São Bernardo do Campo, julho de 2023 - A Volkswagen do Brasil está no ranking das 10 empresas mais atrativas para trabalhar no País segundo a pesquisa global “Marca Empregadora 2023”, da consultoria Randstad, uma das líderes globais em soluções de recrutamento e seleção.
Realizado há 23 anos, o estudo “Marca Empregadora” apresenta os principais aspectos procurados pelos profissionais na hora de escolher um empregador. No Brasil, a edição 2023 ouviu mais de 4 mil pessoas de todas as regiões do País, que apontaram como prioridade a perspectiva de progressão na carreira. Outros fatores considerados importantes pelos entrevistados são um salário atrativo e um ambiente de trabalho agradável, em uma empresa que apoia a Diversidade & Inclusão, assim como programas de saúde mental e bem-estar.
O estudo também fornece insights valiosos sobre as tendências e percepções de colaboradores e candidatos a um emprego, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de recrutamento e retenção para se manterem competitivas no mercado de trabalho.
“Para nós, da Volkswagen do Brasil, é motivo de muito orgulho estar entre as dez marcas mais atrativas para trabalhar segundo a pesquisa ‘Marca Empregadora 2023’ da Randstad, um estudo que traz dados valiosos para o mercado. A conquista do Top 10 confirma que estamos no caminho certo e seguimos acelerando. As pessoas são a essência do nosso sucesso e valorizamos a vontade de inovar e superar desafios para construirmos juntos uma Volkswagen cada vez mais humana, diversa, inovadora, sustentável, ágil e digital”, afirma Douglas Pereira, vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul.
Clique aqui e saiba mais sobre a pesquisa Marca Empregadora.
Volkswagen é Top Employer e GPTW
A Volkswagen do Brasil também conquistou em 2023 a certificação Top Employer pelo 5º ano consecutivo, se mantendo entre as melhores empresas para trabalhar. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
No Brasil, a Volkswagen conquistou 100% de aprovação em cinco áreas da pesquisa Top Employer 2023: Estratégia de Negócio, Estratégia para Pessoas, Ambiente de Trabalho, Employer Branding e Ética & Integridade.
Em 2022, a Volkswagen do Brasil também foi certificada com o selo Great Place to Work, uma pesquisa internacional de cultura e engajamento que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho.
Diversidade & Inclusão na VW
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre todas as pessoas. Entre as ações, estão cinco grupos de diálogo formados por nossas pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar ações nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
Em 2022, a Volkswagen fez seu 1º Censo da Diversidade, com participação voluntária e confidencial, mapeando o perfil dos colaboradores para promover ações direcionadas e tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo. A empresa também estabeleceu sua estratégia de governança com a criação de um Comitê de Diversidade & Inclusão que conta com a participação de todos os membros do comitê executivo da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão.
A Volkswagen do Brasil também oferece vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos de estágio e trainees. Neste ano, a Semana da Diversidade da VW chega à 4ª edição com atividades abertas a todos os colaboradores. Além disso, a marca integra o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, entre outras iniciativas pela Diversidade & Inclusão.
Metas ESG e mulheres na liderança
A Volkswagen foi a 1ª fabricante de veículos do Brasil a fechar um acordo, em 2022, para captação de uma dívida bancária por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE) com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança) chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos claros da montadora de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações e de aumentar a participação de mulheres na liderança.
Essa meta visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%. Em 2023, temos o objetivo de atingir 22,4% de pessoas do gênero feminino em posição de liderança.
Em paralelo, a Volkswagen do Brasil tem a meta corporativa de alcançar 30% de mulheres na liderança até 2025.
Saúde e bem-estar
A Volkswagen do Brasil investe continuamente em programas de saúde física, mental e bem-estar aos seus colaboradores e dependentes; entre os quais, parcerias com o Gympass e o Zenklub. A VW também conta com áreas de convivência nas fábricas, academia ao ar livre, entre outras ações.
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