Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Diretoria da FEBTUR
Gorgônio Loureiro - presidente e vice Walter Estevam Júnior - SP - Febtur Nacional
Com chapa única, foi eleita no dia 19 de dezembro, a nova diretoria executiva, conselho fiscal e de ética da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, triênio 2023-2026, será presidida pelo jornalista Gorgônio Loureiro-BA, tendo como vice-presidente, o jornalista Walter Estevam Júnior-SP. A posse está marcada para o dia 9 de janeiro.
A eleição aconteceu de forma remota, e a chapa “União,
Modernidade, Transparência e Ética”, obteve 93,84% dos votos válidos, com
participação de 68,42% dos aptos a votar, o que foi considerado um alto índice
de participação, ainda que de forma remota. “Tivemos o envolvimento e a procura
dos colegas do Brasil inteiro, mostrando o engajamento e a vontade realmente de
transformar e promover o turismo em todos os seguimentos do trade turístico”
declarou Gorgônio Loureiro.
Além de agradecer a participação de todos, o presidente eleito
reafirmou o compromisso de trabalhar para fortalecer a entidade, “de forma
unida, transparente, ética e com modernidade, envolvendo todos os setores, com
os melhores profissionais que a compõe, propiciando alternativas aos filiados,
com a expansão de novas entidades estaduais, buscando parceria com as entidades
públicas e privadas, envolvendo todos os setores do turismo brasileiro”,
ressaltou.
Na assembleia geral extraordinária, realizada também no dia 19,
logo após a divulgação e homologação do resultado das eleições, o presidente
colocou em discussão e votação para aprovação, a data do congresso nacional da
FEBTUR, sugerindo o período de 25 a 27 de maio. Teve outro indicativo para que
o congresso fosse realizado no segundo semestre e após vários debates e
posicionamentos, foi aprovado pela maioria dos presentes, a data apresentada
pelo presidente. As afiliadas interessadas terão até o dia 20 de janeiro para
apresentarem propostas que atendam o caderno de encargos já divulgado e a
escolha acontecerá em reunião de diretoria de forma virtual.
A FEBTUR foi criada em outubro de 2021, por cerca de 100
jornalistas especializados em Turismo, na cidade de Santarém, durante a
realização do Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo –
Encomtur, constituída por representantes de 14 estados e com a formação de uma
diretoria provisória e desde sua fundação tem se preparado administrativamente
para alcançar todos os estados e a eleição de uma diretoria efetiva passa por
esse processo de desenvolvimento e ampliação dos trabalhos junto ao trade,
oferecendo opões em todas as áreas do setor turístico.
Encomtur – Alter do Chão, PA, outubro/2021 Criação da Febtur
Diretoria Executiva
PRESIDENTE GORGÔNIO BOAVENTURA LOUREIRO DE SOUZA E SILVA – BADIRETOR DE ASSUNTOS GOVERNAMENTAIS - DOUGLAS SPADA – SP;
SECRETÁRIA GERAL - BERNADETE DE LOURDES FARIAS -BA;
DIRETOR DA REGIONAL NORTE - JOSÉ RAIMUNDO DA SILVA MORAIS – AC;
CONSELHO DE ÉTICA –
BH AIRPORT ADERE AO PACTO GLOBAL DA ONU
O Aeroporto Internacional de Belo
Horizonte, administrado pelo BH Airport acaba de ingressar no Pacto Global da
ONU no Brasil, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade
empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez
Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio
ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor
privado nessa agenda. No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG é uma
realidade e a adesão ao pacto vai de encontro aos projetos colocados em prática
ao longo do ano. Para completar, o BH Airport é o primeiro aeroporto do país a
receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas.
Lançado
em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial no avanço das
metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais
de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em
70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de
sustentabilidade corporativa do mundo.
O
único aeroporto internacional de Minas Gerais também acaba de receber a
certificação BV ESG 360. Essa nova solução foi desenvolvida em 2021 pelo Bureau
Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), com base nas
principais normativas e frameworks nacionais e internacionais em
Sustentabilidade. Para obter a certificação, o BH Airport precisou passar pelo
ciclo completo das etapas do programa durante este ano. Foi verificado seu
nível de maturidade em relação às práticas ESG, que visam mitigar as
externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de
aumentar a sua transparência no mercado.
Durante
a auditoria, o Bureau Veritas avaliou diretrizes, políticas e métricas de
referências no tema. Com uma visão “360”, consultou os stakeholders
prioritários do negócio, responsáveis por atestar a legitimidade das ações
realizadas e planejadas pelo aeroporto nos pilares de direitos humanos,
diversidade e inclusão, mudanças climáticas, relações de trabalho, cadeia de
suprimentos, visão estratégica, governança corporativa e compromissos
assumidos.
Aeroporto está dedicado em fortalecer as práticas ambientais, sociais e de governança e a desenvolver projetos que demonstrem a sua maturidade em relação ao tema
O BH
Airport foi reconhecido com o nível 4 de maturidade da certificação BV ESG 360,
o que significa que está avançando na promoção do envolvimento e engajamento
dos stakeholders da cadeia de valor e possui gestão e práticas
participativas ESG. “Receber a certificação BV ESG 360 é um resultado
relevante, que valoriza o trabalho de todas as áreas do BH Airport e da
comunidade aeroportuária. A certificação vem para tangibilizar o que já é uma
realidade no aeroporto e assegurar que o nosso trabalho tem sido feito e
continuará voltado para a sustentabilidade ambiental, social e de governança.
Seguimos dedicados em fortalecer o nosso terminal como o melhor aeroporto do
país, assim como o mais inovador e sustentável”, assinala Kleber Meira.
“Utilizamos
toda a nossa expertise para direcionar e auxiliar as empresas de diferentes
setores que estão cada vez mais preocupadas com a promoção do verdadeiro
desenvolvimento sustentável. Com a conquista da certificação BV ESG 360, o BH
Airport reforça seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, garantindo
maior transparência sobre suas práticas sustentáveis e fortalecendo sua
imagem/reputação/credibilidade junto aos seus clientes, colaboradores e
investidores. Temos muito orgulho em fazer parte dessa jornada”, diz Andressa
Lisboa, diretora de Certificação e Auditoria do Bureau Veritas.
Recentemente, o BH Airport recebeu a certificação de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa que saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.
BH-Bogotá
Minas conta com duas rotas
internacionais sem escala e terá mais uma para Bogotá, com cinco voos semanais,
partindo do Aeroporto Internacional de BH
A Avianca oferecerá cinco voos semanais direto do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para Bogotá
A Avianca anunciou que o Aeroporto Internacional de
Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, terá conexão direta para Bogotá, na
Colômbia, com cinco voos semanais. Dessa forma, o Estado ganhará, em março de
2023, mais um voo internacional saindo da capital. Conta atualmente com voos
diretos para a Cidade do Panamá e Lisboa. De acordo com o governo de Minas, as
novas rotas entre Brasil e Colômbia serão operadas em aeronaves da família A320
com capacidade para até 180 passageiros.
A estratégia de ampliação logística do serviço aéreo
também garantiu a entrada em operação de novas rotas de voos para o interior do
estado, saindo de Belo Horizonte. A parceria permita a oferta de transporte
aéreo para as cidades de Paracatu, Patos de Minas, Varginha e Teófilo Otoni.
O governo informou que os municípios passaram a
receber voos regulares a partir da atuação da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico (Sede), Invest Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo
(Secult) junto as empresas Azul Linhas Aéreas e BH Airport. Houve salto no
fluxo de passageiros no aeroporto
passando de 7 milhões, em 2021, para aproximadamente 10 milhões. A
conectividade já chega a 50 destinos de BH para estados e municípios mineiros.
Como é feita a cerveja
Curiosidade
de como é feita a cerveja pode ser conhecida através de vista a fábrica. O ano
de 2023 está chegando e as três primeiras datas para à visitação a fábrica já
estão definidas. A Experiência Krug Bier já pode ser adquirida no link do
Sympla, com três opções: 14 de janeiro, 11 de fevereiro e 11 março, sempre aos
sábados a partir de 11h. A Primeira cervejaria artesanal de Minas recebe todos
os meses visitas guiadas. O Tour na Fábrica é ministrado por Fabiana Bontempo,
cervejeira, sommelière de cervejas e embaixadora da Krug Bier. Ela é a
responsável por receber os visitantes e apresentar de perto as matérias primas
usadas na produção das cervejas, as instalações da nova fábrica e também o
processo produtivo.
Fabiana Bontempo, cervejeira, sommelière de cervejas mostrando como é a fabricação da cerveja
A visita tem a duração média de uma hora e ao final, o participante ainda poderá fazer compras em nossa loja da fábrica, que tem uma variedade de produtos exclusivos além de chopes e cervejas fresquinhos. Quem adquirir o ingresso ganha um Kit Experiência Krug, com uma sacola, uma taça exclusiva, uma carta de cervejas e um cartão magnético com 20 reais de crédito para degustação na fábrica. A visita é destinada à maiores de 18 anos. A recomendação para a visita na fábrica é que os participantes estejam com calça e sapatos fechados, além de camiseta de manga curta ou comprida. Não será permitida a entrada caso o participante estiver de saias, vestidos, shorts, bermudas, sandálias ou chinelos
Segundo Fabiana Bontempo,
“Estamos criando uma verdadeira imersão cultural cervejeira aos sábados de
visitação à fábrica aqui na Krug. Já vamos para a quinta edição em dezembro,
com muitos feedbacks positivos em relação à experiência do cliente na fábrica.
A intenção é estreitar os laços com os apreciadores de nossas cervejas, trazer
muita informação em forma de um bate papo leve e descontraído, que certamente
ficará na memória de todos os que vierem nos visitar”, explica.
Local Krug Biergarten Avenida Montreal,
280, Jardim Canadá - Nova Lima
https://krug.com.br/visite-a-fabrica/ ingressos link: https://www.sympla.com.br/produtor/krugbier
Ouro
Minas
Uma história marcada por grandes
realizações, desafios e projetos audaciosos muitas vezes à frente do
seu tempo. O Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce By Wyndham comemorou na
última terça-feira, 29 de novembro, seus 26 anos em um requintado coquetel para
os convidados. Prestigiado por atores do trade do turismo, organizadores de
evento, empresários, jornalistas e influenciadores, o evento que teve como
anfitriã a diretora do hotel Érica Drummond que homenageou os presentes que são
parceiros do hotel desde a sua fundação quando marcaram presença em sua
inauguração em 1996. Ela apresentou ainda as novidades recém-inauguradas no
hotel como as suítes núpcias revitalizadas, o Game Room, Copa e Suítes para
família, ampliação da academia, dentre outras. "Com o retrofit e novos
espaços, nossos hóspedes terão ainda mais comodidade e infraestrutura para
desfrutarem de uma experiência completa de lazer, entretenimento e negócios
também. E esse é só o começo. Teremos outras importantes realizações em
2023".
Inaugurado em 15 de outubro de 1996, o
Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham está próximo ao Aeroporto
Internacional de Belo Horizonte e recebe famílias, empresários, times
esportivos, políticos e personalidades. São 25 andares, divididos em 301 apartamentos
(133 standard e 168 luxo) e 45 suítes, sendo três presidenciais (Real com
300m², Master com 160m² e, Sênior com 140m²). Conta ainda com área de lazer com
piscina climatizada, jacuzzi, saunas seca e úmida, game room, kids Club, copa
família, academia e Solarium. Além do premiado Restaurante Quinto do Ouro,
interligado ao aconchegante Lobby Piano Bar e o Coffee Shop, local onde é
servido o delicioso café da manhã Ouro Minas.
O Centro de Eventos é composto por 20
espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda
infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e
fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais
diferentes perfis. O hotel está localizado na Avenida Cristiano Machado, 4001,
reservas pelo tel (31) 3429 4000, www.ourominas.com.br.
Ambientes inspiradores promovem grandes
ideias. Essa é a filosofia por trás da Dolce Hotels & Resorts by Wyndham®.
Uma coleção com curadoria de destinos únicos, a Dolce redefiniu reuniões modernas
usando espaços criativos, tecnologia de ponta, programas nutritivos de
alimentos e bebidas e atividades inspiradas. De Napa Valley a Provence, a
localizações de tirarem o fôlego, e a Dolce oferece o pano de fundo para
experiências de viagens incríveis, seja em uma reunião ou relaxando em seus
premiados campos de golfe, spas rejuvenescedores e vinícolas mundialmente
famosas nas proximidades. Além de agilizar o processo de planejamento com seu
Complete Meetings Package (CMP), a Dolce oferece aos planejadores que são
membros do Wyndham Rewards a oportunidade de aproveitar o Go meetSM. Os
planejadores casuais e profissionais, podem ganhar um ponto para cada dólar
gasto em receita qualificada, sem gasto mínimo e sem limite máximo de pontos.
Se você estiver interessado em desenvolver um hotel Dolce by Wyndham, visite
development.wyndhamhotels.com.
A Wyndham Hotels & Resorts (NYSE:
WH) é a maior empresa de franquia de hotéis do mundo em número de propriedades,
com aproximadamente 9.100 hotéis em quase 95 países em seis continentes. Por
meio de sua rede de mais de 836.000 quartos que atraem o viajante diário, a
Wyndham tem presença líder nos segmentos econômico e midscale da indústria de
hospitalidades. A empresa opera um portfólio de 23 marcas de hotéis, incluindo
Super 8®, Days Inn®, Ramada®, Microtel®, La Quinta®, Baymont®, Wingate®,
AmericInn®, Hawthorn Suites®, Trademark Collection® e Wyndham®. A Wyndham
Hotels & Resorts também é fornecedora líder de serviços de gestão de
hotéis. O premiado programa de fidelidade Wyndham Rewards da empresa oferece a
97 milhões de membros inscritos a oportunidade de resgatar pontos em milhares
de hotéis, resorts e casas de férias em todo o mundo. Para mais informações,
visite www.wyndhamhotels.com
Ouro Minas Hotel Belo Horizonte, Dolce by Wyndham comemora 26 anos de atuação
no mercado com muitas novidades, como a inauguração de novos espaços e
incremento das comodidades, após entrar na rota de expansão internacional da
Wyndham Hotel & Resorts, maior player de franchising do setor do mundo.
Este ano, o hotel passou a ser o primeiro do Brasil com o conceito resort
urbano, seguindo a forte tendência de outros países da Europa. Dentre as
melhorias de inovação e tecnologia, o imponente prédio de 25 andares e 346
apartamentos, triplicou o espaço da academia 24h, localizada no terceiro andar;
inaugurou um novo salão de jogos com videogames de última geração e recebeu uma
rede de internet e novos cabeamentos. Outra novidade é a adesão ao modelo pet
friendly com amenities e outros benefícios para os pets.
Érica Drumond, diretora do Ouro Minas e responsável por trazer a bandeira Dolce ao País, destaca que o hotel está focado em manter o modelo híbrido (negócios e lazer), ampliando ainda mais os produtos e serviços de alto padrão oferecidos. “Com o retrofit e novos espaços, nossos hóspedes terão ainda mais comodidade e infraestrutura para desfrutarem de uma experiência completa de lazer, entretenimento e negócios também”. Boa parte dos novos espaços foi pensada no bem-estar das famílias, como é o caso da Copa Família, onde todos os hóspedes possuem acesso, com micro-ondas, cadeira do bebê para refeição, vasilhames adequados, liquidificador, pia para higienização, entre outros itens destinados às famílias com crianças ou que mantém uma dieta especial.
Além disso, os apartamentos estão sendo remodelados para receber com mais conforto esse público. “A Suíte Família possui dois quartos confortáveis e privativos entre si que acomodam famílias com até três crianças, tendo em um deles uma cabaninha kids para a diversão dos pequenos”, destaca a gerente de marketing do hotel, Monaline Alvarenga. Pra complementar, agora nas férias, o hotel começa a oferecer uma divertida programação de lazer para a criançada com oficinas de pizza e Cup cake, além de muita brincadeira.
Na área da piscina, um novo espaço para relaxamento e novas opções de massagens como massagem com bambu e pedras quentes, um amplo menu de serviços de beleza e estética, além de aulas de yoga e relaxamento.
Outra realização importante é a revitalização das suítes nupciais que receberam
um layout mais moderno e aconchegante e ao mesmo tempo acolhedor e convidativo.
“Nosso objetivo é proporcionar o melhor cenário para uma noite inesquecível aos
pombinhos. As suítes contam com cama super queen-size, menu de travesseiros e
enxoval exclusivo, além de uma decoração personalizada. “Algumas categorias
contam ainda com piscina aquecida com hidromassagem e sauna privativas. Tudo
para que o casal possa desfrutar dos melhores momentos a dois”, destaca a
gerente de marketing.
Para transformar esse momento do "enfim, sós" ainda mais marcante, o
Ouro Minas disponibiliza diversos benefícios no pacote núpcias como late
check-out até às 18 horas do dia seguinte; minicake e espumante; café da manhã
servido no quarto, além decoração com flores e velas. “Preparamos alguns mimos
especiais como uma joia exclusiva Ouro Minas com pingente em ouro para o casal
ter como lembrança do momento”.
O Centro de Eventos é composto por 20
espaços, entre salas, salões e auditórios para até 2000 pessoas, com toda
infraestrutura. A equipe acompanha o evento desde o orçamento, realização e
fechamento. Além de cozinha dedicada com chef exclusivo para atender os mais
diferentes perfis.
Informações para a coluna
@sergiomoreira63
sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário