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sábado, 14 de dezembro de 2024

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira

 



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 


Natal da Mineiridade

Luzes, sons e muita arte estarão espalhados por alguns dos mais belos cenários de Minas. É o Natal da Mineiridade que pretende levar mais brilho para as ruas e ladeiras das principais cidades históricas mineiras neste fim de ano.


Estão previstas diversas atrações em Ouro Preto, Mariana, São João Del-Rei, Tiradentes, Congonhas e Diamantina e em mais 19 municípios de todas as regiões do estado, que juntas devem atrair cerca de 350 mil espectadores durante todo o período natalino. Os projetos foram contemplados por meio de editais de seleção.

O Governo de Minas por meio da Cemig,, investiu aproximadamente R$ 10 milhões, nas festividades na capital e no interior.

“A Cemig tem muito orgulho de patrocinar as diversas programações na capital e demais regiões, colaborando para o incremento das economias locais, gerando mais empregos e renda para o setor cultural, para o turismo e para o comércio, cumprindo o nosso compromisso de sermos indutores do desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira.

Vesperata de Natal - Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, inicia suas festividades nesta sexta-feira (6/12) com o projeto Santa Fé – Diamantina Natalina, que ocupará os principais pontos de concentração turística da cidade.

Na abertura, será realizado um show de drones na tradicional Praça do Mercado Velho, seguida de apresentações musicais.

Um dos pontos altos do festival será no dia 14/12, às 20h, com a realização da Natalrata, uma edição especial da famosa Vesperata, com músicas de Natal tocadas por 80 músicos da Orquestra de Diamantina diretamente das sacadas dos prédios históricos. Cerca de 200 mil pessoas devem curtir as atrações segundo os organizadores.

Cidade dos Profetas, Congonhas realiza, em 21/12, o festival Natal para Todos, no Centro Cultural da Romaria, ao lado do Santuário do Bom Jesus do Matozinhos. Na programação estão apresentações de espetáculos cênicos de Natal, música, oficinas para o público infantil, feira de produtos locais e muitas ações de acessibilidade e inclusão que prometem encantar o público.



Maria Fumaça do Papai Noel - Tiradentes e São João Del-Rei realizam o Natal nos Trilhos. Nos dias 6, 13 e 20/12, o bom velhinho trocará seu tradicional trenó pela maria fumaça iluminada, ao longo do percurso de 12 quilômetros entre as duas cidades históricas. A estimativa é que 90 mil pessoas participem dos dias de evento. 

A cidade de Mariana inaugurou as festividades nessa quinta-feira. Até 6 de janeiro, estão previstos espetáculos de música e artes cênicas, Cantatas de Natal nas escadarias do prédio da Câmara Municipal, concertos orquestrais e recitais, além das tradicionais decorações luminosas e apresentações de artistas locais.

Em Ouro Preto, o Natal Luz e História instalou mais de 1 milhão de pontos de luz distribuídos pelo centro histórico.

Uma árvore de Natal de 20 metros está em frente ao Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes, que também recebeu cenografia específica que combina com a beleza histórica. Os projetos de iluminação e de cenografia foram aprovados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).   

 Belotur recebe prêmio da Embratur

A capital mineira comemorou dia 12 de dezembro, seus 127 anos, a cidade de todos mineiros e brasileiros, além de acolher pessoas de todos os países. Belo Horizonte, por meio da Belotur, foi reconhecida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) pelas diversas iniciativas de práticas socioambientais implementadas na capital mineira.


Através do EmbraturLAB, um espaço de experimentação de soluções inovadoras na promoção do país, o órgão federal lançou o ‘Concurso de Melhores Práticas ESG’, com o intuito de valorizar e incentivar as iniciativas de sustentabilidade mais impactantes. O objetivo é promover a replicação dessas práticas no setor turístico e integrá-las na promoção internacional do Brasil. Saiba mais sobre a iniciativa no Portal da Embratur.

 Ao todo, foram registradas 47 candidaturas e 201 experiências de diversas secretarias e órgãos de turismo de vários estados e municípios do Brasil. A Belotur se inscreveu e conquistou o 1º lugar, apresentando uma série de iniciativas desenvolvidas pela empresa municipal que incorporam práticas socioambientais em grandes eventos da cidade, como o Arraial e o Carnaval de Belo Horizonte.

Entre outros projetos apresentados, estão o Guia LGBTQIA+, a Bienal da Gastronomia e o ‘Menuuh’, Catálogo de Experiências Turísticas de Belo Horizonte, elaborado em parceria com o Sebrae Minas, onde as seguintes atividades foram especialmente destacadas: "Sabores e Saberes da Fazenda: uma manhã de interação e aprendizados" (Restaurante Paladino), "Da Roça à Mesa" (Armazém Roça Grande) e "Raízes e Resiliência: A Vida na Favela" (Serrão Tur).

O documento elaborado pela Belotur para a participação no Concurso também ressaltou diversas iniciativas de empresas da cidade, incluindo as atividades realizadas pela Minas Arena, no Estádio Mineirão. Além disso, foram apresentados o roteiro "Belos Horizontes Negros", desenvolvido pela empresa Sensações Turismo, o projeto Kandandu, que promove o encontro de blocos afros durante o Carnaval de Belo Horizonte, organizado pela Associação de Blocos Afro de Minas Gerais (ABAFRO/MG) e os atrativos do Conjunto Moderno da Pampulha.

Ao ser selecionada para o projeto, a Belotur receberá uma consultoria especial da Embratur para desenvolver estratégias socioambientais e criar um Comitê ESG (Ambiental, Social e Governança), promovendo a governança regional. Para o próximo ano, será realizada uma campanha de marketing para aumentar a visibilidade do destino e a participação em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’.



Como benefícios adicionais, os vencedores receberão promoção nas redes sociais da Embratur, com destaque especial para o capítulo de Sustentabilidade. Além disso, serão produzidos vídeos documentários que retratam suas iniciativas de ESG. Os vencedores também terão a oportunidade de serem selecionados para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLAB, permitindo testar inovações sustentáveis.

“As tendências do turismo demonstram que os temas de sustentabilidade e responsabilidade são inerentes às práticas dos destinos e uma crescente nas demandas dos turistas. A Belotur já vem agregando estas temáticas às iniciativas, projetos e relacionamento com o mercado, assim, ter conquistado o ‘Concurso de Melhores Práticas ESG’, da Embratur, reforça o nosso compromisso e mostra que estamos no caminho para nos tornarmos um destino cada vez melhor para o morador, para o empreendedor, para o turista, e claro, para o planeta”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur. Este reconhecimento também é um reflexo das diversas iniciativas da Prefeitura de Belo Horizonte, um dos primeiros municípios a aderir ao movimento Race to Zero.

 Os destinos participantes foram avaliados em categorias como Ambiental: Mudanças climáticas; Poluição; Biodiversidade e Recursos naturais. Social: Direitos Humanos; Diversidade e Inclusão; Saúde e Segurança e Impacto Comunitário e Governança; Estrutura Corporativa; Gerenciamento de Riscos; Adesão ao Pacto Global da ONU e/ou à Declaração de Glasgow para Ações Climáticas no Turismo e Certificações, acreditações e/ou premiações. Além da Belotur, também foram contempladas no projeto a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas; a Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro; a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

BH Airport  tem recorde de  voos

BH Airport comemora um ano de conquistas em 2024, com recordes em movimentação de passageiros e cargas, consolidando-se como um hub de conexão e eficiência no setor aeroportuário. Cerca de 11,3 milhões de pessoas passaram pelo terminal internacional mineiro entre janeiro e novembro de 2024, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período em 2023. O número histórico aponta para o excelente desempenho do setor de aviação em Minas Gerais, que cresceu 4 vezes mais do que a média do mercado em outros estados. Na movimentação de cargas, o salto foi de 26% no comparativo com o ano anterior, alcançando o patamar de 15 mil toneladas processadas, no consolidado de janeiro a novembro de 2024. Para 2025, o BH Airport anuncia novidades, incluindo a expansão do mix comercial e a inauguração de novas salas VIPs

CEO do BH Airport, Daniel Miranda, celebra as conquistas e lembra que, mesmo com um cenário difícil imposto pela pandemia, o setor vem se recuperando. “Hoje, comemoramos os resultados que são fruto de um árduo trabalho sempre focado na ampliação da conectividade e na constante melhoria da experiência do passageiro. Mesmo desafiados pelos reflexos e impactos históricos da maior crise sanitária mundial, evoluímos e nos consolidamos como um aeroporto moderno e eficiente – um dos principais hubs do país”, afirma. 



Em 2024, o BH Airport lançou 9 destinos, se consolidando como o segundo aeroporto no Brasil em número de destinos domésticos e o terceiro em total de destinos.  “Esse resultado também reflete a parceria estratégica com a InvestMinas e o Governo do Estado de Minas Gerais, fundamentais para o desenvolvimento de novas rotas aéreas e o crescimento da demanda. As ações conjuntas têm ampliado a conectividade de Minas Gerais com o Brasil e o mundo, potencializando o papel do BH Airport como motor econômico e catalisador de investimentos no estado”, afirma Daniel. 

O excelente desempenho na movimentação de cargas também é ressaltado pelo COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, como um dos principais marcos de 2024. “Somos o primeiro aeroporto do Brasil a oferecer uma solução de logística multimodal integrada, conectando céu, terra e mar. Esse modelo inovador foi fundamental para alcançar a movimentação histórica de R$ 10 bilhões em importações de janeiro a novembro de 2024. Além disso, nossa localização estratégica – a apenas uma hora de voo de 70% do PIB brasileiro – fortalece ainda mais o papel do BH Airport como um motor essencial para o crescimento da economia nacional”, destaca. 

As conquistas do BH Airport em 2024 também incluem a ampliação do mix comercial. Ao todo, foram 17 lojas inauguradas, totalizando mais de 100 operações comerciais. “Funcionamos quase como um shopping, onde passageiros e visitantes encontram tudo em um só lugar, dentro de um ambiente moderno, funcional e confortável. Em 2025 nossa meta é lançar, pelo menos, 20 novas lojasduas salas Vip – uma no mezanino, da área pública, e outra, no embarque doméstico, próximo ao Portão 1”, afirma o CEO. 

“A perspectiva é continuar crescendo em 2025, com o olhar otimista para o futuro. Seguimos fortalecendo nosso papel de indutores do desenvolvimento econômico do país, ampliando a conectividade de Minas com o Brasil e o mundo, superando nossa capacidade de operação, sustentados por altos padrões de qualidade e eficiência, sempre comprometidos em proporcionar a melhor experiência aeroportuária para os nossos clientes”, conclui Daniel Miranda.

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 



O turismo no Brasil vem crescendo nos últimos meses com viagens recordes pelos brasileiros e a chegada de cerca de 6 milhões de turistas estrangeiros . O volume de empregos com carteira assinada em áreas ligadas ao turismo aumentou 32% entre agosto e outubro, na comparação ao trimestre anterior. Nos últimos três meses, cerca de 54 mil vagas formais foram criadas, contra 40,8 mil registradas entre os meses de maio a julho. Os dados foram analisados pelo Ministério do Turismo, com base nas informações divulgadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.  

Turismo: máquina de empregos

Na análise mensal, o grupo de Serviços fechou o mês de outubro com 71.2 mil trabalhadores empregados. Segmentos que envolvem a atividades turísticas foram responsáveis por 15.9 mil contratações, a frente de categorias como administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, que abriram 10.698 postos formais. 

Entre os segmentos ligados ao turismo, o grupo de “Alojamento e Alimentação” teve o melhor desempenho na criação de novas vagas no último trimestre (33.3 mil), avançando 21.8% em comparação ao mesmo período do ano anterior (27.3 mil).

Em segundo lugar, vem “Artes/Cultura”, que cresceu 18%, saindo de 6.6 mil postos de trabalho no terceiro trimestre de 2023, para 7.8 mil empregos formais de agosto a outubro deste ano. 

 A maioria das vagas formais do setor turístico estão sendo ocupadas pelas mulheres, de acordo com os dados do Novo Caged. A força de trabalho feminina foi majoritária em áreas como Alojamento e Alimentação, onde 5.168 mulheres foram contratadas em outubro, contra 1.776 homens. A mesma tendência foi seguida em setores de Arte e Cultura (1.574 trabalhadoras x 407 trabalhadores). 

