Se os planos se concretizarem no último minuto, ou surgir uma oportunidade de viagem repentina, os viajantes não precisam desistir cedo por medo dos preços altos. Sim, eles são comuns nessa época, mas o KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, analisou milhares de dados mensalmente para mostrar as passagens mais baratas saindo de 35 aeroportos, localizados no Norte até o Sul do Brasil, durante todo o mês de dezembro.
O resultado, disponível na nova landing page do buscador, mostra que ainda é possível tirar do papel um plano de viagem para um dos meses mais desejados do ano para turismo, sem comprometer o bolso. Isso porque entre o estudo das cinco regiões do país, 117 destinos domésticos estão com preço médio dos voos de ida e volta, em classe econômica, custando abaixo de R$1.000 por pessoa. Se o espírito aventureiro falar mais alto, também existem opções internacionais por menos de R$4.000. Além disso, o viajante ainda consegue saber se realmente está valendo a pena voar em dezembro, ou se os preços devem abaixar nos próximos cinco meses.
Identificou a melhor rota? Já pode preparar as malas!
Partindo do Norte
Se a origem for Belém (Pará), o único destino em que o viajante encontra voos com preços médios acima de R$1.700 é o representante internacional da lista – Miami, com passagens custando R$3.552 em média para voar em dezembro. Ou seja, para uma escapada de última hora, são diversas opções para desbravar e economizar.
As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Belém, em dezembro:
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Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Norte, como Manaus, Marabá e Palmas.
Partindo do Nordeste
Sair de um lugar lindo, para pular em outro tão maravilhoso quanto e por preços atrativos nas passagens, é uma vantagem que quem está partindo de origens no Nordeste encontra. Indo de Fortaleza ou de Recife, para destinos como Belém, Salvador ou Natal, o viajante investe menos de R$1.300 nos voos em dezembro.
As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Fortaleza, em dezembro:
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As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Recife, em dezembro:
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Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Nordeste, como Maceió, Natal, São Luís e Teresina.
Partindo do Centro-Oeste
Brasília pode ser a porta de saída para boas experiências em dezembro, já que por menos de R$1.000 investidos em voos, o viajante pode escolher explorar a agitação de São Paulo, viver dias de carioca nas praias quentes do Rio de Janeiro e até mesmo apreciar as Cataratas em Foz do Iguaçu.
As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Brasília, em dezembro:
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Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Centro-Oeste, como Cuiabá e Campo Grande.
Partindo do Sudeste
Partindo de São Paulo, apenas a partir do 23º destino mais econômico é que o viajante vai se deparar com voos acima de R$1.000, ou seja, são diversas opções para viagens de diferentes estilos em dezembro, mas com uma coisa em comum – mantendo o bolso saudável.
As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de São Paulo, em dezembro:
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Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sudeste, como Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.
Partindo do Sul
Partindo de Porto Alegre, o viajante pode ficar animado ao se deparar com os cinco primeiros destinos com preços médios abaixo de R$1.000 para voar em dezembro, assim como Curitiba, que tem o 5º destino mais econômico, Foz do Iguaçu, custando R$808 em média.
As 5 rotas mais econômicas, no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo, de Porto Alegre, em dezembro:
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As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Curitiba, em dezembro:
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Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sul, como Londrina, Florianópolis e Chapecó.
Destino escolhido? Os próximos passos para um planejamento de viagem inteligente, especialmente com um tempo curto, podem ser feitos com a ajuda do KAYAK.ai, a mais recente inovação em busca de viagens por conversa: a ferramenta aprende suas preferências para mostrar resultados personalizados e deixar o planejamento ainda mais fácil.
*As imagens aqui presentes devem ser usadas apenas para fins de promoção do KAYAK em conjunto com este artigo.
Metodologia
Voos
As informações apresentadas são baseadas em buscas de voos feitas no KAYAK.com.br nos últimos 90 dias, acessadas no dia 20 de cada mês, para viagens no mês seguinte a partir dos aeroportos brasileiros definidos. Os preços foram comparados com buscas do mesmo período para viagens no mês anterior e nos cinco meses seguintes, a fim de estimar as diferenças percentuais. Buscas com menos de 10 dias antes da partida não foram consideradas.
As rotas mais baratas do KAYAK são baseadas na média dos menores preços de passagens de ida e volta em classe econômica.
Os preços podem variar e as porcentagens são aproximadas. Rotas podem ser excluídas por falta de dados ou conforme avisos oficiais de viagem no momento da análise.
Colisões de aves com aviões cancelam 100 voos e afetam 27 mil passageiros por ano no Brasil
Estudo inédito revela 5.184 ocorrências do fenômeno bird strike em três anos, 80% dos casos acontecem durante o processo de aproximação para o pouso e nos primeiros instantes após a decolagem
O impacto direto para quem viaja é significativo: em média, cerca de 27 mil passageiros são afetados por ocorrências de bird strike, como resultado do cancelamento de 100 voos a cada ano. Esses incidentes geram atrasos e cancelamentos que exigem das companhias aéreas o cumprimento da Resolução 400 da ANAC (com alimentação, hospedagem e outras despesas de assistência). Financeiramente, o custo total, que inclui manutenção e aeronaves fora de operação, é estimado em R$ 200 milhões anuais.
O levantamento revela que 80% das ocorrências de bird strike acontecem durante os primeiros minutos após a decolagem ou na aproximação para o pouso, momentos considerados de mais atenção na operação fora do sítio aeroportuário, porém dentro da Área de Segurança Aeroportuária (ASA). Além disso, 8% dessas ocorrências causaram danos significativos às aeronaves, resultando em um efeito cascata na programação de voos.
O problema que afeta a segurança operacional e gera custos adicionais às empresas brasileiras exige uma solução imediata. Para o diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Raul de Souza, a resolução abrangente da questão passa pela publicação imediata do decreto presidencial que regulamenta a Lei nº 12.725/2012, sobre o controle de fauna nas imediações dos aeródromos.
“A publicação e a entrada em vigor deste decreto são cruciais para que se possa instituir e aplicar sanções administrativas para os responsáveis por operações ou atividades que atraiam aves para a Área de Segurança Aeroportuária”, afirma Raul de Souza.“O passo seguinte será eleger os aeroportos prioritários e colocar em prática o que o Decreto determina, em estreita coordenação com a administração aeroportuária local, as autoridades municipais, ambientais, e o Ministério Público. É preciso aperfeiçoar mecanismos de monitoramento, fiscalização e controle rigoroso das atividades que possam atrair aves para dentro da ASA, reduzindo riscos e garantindo a segurança operacional".
Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional
Evento reuniu cerca de 200 convidados e reforçou o papel estratégico do terminal para a indústria catarinense e para o Vale do Itajaí
Navegantes, 17 de dezembro de 2025 - Nesta terça-feira, o Aeroporto Internacional de Navegantes sediou a inauguração oficial da operação cargueira internacional que conecta o terminal à cidade de Miami, nos Estados Unidos. A iniciativa, conduzida pela Motiva, administradora do aeroporto, representa um novo marco para o desenvolvimento logístico e econômico de Navegantes, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.
O evento reuniu aproximadamente 200 convidados, entre autoridades, parceiros logísticos e lideranças do setor, que acompanharam de perto a operação do cargueiro. A aeronave Boeing 767-300, operada pela Bringer Air Cargo, em parceria com a Latam Cargo, pousou no terminal às 8h42, procedente de Miami.
A operação, que teve seu primeiro voo realizado em 26 de novembro e cumpre frequência semanal na rota Miami × Navegantes, dedicada exclusivamente à importação. Com capacidade para transportar até 50 toneladas, o cargueiro atende diversos segmentos industriais, oferecendo mais agilidade, segurança e eficiência logística para as empresas catarinenses.
Para a diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, Monique Henriques, a operação representa um avanço significativo para o estado. “A operação cargueira é um marco para o Aeroporto de Navegantes e também para o município e para o Vale do Itajaí.
É o primeiro passo para trazermos diretamente ao estado a carga aérea que é do estado e que hoje chega por via rodoviária, depois de pousar em outros aeroportos de São Paulo. Com esse movimento, o importador passa a receber sua carga em menor tempo, com mais segurança e garantia de qualidade. É mais eficiência e qualidade para a logística catarinense.”
A concretização da operação é resultado de uma série de investimentos e adequações realizadas no aeroporto. Segundo Lilian Françoso, gerente de Cargas da Motiva Aeroportos, foram aplicados cerca de R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais e operacionais.
“Foi feito um investimento na extensão da pista de pousos e decolagens, no alargamento da taxiway e na implementação de diversos processos que viabilizaram a autorização para o recebimento de aeronaves cargueiras. Foi um trabalho longo, construído a muitas mãos, que muito nos orgulha e que certamente coloca Navegantes em outro patamar.”
O impacto da nova rota também é percebido diretamente no setor logístico. Para Jean Pablo Costa, Diretor de operações da PagLog, a operação fortalece a competitividade regional e projeta Santa Catarina no comércio exterior.
“Foram muitos investimentos em infraestrutura, sistemas e, principalmente, no treinamento das equipes, a partir da experiência que já temos em aeroportos como Curitiba e Vitória. Presenciar de perto que, no coração desse gigante do ar, o Boeing 767, estavam toneladas de cargas foi especial. Acompanhar as operações das equipes, com o compromisso de garantir agilidade e segurança aos produtos dos nossos clientes, nos enche de confiança para voar ainda mais alto. Que venha a segunda rota cargueira. A agilidade do modal aéreo, operado pela Pac Log em Santa Catarina e suas parceiras, somada ao dinamismo das empresas catarinenses, fortalece a competitividade internacional e aproxima o Vale do Itajaí dos principais mercados globais, consolidando o terminal como um hub logístico relevante no Sul do Brasil.”
A escolha de Navegantes como ponto de conexão internacional também reflete uma decisão estratégica da Bringer Air Cargo. De acordo com Roberto Schiavone, CCO da companhia, a operação atende a uma demanda real da região.
“A decisão foi tomada para atender uma demanda concreta dessa região, que é muito bem suprida pelo Porto de Itajaí, mas que, no modal aéreo, ainda dependia majoritariamente de Guarulhos ou Viracopos. Essa carga chegava por avião em São Paulo e depois seguia por caminhão até Santa Catarina. Uma região com tamanha prosperidade merecia ter um serviço internacional de carga aérea, e o Aeroporto de Navegantes é o mais bem localizado para isso. Essa foi a nossa visão: atender essa demanda e contribuir para o desenvolvimento ainda maior da região.”
Com a operação cargueira internacional, o Aeroporto de Navegantes reforça seu papel como hub estratégico para importações, reduzindo custos e prazos logísticos, fortalecendo a indústria catarinense e ampliando a competitividade do estado no cenário nacional e internacional.
Sobre o Aeroporto de Navegantes: Fundado em 1970, é o principal acesso aéreo para o litoral norte de Santa Catarina, onde estão localizados a cidade de Balneário Camboriú e o parque Beto Carrero World, por exemplo. Possui grande relevância para o turismo e os voltadas à aviação regional. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Aeronave PS-ADL, batizado de "Cultura Azul", reforça estratégia de eficiência operacional e modernização
Azul incorpora 39º Embraer 195-E2 e avança na renovação da frota
São Paulo – Um dia após completar 17 anos de fundação, a Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas no Brasil, recebeu nesta terça-feira (16) o 39º Embraer 195-E2 de sua frota. O novo jato, de prefixo PS-ADL e nomeado "Cultura Azul", integra o plano contínuo da companhia de renovação e modernização da frota, com foco em eficiência operacional e redução de custos por assento.
A aeronave foi entregue em cerimônia na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), com a presença de representantes das duas empresas. Após a entrega, o jato realizou os voos de chegada e nacionalização, partindo da Embraer para Montevidéu (Uruguai) e, na sequência, retornando para Confins (MG), onde conclui as etapas regulatórias antes de iniciar as operações comerciais.
A incorporação do E2 também contribui para a estratégia de eficiência econômica da Azul. O modelo apresenta redução de CASK (custo por assento-quilômetro) de 26% em relação ao seu antecessor, além de apoiar o processo de redução da idade média da frota, ampliando a participação de aeronaves de nova geração na operação da companhia.
“O E2 é uma aeronave-chave dentro do nosso planejamento de frota, porque combina eficiência, desempenho operacional e redução de custos. Essa nova entrega reforça a estratégia da Azul de manter uma frota moderna e alinhada às necessidades do nosso crescimento, com uma redução significativa de CASK, entre outros ganhos de eficiência quando comparado à geração anterior”, afirmou Raphael Linares, diretor de Frota e Programas de Aeronaves da Azul.
O Embraer 195-E2 é o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, com capacidade para até 136 Clientes, equipado com wi-fi a bordo e telas individuais em todos os assentos. Os motores de última geração permitem uma redução de até 29% nas emissões de CO₂ em comparação com a geração anterior, além de menor nível de ruído e mais conforto a bordo.
LATAM amplia número de voos em Minas Gerais a partir de março de 2026
Expansão reforça conectividade do estado com São Paulo e melhora opções de viagem para clientes corporativos e de lazer
No Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH), localizado na Zona Sul da capital paulista, haverá o seguinte aumento das frequências para Belo Horizonte e Uberlândia:
- São Paulo/Congonhas–Belo Horizonte/Confins: mais 2 voos aos domingos, totalizando 58 voos semanais;
- São Paulo/Congonhas–Uberlândia: mais 1 voo aos domingos, totalizando 13 voos semanais.
MOMENTO HISTÓRICO DA LATAM NO BRASIL
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021. Pelo segundo ano consecutivo, também é a aérea preferida pelos viajantes corporativos, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
Novos kits de amenidades da Classe Premium Economy e da Classe Econômica da Emirates 2025/26
Estrutura de sustentabilidade ambiental da Emirates
Airbus A350 – Divulgação Air France-KLM |
Veja aqui os nomes das aeronaves
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Padrão internacional de gestão para dois polos turísticos do Ceará - Foto: Aeroporto de Aracati / Divulgação: Governo do Ceará
Aeroportos cearenses de Jericoacoara e Aracati receberão R$ 144 milhões em investimentos
Arrematados pela concessionária de Guarulhos, no leilão do AmpliAR, terminais de Cruz e Aracati terão infraestrutura modernizada para impulsionar o turismo no litoral
O turismo no Ceará se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento com a modernização de duas das suas principais portas de entrada regionais. O leilão do Programa AmpliAR, realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) na B3, garantiu R$ 144,2 milhões em investimentos privados para os aeroportos de Cruz, que atende Jericoacoara, e de Aracati, porta de acesso a Canoa Quebrada. Ambos os terminais foram arrematados pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport).
A chegada de uma operadora de nível internacional ao interior cearense promete elevar o padrão de qualidade, segurança e conforto para turistas nacionais e estrangeiros, que buscam as belezas do litoral nordestino. A iniciativa visa descentralizar o fluxo turístico, hoje concentrado em Fortaleza, e fortalecer a economia dessas cidades, aproveitando suas vocações naturais únicas.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o investimento consolida o Ceará como um dos principais destinos da América do Sul. “O Ceará é uma potência turística e o programa AmpliAR vem para destravar todo esse potencial no interior. Ao trazermos a concessionária de Guarulhos para operar Jericoacoara e Aracati, estamos garantindo infraestrutura de ponta e segurança para receber turistas do mundo inteiro. É desenvolvimento chegando na ponta, gerando emprego e renda para a população cearense”, afirmou.
A assinatura dos contratos com a concessionária GRU Airport deve ocorrer nos próximos meses. Após a formalização, a empresa assume a operação dos terminais e dá início ao cronograma de obras que transformará a experiência de voar para dois dos destinos mais cobiçados do litoral brasileiro.
Jericoacoara
Localizado no município de Cruz, o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa é o acesso mais rápido para a vila de Jericoacoara, um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no oceano. Para atender a um destino dessa magnitude, o contrato prevê investimentos de R$ 101,1 milhões, o segundo maior aporte entre todos os aeroportos leiloados no programa AmpliAR.
O foco principal será a segurança operacional, com a construção de áreas de segurança de fim de pista (RESA) e a ampliação do pátio de aeronaves. Essas melhorias darão a robustez técnica exigida pela aviação internacional.
O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cézar, celebrou a parceria. "A iniciativa privada, em parceria com o poder público, conseguem caminhar para um futuro muito mais próspero para a cidade. Esses investimentos vão fortalecer nosso turismo e trazer ainda mais visitantes. Esperamos que, em breve, nosso aeroporto possa receber voos internacionais, ligando nosso Ceará ao mundo", disse.
Aracati
Já o Aeroporto de Aracati, conhecido como Dragão do Mar, receberá R$ 43,1 milhões em melhorias. Porta de entrada para a famosa praia de Canoa Quebrada, o terminal serve à cidade de maior população do litoral leste cearense e tem papel estratégico para o Vale do Jaguaribe.
O investimento visa preparar a infraestrutura para a retomada das operações comerciais regulares, com a ampliação do pátio e a reforma do terminal de passageiros.
Em contato com a prefeita de Aracati, Roberta Cardozo, ela definiu essa concessão como um divisor de águas. "A chegada do grupo que administra o Aeroporto de Guarulhos representa um avanço histórico. Estamos falando de expertise e capacidade de investimento. Essa concessão abre portas para mais voos e negócios, gerando emprego e renda não apenas para Aracati, mas para todo o litoral leste e o Vale do Jaguaribe", destacou.
Cabinda é o destino doméstico com mais frequências de voo disponibilizadas pela TAAG
A TAAG Linhas Aéreas de Angola apresenta um desempenho operacional e comercial robusto na rota de Cabinda, conforme demonstram os registros da operação da companhia no período de janeiro a novembro de 2025. Cabinda consolida-se como o destino doméstico com o maior número de frequências operadas pela TAAG, evidenciando o forte compromisso da companhia com a inclusão territorial e a continuidade do serviço público de transporte aéreo.
Com uma média de quatro voos diários, correspondentes a 28 frequências semanais, a TAAG transportou 227.857 passageiros na rota de Cabinda, entre janeiro e novembro de 2025.
Este desempenho reflete uma média mensal aproximada de 19.918 passageiros, confirmando a regularidade da operação assegurada pela companhia, em resposta à elevada procura e à relevância estratégica dessa ligação aérea.
Ao nível da performance operacional, a TAAG registou uma taxa de realização de voos próxima dos 98%, com cancelamentos residuais na ordem dos 2%. Apesar da baixa incidência, a companhia reconhece o transtorno e o impacto que cada cancelamento pode causar nos planos de viagem dos seus passageiros.
Os motivos dos atrasos e cancelamentos são diversos, estando geralmente associados a razões técnicas, operacionais e meteorológicas, bem como ao grau de operacionalidade do aeroporto de destino, entre outros fatores exógenos, incluindo a ruptura na cadeia de fornecimento em nível global, que afeta diversas companhias aéreas.
Os passageiros que tenham efetuado o check-in e cujo voo seja cancelado são imediatamente assistidos pela Companhia, com reacomodação prioritária nos serviços subsequentes, em estrito cumprimento das normas da IATA – International Air Transport Association.
Em qualquer circunstância, a prioridade absoluta da TAAG é a segurança dos seus passageiros e da tripulação, atuando de acordo com as melhores práticas internacionais da indústria da aviação e em conformidade com os mais elevados padrões de safety (segurança operacional).
No âmbito do planejamento da rede e da alocação de frota para a rota de Cabinda, a TAAG opera maioritariamente com aeronaves Boeing 737, com capacidade total para 120 passageiros, adequadas ao elevado volume de tráfego de passageiros e carga.
Em complemento, alguns serviços são assegurados por aeronaves do modelo Dash-8 Q400, com capacidade para 74 passageiros, garantindo flexibilidade operacional e eficiência.
O gráfico abaixo apresenta a média de frequências de voo semanais nas rotas domésticas, com destaque para a liderança da rota de Cabinda, a província com o maior número de serviços operados pela TAAG.
No plano global, a TAAG reafirma o seu compromisso contínuo, enquanto Companhia de Bandeira Nacional, com a prestação de um serviço aéreo regular, seguro e confiável, ao serviço do desenvolvimento econômico e social de Angola.
Neste contexto, a Companhia considera a conectividade doméstica como uma condição essencial para a inclusão territorial e para uma resposta consistente às necessidades das populações, das empresas e das demais instituições do país.




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