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quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Para voar ainda em dezembro: KAYAK revela as rotas aéreas mais baratas partindo das cinco regiões do Brasil // Colisões de aves com aviões cancelam 100 voos e afetam 27 mil passageiros por ano no Brasil // Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional // Azul incorpora 39º Embraer 195-E2 e avança na renovação da frota // LATAM amplia número de voos em Minas Gerais a partir de março de 2026 // Emirates lança nova coleção de kits de amenidades em parceria com a United for Wildlife // Air France avança na renovação da frota com a chegada do 50º Airbus A220 e do 40º Airbus A350 // Aeroportos cearenses de Jericoacoara e Aracati receberão R$ 144 milhões em investimentos // Cabinda é o destino doméstico com mais frequências de voo disponibilizadas pela TAAG


Para voar ainda em dezembro: KAYAK revela as rotas aéreas mais baratas partindo das cinco regiões do Brasil 

 

Se os planos se concretizarem no último minuto, ou surgir uma oportunidade de viagem repentina, os viajantes não precisam desistir cedo por medo dos preços altos. Sim, eles são comuns nessa época, mas o KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, analisou milhares de dados mensalmente para mostrar as passagens mais baratas saindo de 35 aeroportos, localizados no Norte até o Sul do Brasil, durante todo o mês de dezembro.

 

O resultado, disponível na nova landing page do buscador, mostra que ainda é possível tirar do papel um plano de viagem para um dos meses mais desejados do ano para turismo, sem comprometer o bolso. Isso porque entre o estudo das cinco regiões do país, 117 destinos domésticos estão com preço médio dos voos de ida e volta, em classe econômica, custando abaixo de R$1.000 por pessoa. Se o espírito aventureiro falar mais alto, também existem opções internacionais por menos de R$4.000. Além disso, o viajante ainda consegue saber se realmente está valendo a pena voar em dezembro, ou se os preços devem abaixar nos próximos cinco meses.

 

Identificou a melhor rota? Já pode preparar as malas!

 

Partindo do Norte

Se a origem for Belém (Pará), o único destino em que o viajante encontra voos com preços médios acima de R$1.700 é o representante internacional da lista – Miami, com passagens custando R$3.552 em média para voar em dezembro. Ou seja, para uma escapada de última hora, são diversas opções para desbravar e economizar.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Belém, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Belém, Pará

São Luís, Maranhão

R$825

Santarém, Pará

R$945

Fortaleza, Ceará

R$995

Macapá, Amapá

R$1.032

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$1.244

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Norte, como Manaus, Marabá e Palmas.

 

Partindo do Nordeste

Sair de um lugar lindo, para pular em outro tão maravilhoso quanto e por preços atrativos nas passagens, é uma vantagem que quem está partindo de origens no Nordeste encontra. Indo de Fortaleza ou de Recife, para destinos como Belém, Salvador ou Natal, o viajante investe menos de R$1.300 nos voos em dezembro.

 

 As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Fortaleza, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Fortaleza, Ceará

Juazeiro do Norte, Ceará

R$821

Belém, Pará

R$903

Recife, Pernambuco

R$1.133

Salvador, Bahia

R$1.136

Natal, Rio Grande do Norte

R$1.207

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Recife, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Recife, Pernambuco

Salvador, Bahia

R$710

Maceió, Alagoas

R$757

Natal, Rio Grande do Norte

R$877

Aracaju, Sergipe

R$980

Belém, Pará

R$1.014

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Nordeste, como Maceió, Natal, São Luís e Teresina.

 

Partindo do Centro-Oeste

Brasília pode ser a porta de saída para boas experiências em dezembro, já que por menos de R$1.000 investidos em voos, o viajante pode escolher explorar a agitação de São Paulo, viver dias de carioca nas praias quentes do Rio de Janeiro e até mesmo apreciar as Cataratas em Foz do Iguaçu.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Brasília, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Brasília, Distrito Federal

São Paulo, São Paulo

R$555

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$736

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$864

Foz do Iguaçu, Paraná

R$934

Cuiabá, Mato Grosso

R$982

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Centro-Oeste, como Cuiabá e Campo Grande.

 

Partindo do Sudeste

Partindo de São Paulo, apenas a partir do 23º destino mais econômico é que o viajante vai se deparar com voos acima de R$1.000, ou seja, são diversas opções para viagens de diferentes estilos em dezembro, mas com uma coisa em comum – mantendo o bolso saudável.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de São Paulo, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

São Paulo, São Paulo

Curitiba, Paraná

R$412

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$457

Brasília, Distrito Federal

R$484

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$486

Joinville, Santa Catarina

R$541

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sudeste, como Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.

 

Partindo do Sul

Partindo de Porto Alegre, o viajante pode ficar animado ao se deparar com os cinco primeiros destinos com preços médios abaixo de R$1.000 para voar em dezembro, assim como Curitiba, que tem o 5º destino mais econômico, Foz do Iguaçu, custando R$808 em média.

 

As 5 rotas mais econômicas, no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo, de Porto Alegre, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Florianópolis, Santa Catarina

R$529

Curitiba, Paraná

R$622

São Paulo, São Paulo

R$631

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$902

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$930

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Curitiba, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Curitiba, Paraná

São Paulo, São Paulo

R$426

Maringá, Paraná

R$605

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

R$606

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$623

Foz do Iguaçu, Paraná

R$808

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sul, como Londrina, Florianópolis e Chapecó.

 

Destino escolhido? Os próximos passos para um planejamento de viagem inteligente, especialmente com um tempo curto, podem ser feitos com a ajuda do KAYAK.ai, a mais recente inovação em busca de viagens por conversa: a ferramenta aprende suas preferências para mostrar resultados personalizados e deixar o planejamento ainda mais fácil.

 

*As imagens aqui presentes devem ser usadas apenas para fins de promoção do KAYAK em conjunto com este artigo.

 

Metodologia

Voos

As informações apresentadas são baseadas em buscas de voos feitas no KAYAK.com.br nos últimos 90 dias, acessadas no dia 20 de cada mês, para viagens no mês seguinte a partir dos aeroportos brasileiros definidos. Os preços foram comparados com buscas do mesmo período para viagens no mês anterior e nos cinco meses seguintes, a fim de estimar as diferenças percentuais. Buscas com menos de 10 dias antes da partida não foram consideradas.

 

As rotas mais baratas do KAYAK são baseadas na média dos menores preços de passagens de ida e volta em classe econômica.

 

Os preços podem variar e as porcentagens são aproximadas. Rotas podem ser excluídas por falta de dados ou conforme avisos oficiais de viagem no momento da análise.



Colisões de aves com aviões cancelam 100 voos e afetam 27 mil passageiros por ano no Brasil


Estudo inédito revela 5.184 ocorrências do fenômeno bird strike em três anos, 80% dos casos acontecem durante o processo de aproximação para o pouso e nos primeiros instantes após a decolagem


Brasília, 17 de dezembro de 2025 – Um levantamento inédito realizado pela Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) revela que o Brasil registrou 5.184 ocorrências de colisões de aves com aviões (fenômeno conhecido na aviação civil como "bird strike") entre 2022 e 2024. O total equivale, em média, a uma colisão a cada cinco horas, e leva em conta números da aviação comercial regular em aeroportos nacionais. Em 2025, o levantamento da Abear registrou um aumento de 32% no total de colisões de pássaros com aeronaves. Foram 1.148 registros no primeiro semestre deste ano contra 869 no mesmo período de 2024.
 

O impacto direto para quem viaja é significativo: em média, cerca de 27 mil passageiros são afetados por ocorrências de bird strike, como resultado do cancelamento de 100 voos a cada ano. Esses incidentes geram atrasos e cancelamentos que exigem das companhias aéreas o cumprimento da Resolução 400 da ANAC (com alimentação, hospedagem e outras despesas de assistência). Financeiramente, o custo total, que inclui manutenção e aeronaves fora de operação, é estimado em R$ 200 milhões anuais.
 

O levantamento revela que 80% das ocorrências de bird strike acontecem durante os primeiros minutos após a decolagem ou na aproximação para o pouso, momentos considerados de mais atenção na operação fora do sítio aeroportuário, porém dentro da Área de Segurança Aeroportuária (ASA). Além disso, 8% dessas ocorrências causaram danos significativos às aeronaves, resultando em um efeito cascata na programação de voos.
 

O problema que afeta a segurança operacional e gera custos adicionais às empresas brasileiras exige uma solução imediata. Para o diretor de Segurança e Operações de Voo da Abear, Raul de Souza, a resolução abrangente da questão passa pela publicação imediata do decreto presidencial que regulamenta a Lei nº 12.725/2012, sobre o controle de fauna nas imediações dos aeródromos.
 

“A publicação e a entrada em vigor deste decreto são cruciais para que se possa instituir e aplicar sanções administrativas para os responsáveis por operações ou atividades que atraiam aves para a Área de Segurança Aeroportuária”, afirma Raul de Souza.“O passo seguinte será eleger os aeroportos prioritários e colocar em prática o que o Decreto determina, em estreita coordenação com a administração aeroportuária local, as autoridades municipais, ambientais, e o Ministério Público. É preciso aperfeiçoar mecanismos de monitoramento, fiscalização e controle rigoroso das atividades que possam atrair aves para dentro da ASA, reduzindo riscos e garantindo a segurança operacional".



Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional 

Evento reuniu cerca de 200 convidados e reforçou o papel estratégico do terminal para a indústria catarinense e para o Vale do Itajaí

Navegantes, 17 de dezembro de 2025 - Nesta terça-feira, o Aeroporto Internacional de Navegantes sediou a inauguração oficial da operação cargueira internacional que conecta o terminal à cidade de Miami, nos Estados Unidos. A iniciativa, conduzida pela Motiva, administradora do aeroporto, representa um novo marco para o desenvolvimento logístico e econômico de Navegantes, do Vale do Itajaí e de Santa Catarina.

O evento reuniu aproximadamente 200 convidados, entre autoridades, parceiros logísticos e lideranças do setor, que acompanharam de perto a operação do cargueiro. A aeronave Boeing 767-300, operada pela Bringer Air Cargo, em parceria com a Latam Cargo, pousou no terminal às 8h42, procedente de Miami.

A operação, que teve seu primeiro voo realizado em 26 de novembro e cumpre frequência semanal na rota Miami × Navegantes, dedicada exclusivamente à importação. Com capacidade para transportar até 50 toneladas, o cargueiro atende diversos segmentos industriais, oferecendo mais agilidade, segurança e eficiência logística para as empresas catarinenses.

Para a diretora de Negócios Brasil da Motiva Aeroportos, Monique Henriques, a operação representa um avanço significativo para o estado. “A operação cargueira é um marco para o Aeroporto de Navegantes e também para o município e para o Vale do Itajaí. 

É o primeiro passo para trazermos diretamente ao estado a carga aérea que é do estado e que hoje chega por via rodoviária, depois de pousar em outros aeroportos de São Paulo. Com esse movimento, o importador passa a receber sua carga em menor tempo, com mais segurança e garantia de qualidade. É mais eficiência e qualidade para a logística catarinense.”

A concretização da operação é resultado de uma série de investimentos e adequações realizadas no aeroporto. Segundo Lilian Françoso, gerente de Cargas da Motiva Aeroportos, foram aplicados cerca de R$ 2,5 milhões em melhorias estruturais e operacionais. 

“Foi feito um investimento na extensão da pista de pousos e decolagens, no alargamento da taxiway e na implementação de diversos processos que viabilizaram a autorização para o recebimento de aeronaves cargueiras. Foi um trabalho longo, construído a muitas mãos, que muito nos orgulha e que certamente coloca Navegantes em outro patamar.”

O impacto da nova rota também é percebido diretamente no setor logístico. Para Jean Pablo Costa, Diretor de operações da PagLog, a operação fortalece a competitividade regional e projeta Santa Catarina no comércio exterior.  

“Foram muitos investimentos em infraestrutura, sistemas e, principalmente, no treinamento das equipes, a partir da experiência que já temos em aeroportos como Curitiba e Vitória. Presenciar de perto que, no coração desse gigante do ar, o Boeing 767, estavam toneladas de cargas foi especial. Acompanhar as operações das equipes, com o compromisso de garantir agilidade e segurança aos produtos dos nossos clientes, nos enche de confiança para voar ainda mais alto. Que venha a segunda rota cargueira. A agilidade do modal aéreo, operado pela Pac Log em Santa Catarina e suas parceiras, somada ao dinamismo das empresas catarinenses, fortalece a competitividade internacional e aproxima o Vale do Itajaí dos principais mercados globais, consolidando o terminal como um hub logístico relevante no Sul do Brasil.”

A escolha de Navegantes como ponto de conexão internacional também reflete uma decisão estratégica da Bringer Air Cargo. De acordo com Roberto Schiavone, CCO da companhia, a operação atende a uma demanda real da região. 

“A decisão foi tomada para atender uma demanda concreta dessa região, que é muito bem suprida pelo Porto de Itajaí, mas que, no modal aéreo, ainda dependia majoritariamente de Guarulhos ou Viracopos. Essa carga chegava por avião em São Paulo e depois seguia por caminhão até Santa Catarina. Uma região com tamanha prosperidade merecia ter um serviço internacional de carga aérea, e o Aeroporto de Navegantes é o mais bem localizado para isso. Essa foi a nossa visão: atender essa demanda e contribuir para o desenvolvimento ainda maior da região.”

Com a operação cargueira internacional, o Aeroporto de Navegantes reforça seu papel como hub estratégico para importações, reduzindo custos e prazos logísticos, fortalecendo a indústria catarinense e ampliando a competitividade do estado no cenário nacional e internacional.

Sobre o Aeroporto de Navegantes: Fundado em 1970, é o principal acesso aéreo para o litoral norte de Santa Catarina, onde estão localizados a cidade de Balneário Camboriú e o parque Beto Carrero World, por exemplo. Possui grande relevância para o turismo e os voltadas à aviação regional. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.

Aeronave PS-ADL, batizado de "Cultura Azul", reforça estratégia de eficiência operacional e modernização

Azul incorpora 39º Embraer 195-E2 e avança na renovação da frota

São Paulo – Um dia após completar 17 anos de fundação, a Azul, maior companhia aérea em número de cidades atendidas e de rotas domésticas diretas no Brasil, recebeu nesta terça-feira (16) o 39º Embraer 195-E2 de sua frota. O novo jato, de prefixo PS-ADL e nomeado "Cultura Azul", integra o plano contínuo da companhia de renovação e modernização da frota, com foco em eficiência operacional e redução de custos por assento.


A aeronave foi entregue em cerimônia na sede da Embraer, em São José dos Campos (SP), com a presença de representantes das duas empresas. Após a entrega, o jato realizou os voos de chegada e nacionalização, partindo da Embraer para Montevidéu (Uruguai) e, na sequência, retornando para Confins (MG), onde conclui as etapas regulatórias antes de iniciar as operações comerciais.


A incorporação do E2 também contribui para a estratégia de eficiência econômica da Azul. O modelo apresenta redução de CASK (custo por assento-quilômetro) de 26% em relação ao seu antecessor, além de apoiar o processo de redução da idade média da frota, ampliando a participação de aeronaves de nova geração na operação da companhia.


“O E2 é uma aeronave-chave dentro do nosso planejamento de frota, porque combina eficiência, desempenho operacional e redução de custos. Essa nova entrega reforça a estratégia da Azul de manter uma frota moderna e alinhada às necessidades do nosso crescimento, com uma redução significativa de CASK, entre outros ganhos de eficiência quando comparado à geração anterior”, afirmou Raphael Linares, diretor de Frota e Programas de Aeronaves da Azul.


O Embraer 195-E2 é o avião comercial mais moderno já fabricado no Brasil, com capacidade para até 136 Clientes, equipado com wi-fi a bordo e telas individuais em todos os assentos. Os motores de última geração permitem uma redução de até 29% nas emissões de CO em comparação com a geração anterior, além de menor nível de ruído e mais conforto a bordo.


LATAM amplia número de voos em Minas Gerais a partir de março de 2026
 

Expansão reforça conectividade do estado com São Paulo e melhora opções de viagem para clientes corporativos e de lazer
 

São Paulo - A LATAM ampliará a sua operação em Minas Gerais a partir de março de 2026, fortalecendo a conectividade do estado com São Paulo e oferecendo mais opções de viagem para clientes corporativos e de lazer. Os voos estarão à venda na próxima semana em latam.com e demais canais.
 

No Aeroporto de São Paulo/Congonhas (CGH), localizado na Zona Sul da capital paulista, haverá o seguinte aumento das frequências para Belo Horizonte e Uberlândia:

  • São Paulo/Congonhas–Belo Horizonte/Confins: mais 2 voos aos domingos, totalizando 58 voos semanais;
  • São Paulo/Congonhas–Uberlândia: mais 1 voo aos domingos, totalizando 13 voos semanais.

Além disso, a partir de 15 de junho de 2026, a rota São Paulo/Guarulhos–Uberlândia receberá mais 5 voos semanais (segunda a sexta), passando a operar 26 voos semanais no total. A ampliação melhora a oferta para um dos principais polos econômicos do Triângulo Mineiro.
 

Com esses incrementos, a LATAM reforça sua atuação em Minas Gerais ao oferecer mais comodidade, melhor disponibilidade de horários e maior integração com sua malha nacional e internacional. O movimento contribui para a dinamização econômica das regiões atendidas, ampliando oportunidades de negócios, turismo e desenvolvimento regional.
 

A companhia também anunciou recentemente duas novas rotas em expansão para o estado a partir de 2026: Belo Horizonte/Confins–Fortaleza e Brasília–Uberlândia.
 

MOMENTO HISTÓRICO DA LATAM NO BRASIL

 

Desde 2021, a LATAM ampliou sua presença no Brasil de 44 para 59 aeroportos, fortalecendo o desenvolvimento regional e consolidando-se como a aérea que mais expandiu sua atuação na aviação brasileira nos últimos anos. Para 2026, já anunciou que chegará a pelo menos 63 aeroportos nacionais, recorde em sua história.
 

No mercado internacional, mantém a liderança com voos próprios do Brasil para 90 destinos no exterior, sendo 24 deles diretos, a maior conectividade internacional oferecida por uma companhia aérea no país.
 

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a LATAM lidera os mercados doméstico e internacional no Brasil desde 2021. Pelo segundo ano consecutivo, também é a aérea preferida pelos viajantes corporativos, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

Divulgação Emirates

Emirates lança nova coleção de kits de amenidades em parceria com a United for Wildlife

São Paulo - Passageiros da Emirates nas classes Premium Economy e Econômica, em voos de longa distância ao redor do mundo, receberão uma nova linha de kits de amenidades gratuitos a bordo a partir de dezembro. As novas necessaires incorporam materiais de base biológica, incluindo cactos, e formam uma coleção exclusiva desenvolvida em parceria com a United for Wildlife, com o objetivo de destacar algumas das espécies mais ameaçadas do planeta. Os kits da Premium Economy incluirão produtos de bem-estar e cuidados com a pele da marca vegetal Aveda.

Os novos kits reutilizáveis da Emirates celebram a diversidade da vida selvagem do mundo em quatro ambientes naturais: mar, céu, floresta e deserto. Cada bolsa é adornada com ilustrações feitas à mão, e cada kit contém um cartão informativo que traz curiosidades sobre o animal retratado. As espécies ameaçadas destacadas pela Emirates e pela United for Wildlife incluem: papagaios-cinzentos-africanos, gazelas-arábias, órix-arábicos, ursos-negros-asiáticos, tigres-de-bengala, tubarões-azuis, orangotangos-de-bornéu, abutres-do-cabo, chimpanzés, raposas-do-deserto (fennec), lagartos-gecko, gibões, rãs-de-vidro, tartarugas-verdes, raias-manta, morcegos-pintados, pangolins, falcões-peregrinos, jiboias-da-areia-vermelha, lontras-de-garras-pequenas, bulbul-de-cabeça-de-palha, totoabas e gorilas-ocidentais.

Os passageiros podem saber mais sobre o Príncipe William e a iniciativa United for Wildlife, da Royal Foundation, assistindo à série “Guardians” no premiado sistema de entretenimento a bordo da Emirates, o ice, que destaca heróis anônimos e guardas florestais que arriscam tudo para proteger a fauna mundial.

Novos kits de amenidades da Classe Premium Economy e da Classe Econômica da Emirates 2025/26
 

Pela primeira vez desde seu lançamento em 2021, a Classe Premium Economy da Emirates terá um kit de amenidades exclusivo, com alça de pulso e produtos de bem-estar para viagem. O kit inclui: meias, máscara para os olhos, protetores auriculares, kit dental Colgate e produtos Aveda — balm labial, creme hidratante para as mãos e loção facial hidratante. Já os kits da classe Econômica incluem meias, máscara para os olhos, protetores auriculares e o kit dental Colgate.

As meias e máscaras para os olhos são feitas com 100% de poliéster reciclado pós-consumo, enquanto o cartão informativo e a embalagem dos protetores auriculares são produzidos com papel proveniente de florestas manejadas de forma responsável.

Estrutura de sustentabilidade ambiental da Emirates
 

A parceria contínua da Emirates com a United for Wildlife reflete um forte compromisso com a prevenção do comércio ilegal de animais silvestres e seus produtos, um dos pilares centrais da Estrutura de Sustentabilidade Ambiental da Emirates. A companhia atua ativamente no combate ao tráfico e à exploração ilegal da vida selvagem e é membro da United for Wildlife Transport Taskforce.

A Emirates mantém tolerância zero em relação ao comércio ilegal de animais e produtos de origem animal. Sua divisão de cargas, a Emirates SkyCargo, implementou uma proibição total do transporte de troféus de caça de elefantes, rinocerontes, leões e tigres. Em junho de 2023, a Emirates reforçou seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis ao conquistar as certificações IATA Environmental Assessment (IEnvA) – Estágio Um e módulo de Comércio Ilegal de Vida Selvagem.



Air France avança na renovação da frota com a chegada do 50º Airbus A220 e do 40º Airbus A350

Companhia mantém alto nível de investimento para atualizar aeronaves e avançar em sua estratégia de descarbonização


São Paulo – Como parte de sua estratégia de descarbonização e modernização da frota, a Air France alcançou um novo marco em seu ambicioso programa de renovação das aeronaves com a entrega do 50º Airbus A220, nomeado “Valbonne”, e do 40º Airbus A350, batizado “Noirmoutier-en-L’Île”.

Todo ano, a Air France investe mais de um bilhão de euros na renovação da frota e recebe quase duas unidades por mês, um ritmo sem precedentes na história da companhia.

O 50º Airbus A220 da Air France: “Valbonne” se junta à gama da empresa

Entregue em 7 de novembro, o Airbus A220 com registro F-HPNZ e chamado “Valbonne”, referência à cidade localizada na região da Provença-Alpes-Costa Azul, entrou em operação comercial em 17 de novembro, com um voo inaugural para Londres-Heathrow.
 

O Airbus A220 é a peça central da renovação da frota de curta e média distância da Air France. Esta 50ª aeronave é o 9º A220 entregue desde o início do ano, e outras três estão previstas até o fim de 2025.
 

O A220 se destaca por emitir 20% menos CO₂ que aeronaves de gerações anteriores e tem uma redução de 34% em sua pegada sonora. Com sua configuração de cabine em cinco assentos por fileira, 80% dos clientes contam com um assento na janela ou no corredor, um diferencial amplamente apreciado pelos passageiros.
 

O 40º Airbus A350 para a frota de longa distância: “Noirmoutier-en-L’Île”


Airbus A350 – Divulgação Air France-KLM

 

O novo Airbus A350, com registro F-HUVT e nomeado “Noirmoutier-en-L’Île”, cidade situada em uma ilha na costa atlântica francesa, foi entregue em 20 de novembro e entrará nas operações de longa distância da companhia nos próximos dias.

Ao todo, 40 Airbus A350 já estão em serviço, incluindo cinco entregues desde o início deste ano. Uma entrega adicional está prevista até o fim de 2025.

O Airbus A350 representa uma redução de 25% nas emissões de CO₂ em comparação às aeronaves de gerações anteriores. Além disso, sua pegada sonora é 40% menor.

Valorização das regiões francesas e sua tradição

Orgulhosa de levar as cores da França ao redor do mundo, a Air France homenageia regiões do território metropolitano e ultramarino ao nomear suas aeronaves com cidades que têm conexão especial com a aviação ou com o patrimônio cultural francês.

Essa tradição, herdada do mundo marítimo e estabelecida na década de 1930, evoluiu ao longo dos anos. Províncias, adjetivos, constelações, pássaros e castelos inspiraram nomes de aeronaves até os anos 1970.

Em 2019, a Air France retomou essa prática, escolhendo exclusivamente nomes de cidades para simbolizar seu compromisso em conectar territórios e promover a França globalmente. Hoje, 176 cidades estão representadas na frota da companhia, incluindo adições recentes como “Nîmes”, cidade histórica no sul do país, e “Colmar”, cidade na Alsácia, nos Airbus A350; além de “Mâcon”, na região da Borgonha, e “Thonon-les-Bains”, às margens do Lago Léman, nos Airbus A220.

Renovação de frota: um pilar fundamental para a descarbonização

A Air France está totalmente comprometida em reduzir sua pegada de carbono e vem acionando todos os mecanismos disponíveis para descarbonizar suas operações.

No centro dessa estratégia, a renovação de frota é o principal motor para reduzir imediatamente tanto as emissões de CO₂ quanto o ruído. A Air France investe mais de €1 bilhão por ano nessa transição, um esforço significativo e inédito na história da empresa.

Esses investimentos sustentam plenamente a ambição do Grupo Air France-KLM de alcançar até 80% de aeronaves de nova geração até 2030. Hoje, essa taxa está em 34%, demonstrando o ritmo acelerado da renovação atualmente em curso.

Veja aqui os nomes das aeronaves

 

corporate.airfrance.com - @AFNewsroom

Padrão internacional de gestão para dois polos turísticos do Ceará - Foto: Aeroporto de Aracati / Divulgação: Governo do Ceará


Aeroportos cearenses de Jericoacoara e Aracati receberão R$ 144 milhões em investimentos

 

Arrematados pela concessionária de Guarulhos, no leilão do AmpliAR, terminais de Cruz e Aracati terão infraestrutura modernizada para impulsionar o turismo no litoral




O turismo no Ceará se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento com a modernização de duas das suas principais portas de entrada regionais. O leilão do Programa AmpliAR, realizado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) na B3, garantiu R$ 144,2 milhões em investimentos privados para os aeroportos de Cruz, que atende Jericoacoara, e de Aracati, porta de acesso a Canoa Quebrada. Ambos os terminais foram arrematados pela concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport).
 

A chegada de uma operadora de nível internacional ao interior cearense promete elevar o padrão de qualidade, segurança e conforto para turistas nacionais e estrangeiros, que buscam as belezas do litoral nordestino. A iniciativa visa descentralizar o fluxo turístico, hoje concentrado em Fortaleza, e fortalecer a economia dessas cidades, aproveitando suas vocações naturais únicas.


Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o investimento consolida o Ceará como um dos principais destinos da América do Sul. “O Ceará é uma potência turística e o programa AmpliAR vem para destravar todo esse potencial no interior. Ao trazermos a concessionária de Guarulhos para operar Jericoacoara e Aracati, estamos garantindo infraestrutura de ponta e segurança para receber turistas do mundo inteiro. É desenvolvimento chegando na ponta, gerando emprego e renda para a população cearense”, afirmou.


A assinatura dos contratos com a concessionária GRU Airport deve ocorrer nos próximos meses. Após a formalização, a empresa assume a operação dos terminais e dá início ao cronograma de obras que transformará a experiência de voar para dois dos destinos mais cobiçados do litoral brasileiro.


Jericoacoara
Localizado no município de Cruz, o Aeroporto Comandante Ariston Pessoa é o acesso mais rápido para a vila de Jericoacoara, um dos poucos lugares do Brasil onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no oceano. Para atender a um destino dessa magnitude, o contrato prevê investimentos de R$ 101,1 milhões, o segundo maior aporte entre todos os aeroportos leiloados no programa AmpliAR.


O foco principal será a segurança operacional, com a construção de áreas de segurança de fim de pista (RESA) e a ampliação do pátio de aeronaves. Essas melhorias darão a robustez técnica exigida pela aviação internacional.


O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Leandro Cézar, celebrou a parceria. "A iniciativa privada, em parceria com o poder público, conseguem caminhar para um futuro muito mais próspero para a cidade. Esses investimentos vão fortalecer nosso turismo e trazer ainda mais visitantes. Esperamos que, em breve, nosso aeroporto possa receber voos internacionais, ligando nosso Ceará ao mundo", disse.


Aracati


Já o Aeroporto de Aracati, conhecido como Dragão do Mar, receberá R$ 43,1 milhões em melhorias. Porta de entrada para a famosa praia de Canoa Quebrada, o terminal serve à cidade de maior população do litoral leste cearense e tem papel estratégico para o Vale do Jaguaribe.


O investimento visa preparar a infraestrutura para a retomada das operações comerciais regulares, com a ampliação do pátio e a reforma do terminal de passageiros.


Em contato com a prefeita de Aracati, Roberta Cardozo, ela definiu essa concessão como um divisor de águas. "A chegada do grupo que administra o Aeroporto de Guarulhos representa um avanço histórico. Estamos falando de expertise e capacidade de investimento. Essa concessão abre portas para mais voos e negócios, gerando emprego e renda não apenas para Aracati, mas para todo o litoral leste e o Vale do Jaguaribe", destacou.



Cabinda é o destino doméstico com mais frequências de voo disponibilizadas pela TAAG

 

 

A TAAG Linhas Aéreas de Angola apresenta um desempenho operacional e comercial robusto na rota de Cabinda, conforme demonstram os registros da operação da companhia no período de janeiro a novembro de 2025. Cabinda consolida-se como o destino doméstico com o maior número de frequências operadas pela TAAG, evidenciando o forte compromisso da companhia com a inclusão territorial e a continuidade do serviço público de transporte aéreo.

 

Com uma média de quatro voos diários, correspondentes a 28 frequências semanais, a TAAG transportou 227.857 passageiros na rota de Cabinda, entre janeiro e novembro de 2025. 


Este desempenho reflete uma média mensal aproximada de 19.918 passageiros, confirmando a regularidade da operação assegurada pela companhia, em resposta à elevada procura e à relevância estratégica dessa ligação aérea.

 

Ao nível da performance operacional, a TAAG registou uma taxa de realização de voos próxima dos 98%, com cancelamentos residuais na ordem dos 2%. Apesar da baixa incidência, a companhia reconhece o transtorno e o impacto que cada cancelamento pode causar nos planos de viagem dos seus passageiros.

 

Os motivos dos atrasos e cancelamentos são diversos, estando geralmente associados a razões técnicas, operacionais e meteorológicas, bem como ao grau de operacionalidade do aeroporto de destino, entre outros fatores exógenos, incluindo a ruptura na cadeia de fornecimento em nível global, que afeta diversas companhias aéreas.

 

Os passageiros que tenham efetuado o check-in e cujo voo seja cancelado são imediatamente assistidos pela Companhia, com reacomodação prioritária nos serviços subsequentes, em estrito cumprimento das normas da IATA – International Air Transport Association.


Em qualquer circunstância, a prioridade absoluta da TAAG é a segurança dos seus passageiros e da tripulação, atuando de acordo com as melhores práticas internacionais da indústria da aviação e em conformidade com os mais elevados padrões de safety (segurança operacional).

 

No âmbito do planejamento da rede e da alocação de frota para a rota de Cabinda, a TAAG opera maioritariamente com aeronaves Boeing 737, com capacidade total para 120 passageiros, adequadas ao elevado volume de tráfego de passageiros e carga.

 

Em complemento, alguns serviços são assegurados por aeronaves do modelo Dash-8 Q400, com capacidade para 74 passageiros, garantindo flexibilidade operacional e eficiência.

 

O gráfico abaixo apresenta a média de frequências de voo semanais nas rotas domésticas, com destaque para a liderança da rota de Cabinda, a província com o maior número de serviços operados pela TAAG.

 

 

No plano global, a TAAG reafirma o seu compromisso contínuo, enquanto Companhia de Bandeira Nacional, com a prestação de um serviço aéreo regular, seguro e confiável, ao serviço do desenvolvimento econômico e social de Angola.

 

Neste contexto, a Companhia considera a conectividade doméstica como uma condição essencial para a inclusão territorial e para uma resposta consistente às necessidades das populações, das empresas e das demais instituições do país.




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