A Aliança Renault-Nissan está apoiando a conferência inaugural do Women’s Forum for the Economy and Society, um evento respeitado internacionalmente e realizado no Brasil nesta semana. Trata-se da mais nova iniciativa da Aliança neste mercado emergente em constante desenvolvimento.
Mais de 400 participantes participam do evento, que se encerra, amanhã, 5 de junho, em São Paulo, que tem como foco os grandes desafios que o País tem enfrentado em sua emergência como potência econômica mundial – o Brasil já ultrapassou o Reino Unido, e ocupa agora a posição de sexta maior economia do mundo.
Mulheres líderes, personalidades proeminentes e seus pares do sexo masculino debatem questões visando promover novas redes brasileiras e internacionais de ações e oportunidades para impulsionar negócios, a economia e a sociedade em geral.
Além de ser um parceiro estratégico do Fórum, a Aliança ofereceu o jantar de abertura e foi representada por Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil, e Maristela Castanho, diretora de Produto da Renault do Brasil. Maristela Castanho participará da primeira plenária, em 5 de junho, que terá como tema “E se os principais fatores que impulsionam a atividade econômica no Brasil estiverem mudando?”
O veículo elétrico Nissan LEAF e o carro-conceito Renault Sandero Stepway Concept estão expostos do lado de fora do evento.
O Women’s Forum for the Economy and Society foi criado em 2005 para reunir mulheres líderes e seus pares do sexo masculino para discutir formas de aumentar a contribuição das mulheres para a economia global e a sociedade, com foco em “construir o futuro com a visão da mulher”, principalmente em relação à educação, desempenho e igualdade nas questões de emprego de mulheres nas empresas.
O Women’s Forum é organizado anualmente no mês de outubro, na cidade de Deauville, na França, onde 1.200 participantes de 80 países se encontram para ouvir e discutir as ideias de aproximadamente 150 palestrantes. A Renault foi parceira do evento, em 2006 e 2007, e a Aliança se tornou parceira estratégica do evento, desde 2008.
Durante o evento de 2011, uma delegação de 40 mulheres do Brasil – incluindo líderes empresariais, políticos e representantes da mídia – levou o novo e dinâmico Brasil para o Fórum, uma mudança que levou diretamente à realização do Women’s Forum no Brasil. No Fórum 2012 de Deauville é esperada uma delegação da China, antecedendo a realização do Women’s Forum na China em 2013.
Durante o Forum de Deauville em 2011, a Aliança anunciou que, atualmente, as mulheres contabilizam 17 por cento do total de colaboradores da Renault (que era de 10 por cento em 1999, quando foi formada a Aliança). Na Nissan, 11% do total de colaboradores são mulheres, sendo que 10% ocupam cargos gerenciais. A Nissan pretende aumentar este número para 14 por cento até 2017.
A Aliança Renault-Nissan e o Brasil
A Aliança também tem o seu papel no desenvolvimento do Brasil no cenário internacional. No ano passado, a Nissan anunciou um investimento significativo para a construção de novas instalações de produção no país.
Um investimento de 2,6 bilhões de reais (US$ 1,5 bilhão) está sendo feito na construção de um parque industrial totalmente novo no município de Resende, no estado do Rio de Janeiro.
Com início das operações previsto para o primeiro semestre de 2014, a fábrica terá capacidade para produzir 200.000 veículos por ano. A fábrica criará 2.000 empregos diretos e 4.000 outros indiretos entre sua cadeia de suprimentos e na comunidade de forma mais ampla.
Ao mesmo tempo, a Renault anunciou um investimento de 500 milhões de reais (US$ 285 milhões) para expandir sua fábrica atual em Curitiba, no estado do Paraná, para incrementar sua capacidade de produção anual para 380.000 unidades a partir do próximo ano (2013).
A Aliança detém 6,5 por cento do mercado brasileiro, mas ambiciona aumentar este número para pelo menos 13 por cento até 2016. Durante estes anúncios, Carlos Ghosn, presidente e diretor-geral da Aliança, declarou: “o Brasil representa uma grande oportunidade – tanto como base de produção como de uma nova geração de consumidores da Renault e da Nissan”.
“O Brasil venceu a recessão e emergiu claramente como força motriz de crescimento da América Latina no século 21. Estamos ansiosos para poder contribuir para a capacidade tecnológica e de produção da região, que passa por um processo contínuo e acelerado de expansão.”
Consulte outros releases para obter informações adicionais:
Curitiba:
5 de outubro de 2011 – No Brasil, a Renault aumentará sua capacidade de produção para 100.000 unidades por ano em 2013
http://blog.alliance-renault-nissan.com/sites/default/files/20111005_CP_Renault_Bresil_GB.pdf
Resende:
6 de outubro de 2011 – Nissan lança uma ampla estratégia para o Brasil
http://blog.alliance-renault-nissan.com/sites/default/files/PR_Nissan_Brazil.pdf
Aliança no Brasil:
6 de outubro de 2011 – A Aliança Renault-Nissan lança uma ofensiva de US$ 1,8 bilhão no Brasil
http://blog.alliance-renault-nissan.com/sites/default/files/PR_Alliance_Brazil_0.pdf
Diversidade:
13 de outubro de 2011 – A Aliança Renault-Nissan estabelece novos padrões na indústria em termos de diversidade étnica e de gênero
http://blog.alliance-renault-nissan.com/media-resources/press-release
SOBRE A ALIANÇA RENAULT-NISSAN
A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, com sede em Paris, e a japonesa Nissan, com sede em Yokohama. Juntas, as duas empresas são responsáveis pela venda de 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras desde 1999, comercializaram 8,03 milhões de carros em aproximadamente 200 países em 2011.
A Aliança também atua em cooperações estratégicas com outras montadoras, incluindo a alemã Daimler, a chinesa Dong Feng, a indiana Ashok Leyland, além da joint venture recentemente formada com a estatal russa Russian Technologies, para aquisição do capital majoritário da AvtoVAZ.
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