Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Cordilheira do Espinhaço é a única do Brasil Com 1.200 km de extensão, a Cordilheira do Espinhaço percorre Minas Gerais de Sul a Norte, atravessando 172 municípios e integrando territórios diversos, das serras centrais aos sertões do norte, dos antigos caminhos do ouro aos caminhos de ocupação do sertão mineiro, como Grão Mogol. Nela nasceram o barroco mineiro e as vilas do ouro e dos diamantes, um dos maiores legados históricos e artísticos das Américas. A Cordilheira também abrange uma das maiores reservas naturais e culturais do Brasil: centenas de sítios arqueológicos e arte rupestre, três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), rios formadores de grandes bacias e milhares de cachoeiras. Além disso, destacam-se cinco Patrimônios Culturais da Humanidade: Ouro Preto, Diamantina, o Conjunto Arquitetônica da Pampulha e Congonhas (Santuário do Bom Jesus de Matosinhos) e o Queijo Minas Artesanal, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2024. Minas Gerais apresenta ao Brasil e ao mundo um novo e extraordinário destino turístico: a Cordilheira do Espinhaço. No dia 24 de junho, no Palácio da Liberdade, o Governo de Minas lançou a campanha nacional de promoção do destino, a qual será conduzida pelas Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e de Comunicação, em parceria com os 172 municípios da Cordilheira e as 22 Instâncias de Governança Regionais (IGRs). A iniciativa celebra também os 20 anos do reconhecimento da região como Reserva da Biosfera da UNESCO (2005). Única cordilheira do país, o território onde nasceu o barroco mineiro e que abriga um dos maiores patrimônios naturais e culturais das Américas passa agora a ser promovido como um dos grandes ícones do turismo de experiência e sustentabilidade internacional. “A Cordilheira do Espinhaço é um território onde nascem o barroco, a arquitetura, a arte alimentar e um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Ela é um elo de ligação entre os territórios de Minas, das serras do centro-sul aos sertões do Norte. É também um espaço de criação contemporânea, onde tradição e inovação se encontram”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. Durante o evento, secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, apresentou a nova marca que promoverá amplamente o destino turístico Cordilheira do Espinhaço. A identidade visual será de uso livre e foi elaborada para traduzir a diversidade dos territórios que abrange essa região. “Essa marca foi feita para todos e foi feita para durar. Apesar de ter sido promovida e construída pelo Governo do Estado, ela é uma marca que foi pensada para não ficar vinculada a um mandato, mas que tenha perenidade e atravesse gerações por sua importância. Esse é um projeto estrutural para o turismo de Minas Gerais”, reforçou. Além da marca, ações em feiras de turismo, campanha com foco na comunicação digital e press trips estão entre as ações de promoção do destino Cordilheira do Espinhaço. “Vejo este como um dos momentos mais importantes do turismo em Minas Gerais. E eu tenho certeza que, com a união dos prefeitos e prefeitas, com essa conexão com o Governo do Estado, de todo o trade turístico e da imprensa, toda essa união é que vai de fato transformar a Cordilheira do Espinhaço em uma das principais rotas turísticas do Brasil”, ressaltou o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto. Na ocasião, os municípios Botumirim, Bocaiúva, Cristália, Grão Mogol, Itacambira e Turmalina também assinaram um protocolo de intenções para formação de consórcio intermunicipal com o objetivo de realizar o desenvolvimento turístico da Cordilheira do Espinhaço de forma integrada nos municípios consorciados. Araxá realiza o maior concurso de queijos
Festival Inverno nas Montanhas em Monte Verde Um dos destinos mais encantadores da Serra da Mantiqueira, Monte Verde, em Minas Gerais, promete uma temporada inesquecível de inverno com a realização do tradicional festival Inverno nas Montanhas, que ocorre de 28 de junho a 27 de julho. A programação começa em grande estilo com show gratuito de Lô Borges, no dia 28 de junho, às 20h, na avenida principal da vila — atração que marca a abertura oficial do evento. Durante cinco finais de semana, turistas e moradores poderão curtir gratuitamente uma rica e diversa programação cultural que inclui espetáculos de dança, apresentações instrumentais e shows de bandas de estilos variados. As atrações ocorrerão aos sábados e domingos, sempre em um palco montado próximo à Praça do Carvalho, no coração do distrito. Com expectativa de 300 mil visitantes ao longo do mês, o festival reforça o distrito como destino ideal para quem busca cultura, natureza e o charme do frio da Mantiqueira. Apelidada de “Suíça Mineira”, Monte Verde encanta com sua arquitetura de inspiração europeia, vegetação abundante e clima serrano. Em junho e julho, os termômetros oscilam entre 20 °C durante o dia e menos de 10 °C à noite, o que favorece passeios em meio à natureza, trilhas como a do Pinheiro Velho e do Pico do Selado, jantares românticos, lareiras acesas e bons vinhos à mesa. Para desfrutar do melhor que a região oferece, duas pousadas se destacam pela hospitalidade e conforto: - Pousada Pedras e Sonhos: localizada em meio às montanhas, oferece chalés com lareira, hidromassagem, varanda privativa, ar-condicionado quente e frio e vista panorâmica da Serra da Mantiqueira. O café da manhã é farto, com produtos regionais, e as acomodações são climatizadas para todas as estações. Apesar de mais afastado do centro, o acesso é por via pavimentada. - Pousada Jardim da Mantiqueira: cercada por jardins floridos, a hospedagem combina charme e sustentabilidade. Alguns chalés possuem banheira de hidromassagem, ar-condicionado e lareira, todo contam com sistema de aquecimento. O estabelecimento oferece ainda carregador para carro elétrico. Localizada perto do centro comercial da vila, a pousada é de fácil acesso por via pavimentada. Fotos: Marcio Masulino informações e reservas, www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br | ||
Feriadão movimentou a hotelaria mineira A estimativa é de que mais de 400 mil turistas tenham circulado pelo território mineiro durante o feriado. O número foi projetado com base nos dados detalhados dos municípios monitorados, que registraram mais de 129 mil visitantes, aliados às médias de ocupação e à capacidade hoteleira do estado, que soma 853 municípios e mais de mil distritos no mapa turístico. Destinos turísticos de diferentes perfis apresentaram ótimos resultados. Camanducaia, que recebeu 42 mil visitantes, e São João del-Rei registraram 95% de ocupação hoteleira. Já Ouro Preto, com 30 mil visitantes, e Teófilo Otoni alcançaram 90%. Caeté chegou a 80%, enquanto Mariana e Belo Horizonte registraram, respectivamente, 70% e 61% de ocupação. O feriado de Corpus Christi trouxe resultados expressivos para o turismo de Minas Gerais. Segundo dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), a ocupação média da hotelaria chegou a 79% nos principais polos turísticos do estado. Além disso, o fluxo de passageiros no BH Airport cresceu 38,8% em relação ao mesmo período de 2023, refletindo o aumento da conectividade e o fortalecimento de Minas Gerais como hub nacional e internacional, no período de 19 a 22 de junho. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) movimentou 212.225 passageiros no período do feriado, frente aos 152.862 passageiros registrados em 2023, com crescimento sustentado pela ampliação de rotas nacionais e internacionais e pela maior demanda pelo destino Minas Gerais. Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, os resultados mostram que Minas segue se consolidando como um destino de cultura, natureza e hospitalidade, com uma oferta de turismo descentralizada, que valoriza nosso patrimônio material e imaterial. “Minas é um estado de cultura e hospitalidade. O turismo que aqui se desenvolve é autêntico, diverso e plural. Nossa meta é ampliar ainda mais a presença de Minas nos mercados nacionais e internacionais, sempre com respeito à sustentabilidade e à identidade cultural do nosso povo", completa. Esses números também demonstram a importância de uma estratégia de promoção integrada que reforça a presença de Minas Gerais em feiras e mercados nacionais e internacionais, com foco na sustentabilidade e interiorização do turismo, beneficiando todo o território e suas comunidades. |
Coluna Minas Turismo Gerais / Jornalista Sérgio Moreira@sergimoreira63 informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br
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