A maioria das contratações foram feitas na Região Sudeste (2.472), seguida pelas sulistas que ocuparam 1.292 novas vagas. No Nordeste, 694 mulheres assinaram a carteira de trabalho no décimo mês do ano. Na Região Norte foram 442 e no Centro-Oeste 268 empregos formais foram ocupados por elas. 

Com a chegada do final do ano, aumentam as oportunidades de trabalho em diversos setores e o turismo segue a mesma tendência. A expectativa é que 76,5 mil contratações temporárias sejam realizadas em empreendimentos turísticos entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, melhor resultado para o período desde 2015. O segmento de alimentação deve liderar as contratações, com 54,2 mil vagas, seguido pelo setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O Turismo emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.

Apostando na geração de empregos que o setor oferece, o Ministério do Turismo inaugurou em Belém (PA) a primeira Escola Nacional de Turismo do Brasil. O projeto oferece cursos para capacitar profissionais da área e visa atender e ampliar a demanda de mão de obra turística no estado, que vai sediar a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em 2025. Além de Belém, o Rio de Janeiro também receberá, no próximo ano, uma unidade da instituição. Após seis meses de intenso trabalho da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), conseguimos uma importante conquista para o setor. O PL 3835/2023, que exigia uma taxa inviável de 20% de quartos acessíveis em hotéis, pousadas e similares, foi rejeitado na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Essa proposta estava completamente fora do contexto global, pois a média internacional de quartos acessíveis é de apenas 2%. No Brasil, já ultrapassamos essa média, demonstrando nosso compromisso com a acessibilidade de forma responsável.

Vitória da hotelaria

“A rejeição do projeto foi possível graças à aprovação da nova Lei Geral do Turismo, que aborda o tema com equilíbrio e realismo. Essa lei, além de alinhar nossas normas às práticas globais, considera a realidade do mercado nacional, onde muitos quartos adaptados permanecem ociosos, gerando custos desnecessários”, comentou Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. 


O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio que liderou essa articulação, o Deputado Paulo Litro (PSD-PR), a Dra. Lirian Cavalheiro e o Dr. Jorge Mizael.  Essa vitória reforça o compromisso da FBHA com o desenvolvimento sustentável e competitivo da hotelaria brasileira.

Voos para Curaçao diretos de BH

Desde o dia 9 de dezembro, a companhia aérea AZUL irá dobrar o número de voos semanais partindo de Belo Horizonte com destino a ilha de Curaçao no Caribe. Essa iniciativa faz parte de uma ação da LÉKÈ, representante oficial do turismo de Curaçao no Brasil, que busca fomentar cada vez mais o turismo de brasileiros no destino paradisíaco.

Em 2023, mais de 27 mil brasileiros desembarcaram nas ilhas, atingindo recordes de visitantes. Com perspectivas de superar os números, a estimativa para este ano é de que 50 mil passagens serão vendidas. Além disso, outra novidade é a inclusão da conexão com Fort Lauderdale, na Flórida. Conhecida como Veneza Norte Americana, a cidade possui canais, praias de água cristalina e areia branca, shoppings e galerias.

Sendo Curaçao localizada nos Países Baixos, o dialeto oficial é o holandês e o papiamento, idioma resultante de diversas influências como o espanhol, inglês, línguas de raiz africana, entre outras. Disposta a promover maior integração de brasileiros no local, a representante oficial do Brasil na Ilha, Janaína Araújo, também vem investindo no ensino do idioma português em Curaçao. O objetivo é melhorar a experiência dos visitantes: “Nada mais fácil do que conversar na língua natal. A praticidade poupa tempo e sobra mais para aproveitar a viagem”, defende a empresária. 

CEO da LÉKÈ, ela compreende que a nova remessa de voos através da Azul Linhas Aéreas é “um marco importante no fortalecimento das relações comerciais e turísticas, contribuindo significativamente para facilitar o acesso aéreo entre os destinos, promover o desenvolvimento econômico sustentável e fomentar a integração cultural entre os países” e ressalta estar orgulhosa de integrar o crescimento das relações internacionais do Brasil. Informações  https://lekerp.com.br

Janaína Araújo, representante oficial do Brasil na Ilha


Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira  sergio51moreira@bol.com.br

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