afirmou André Gonçalves da Cruz, vice-presidente Técnico da Azul.
“É um privilégio ver a Azul prosseguir com a expansão de sua frota E2, com a entrega do 38º Embraer 195-E2. Cada nova aeronave reforça nosso compromisso conjunto com eficiência, sustentabilidade e a oferta de uma experiência excepcional ao passageiro. O E2 foi projetado para conectar pessoas e lugares com o máximo conforto e o menor impacto ambiental, e a confiança da Azul na família E2 é um testemunho da força da nossa parceria e do valor que esses jatos agregam à sua malha aérea”, afirmou Martyn Holmes, diretor Executivo Comercial da Embraer Aviação Comercial.


Avianca lança Business Class em voos nacionais

Após anunciar um investimento superior a US$ 800 milhões para fortalecer sua frota e melhorar a experiência de seus clientes, a Avianca lança a campanha “Mais para todos”, que traz novidades em conforto e conectividade.


Mais conforto
A partir de 15 de janeiro de 2026, a experiência Business Class Américas estará disponível em 47 rotas nacionais da Colômbia, Equador e Guatemala. Essa experiência foi significativamente ampliada, estando presente em mais de 80 rotas internacionais, e será estendida para outras 18 rotas, completando a operação em todo o continente.


Além disso, em solo, o padrão de hospitalidade é elevado com o novo serviço Insignia by Avianca Check-in em El Dorado, exclusivo para os membros Lifemiles Diamond e Concierge, bem como com a renovação das Salas Vip Diamond para voos nacionais e, em breve, para voos internacionais em Bogotá.
 

Mais conectividade:

A companhia avança com a instalação progressiva de conectividade wi-fi a bordo, por meio do Avianca On Air, inicialmente disponível em dez aeronaves. Atualmente, os passageiros contam com acesso a mais de 300 filmes, séries e documentários da HBO Max, Fórmula 1 TV e mais.
 

De maneira geral, a Avianca encerra um ano em que continuou expandindo sua rede para mais de 155 rotas, conectando mais de 80 destinos em mais de 25 países das Américas e da Europa, com inaugurações recentes das rotas Guayaquil-Miami, Bogotá-Belém e Bogotá-Monterrey, que se somam ao crescimento de 13% na conectividade oferecida pela companhia aérea à região.
 

Com mais de 27 milhões de passageiros transportados em mais de 195.000 voos nos três primeiros trimestres do ano, a Avianca consolidou um ano de operação sólida e eficiente, demonstrando consistência em seus indicadores-chaves de gestão e serviço.
 

Resultados no Brasil:
A companhia também anunciou que, entre janeiro e setembro de 2025, transportou mais de 544.668 passageiros de e para o Brasil, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando transportou 475.036 clientes.
 

Adicionalmente, durante os mesmos meses, registrou um incremento de 26,7% na quantidade de voos operados, em comparação com 2024, com um total de 3.769 decolagens. Esse desempenho reflete o papel-chave da Avianca na conectividade, no desenvolvimento e crescimento do turismo e no impulso econômico do Brasil.
 

Da mesma forma, a Avianca encerrou o terceiro trimestre do ano com quatro rotas em operação (São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belém para Bogotá) e um total de 49 frequências a serviço dos brasileiros e os milhões de turistas que visitam o país.


A campanha “Mais para todos” apresenta novidades nos produtos e serviços da Avianca, incluindo a expansão da experiência Business Class Américas para voos domésticos na Colômbia, Equador e Guatemala.
A companhia aérea fortaleceu sua frota, serviço e produto: recebeu seu primeiro A320 Airspace, inaugurou o serviço Insignia by Avianca Check-in em El Dorado, renovou suas salas VIP e avança na instalação progressiva de wi-fi a bordo.
Nos três primeiros trimestres do ano, a companhia aérea transportou mais de 27,3 milhões de passageiros em mais de 195.000 voos.
No Brasil, a companhia transportou entre janeiro e setembro, 544.668 passageiros, o que representa um crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Da mesma forma, a Avianca registrou um incremento de 26,7% na quantidade de voos operados, com um total de 3.769 decolagens.

Saiba o que fazer em caso de voo cancelado ou atrasado por meteorologia em São Paulo


A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas), fato totalmente alheio ao controle da companhia. Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:

1. Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos
Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

2. Se você ainda não chegou ao aeroporto
Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.

Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.

Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.

A LATAM lamenta os transtornos causados por essa situação totalmente alheia ao seu controle e reforça o seu compromisso com a segurança em todas as suas operações e decisões.



TAAG marca novo capítulo na renovação da frota com a chegada da aeronave Airbus A220-300 D2-TAJ ao AIAAN 

 

Nova aeronave fortalece estratégia de modernização, eficiência operacional e expansão da companhia no continente africano 



A TAAG Linhas Aéreas de Angola recebeu no dia 10, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), a mais nova adição à sua frota: o Airbus A220-300, matrícula D2-TAJ. A incorporação dessa aeronave de última geração está alinhada ao Plano Estratégico 2024–2029 e reforça o compromisso da companhia com a modernização e a transformação de suas operações.

 

O Airbus A220-300 da TAAG tem capacidade para 137 passageiros, com configuração de 12 assentos na Classe Executiva e 125 na Classe Econômica. O modelo se destaca pelo alto desempenho operacional, eficiência no consumo de combustível e menor impacto ambiental.

 

Com a incorporação do quarto Airbus A220-300, a TAAG consolida sua estratégia multimarca, reforçando a frota com uma aeronave moderna, versátil e de elevado conforto para os passageiros. A adição do novo equipamento amplia a competitividade da companhia e aumenta sua capilaridade na cobertura de destinos no continente africano.

 

A nova aeronave, batizada com o nome “Luvili”, presta homenagem à identidade cultural angolana, em referência ao Monte Luvili, uma das maiores formações rochosas do mundo, localizada na província do Huambo, na comuna do Alto Hama. A escolha do nome reforça o compromisso da TAAG em valorizar referências culturais e geográficas nacionais, integrando-as à sua frota moderna.

 

Essa entrega faz parte do ciclo de encomendas realizado junto ao lessor (entidade locadora) Air Lease Corporation (ALC) e representa mais um avanço no processo de renovação da frota da TAAG. A iniciativa integra a visão de crescimento da companhia no continente africano e reforça seus pilares estratégicos de Excelência Operacional, Superioridade Comercial e Conectividade & Oferta de hub.



Cresce em outubro, frente a setembro, o número de passageiros afetados por voos com atrasos superiores a duas horas no Brasil, aponta relatório da AirHelp

  • 66 mil passageiros sofreram com o problema em outubro contra 62 mil em setembro
  • Aeroporto de Guarulhos lidera em número de passageiros afetados
     

O número de passageiros afetados por voos com atrasos superiores a duas horas cresceu em outubro nos aeroportos brasileiros, no comparativo com setembro, aponta relatório da AirHelp, empresa global líder em assistência a passageiros que enfrentam problemas com atrasos e cancelamentos de companhias aéreas.

Em outubro, 66,2 mil passageiros foram afetados por voos com mais de 2 horas de atraso nos aeroportos do Brasil, o que representa uma em cada 142 pessoas que utilizaram deslocamentos aéreos no período.

Em setembro, os impactados por atrasos superiores a 2 horas somaram 62.4 mil passageiros, ou seja, um em cada 154 passageiros embarcados.

Guarulhos foi o aeroporto que apresentou maior número de afetados, com 15.859 passageiros impactados pelo problema, seguido por Guararapes (PE) - Aeroporto Internacional Gilberto Freire (4.147), Viracopos (3.643), Confins (MG) - Aeroporto internacional Tancredo Neves (3613) e Aeroporto Internacional JK (Brasília), com 2.837.

Atrasos superiores a 2 horas, quando não provocados por questões meteorológicas ou de força maior, podem dar origem a pedidos de indenização às companhias aéreas.

Compensação de passageiro 

Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados "danos morais" e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira de até R$ 10.000 por pessoa.

O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. 

A reparação deve ser integral, inclusive para compensação de sofrimentos psicológicos. Mesmo quando a interrupção do serviço é devida a condições climáticas extremas ou situações de força maior que estão fora do controle da companhia aérea, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação adequada e tempestiva.

“O conjunto de direitos dos passageiros aéreos que temos no Brasil é orientado para o cliente e oferece aos passageiros aéreos uma grande consideração, especificando exatamente quais os cuidados que as companhias aéreas devem oferecer e quando, em caso de problemas de voo. No entanto, a lei é muito vaga quando se trata de critérios de compensação e pode ser um desafio para um único indivíduo sem conhecimento especializado interpretar a lei corretamente. Entre os principais motivos pelos quais os passageiros brasileiros não reivindicam seus direitos em caso de problemas de voo, podemos encontrar: falta de conhecimento sobre como fazer uma reclamação, mas também falta de consciência dos direitos dos passageiros”, diz Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Leis que protegem os passageiros no Brasil 

Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.

A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.

A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:

  • O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro
  • O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 2 horas de atraso (estamos contradizendo algo que esteja na lei?) ou estava com overbook
  • Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea
  • O problema ocorreu nos últimos 5 anos

Para mais informações, visite o site da AirHelp.




Iberia amplia conexão entre América Latina e Ásia com acordo com a China Southern

  • As companhias conectarão seus hubs de Madri e Guangzhou para ampliar opções e melhorar a experiência dos clientes da América Latina em rotas para a Ásia, onde a Iberia já voa diariamente para Doha e quatro vezes por semana para Tóquio.
  • O acordo expande a rede da Iberia na Ásia e a da China Southern na Espanha e na América Latina, reforçando a complementaridade entre as duas empresas e consolidando Madri como um hub global.
  • A parceria integra o Plano de Voo 2030, que prevê investimento de 6 bilhões de euros, renovação da frota, digitalização de serviços e fortalecimento da conectividade internacional.



A Iberia e a China Southern Airlines assinaram em Madri um acordo de compartilhamento de código que reforça a conectividade entre China, Europa e América Latina. A nova rota direta Guangzhou–Madri, operada pela China Southern, será o eixo dessa cooperação. Com ela, clientes da Iberia na América Latina poderão se conectar às principais cidades chinesas via Guangzhou, enquanto passageiros vindos da China terão acesso à extensa rede da Iberia na Espanha, Europa e América Latina — consolidando Madri como um hub global de conexões.
 

Pelo acordo, a Iberia passará a incluir seu código (IB) no voo Guangzhou–Madri e em outros destinos operados pela China Southern no país. Já o código da China Southern (CZ) será incorporado aos voos domésticos da Iberia e a diversas rotas para a América Latina, com seus serviços para Madri. Os voos em codeshare entre as duas companhias operarão três vezes por semana, às terças, quintas e sábados.
 

“Esta aliança é um passo decisivo em nossa estratégia de crescimento internacional. Reforça a posição de Madri como hub intercontinental e consolida o papel da Iberia como ponte natural entre a Europa, a Ásia e a América Latina. Este acordo se soma aos nossos voos para Tóquio e Doha e reflete nossa firme aposta na Ásia, oferecendo mais opções e uma experiência de viagem alinhada às exigências de um mercado cada vez mais global e competitivo”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede e Alianças da Iberia.
 

Iberia na Ásia
A posição geográfica da Espanha faz do país uma porta natural de conexão entre a América Latina, a Europa, o Oriente Médio e a Ásia. A Iberia fortalece sua presença no continente asiático combinando rotas próprias e alianças estratégicas. Atualmente, opera um voo diário para Doha — complementado por até três frequências diárias da Qatar Airways — e quatro voos semanais para Tóquio, reforçando sua atuação em mercados-chave.
 

Com o voo para Doha, a Iberia integrou-se ao maior acordo de negócios conjuntos entre companhias aéreas do mundo, firmado por Qatar Airways e British Airways, que abrange mais de 60 países e oferece conexões para mais de 200 destinos na Ásia, Oriente Médio e África. Juntas, Iberia e Qatar Airways disponibilizam até quatro frequências diárias entre Madri e Doha, ampliando significativamente a conectividade entre a Península Ibérica e os principais mercados dessas regiões, além da Austrália.
 

A parceria com a China Southern complementa essa estratégia e reforça o papel da Iberia como um dos principais agentes de conectividade intercontinental, consolidando Madri como um dos hubs globais mais relevantes e fortalecendo a ligação entre Europa, Ásia e América Latina. A partir de Madri, clientes que continuam suas viagens com a Iberia têm acesso a 18 destinos em 16 países da América Latina, 10 destinos diretos nos Estados Unidos e 46 cidades na Espanha — posicionando a capital espanhola como um ponto de conexão único entre três continentes.
 

Plano de Voo 2030: conectividade global como prioridade
O fortalecimento das conexões de longo curso é um dos pilares do Plano de Voo 2030, a estratégia da Iberia para a próxima década. O programa prevê investimento de 6 bilhões de euros para renovar e expandir a frota — de 48 para 70 aeronaves de longo curso —, acelerar a digitalização dos serviços, aprimorar a experiência do cliente e consolidar a conectividade entre Europa, Américas e Ásia.
 

Nesse contexto, a Iberia inaugurou recentemente novas rotas de longo curso, como Orlando, Recife e Fortaleza, e, em 2026, ampliará sua presença em mercados estratégicos com destinos como Monterrey e Toronto. O acordo com a China Southern integra essa visão e reforça o protagonismo da Iberia na conectividade global, fortalecendo Madri como um dos principais hubs intercontinentais do mundo.
 

Para mais informações, entre em contato: iberia@wearesmart.com.br




Ethiopian Airlines celebra conquistas recentes e expectativas para 2026
 

Premiações, reconhecimentos e ordem de compra de novas aeronaves colocam a companhia na vanguarda do cenário de aviação comercial e de cargas


A Ethiopian Airlines conclui o ano de 2025 com diversos prêmios de grande prestígio anunciados recentemente em eventos do setor. Durante a 57ª Assembleia Geral Anual da African Airlines Association (AFRAA), realizada em Luanda, na Angola, a companhia recebeu quatro premiações que reafirmam sua liderança, resiliência e notável contribuição para o avanço da aviação africana.


Na AFFRA, a Ethiopian foi reconhecida com os seguintes prêmios:

  • Companhia Aérea do Ano pela Melhor Lucratividade em Operações Globais em 2024
  • Companhia Aérea do Ano pela Maior Melhoria na Conectividade Intra-Africana em 2024
  • Prêmio de Serviço Excepcional pela contribuição significativa para a indústria de aviação africana em 2024
  • Prêmio de Serviço Distinto, em reconhecimento ao apoio da Ethiopian como companhia aérea pioneira no Projeto de Espaço Aéreo de Rotas Livres na África, contribuindo de forma notável para o avanço da aviação no continente.


Ethiopian Cargo & Logistics Services ganha como “Melhor Companhia Aérea de Carga – África”

A Ethiopian Cargo & Logistics Services, a maior operadora de rede de carga aérea da África, tem o orgulho de anunciar que foi reconhecida e premiada como “Melhor Companhia Aérea de Carga – África” pelo terceiro ano consecutivo no Arabian Cargo Awards 2025, realizado em novembro de 2025, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O prêmio destaca o compromisso contínuo da companhia e seus avanços na oferta de soluções de carga de nível mundial, mantendo eficiência operacional e padrões elevados de segurança nos serviços globais de carga e logística.


Nos últimos meses, a Ethiopian Cargo & Logistics Services também recebeu diversos outros reconhecimentos, incluindo “Aclamado Aeroporto Africano de Carga do Ano” e “Companhia Aérea Internacional de Carga que Mais Cresce do Ano” no Air Cargo Africa 2025, além de “Companhia Aérea de Carga do Ano (Africa)” em Dubai, entre outros.

 

 

12ª Cerimônia de Premiação Nacional de Qualidade

O Grupo Ethiopian Airlines conquistou o prestigioso First Level Award of Excellence na 12ª Cerimônia de Premiação Nacional de Qualidade, organizada pela Ethiopian Quality Award Organization. O CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, recebeu o prêmio das mãos do Convidado de Honra, Sua Excelência Taye Atske Selassie, Presidente da República Democrática Federal da Etiópia.


O Prêmio Nacional de Qualidade, uma das distinções de excelência mais prestigiosas da Etiópia, reconhece organizações de destaque no país. O processo de seleção segue uma avaliação rigorosa, incluindo uma análise abrangente da documentação enviada em resposta ao questionário do Ethiopian Quality Awards, além de uma auditoria intensiva e entrevistas em todas as áreas operacionais.

 

Comentando sobre as inúmeras premiações recebidas, o CEO do Grupo Ethiopian Airlines, Mesfin Tasew, declarou: “Esses prêmios são a prova dos valores panafricanos essenciais da Ethiopian Airlines e da dedicação inabalável de toda a nossa equipe. As prestigiosas distinções que recebemos reafirmam nosso compromisso com o crescimento do continente e com o fortalecimento da integração regional.”


Com mais de 145 destinos globais, incluindo mais de 60 apenas na África, a Ethiopian detém a maior participação na conectividade intra-africana e nas ligações entre a África e o resto do mundo, reduzindo distâncias com um serviço excepcional que continuamente conquista prêmios importantes no setor.

 


Ordem de compra de 6 A350-900s

Além dos prêmios e reconhecimentos, a Ethiopian Airlines fez um pedido de seis Airbus A350-900, reforçando ainda mais sua posição como o maior cliente de A350 no continente africano. O acordo foi assinado durante o Dubai Airshow pelo CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, e por Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas da divisão de Aeronaves Comerciais da Airbus.
 

O CEO do Ethiopian Airlines Group, Mesfin Tasew, declarou:
“Estamos muito satisfeitos em expandir nossa frota de aeronaves Airbus com este novo pedido e em fortalecer nossa parceria com a Airbus. Como a companhia aérea líder do continente e a maior operadora do A350 na África, este pedido histórico reforça nossa visão de crescer de forma sustentável, oferecendo uma experiência de viagem de nível mundial e consolidando nossa posição de liderança na aviação africana.”


Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas de Aeronaves Comerciais da Airbus, afirmou:
“Estamos orgulhosos em aprofundar ainda mais nossa parceria com a Ethiopian Airlines, um cliente de longa data da Airbus e uma referência em excelência na aviação africana. A tecnologia de ponta, a eficiência e a versatilidade do A350 agregarão ainda mais valor às operações da Ethiopian.”


O Airbus A350-900 oferece 25% menos consumo de combustível e emissões de CO₂ em comparação com aeronaves de gerações anteriores e é reconhecido por sua cabine silenciosa, aerodinâmica avançada e recursos modernos de conforto ao passageiro. O novo pedido reforça a estratégia de longo prazo da Ethiopian Airlines de modernizar e expandir sua frota com aeronaves tecnologicamente avançadas, eficientes em consumo de combustível e ambientalmente sustentáveis.


Aeroportos do Nordeste movimentam 1,7 milhão de passageiros em outubro

Região mantém crescimento e registra alta em voos nacionais e internacionais


A aviação nordestina encerrou outubro em ritmo de expansão. No mês, os aeroportos da região registraram a circulação de 1.760.444 passageiros, somando voos nacionais e internacionais com origem nos terminais do Nordeste. Desse total, 1.688.447 viajantes foram transportados em rotas domésticas, um crescimento de 5,5% em relação a outubro do ano passado, além de 71.997 passageiros internacionais.

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Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o crescimento contínuo confirma o papel estratégico do Nordeste na malha aérea brasileira. “Os aeroportos do Nordeste vêm apresentando um crescimento consistente e sustentável ao longo de 2025, impulsionado pelo turismo, pela retomada econômica e pelas ações de modernização da infraestrutura aeroportuária conduzidas pelo Governo Federal. O desempenho de outubro mostra que a aviação brasileira vive um dos melhores momentos da sua história, com recordes regionais e nacionais de circulação de passageiros”, destacou.
 

O Aeroporto do Recife segue líder na movimentação da região, com 857.013 passageiros entre embarque e desembarque, alta de 2,4% frente aos números apurados no mesmo período do ano passado. Um quarto do total de passageiros que partem ou chegam no Nordeste passa pelo terminal pernambucano. Salvador é o segundo estado da região em movimentação de viajantes. Por lá, no décimo mês do ano, passaram 676.712 pessoas, crescimento de 7,6% relação aos dados de 2024. Fortaleza fechou a lista dos três terminais mais movimentados da região, com 516.708 turistas, número 6,2% superior ao total apurado há um ano.

 

Desempenho no acumulado do ano
O avanço observado em outubro reforça a trajetória positiva da aviação civil no Nordeste ao longo de 2025. De janeiro a outubro, mais de 19,2 milhões de passageiros embarcaram na região em voos domésticos e internacionais tendo com origem os terminais da região. O resultado é impulsionado especialmente pelos desempenhos de Recife (PE), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), São Luís (MA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE), que juntos registram a maior movimentação da última década no período.

 

“Só nesse mês mais de três milhões e meio de passageiros circularam pelos aeroportos do Nordeste. Isso representa um crescimento de 5,6% nos voos domésticos em relação ao ano passado. Esses números confirmam o dinamismo da nossa economia e a força da infraestrutura aeroportuária que estamos fortalecendo ao longo de 2025. O desempenho mostra que o Nordeste ocupa um lugar estratégico na malha aérea do país e que já estamos colhendo os frutos dos investimentos em modernização, na retomada econômica e no fortalecimento do turismo”, afirmou Daniel Longo, secretário de Aviação Civil.

Aporte será utilizado para investimentos em onze aeroportos de quatro estados do país: São Paulo, Minas Gerais, Para e Mato Grosso do Sul - Foto: Vosmar Rosa/MPor



Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 4,64 bilhões em apoio financeiro para o plano de ampliação, modernização e manutenção de 11 aeroportos administrados pela concessionária Aena no país, incluindo o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A operação foi estruturada como project finance non-recourse, modelo em que o pagamento é feito com as receitas do próprio projeto, e representa um dos maiores financiamentos já direcionados ao setor aeroportuário brasileiro.
 

“O apoio aprovado pelo BNDES demonstra a determinação do presidente Lula e do Ministério de Portos e Aeroportos em modernizar nossos aeroportos, ampliar capacidade e garantir mais conforto e segurança aos passageiros. Esses investimentos fortalecem a aviação regional, impulsionam o turismo, geram empregos e ajudam a conectar ainda mais o Brasil. Estamos trabalhando para entregar uma infraestrutura à altura do crescimento econômico e das necessidades do país”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
 

O pacote financeiro inclui R$ 4,24 bilhões em debêntures e R$ 400 milhões via linha Finem (destinada a financiar projetos de investimentos públicos ou privados), além de uma oferta pública de debêntures coordenada pelo BNDES e Banco Santander, totalizando R$ 5,3 bilhões. Ao todo, o financiamento para a Aena Brasil chega a R$ 5,7 bilhões. Os investimentos abrangem os aeroportos de Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG).
 

A iniciativa permitirá a execução da Fase I-B dos contratos de concessão, que reúne os principais investimentos em ampliação e adequação de infraestrutura, melhorias estruturais e aumento de capacidade operacional. As obras devem ser concluídas até junho de 2028, em Congonhas, e junho de 2026 nos demais aeroportos. A estimativa é de geração de mais de 2 mil empregos diretos e indiretos durante a implantação e cerca de 700 novos postos após a conclusão.
 

Em Congonhas, que receberá cerca de R$ 3,3 bilhões, está prevista a ampliação do terminal de passageiros de 61 mil m² para 134 mil m², instalação de sete novas pontes de embarque, reformulação do embarque remoto e expansão das áreas comerciais para 43 mil m².
 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que os investimentos acompanham a expansão da demanda por transporte aéreo. Em 2024, os 11 aeroportos movimentaram 27,5 milhões de passageiros, o equivalente a 12,8% do total no Brasil e 3% acima do nível pré-pandemia.
 

O mecanismo financeiro desenvolvido pelo BNDES permitirá que, após a conclusão das obras, a Aena possa refinanciar sua dívida em condições mais competitivas, reduzindo custos e eliminando o risco de rolagem. A operação recebeu rating AAA.br pela agência Moody’s Local Brasil, classificação que indica o mais alto nível de qualidade de crédito na escala nacional, refletindo baixo risco e elevada capacidade de pagamento.
 

A Aena administra os 11 aeroportos beneficiados e outros seis terminais no Nordeste, que também contaram com apoio do BNDES em operações anteriores.


Fotos: Latam


LATAM abre vagas para piloto do Embraer E195-E2 com bônus de atração exclusivo e início a partir de fevereiro de 2026


Maior empregadora da aviação brasileira oferece bônus de atração pago uma única vez para comandantes e copilotos aprovados para novo modelo de aeronave da companhia

Profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e treinados antes da entrega dos primeiros E195-E2 à LATAM Airlines Brasil, prevista para o último trimestre de 2026


São Paulo, 15 de dezembro de 2025 - A LATAM Airlines Brasil vai abrir hoje (15 de dezembro) as primeiras vagas para comandantes e copilotos que irão operar o Embraer E195-E2, o novo modelo de aeronave que começa a integrar a frota da companhia no último trimestre de 2026 para fortalecer e otimizar a sua malha aérea.

As inscrições para as novas vagas estarão abertas até 4 de janeiro de 2026 na página Trabalhe Conosco da LATAM. Os profissionais serão admitidos a partir de fevereiro de 2026 e a LATAM pagará uma única vez um bônus de contratação para os comandantes (R$ 160 mil) e copilotos (R$ 80 mil) aprovados.

“A LATAM é a principal escolha no Brasil para quem sonha alto e quer desenvolver na aviação uma carreira sólida, em constante evolução e pautada pelo respeito e transparência. Com o investimento no E2, estamos ampliando ainda mais as oportunidades para quem quer ingressar em uma empresa líder do mercado brasileiro e que vem crescendo de maneira sustentável”, aponta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

LATAM: MAIOR EMPREGADORA DA AVIAÇÃO NO BRASIL

O novo processo seletivo reforça o papel da LATAM como marca empregadora de referência no setor aéreo brasileiro, sempre oferecendo planos estruturados de desenvolvimento, capacitação contínua e benefícios que sustentam uma carreira de longo prazo na aviação. A LATAM entende que segurança também é poder crescer com tranquilidade e com o apoio de uma equipe que acredita no potencial dos seus profissionais.

Com mais de 22 mil funcionários – incluindo 2,3 mil pilotos e 5,2 mil comissários de voo – a LATAM Brasil é hoje a maior empregadora do setor aéreo nacional e a companhia que mais contratou tripulantes nos últimos três anos.

Desde 2023, a LATAM ampliou em 20% o seu quadro de tripulantes no país, impulsionada pelo aumento de voos e pela expansão sustentável das suas operações. As movimentações internas também cresceram 46% no período, fortalecendo oportunidades de carreira e capacitação. O avanço acompanha a expansão sustentável da empresa, que já atua em 59 aeroportos no Brasil (serão pelo menos 63 em 2026) e oferece a maior conectividade do país para o exterior.

REQUISITOS PARA AS VAGAS DE COMANDANTE E195-E2 DA LATAM:
Experiência mínima com 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares (RBAC 121 ou similar), sendo:No mínimo de 3.000 horas de voo em aeronaves a jato (qualquer tipo e função);
No mínimo de 500 horas como piloto em comando em aeronaves similares ou maiores que o E2;
ICAO 4 ou Superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
CMA válido;
Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos);
Passaporte brasileiro válido;
Diferencial: IFR válido;
Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido;
Diferencial: Ensino superior completo.



REQUISITOS PARA AS VAGAS DE COPILOTO E195-E2 DA LATAM:

Experiência mínima de 500 horas totais de voo de avião;
Licença de Piloto Comercial de Avião;
Habilitação IFRA;
Habilitação MLTE ou Tipo;
CCT de PLA;
ICAO 4 ou superior válido no ato da inscrição e com validade mínima de 1 ano no ato da contratação;
CMA de primeira classe com validade mínima de 6 meses - no ato da admissão;
Carteira válida E-JETS E1 e E2, ou experiência recente (últimos 3 anos)
Curso Superior Completo;
Passaporte brasileiro válido;
Diferencial: Visto Americano (B1/B2) válido.

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