Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

domingo, 11 de dezembro de 2022

Sistema permite monitoramento de 250 carros por segundo em vias e rodovias, localiza veículos roubados, com placa clonada, caminhões com carga excessiva e está operando já no Espírito Santo e pode ser usado também como sensor de velocidade

 

foto: Divulgação Velsis


Com a chegada do final do ano, aliado ao período de chuvas em muitos estados do Brasil e também, somando a isso, o aumento das viagens ocasionadas pelas férias, o trânsito em vias e rodovias acaba sendo prejudicado.

Para evitar acidentes, o monitoramento e o uso de inteligência artificial têm sido fortes aliados. Entre os equipamentos vistos como diferencial por especialistas estão a big data, sistema que possibilita o envio de um conjunto de dados maior e mais complexo com qualidade de informação.

 

Atualmente, a big data permite o monitoramento de 250 carros por segundo e a identificação de mais de 30 características diferentes em cada passagem de veículo. "Entre essas características é possível saber, por exemplo, se há indicativo de placa clonada, restrição de furto ou roubo, restrições judiciais e restrições administrativas, como autorização de transporte escolar e GNV vencidos, por exemplo", conta o especialista em mobilidade Guilherme Araújo.

 

Pesagem

Outro fator de destaque em tecnologias que contribuem para melhor fluxo de veículos pesados em rodovias são as balanças de pesagem em movimento (WIM) - analisadores de tráfego que possibilitam a captura da imagem dos veículos que transitam pelo ponto em que a balança de pesagem está instalada.
 

Os sensores são capazes de identificar a passagem, a velocidade e geometria do veículo em toda a seção da via, inclusive entre as faixas e também cor, data e modelo, peso líquido, tara e peso bruto. "Os equipamentos trabalham de maneira integrada, entregando análise de dados com base em imagens, vídeos e outros detalhes que contribuem para uma abordagem", complementa Araújo.

Ele ressalta que o acidente mais frequente envolvendo veículos de carga é o tombamento, responsável por quase metade dos eventos registrados. "O tombamento, além de representar 47% dos acidentes com veículos de carga, também é o tipo de acidente com maior necessidade de atenção, uma vez que possui uma alta frequência e impacto representativo para a via, o tráfego e a segurança”, complementa Guilherme Araújo, que é diretor-presidente da Velsis.

Segurança

Informações obtidas por equipamentos de tecnologia em mobilidade e trânsito estão garantindo um aumento de 90% no tempo de resposta de órgãos públicos.

 

No Espírito Santo, um sistema lançado neste ano, conta com 900 câmeras, instaladas em 290 pontos de fiscalização, incluindo as divisas do Estado, e que monitoram cerca de 1650 faixas em vias e rodovias.

Segundo representantes da Secretaria de Segurança Pública Estadual, em apenas três meses de funcionamento do sistema, contando o início da fase operacional em agosto, 106 veículos com restrição foram recuperados.


O gerente de tecnologia da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, João Paulo Siqueira do Nascimento, disse que a evolução, tanto na parte de inteligência como no quesito operacional, foi meteórica. "A partir do momento em que passamos a ter acesso a todos estes dados, o crescimento foi de 90% na recuperação de veículos, saindo de um caso solucionado a cada quatro dias para três casos por dia", conta. Segundo ele, a partir do alerta das câmeras, a Secretaria reduziu para, aproximadamente, 15 minutos o tempo de resposta contra crimes. "Conseguimos identificar o monitoramento de furtos e roubos, de tráfego e de criminalidade, com uma resposta mais rápida à sociedade", destaca João Paulo.

Nota da RedaçãoEsse sistema já funciona em Portugal e em outros países da Europa e é uma forma severa de gerar multas. É assim: Vc passa sob esse portal cheio de câmaras que marcam a velocidade e captam todas as informações sobre o veículo que passou. Se esse veículo chegar ao próximo portal antes do tempo condizente com a velocidade estabelecida para a estrada, significa que a velocidade permitida foi excedida, e o proprietário receberá a respectiva multa, por excesso de velocidade.

Esses portais servem também como pedágio free flow que permite percorrer rodovias sem precisar parar nas praças de pedágios ou reduzir a velocidade nas cancelas de cobrança automática. O sistema existe no Chile e em países da Europa e América do Norte. Esse sistema cobra apenas o valor proporcional ao trecho percorrido. Os pagamentos são efetuados  através de tags semelhantes aos já existentes em sistemas de cobrança automática, como o Sem Parar ou nas cabines de cobrança no final da rodovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.