Lançado para produção com o PEUGEOT 208, no início de 2012, o primeiro PEUGEOT i- Cockpit® foi revelado em 2010 no carro-conceito SR1. Hoje, é um verdadeiro sucesso, com mais de 5 milhões de clientes em todo o mundo – além de ser um símbolo da marca e um componente importante no seu DNA.
A arquitetura dos bancos do motorista da PEUGEOT permite que as informações estejam diretamente no campo de visão. Não há necessidade de tirar os olhos da estrada.
Combinado com a qualidade do chassi PEUGEOT, o i-Cockpit® é parte integrante do prazer de dirigir valorizado pela marca.
NASCIDO DE UM CARRO CONCEITO
Embora o PEUGEOT 208 (em 2012) tenha sido o primeiro veículo de produção equipado com o PEUGEOT i-Cockpit®, os carros-conceito, que são verdadeiros “laboratórios de idéias”, tiveram um papel importante nas discussões sobre a sua implementação nos automóveis produzidos em série.
Em 2010, o PEUGEOT SR1 apresentou o PEUGEOT i-Cockpit® pela primeira vez. Esse estudo foi o pivô que anunciou a nova equipe de estilo da marca, com a nomeação de Gilles Vidal, inaugurando uma nova era no design da PEUGEOT.
A partir de então, todos os assentos dos carros-conceito passaram a ser construídos com um PEUGEOT i-Cockpit®. O EXALT inspirou fortemente o painel do novo PEUGEOT 508. No novo PEUGEOT 208, a arquitetura do PEUGEOT i-Cockpit® é diretamente inspirada no conceito FRACTAL. Todo carro conceito tem um propósito na PEUGEOT.
PRINCIPAIS COMPONENTES
Desde a sua primeira apresentação, no PEUGEOT 208, o PEUGEOT i-Cockpit® nunca deixou de evoluir com as criações da marca, mantendo seus principais componentes:
um volante compacto, que proporciona dinamismo e melhor dirigibilidade;
um head-up handset: no novo PEUGEOT 3008, com painel digital HD com configurações e animações gráficas;
uma grande tela HD ao alcance dos dedos e na linha de visão do condutor;
comandos inspirados nas teclas de um piano, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de veículo.
O PEUGEOT i-Cockpit® utiliza uma estratificação em três níveis para uma ergonomia e direção impecáveis:
Visão: a informação se enquadra adequadamente no campo de visão do motorista, para que não precise desviar os olhos da estrada.
Mãos: os materiais são agradáveis ao toque, e a posição dos comandos é ergonômica e de fácil acesso.
Corpo: o habitáculo forma uma cabine que envolve os ocupantes. Os assentos oferecem excelente conforto e suporte.
POR QUE FUNCIONA?
Para projetar o PEUGEOT i-cockpit®, muitas regras em termos de ergonomia, visibilidade e arquitetura devem ser levadas em consideração. Isso pode ser resumido da seguinte forma: como garantir que todas as estruturas corporais fiquem confortáveis com a máxima visibilidade externa?
Dados antropométricos estudados em escala global nortearam os “arquitetos” da marca.
Na verdade, não é a altura do motorista que importa, e sim a proporção peito (tórax) / perna que precisa ser avaliada. Por exemplo, algumas pessoas têm um peito maior em comparação com o comprimento das pernas. Mas em outras, é exatamente o oposto...
Se a altura média de um homem é de 1,76 m, a altura do busto varia de 87 a 98 cm. O que tem um impacto direto no posicionamento de sua visão. Esses dados antropométricos tornaram possível calcular a faixa de ajuste dos assentos ou volante para reforçar a sensação de estar em um “casulo” e otimizar a ergonomia a bordo, qualquer que seja o tamanho do motorista.
Como você pode ver, a construção de um i-Cockpit requer estudos aprofundados de morfologia.
OFERTA ATUAL
Hoje, todos os carros de passeio da PEUGEOT comercializados no Brasil possuem um i-Cockpit®: 208 e 2008, 3008 e 5008.
FOCO NO NOVO PEUGEOT i-COCKPIT 3D®
Como em todas as demais gerações do i-Cockpit, no i-COCKPIT 3D® as informações são colocadas no campo de visão do motorista. Inaugurado com o novo PEUGEOT 208, o PEUGEOT i-Cockpit® 3D é uma inovação real, o primeiro do mundo no segmento.
Dependendo da versão, o cluster com os mostradores 3D do PEUGEOT i-Cockpit® projeta informações como em um holograma utilizado nos jatos de caça. As indicações são dinâmicas e animados: aproximam-se dos olhos, dependendo do grau de importância ou urgência, com um aumento na reatividade na ordem de 0,5s. Melhora a condução em todos os sentidos: além de maior eficiência, proporciona leitura ainda mais confortável aos olhos.
No centro do painel, uma grande tela diagonal de 10 polegadas (conforme versão) pode ser operada através de acessos diretos por toque ao lado dos interruptores com o novo sistema de controle de voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário