O relatório é do Grupo Volkswagen e foi divulgado, hoje, 21/5. Trata da sustentabilidade da companhia sob o título de "economia", "sociedade" e "meio ambiente", no qual apresenta os resultados obtidos no ano financeiro de 2011, por meio de uma administração sustentável.
O relatório deste ano foi auditado de acordo com o padrão AA1000AS e a Global Reporting Initiative (GRI, Iniciativa de relatórios globais), que concedeu à Volkswagen a nota mais alta possível para este tipo de publicação, a "A+".
No prefácio do relatório, o prof. dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho Administrativo da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) e Bernd Osterloh, presidente do Conselho de Fábrica Geral e de Grupos da Volkswagen Aktiengesellschaft (S.A.) escreveram: "Nossa responsabilidade é garantir o futuro da mobilidade urbana pessoal, mantendo-a acessível, segura e compatível com o meio ambiente. É por isso que, como um Grupo, estabelecemos um nível muito mais alto em termos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, definimos para nós mesmos novas e ambiciosas metas."
Os principais focos da companhia têm sido melhorar a compatibilidade dos produtos e da produção com o meio ambiente, assim como promover a saúde e a especialização de mais de 500.000 funcionários da Volkswagen em todo o mundo.
O novo relatório de sustentabilidade também apresenta uma visão geral do balanço ambiental de todos os modelos produzidos pelo Grupo Volkswagen. Atualmente, o Grupo oferece 155 modelos com emissão inferior a 120 gramas de CO2/km; 28 têm, inclusive, emissões inferiores a 100 g de CO2/km.
O Grupo Volkswagen está comprometido a melhorar ainda mais a compatibilidade ambiental de seus produtos e trabalha com a meta de reduzir as emissões de CO2 da nova frota de veículos europeus em 30% entre 2006 e 2015. O Grupo Volkswagen pretende ainda reduzir a emissão da frota para menos de 120 g de CO2/km em 2015.
Paralelamente a essas ações, o Grupo Volkswagen está melhorando a conservação dos recursos de produção em suas 94 fábricas em todo o mundo. O Grupo Volkswagen estabeleceu para si mesmo a meta de tornar os processos produtivos 25% mais ecológicos até 2018, em todas as suas fábricas.
É por isso que o Grupo Volkswagen realiza uma pesquisa anual, padrão em todas as suas operações no mundo, sobre a opinião de seus funcionários: 89% dos colaboradores participam da pesquisa, que é a ferramenta fundamental para determinar sua satisfação, eliminando as deficiências e melhorando os processos de trabalho.
A Volkswagen tem publicado relatórios sociais desde os anos 70, e o primeiro relatório ambiental da empresa foi divulgado em 1985. O Grupo Volkswagen tem emitido relatórios de sustentabilidade desde 2005.
Visão geral das metas de sustentabilidade:
* Em 2016, o Grupo Volkswagen deve investir 62,4 bilhões de euros em todo o mundo e mais 14 bilhões na China. Bem mais de dois terços desse programa de investimento serão aplicados direta e indiretamente no desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes, motores e tecnologia, assim como para a realização de uma produção mais compatível com o meio ambiente em suas fábricas.
* Entre 2006 e 2015, o Grupo Volkswagen pretende reduzir a emissão de CO2 na nova frota de carros europeus em cerca de 30% – superando a marca de 120 g de CO2/km pela primeira vez em 2015.
* Cada novo modelo a ser lançado na região será 10% a 15% mais eficiente, em média, que seu predecessor.
* Os processos produtivos do Grupo devem ser 25% mais ecológicos em 2018, em comparação com 2010. Em termos concretos, isso significa 25% a menos de consumo de energia e água, além de resíduos e emissões.
* Até 2020, as emissões de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 40%, como resultado de inovações no fornecimento de energia para a produção no Grupo Volkswagen.
* Nesse contexto, o Grupo deve investir cerca de 600 milhões de euros na expansão utilização de recursos renováveis de energia, como solar, energia eólica e hidrelétrica.
Ações de sustentabilidade no Brasil
A Volkswagen do Brasil teve destaque na edição do relatório, que mencionou o mercado brasileiro como um dos principais players econômicos para o Grupo Volkswagen, além de diversas ações de sustentabilidade realizadas pela empresa no País.
A primeira hidrelétrica, a PCH Anhanguera, garantiu à Volkswagen a conquista, em janeiro de 2012, do Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O certificado atesta que a hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Outro destaque é o apoio da Volkswagen do Brasil à revitalização do Parque Ecológico de São Carlos "Dr. Antonio Teixeira Vianna", no interior de São Paulo. Em 2010, a empresa destinou uma verba de R$ 145 mil para o parque, aplicados na reforma de espaços para animais e a reintrodução de vegetação indígena. Instalado em uma área de 72 hectares, o parque abriga 900 animais e 60 recintos.
O projeto Costurando o Futuro, também da Fundação Volkswagen, promove a transformação de tecidos automotivos e de uniformes em renda para costureiros. |
No âmbito das ações sociais, o trabalho de mais de 30 anos da Fundação Volkswagen também foi destacado, especialmente pelo marco de mais de 1 milhão de alunos beneficiados por seus programas educacionais, conquistado em 2011, e o projeto Costurando o Futuro, que ensina o ofício da costura a moradores em situação de vulnerabilidade social de São Bernardo do Campo (SP), confeccionando bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes de funcionários da Volkswagen que seriam descartados.
Os resultados do Projeto Bomba d'Água Popular, que permite acesso ao recurso natural a comunidades carentes do semiárido brasileiro, também foram mencionados. Desde o início do programa, em 2005, 698 bombas foram instaladas, beneficiando mais de 100 mil pessoas.
Ações realizadas junto a funcionários da empresa, como o Programa Vida Sustentável, que ensina a reduzir impactos ao meio-ambiente, o AIDS Care, com foco em prevenção, controle e reabilitação da doença, também fizeram parte do relatório.
O relatório de sustentabilidade do Grupo Volkswagen pode ser acessado por meio do seguinte link:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário