Pela primeira vez, Azul opera rotas turísticas em Congonhas
Companhia vai oferecer cerca de 950 voos extras diretos, convertendo 45% dos voos do aeroporto voltados ao público corporativo em operações sazonais de lazer
São Paulo, 08 de setembro de 2025 - A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, terá uma operação inédita no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o verão 2025/2026. Pela primeira vez, a Companhia converterá 45% de seus voos programados para o aeródromo, originalmente voltados ao público corporativo, em operações sazonais de lazer, para atender a demanda de alta temporada, principalmente, para o Nordeste. Com isso, a Azul oferecerá cerca de 950 voos extras e de 130 mil assentos de/para Congonhas entre 13 de dezembro e 2 de fevereiro do ano que vem.
“Essa será uma operação inédita em Congonhas e estamos encarando esse novo planejamento como se fosse um projeto-piloto que poderá se repetir anualmente nesse período de alta temporada. Nossa expectativa é oferecer mais conveniência para os Clientes que querem aproveitar as férias em destinos do Nordeste. Para isso, vamos converter voos destinados ao público de negócios, como de Brasília, Curitiba e Porto Alegre, para o público que busca lazer e viagens com a família”, explicou Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
A partir do aeródromo, a Azul terá rotas para destinos como João Pessoa-PB, Maceió-AL e Porto Seguro-BA. Para o aeroporto da capital da Paraíba, a Companhia fará um aumento de 600% nos voos, seguido pelo crescimento de 469% na oferta de assentos. Porto Seguro-BA terá o mesmo percentual de aumento em decolagens e assentos. Já as decolagens para a capital de Alagoas terão um aumento de 250%, além de 219% na oferta de assentos.
A Azul também programou voos diários de Congonhas para Natal-RN e Fortaleza-CE, além do início de novos destinos para os Clientes que quiserem aproveitar o verão em Foz do Iguaçu-PR, Navegantes-SC, Ilhéus e Salvador-BA. Além disso, a Companhia terá 32 toneladas a mais por dia de capacidade de embarque de cargas com a mudança de malha no aeroporto.
Carreiras de sucesso: Programa Social da Azul transforma vidas de jovens aprendizes, dos 2 mil do curso, 600 foram efetivados
São Paulo, 8 de setembro de 2025 - Para muitos jovens em vulnerabilidade social, o futuro profissional costuma parecer um caminho distante. Mas dentro dos hangares e escritórios da Azul, essa realidade pode mudar. O Melhor Aprendiz - programa social da companhia voltado a pessoas em vulnerabilidade social - tem revelado talentos, dando a estudantes a chance de crescer, aprender e transformar suas histórias profissionais. Atualmente, a empresa, líder em número de voos atendidos no país, conta com um total de 238 estudantes aprendizes atuando como Tripulantes. Já foram efetivadas pela aérea cerca de 600 pessoas.
No Brasil, 65 mil jovens foram contratados como aprendizes nos primeiros cinco meses de 2025, elevando o número total para mais de 600 mil com carteira assinada, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A Azul colabora de perto com os avanços nacionais, já tendo recrutado e capacitado 2.053 jovens para o mercado de trabalho, desde seu lançamento. Para se ter uma ideia, a seleção mais recente recebeu 15 mil inscritos, cujos selecionados ingressarão na companhia em setembro deste ano.
Plano de voo - A Azul também acompanha de perto o crescimento dos seus Tripulantes, tanto nas cabines quanto no solo. Caroline Morgado é um exemplo inspirador dessa trajetória. Com apenas 30 anos de idade, passou metade de sua vida como colaboradora da Companhia. Natural de Campinas (SP), graduada em Recursos Humanos e pós-graduada em Gestão de Pessoas, ela iniciou sua trajetória na Azul como Melhor Aprendiz, em 2010, aos 15 anos, e hoje comanda uma base inteira. “Precisava muito trabalhar para melhorar a vida da minha família. Soube da oportunidade depois de me candidatar em uma plataforma de estágio em Campinas. Meu perfil se encaixava em uma vaga na Azul. Disputei com outros 50 candidatos e me destaquei”, conta Caroline.
Decolagem – A paixão de Caroline pela aviação crescia junto com suas aspirações. Embora surgissem oportunidades na área administrativa, ela escolheu permanecer no setor até conquistar uma vaga como Tripulante de solo, em uma das bases da Azul. Após concluir o programa de aprendizagem, foi efetivada como Auxiliar de Aeroporto, atuando no check-in em Campinas, onde lidava diretamente com os Clientes. “Tive paciência, me dediquei bastante e finalmente cheguei onde queria. Logo surgiu uma promoção para Agente de Aeroporto e, enfim, fui para o solo como blue cap - hoje chamada de Pista Azul - onde passei a atuar nas operações de pista”, relembra Caroline.
Altitude de Cruzeiro – Após vivenciar a rotina intensa do aeroporto e ainda mais apaixonada pela aviação, Caroline se desafiou novamente e foi promovida a Supervisora de Aeroporto em Ribeirão Preto (SP), mudando de cidade aos 20 anos para seguir seu sonho. “Depois dessa mudança, veio outra grande oportunidade: fui promovida a coordenadora de Base B, onde fiquei por mais de três anos. Em seguida, assumi como coordenadora de Hub em Viracopos - uma conquista que me fez acreditar ainda mais no processo, já com a vida estruturada e muitos sonhos na bagagem”, conta.
Pouso seguro – O retorno à cidade natal marcou uma virada na trajetória de Caroline. Em 2024, surgiu uma oportunidade para atuar como coordenadora de Base, e ela se mudou para Londrina (PR), onde exerce a função há 10 meses. “Esse novo desafio significa muito para mim. Focar nas metas fez toda a diferença na minha carreira aeroviária, e isso me enche de orgulho. Com o cargo, vieram novas responsabilidades, como liderar um time de 21 Tripulantes e gerir processos operacionais mais complexos. Nos últimos meses, nossa base tem se destacado no ranking de aderência de solo, indicador que mede a pontualidade dos voos, o que mostra que estamos indo bem”, destaca Caroline.
Nova rota – O plano de voo mudou novamente, e Caroline já traça novas rotas. Estuda outros idiomas com o objetivo de gerenciar uma base internacional na Azul. “Espero que essa oportunidade venha em breve, pois estou muito focada em manter bons resultados na gestão. Minhas malas já estão prontas para esse novo desafio”, conclui.
Recife: Azul amplia voos no seu hub no Nordeste a partir de outubro Oferta de mais voos e assentos atenderá as demandas de viajantes de/para Natal, Petrolina e São Paulo/Congonhas, reforçando a conectividade da Companhia
São Paulo, setembro de 2025 - A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, vai antecipar a ampliação da sua malha aérea prevista para a alta temporada, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre.
A partir da última semana de outubro até dia 12 de dezembro, a Companhia vai oferecer mais opções de voos e maior oferta de assentos para São Paulo/Congonhas, Natal e Petrolina, com o objetivo de reforçar o seu principal hub no Nordeste, já preparando suas operações para a alta demanda de verão e férias. Todos os voos já estão disponíveis para venda nos canais oficiais da Companhia.
Uma das novidades será a oferta de mais voos com chegadas e partidas para o aeroporto de Natal. Além dos 102 voos extras já programados para a alta temporada, a Azul terá mais 138 operações extras na pré-temporada de outubro a dezembro, com uma oferta de 9,6 mil assentos, nos dois sentidos.
A rota entre Recife e Congonhas (São Paulo), além da antecipação da operação de alta, terá um aumento de 24% no número de decolagens semanais a partir de outubro, chegando a uma oferta de 488 voos e mais de 81,2 mil assentos até dezembro.
Junto com os voos do verão, a operação de/para o aeroporto paulistano alcançará mais de mil voos no total, com oferta de 167 mil assentos, de outubro a fevereiro, em ambos os sentidos.
Já na rota com destino a Petrolina, a Azul praticamente dobrará a oferta de assentos, com a mudança das aeronaves que operam os voos, que passarão dos modelos ATR, com capacidade para 70 Clientes, para o Embraer 195-E2, com 136 assentos. O incremento vai permitir um aumento de 94% na oferta de assentos semanais.
No trajeto, a Azul terá 96 voos e mais de 12,5 mil assentos, o que vai fortalecer a integração da capital com o interior do estado pernambucano. O Embraer E2 é o maior e mais moderno avião já fabricado no Brasil, oferecendo conforto e conectividade, com wi-fi a bordo, telas individuais em todos os assentos e alta eficiência no consumo de combustível, o que reduz em até 25% as emissões de CO2.
“Recife é um mercado estratégico para a Azul e um dos destinos mais procurados do Nordeste. A ampliação da malha aérea reforça nosso compromisso em oferecer mais opções de conectividade e conforto para os Clientes. Por isso, vamos antecipar a oferta de voos extras e esperamos que o impacto seja positivo para quem vai viajar a lazer ou a negócios”, afirma Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
Da última semana de outubro até o fim da temporada de verão, no dia 1 de fevereiro de 2026, a Azul terá 13,2 mil voos de/para o Recife com uma oferta de mais de 2 milhões de assentos para 35 destinos.
Recife-Porto
A Azul vai ampliar também sua malha internacional entre Recife e Porto a partir de 4 de novembro. A rota passará a contar com uma nova frequência semanal até 25 de fevereiro de 2026, totalizando quatro voos por semana entre a capital pernambucana e a cidade portuguesa.
O acréscimo representará 30 voos extras no período, o que equivale a cerca de 8 mil assentos adicionais. As operações serão realizadas com aeronaves Airbus A330, configuradas com 268 lugares – 18 na classe executiva e 250 na econômica.
O novo voo partirá de Recife às terças-feiras, às 21h, chegando a Porto às 08h do dia seguinte. Já a volta será às quartas-feiras, às 10h, com pouso previsto em Pernambuco às 15h05. Atualmente, a Azul já opera três frequências semanais entre as cidades, com saídas de Recife às segundas, quartas e sextas-feiras e voos de retorno de Porto às terças, quintas e aos domingos.
Aeroporto de Uruguaiana reforça segurança conquistando aprovação em programa da ANAC
A ANAC aprovou a Revisão 03 do Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) do Aeroporto de Uruguaiana, alinhando-o às normas do RBAC 107 e reforçando padrões modernos de operação
O Aeroporto de Uruguaiana recebeu recentemente a aprovação da Revisão 03 do seu Programa de Segurança Aeroportuária (PSA) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), garantindo que os procedimentos de segurança estejam atualizados e mais eficientes.
Na prática, isso significa que o aeroporto agora possui medidas mais rigorosas para controlar quem entra e sai, inspecionar bagagens e cargas, monitorar áreas restritas e agir rapidamente em emergências.
O RBAC 107 é a norma da Anac que define os requisitos de segurança para aeroportos, protegendo-os contra qualquer tipo de ameaça ou interferência ilegal. Ele exige que os aeroportos avaliem constantemente os riscos e implementem medidas de proteção, como manutenção preventiva da infraestrutura e treinamento dos funcionários.
Por exemplo, passageiros podem ter sua bagagem verificada de forma mais segura e ágil, áreas como pátios de aeronaves e salas de embarque são constantemente monitoradas por câmeras e equipe de segurança, e funcionários estão preparados para lidar com emergências, como voos atrasados ou situações médicas. Essas melhorias tornam a experiência no aeroporto mais segura, organizada e tranquila para todos.
O Aeroporto de Uruguaiana ganha agora ainda mais eficiência em processos de controle de acesso, monitoramento e mantém os procedimentos de emergência atualizados. Além de aumentar a confiança de companhias aéreas e parceiros que utilizam o aeroporto, a medida prepara a infraestrutura para o crescimento da movimentação de voos e cargas, especialmente importante para o desenvolvimento econômico da região da fronteira.
Para o gerente do Aeroporto de Uruguaiana, Wesley Puygcerver, a aprovação do PSA é estratégica. “Essa atualização reforça nosso compromisso com a segurança e a eficiência operacional. Mostra que estamos prontos para receber novos voos, aumentar a movimentação de cargas e oferecer à região um aeroporto confiável, seguro e preparado para crescer”, explica o gestor.
Santa Catarina terá 226 voos extras da Azul na alta temporada de verão
Companhia aérea faz planejamento de malha aérea para o verão e intensificará operações para os aeroportos de Florianópolis e Navegantes, incluindo voos dedicados da Azul Viagens, sua operadora de Turismo
São Paulo, setembro de 2025 – A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, vai reforçar sua malha aérea para tornar mais fácil o acesso de seus Clientes que buscam viajar na alta temporada de verão para Santa Catarina, na região Sul.
Com 226 voos extras e uma oferta de mais de 28,9 mil assentos, a Companhia oferecerá viagens com partidas e chegadas dos aeroportos de Florianópolis e Navegantes entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026.
As rotas das cidades da costa catarinense, tradicionais destinos de balneário e parques, serão diretas para os aeroportos de Curitiba, no Paraná, e para os dois principais hubs da Azul no Brasil. Confins, em Belo Horizonte (MG), e Viracopos, em Campinas (SP).
O aeroporto da capital catarinense, durante a alta temporada de verão, contará com aproximadamente 85 voos extras entre chegadas e partidas e mais de 11,3 mil assentos ofertados no período. Já o planejamento para o aeroporto de Navegantes terá cerca de 142 voos extras e oferta de mais de 17,5 mil assentos.
“Um dos focos estratégicos da nossa operação de alta temporada é o reforço para essas duas cidades que desempenham um papel fundamental no turismo de verão no Sul do Brasil. Florianópolis tem mais de 40 praias e é um dos destinos muito procurados nessa época do ano. Já Navegantes é a porta de entrada para o litoral norte catarinense e tem seus atrativos. Por isso, também fizemos um planejamento de voos dedicados a Azul Viagens", disse Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
Outra operação especial da Azul será a programação de voos dedicados para a Azul Viagens, operadora de Turismo da Companhia. Para atender a alta demanda dos Clientes que desejarem comprar pacotes de viagens e aproveitar a temporada do verão na costa catarinense, 35% dos voos extras de/para Florianópolis terão operações aéreas exclusivas para a venda da Azul Viagens. Já para Navegantes, o percentual é de mais de 40% dos voos extras.
Todas as regiões do Brasil contarão com a operação especial da Azul para atender a demanda da alta temporada do verão 2025/2026. A Companhia fez um planejamento de malha aérea com a oferta de 3,6 mil voos extras e mais de 520 mil lugares.
A programação, inclusive, terá uma operação especial para Aeroporto de Congonhas (SP). Pela primeira vez, a Azul converterá 45% dos voos do aeródromo em São Paulo, tradicionalmente voltados ao público corporativo, em operações sazonais de lazer para atender a intensa demanda do período da alta temporada de férias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário