![]() |
Tripulação do voo inaugural São Paulo/Guarulhos-Dourados da LATAM e autoridades (Divulgação LATAM) |
São Paulo, 8 de setembro de 2025 - A LATAM Brasil inaugurou nesta segunda-feira (8 de setembro) sua nova rota São Paulo/Guarulhos–Dourados, com 90% de ocupação em seu voo inaugural. A operação chega para facilitar o acesso à cidade que é polo agroindustrial do Mato Grosso do Sul, além de abrigar diversas instituições de ensino superior que atraem estudantes e pesquisadores de todo o país.
A rota é operada com aeronaves Airbus A319, com capacidade para até 140 passageiros. Os voos são realizados 3 vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, saindo de Guarulhos às 7h45, com duração aproximada de 2 horas. No sentido inverso, partem de Dourados às 9h20.
"Esta é a segunda nova base da LATAM no Mato Grosso do Sul sendo aberta em menos de uma semana. Inauguramos uma nova rota para Bonito na quarta-feira passada e, agora, com Dourados, temos a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento econômico e turístico do estado. Além das novas rotas, já oferecemos voos diretos de Campo Grande para Congonhas, Guarulhos e Brasília, demonstrando a importância do estado para a estratégia da LATAM", comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.
“São novos voos para a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Dourados tem grande representatividade e importância para região centro oeste do país, sendo um grande polo regional do ponto de vista econômico e social, com franco crescimento econômico. Inserir a cidade, e todos os municípios do seu entorno, nessa conectividade com o maior aeroporto do Brasil representa muito, fruto de um trabalho de muitos atores comprometidos com o desenvolvimento do estado. Isto faz parte do nosso planejamento estratégico, para impulsionar o setor de logística, do turismo, do agronegócio, industrial, abrindo inúmeras possibilidades”, disse o Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, ressalta a importância da retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “A LATAM acreditou no potencial econômico de Dourados e temos convicção que a demanda por voos fará com que a empresa amplie sua presença na nossa cidade, criando novas rotas e novos voos”, enfatiza o prefeito. Marçal Filho destaca os investimentos que foram feitos pelo município para garantir a total segurança dos passageiros e tripulantes, com o Aeroporto de Dourados atendendo todas as exigências da Anac, Decea e Infraero.
“É com grande satisfação que a Infraero participa desse momento marcante na vida econômica da região de Dourados, cumprindo assim o seu papel de contribuir para o crescimento da aviação regional, integrando regiões importantes aos grandes centros do Brasil e via conexões internacionais”, comemora o Presidente da Infraero, Rogério Barzellay.
Teve o voo cancelado por mau tempo? Saiba como agir
Registre todas as comunicações com a companhia e guarde comprovantes de gastos extras, como alimentação e transporte. Isso pode facilitar eventuais pedidos de reembolso ou ações judiciais.
- Acompanhe o status do voo em tempo real pelo site ou aplicativo da companhia;
- Leve carregadores portáteis e itens que ajudem a passar o tempo;
- Informe-se: segundo a AirHelp, 95% dos passageiros brasileiros sabem que existem regulamentações que protegem seus direitos em caso de problemas com as companhias aéreas. Entretanto, 91% não utilizam as leis corretamente ou não sabem como proceder em casos de interrupções de voos.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, entre janeiro e junho de 2025, cerca de 3,2% dos cancelamentos registrados no país tiveram como causa direta o mau tempo. A média histórica gira em torno de 2% a 4% do total de voos cancelados anualmente devido a fenômenos meteorológicos.
Para reivindicar uma indenização, os passageiros devem estar cientes de certas condições. A primeira é verificar se o atraso ou cancelamento realmente causou sofrimento, estresse ou lesão ao usuário. Acontecimentos como faltar a uma consulta médica importante, cancelamento de contrato, demissão, afastamento de um acontecimento de grande relevância emocional, são situações que podem dar lugar a um pedido de indenização perante a companhia aérea. Se o passageiro já sofreu os chamados "danos morais" e pode prová-los, os passageiros têm boas chances de obter uma indenização financeira média de R$ 10.000 por pessoa.
O passageiro tem mais chance de obter uma compensação financeira se a companhia aérea for a responsável direta pela interrupção do voo, por problemas técnicos ou falta de tripulação, por exemplo. A reparação deve ser integral, inclusive para compensação de sofrimentos psicológicos. Mesmo quando a interrupção do serviço é devida a condições climáticas extremas ou situações de força maior que estão fora do controle da companhia aérea, os passageiros continuam a ter direito ao serviço e à informação adequada e tempestiva.
“O conjunto de direitos dos passageiros aéreos que temos no Brasil é orientado para o cliente e oferece aos passageiros aéreos uma grande consideração, especificando exatamente quais os cuidados que as companhias aéreas devem oferecer e quando em caso de problemas de voo. No entanto, a lei é muito vaga quando se trata de critérios de compensação e pode ser um desafio para um único indivíduo sem conhecimento especializado interpretar a lei corretamente. Entre os principais motivos pelos quais os passageiros brasileiros não reivindicam seus direitos em caso de problemas de voo, podemos encontrar: falta de conhecimento sobre como fazer uma reclamação, mas também falta de consciência dos direitos dos passageiros”, diz Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Leis que protegem os passageiros no Brasil
Quem voa no Brasil está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que são os instrumentos jurídicos mais relevantes para o passageiro. Essas leis definem claramente as responsabilidades das companhias aéreas para com seus passageiros sempre que houver problemas de voo.
A legislação brasileira abrange voos domésticos dentro do Brasil, voos internacionais com partida ou chegada em aeroportos brasileiros, bem como voos com conexão em um aeroporto brasileiro.
A legislação brasileira protege os passageiros, desde que seus voos atendam aos 4 critérios a seguir:
● O voo pousou ou decolou em um aeroporto brasileiro
● O voo foi cancelado com aviso tardio, o voo estava com mais de 3 horas de atraso ou estava com overbook
● Os passageiros não foram atendidos adequadamente pela companhia aérea
● O problema ocorreu nos últimos 5 anos
Para mais informações, visite www.airhelp.com/pt-br/
.png)
.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário