Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira

 

 

Cidades mais altas do País


 Por ser um estado montanhoso, Minas Gerais é o estado de maior altitude do Brasil. Entre as 25 cidades brasileiras acima de 1.000 metros de altitude, 15 estão em Minas Gerais. Com área de 588.383,6 km2, correspondente a 7% do território nacional e dependendo da região mineira, a altitude de Minas Gerais varia de 600 metros a 2890 metros.

As altitudes e coordenadas dos Estados e municípios brasileiros são calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Monte Verde, distrito de Camanducaia a 1550 metros de altitude. O distrito de 6 mil habitantes só não é o mais alto de Minas Gerais por justamente ser distrito e não um município).

A altitude oficial de cada município brasileiro tem como base o nível do mar, que é o ponto 0. A partir do nível do mar, a altitude é contada tendo como base a sede do município, basicamente a área central de cada cidade, não entrando nesse cálculo a altitude dos distritos, serras, morros e picos.

Baseando-se na parte central de cada cidade, evita-se distorções na altitude real de cada município. Por exemplo, Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas está a 1550 metros de altitude acima do nível do mar, mas a sede, Camanducaia, a 1015 metros. Outro exemplo é a cidade mineira de Alto Caparaó, no Leste de Minas, que está a 997 metros de altitude e seu ponto mais alto, o Pico da Bandeira, a 2890 metros de altitude.

O município de maior altitude de Minas Gerais é Senador Amaral, no Sul de Minas, a 1480,52. É inclusive, a segunda de maior altitude do país, atrás apenas de Campos do Jordão, o município de maior altitude brasileira, a 1628,16 metros acima do nível do mar. O mesmo caso é o de outros municípios brasileiros como exemplo Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas. A altitude da cidade é 45 metros e seu ponto mais alto, o Pico da Neblina, está a 2993,78 metros. Com base na área central dos municípios brasileira, conheça a cidade de maior altitude, de cada estado brasileiro. A relação está em ordem alfabética.

Estado/Cidade                                            Altitude
- Acre/Jordão                                                342,79
- Alagoas/Mata Grande                               618,84

- Amapá/Serra do Navio                             152,00
- Amazonas/Guajará                                   180,73
- Bahia/Piatã                                                 1.271,27
- Ceará /Guaraciaba do Norte                     934,12
- Espírito Santo/Dores do Rio Preto           767,50
- Goiás/Alto Paraíso                                     1.211,67
- Maranhão/Sucupira do Norte                   479,80
- Mato Grosso/Alto Taquari                         875,69
- Mato Grosso do Sul/Chapadão do Sul    819,00
- Minas Gerais/Senador Amaral                  1.480,52
- Pará/Bannach                                              390,68
- Paraíba/Matureia                                        817,62
- Paraná/Inácio Martins                               1 220,09
- Pernambuco/Triunfo                                  1 010,03
- Piauí/Marcolândia                                       784,76
- Rio de Janeiro/ Teresópolis                       877,59
- Rio G. do Norte/Ten. Laurentino Cruz      738,05
- Rio G. do Sul/São José dos Ausentes      1.181,82
- Rondônia/Vilhena                                        604,50
- Roraima/Pacaraima                                    918,03
- Santa Catarina/São Joaquim                  1.353,45
- São Paulo/Campos do Jordão                  1.628,1
- Sergipe/Carira                                              368,8
- Tocantins/Arraias                                        712,63


Brasília é o único município do Distrito Federal. A Capital Federal está a 1100 metros acima do nível do mar. Entre as cidades-satélites que formam o Distrito Federal: Gama, Taguatinga, Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Guará, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II e Candangolândia, a área administrativa de Ceilândia, a 1.285 metros, é a de maior altitude. Já o ponto mais alto do Distrito Federal é o Ponto do Roncador a 1.344 metros de altitude acima do nível do mar.

Rota do Queijo e do Azeite

Rota do Queijo e do Azeite é mais um bom motivo para visitar Minas Gerais em 2023.  O roteiro da Queijo D'Alagoa-MG recebeu mais de 500 turistas em 2022 para uma experiência memorável, recomendada pela Revista Forbes.


A Rota funciona o ano todo, mediante agendamento. Em dias de chuva é recomendado que seu carro seja 4x4. Já no outono e inverno, carros de passeio conseguem dar conta do trajeto tranquilamente.

Um Dia Inesquecível:

Na versão expressa, mais rápida, o roteiro inicia-se por volta das 09hs e termina por volta das 17hs. É um dia inesquecível que inicia com a visita guiada para conhecer o Melhor Azeite do Hemisfério Sul, premiado na

Expo Oliva da Espanha fazendo um passeio a pé entre os olivais na Fazenda Cauré. É possível colher e degustar frutas da estação enquanto caminha pelos pomares de olivas.  Em seguida, uma pausa para o almoço: comida caseira e mineira no Restaurante Dona Inês. 

Do restaurante a rota segue para uma visita à Fazenda 2M no Bairro Companhia. Lá é produzido um dos Melhores Queijos do Mundo (Premiado na França por 3 vezes e Ouro no Mundial do Queijo em Araxá) e o Melhor Queijo Artesanal de Leite Cru do Brasil (SUPER OURO no III Prêmio Queijo Brasil - Queijo Faixa Dourada). Após a visita à queijaria, o visitante tomará um cafezinho da tarde na varanda da casa do Sô Márcio, com direito a uma vista linda de 1.525m de altitude. 

Finaliza a rota com harmonização de queijos artesanais, azeites e geleias na loja física da Queijo D'Alagoa-MG, na Rua José Luiz de Siqueira, 352, Centro de Alagoa. A loja é simples, mas a experiência oferecida é considerada uma das melhores do mundo! Recentemente a Queijo D'Alagoa-MG recebeu Prêmio Tripadvisor Travellers'Choice 2021 integrando um grupo de 10% das melhores atrações do mundo.


A Rota também inclui: - hospedagem de sexta para sábado e de sábado para domingo na Pousada Trilha do Ouro (Bairro Engenho, 6km da cidade)

- Outros passeios: visitas a cachoeiras ou trilha ao Pico do Santo Agostinho (A Combinar com Sophia - Guia da Rota). O roteiro tem atraído turistas de diversas regiões do País. "Adorei a experiência. Foi um prazer conhecer a turma da 'Rota do Queijo e do Azeite', os queijos, os azeites, cachaça e mel, fubá do moinho, a Fazenda 2M e o pessoal de lá, sem contar na paisagem! Tudo muito bom!" relata Ana Gazzola do Rio de Janeiro/RJ. 


A Rota pode ser realizada qualquer dia da semana através de agendamento. Atende-se casais, famílias ou grupos maiores. 

Como agendar pra fazer a Rota do Queijo e do Azeite? Falar com: Sophia Diniz Contato: 35 99987 4570 (WhatsApp) Instagram: https://www.instagram.com/rotadoqueijoedoazeite/
Site: https://www.queijodalagoa.com.br/rotadoqueijoedoazeite

Vesperata em Diamantina

Diamantina está a 300 Km de Belo Horizonte. É conhecida como a cidade do ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, Chica da Silva, Barroco e sua história, diamantes e muita diversidade com sua cultura musical.

Casa JK, onde nasceu o ex-presidente

Tem o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. O município recebe milhares de turistas por ano, devido ao seu famoso charme bucólico ímpar e suas excelentes opções da gastronomia mineira.

Construída no início do século XVIII, Diamantina era conhecida como Arraial do Tijuco. Devido ao antigo córrego de mesmo nome, onde os bandeirantes que percorriam a Estrada Real fizeram as primeiras lavras na região em busca de ouro, mas acabaram por encontrar diamantes.

Diamantina é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e símbolo do turismo e da cultura do Brasil, já premiada pelo Ministério do Turismo por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina.

A Vesperata é um concerto noturno composto por Bandas de músicas que se apresentam na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico de Diamantina, agregada a cultura e gastronomia local.

Este espetáculo, no qual os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais, tem origem nas práticas musicais de Diamantina do século XIX e atualmente é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil.

A Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais e símbolo do turismo e da cultura do Brasil, já premiada pelo Ministério do Turismo por promover a Sustentabilidade Cultural de Diamantina.

Já em sua 24º edição, que será realizada em 2023, este evento tão característico que encanta e abrilhanta os olhos de quem o prestigia ao som de um repertório eclético recheado de surpresas e participações especiais.

Calendário Vesperatas 2023: abril: Dia 15; maio: Dias 06,20 e 27; junho: Dias 03 e 17; julho: Dias 01, 15 e 29; agosto: Dias 05, 19 e 26; setembro: Dias 16 e 30 e outubro: Dias 07 e 21.

Passadiço do Glória

Em Diamantina há várias opções nos finais em que ocorrem as Vesperatas: Sextas-feiras: há Serestas que percorrem as ruas da cidade e Apresentações Musicais no Mercado Velho com deliciosa gastronomia local. Sábados: pela manhã, ocorre a Feira de Artesanato com música ao vivo no Mercado Velho e Domingos: acontece o Café no Beco e o imperdível Sarau da Arte Miúda. Consulte a agência de viagem para os pacotes do final de semana com a vesperata.


  Informações para a coluna

@sergiomoreira63  

sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.