Coluna Fernando Calmon
Nº 1.156 — 1/7/21
ANJO DA GUARDA DIGITAL
PARA CICLISTAS E PEDESTRES
Usuários vulneráveis
no trânsito, como pedestres e ciclistas, poderão contar com o auxílio da
tecnologia para que fiquem menos expostos a acidentes. Pelas diferenças de dimensões,
peso e velocidade dos veículos motorizados, os índices de fatalidade são
elevados no caso de intercorrência, às vezes mesmo sem colisão direta, pois um
ciclista pode se desequilibrar até por deslocamento do ar. Por isso, os códigos
de trânsito tanto no Brasil quanto no exterior exigem manter um distanciamento
mínimo de 1,5 metro entre carros e bicicletas.
O Conselho Europeu de
Segurança Viária calcula em 80% os casos de morte quando um acidente ocorre em
estradas entre veículos e usuários vulneráveis. Bicicletas que contam com assistência
elétrica ao pedalar são rápidas e cansam menos os ciclistas, tornando-se assim populares.
Na Alemanha a fabricante de autopeças e pneus Continental se uniu à empresa de
telecomunicações Deutsche Telekom para criar um sistema que possa dar maior
segurança e evitar acidentes.
A ideia surgiu do
alto nível de conectividade possibilitado por smartphones. Na Europa, por
exemplo, 85% da população utiliza esse tipo de telefone celular inteligente (estima-se
em torno de 70% no Brasil). A solução desenvolvida pelos parceiros foi
monitorar as trajetórias dos veículos, dos ciclistas e numa segunda etapa também
dos pedestres.
A base para o desenvolvimento
reúne o serviço de posicionamento por satélite (GPS), sensores de aceleração,
comunicação móvel e computação em nuvem. O carro transmite informações de
posição e aceleração por meio de telefonia celular. O ciclista também
emite esses parâmetros via smartphone. Executam-se cálculos para prever as
trajetórias dos próximos cinco segundos. No caso de colisão iminente, um aviso
é enviado tanto ao motorista quanto ao ciclista.
Para garantir que as informações
cheguem a ambos os usuários da via ou estrada de forma quase instantânea, sempre
se utiliza o computador em nuvem mais próximo da rede móvel do local do
possível acidente. Tudo em tempo real e ainda com maior eficiência quando a
telefonia 5G (quinta geração) estiver disseminada, embora funcione também no
atual padrão 4G.
Os testes de estrada
iniciais foram bem-sucedidos. Neblina espessa associada à diminuição de
visibilidade poderá representar um perigo a menos na circulação rodoviária. Porém
essa tecnologia deverá receber investimentos adicionais para ser útil também em
trânsito urbano.
Os dois parceiros
desenvolvem esse anjo da guarda digital de ciclistas e pedestres para uso internacional
e na vida cotidiana. Financiamento é do Ministério Federal de Transporte e
Infraestrutura Digital da Alemanha. Haverá apresentação dos resultados do
projeto no Congresso Mundial de Transportes Inteligentes, em Hamburgo, de 11 a
15 de outubro próximos.
ALTA RODA
CONFIRMADO que a nova picape intermediária Chevrolet receberá o nome Montana. Suas
dimensões serão bem semelhantes às da Toro, até hoje sem nenhum concorrente
direto pelo menos até a chegada da Ford Maverick, do México, no segundo
semestre. A nova Montana exigirá investimentos, agora iniciados, na fábrica de
São Caetano do Sul (SP). GM não divulgou data para o lançamento. Minha previsão
é início de produção em janeiro de 2023 e de vendas 30 a 45 dias depois.
FRAUDES nas bombas de abastecimento de combustível, quando donos de postos
desonestos adulteram o volume real vendido aos motoristas, começarão a ser
eliminadas a partir de 1º de julho do próximo ano. O controle se dará por meio
de assinatura digital das medições e o usuário poderá checar a autenticidade
por meio de aplicativo no telefone celular. Não haverá, no entanto,
substituição imediata das bombas atuais. A mudança será gradual à medida que
forem repostas. Espera-se que a pressão dos consumidores acelere o processo.
FORD BRONCO SPORT apresenta bom desempenho em uso fora de estrada graças à tração
nas quatro rodas sob demanda (inclui bloqueio para tração 4x4 e diferencial
traseiro) e ao mesmo tempo se comporta de forma “civilizada” no dia a dia do
asfalto, em ruas e rodovias. Não é excessivamente duro, a suspensão
independente nas quatro rodas transmite confiança em curvas, a direção mostra
precisão e o motor apresenta respostas vigorosas. Bom espaço interno para cinco
passageiros adultos, mas o porta-malas tem volume inferior aos concorrentes até
a altura do encosto do banco traseiro.
REVISTA inglesa Autocar, mais antiga do mundo, pois circula desde 1895, elegeu
os melhores motores dos últimos 120 anos separados por décadas. Eis a lista: 1900, Mercedes Simplex 60 hp; 1910, Bentley 3 Litre; 1920, Bugatti Type 35; 1930, Duesenberg SJ; 1940, Ferrari 160 Inter; 1950, Chevrolet Corvette (V-8 Small
Block); 1960, Porsche 911 (Flat Six);
1970, Lamborghini Countach; 1980, Ferrari F40; 1990, McLaren F1 (BMW V-12); 2000,
Lexus LF-A (Yamaha V-10); 2010,
Porsche 911 GT3 RS (Flat Six). Só Ferrari e Porsche tiveram duas indicações
cada. Com essa autoridade centenária, quem pode discordar?
_________________________________________________________________________________________
www.fernandocalmon.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário