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quarta-feira, 27 de junho de 2012

ALEGANDO QUE O ASSUNTO É DA RESPONSABILIDADE DO CONTRAN E DO DENATRAN, QUE NÃO CONSEGUEM NEM IMPLEMENTAR O QUE APROVARAM COMO A INSPEÇÃO DE SEGURANÇA VEICULAR, O DEPUTADO FEDERAL ANTÔNIO BALHMANN, DO PSB CEARENSE, DEU PARECER CONTRÁRIO NO PL 2976/11, QUE GARANTIA A EXIGÊNCIA QUE TODOS OS CARROS VENDIDOS NO BRASIL SE SUBMETAM AOS TESTES DE IMPACTO, OS FAMOSOS CRAHS TESTS. ISSO E MUITO MAIS NA COLUNA DO ROBERTO NASSER



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Coluna Nº 2612 - 27 de junho de 2012

Crash-tests obrigatórios no Brasil. Você pode ajudar
Entidade avaliadora de segurança veicular, a LatinNCAP, em conferência realizada há dias em Bogotá, Colômbia, insistiu que a América Latina deve acabar com a distância hoje existente entre os veículos aqui consumidos e os oferecidos na consumidores europeus. Alejandro Furas, diretor técnico da Global NCap engenheiro uruguaio, situou esta distância em 20 anos e pontuou diretamente com o Nissan, vendido na América Latina, com o nome de March e na Europa como Micra.

Na América Latina um Nissan March com ou sem airbags, custa mais caro que o Nissan Micra com airbags frontal, lateral e de cortina, mais ABS e ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade). E em alguns países, deve-se pagar dois mil euros – uns R$ 5.500 – sobre o modelo standard para tê-lo com airbags”  assinalou.

O pronunciamento do organismo mundial encarregado de avaliar a segurança dos veículos vendidos na região integra o apoio ao Plano de Segurança Viária, iniciativa da ONU para reduzir acidentes com veículos e seus danos pessoais e materiais.

A colocação do técnico se inclui na preocupação da ONU com a verdadeira epidemia universal que são os acidentes e suas perdas. Dado não atualizado, em 2010 o Ministério da Saúde, gastou R$ 190 milhões em recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) – feitos pelo meu, o seu e os nossos muitos impostos – atendendo a 145 mil internações – mais de 35% dos leitos dos hospitais são para acidentados no trânsito.

Outro lado
Se a ONU, entidades mundiais e o Ministro da Saúde são preocupados em reduzir a matança, prejuízos e perdas, o deputado federal Antônio Balhmann, PSB/Ce, deu parecer que aumentará estes números. Relator do Projeto de Lei 2976/2011 onde o autor Felipe Bornier – PSD/RJ propunha a obrigatoriedade da submissão de todo veículo novo, nacional ou importado, aos testes de impacto – crash tests –, foi contrário. 

Segundo alegou, a indústria montadora já se preocupa com o tema, e a obrigatoriedade por lei não é o caminho, pois os órgãos de trânsito podem definir o assunto. Na prática abre mão de sua prerrogativa de legislador para deixar a regulamentação por conta de órgãos como o Contran e Denatran, que não conseguem, sequer, implementar o que aprovaram, como a Inspeção de Segurança Veicular.

Não houve intervenção, reparo ou substitutivo ao parecer do Relator e, assim, pelo regulamento interno da Câmara dos Deputados, o PL 2976/2011 deverá ser apreciado pelo plenário da Comissão de origem – Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio - e, após, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 
                                        
Você pode ajudar a reverter a situação. Junte suas listas sociais e escreva: aos deputados Márcio Reinaldo Dias Moreira (PP/MG), presidente da CDEIC dep.marcioreinaldomoreira@camara.gov.br e Ricardo Berzoini, (PT/SP) presidente da CCJ dep.ricardoberzoini@camara.gov.br, pedindo interesse e providências para que o PL 2976/2011 seja aprovado. E ao deputado José Chaves, (PTB/CE), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor para que requeira a apreciação por sua comissão, a mais ligada ao tema – dep.josechaves@camara.gov.br. Não há dúvidas serem os testes de impacto fundamentais para que o consumidor saiba o nível de risco de danos pessoais em cada veículo, e a única maneira da informação se tornar oficial é esta.

FORNECEDOR GARANTE: 
VW FARá MOTORES 1.0, 3 CILINDROS
A Volkswagen escapa de confirmar a mudança do motor para equipar seu novo produto, o UP!. Fontes dizem desconhecer o assunto. Em 22 de março, a Coluna obteve e publicou informação positiva de acreditada fonte alemã.

Uma dúvida persistia: para o novo carro a VW manteria o motor EA 111, 1.0, quatro cilindros, bloco em ferro – o motor de Gol e Fox -, ou substitui-lo-ía pelo novo EA 211, também 1.0, mas com a característica de utilizar três cilindros e ser totalmente em alumínio. A VW considerava manter o motor antigo, mas, aparentemente, valeu a mão firme de Luca De Meo, ex-Fiat e hoje o chefe do projeto UP!

O fim da dúvida veio com a alemã autopartista Rochling, fornecedora do coletor de admissão ao motor a ser feito aqui. Diz, o componente inaugura nova tecnologia, sendo em plástico polipropileno, em vez de poliamida como os atuais e, relativamente, mais leve e barato em 15%, com melhor operação física e maior resistência ao ataque químico do álcool.

A definição supera a simples troca de motor, pois, define a posição do UP! como o mais barato de o principal produto da VW no Brasil.

Fazer o motor de três cilindros é definição internacional em busca de menores dimensões, peso, emissões, consumo, fatores básicos no projeto de novos veículos. O UP! atualizará a linha da VW para enfrentar os concorrentes neste segmento – novo Ford Ka, Fiat Nordeste, novos Citroën e Peugeot, novo Toyota e novo Hyundai.

Como é
O 1.0 R3 12v EA 211 – designação técnica - em versão mais potente faz na Alemanha 75 cv e quase 10 kgmf de torque. Aqui terá dupla função: substituir quase 50% das vendas da empresa, em Gol e Fox, usuários doo motor EA 111, quatro cilindros e bloco em ferro. E atender aos produtos com motor 1.4 ou 1.6 gerando maior disposição através do uso de um turbo compressor.

Três cilindros em linha, 12 válvulas, colocação dianteira transversal, 999 cm3 de deslocamento, quase “quadrado”, - termo empregado para mostrar a identidade das medidas de diâmetro  e curso dos pistões: 74,5 mm e curso de 76,4 mm.
Coletor com ressonador e filtro desenvolvidos pela Rochling …
Coletor com ressonador e filtro desenvolvidos pela Rochling …

Para o novo VW UP!, 2013

Roda-a-Roda
Recall – Após 21 casos de incêndio no compartimento do motor, a NHTSA, órgão de segurança de trânsito norte-americano, determinou à GM chamar para reparos 475 mil de seu recém lançado Cruze. Resíduos de óleo do motor ou da embreagem hidráulica alojam-se em chapa de proteção inferior ao motor e podem pegar fogo – como ocorreu.

Local – Aqui diz a GM ser caso pontual a produtos dos EUA. O Brasil é omisso no tema, não dispondo de órgão oficial para avaliar os carros à venda, tomando como verdadeiras as informações das montadoras.

Negócio – Com a mudança de relacionamento comercial com o Brasil e o México, as exportações de veículos argentinos caíram em torno de 50%. O país pede maior esforço para enviá-los à Colômbia, Equador e América Central.

Tentativa – Com as naturais dificuldades de vendas pela adição de 30 pontos percentuais ao IPI – digamos “Super Imposto de Ineficiência Brasileira” – a JAC Motors criou saída para turbinar as vendas de seu modelo J6: aplicou duas telinhas de TV, 7 polegadas, com fones sem fio, nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, e colou adesivos – o tal de filme – nos vidros laterais. Chamou a pequena série de Movie. A R$ 53,8 mil na versão 5 lugares e R$ 55,8 mil para a de sete assentos.

Idem – A Kia adotou o mesmo processo, aplicando na versão de topo do Sportage sistema de GPS ligado ao kit multimedia. R$ 115.900.

Retífica RN – Notícia da Coluna sobre a liderança de vendas do Jeep Grand Cherokee relativamente ao Land Rover Discovery, mereceu correção de Flávio Padovan, presidente da Land Rover Jaguar. Segundo explica, as vendas do Discovery apenas reiniciaram em maio, pela introdução do novo motor diesel com câmbio de 8 marchas. E que as vendas do modelo sempre foram superiores à do modelo Jeep.

Números – Em 2011 o Grand Cherokee vendeu 1.845 unidades, e o Land Rover Descovery, com mais conteúdo tecnológico e preço, 3067.

Fora – Marcas com a maior lucratividade unitária no mercado, Ferrari, Maserati e Lamborghini, resolveram não participar do Salão do Automóvel, em dezembro. Representadas pelo mesmo titular alegam que os custos de locação e presença não têm retorno. Rolls-Royce, iniciando operar pelo mesmo grupo, também estará fora.

Enfim - A Ford oferece atualização do sistema SYNC  aos seus importados Edge e Fusiona. No Edge os comandos em idioma francês serão substituídos por português, e no Fusion haverá mapas brasileiros para o GPS, antes inútil exibindo apenas a América do Norte. Clientes serão contatados pela Ford por mala-direta; a  rede de distribuidores atenderá para atualização, mesmo sem o recebimento da correspondência; e a Central de Atendimento Ford (CAF) orientará pelo 0800 703-3673. Exceção para os veículos que modificaram instalação elétrica ou software.

Fica - Se a posição for incontornável, de veículos de expressão econômica estarão AMG Mercedes, Aston Martin, Porsche.


Provocação – Sem capital? Com vontade de negócio paralelo e sem investir? Afim de fazer algum no novidadoso e milionário negócio de festas de casamentos?

Automóveis grandes, grandes negócios …
Phoenix Studio, importador e restaurador de automóveis em Curitiba provoca …? – Aluga veículos antigos e de representação aos interessados em prestar o serviço. Cobra R$ 3.500, ao mês, e o novo operador consegue cliente e presta os serviços. Automóveis restaurados, confiáveis, mecânica refeita incluindo carburador novo, ignição eletrônica, e bomba elétrica para combustível, ar condicionado moderno. Cadillac's dos anos 50, de carroceria longa, e Rolls-Royce 1980. No mercado, o aluguel para casamento custa a partir de R$ 1 mil, por 4 horas. Mais? http://www.phst.com.br/

Motor – O motor a gasolina, versões 1.4 e1.6 Turbo com injeção direta, desenvolvido pela BMW com palpites da Peugeot, e produzido por esta, foi um dos premiados pela Engine Technology International. Mais festejada ‘e a versão de 200 cv e 275 Nm de torque, ainda não disponível nos produtos vendidos no Brasil.

Emprego – A vitória do espanhol Fernando Alonso, com Ferrari, no GP da Europa, na temporada de Fórmula 1, distancia Felipe Massa da renovação de contrato. Com a equipe italiana. Massa está enormemente separado de Alonso, agora com o diferencial de ser o único piloto da temporada a vencer duas provas na temporada.

Conselho – Para restaurar a autoconfiança Massa deveria procurar, urgentemente, o professor Nuno Cobra. O Ayrton Senna fez isto.

CaminhoO 2o. Rallye Internacional Mil Milhas Brasileiras, tentativa de sedimentar no país uma prática diversão com automóveis antigos, teve vencedores Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK II, de 1962, percorrendo roteiro turfístico de 1619 km nos estados de SP, RJ e MG. Participantes de mídia, Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno, da Fórmula 1.

Ecologia – Finda a Rio+20 e, apesar da crítica á paquidérmica ação dos chefes de estado, com olho no imediatismo econômico e sem coragem de ações para evitar comprometer o meio ambiente e o futuro, duas montadoras saíram felizes do encontro.

Visões – A VW, pelo chefe de sustentabilidade, apreciador da iniciativa da empresa, construir pequenas usinas hidroelétricas. Da Nissan, o diretor geral da área de baterias, pediu aos setores públicos e privados trabalhar juntos pelo sucesso dos veículos elétricos em todo o mundo – hoje a tecnologia mais aplicada.

Gente – Raul Pires, brasileiro, designer, promovido. OOOO Era o designer oficial da Bentley, autor do belíssimo desenho do Continental GT, e ser’a auxiliar direto de Walter De Silva, designer chefe das empresas VW. OOOO Jennifer Lopez, atriz, negócio. OOOO Nova imagem da Fiat para sua entrada nos EUA e para a América do Sul. OOOO  Nós eventos dirige o Fiat 500. OOOO

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