Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais   


Jornalista Sérgio Moreira

 


 Festival de cinema em Tiradentes


A sétima arte será mostrada durante a 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes abre o calendário audiovisual de 2025, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro transformando a cidade histórica na capital do cinema brasileiro e em ponto de encontro entre cineastas, críticos, pesquisadores, profissionais do audiovisual e da cultura, acadêmicos, estudantes e espectadores.

Tiradentes está a 190 Km da capital mineira, ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil e oferece um ambiente de negócios, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema. Um espaço de estímulo à novas produções e, ainda de internacionalização do cinema brasileiro.

São nove dias de programação gratuita e abrangente que apresenta ao público a diversidade da produção audiovisual brasileira em mais de 100 filmes em pré-estreias e mostras temáticas. Mais que exibir filmes, a Mostra Tiradentes oferece um espaço rico e generoso de formação, apreensão e discussão do cinema brasileiro, realiza a Mostrinha de Cinema, Mostra Valores, promove o 28º Seminário do Cinema Brasileiro, o 3º Fórum de Tiradentes, Rodas de Conversa, Programa de Formação, Conexão Brasil CineMundi, Performances, lançamentos de livros, exposições, shows e atrações artísticas. Destaca e premia filmes eleitos pelo Júri Oficial, Júri Jovem e Júri Popular.

"A Mostra Tiradentes mantém sua essência como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e como espaço de inovações e inquietações na cinematografia nacional, discussões sobre as políticas públicas no audiovisual.


A cada edição traz novidades com novas abordagens, sessões temáticas, revela novos talentos, provoca novas discussões e apresenta tendências. Tem uma função de destaque na construção de um panorama contemporâneo do cinema brasileiro, refletindo temas sociais, culturais e estéticos da atualidade", destaca Raquel Hallak, coordenadora geral da Mostra de Cinema de Tiradentes.

informações   https://mostratiradentes.com.br

Mais de 32 milhões de  turistas estiveram em Minas


Mais de 32 milhões de turistas estiveram no estado em 2024, que também recebeu mais visitantes estrangeiros em relação ao ano anterior

                                        foto:Leo Bicalho 

                            Carnaval movimenta o turismo
 Com crescimento 100% acima da média nacional em 2024, Minas Gerais consolidou sua liderança no turismo do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A posição reafirma o setor como fundamental no desenvolvimento econômico do estado, respondendo por quase 7% do Produto Interno Bruto (PIB) mineiro e assegurando milhares de empregos.

Ao todo, mais de 32 milhões de turistas estiveram em Minas Gerais em 2024. Desse total, cerca de 42,6 mil visitantes são estrangeiros, número 10,6% maior em relação ao ano anterior, de acordo com Ministério do Turismo, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e Polícia Federal. Entre janeiro e outubro de 2024, o segmento respondeu pela criação de quase 20 mil postos de trabalho.


Sustenta o grande momento do turismo mineiro uma sólida estratégia do Governo de Minas com projetos como o Carnaval da Liberdade, o Inverno em Minas e o Natal da Mineiridade. 


No Carnaval, por exemplo, a economia de Minas foi impactada em quase R$ 5 bilhões, garantindo mais de 100 mil empregos temporários. Na Semana Santa, 500 mil pessoas visitaram diversos destinos culturais e religiosos, movimentando 600 cidades.


Há outras iniciativas permanentes desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo- SECULT  como o Plano Diretor do Turismo Verde, que abrange o Selo Turismo Verde Minas, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais- CODEMGE.


As ações fortalecem o turismo sustentável, promovendo roteiros que integram natureza, aventura e experiências gastronômicas em regiões como a Serra da Canastra, a Cordilheira do Espinhaço e o Circuito das Águas. Além disso, o ICMS Turismo beneficiou 569 municípios, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, assegurando recursos que ampliam a infraestrutura e as ações de divulgação em todas as regiões.


“A parceria entre a Codemge e a Secult-MG é um pilar estratégico para impulsionar o desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais. Juntos, estamos fortalecendo iniciativas que valorizam nossa rica diversidade cultural, promovem o turismo sustentável e geram oportunidades para a população”, comenta o presidente da Codemge, Sérgio Lopes.

                                      foto:Leo Bicalho 


Expansão da malha aérea e acessibilidade - Minas Gerais conta atualmente com voos regulares para 14 cidades, ampliando o acesso aos destinos turísticos e fomentando o fluxo de visitantes. O Aeroporto Internacional de Confins registrou um aumento de 26,8% no fluxo de passageiros em outubro, totalizando mais de 10 milhões de embarques e desembarques no acumulado do ano.


Ocupação hoteleira em alta -  O setor hoteleiro também reflete o avanço do turismo. De janeiro a novembro, a taxa de ocupação na região metropolitana de Belo Horizonte atingiu 62,83%, enquanto o interior registrou 49,62%, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2023.

O incremento é impulsionado pela diversificação de atrações, como festivais culturais, experiências gastronômicas e ecoturismo.

Impacto no setor de comércio e serviços - A consolidação de Minas Gerais no turismo nacional tem impacto direto no setor de comércio e serviços, conforme destaca o presidente do Sebrae Minas e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.

“Em parceria com Secult-MG, impulsionamos o setor com a criação de novas rotas turísticas, a participação dos receptivos em grandes eventos no Brasil e o fortalecimento do Carnaval em BH e no interior, por meio do programa Meu Negócio é Carnaval, elevando nosso estado a um novo patamar na geração de emprego e renda”, diz.


Destaques de 2024 - Os Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, elevando ainda mais a visibilidade global do estado.


O Parque Inhotim e os Parques Estaduais também registraram um aumento significativo de visitações, consolidando Minas como destino de turismo sustentável.


Feriados em Minas

O turismo vai ser movimentado com viagens programadas para 2025 com a definição dos feriados e recessos. Este ano serão vários feriados e recessos já definidos pelo Governo Federal programados pelo país, e o Governo de Minas publicou no Diário Oficial de 8 de janeiro os feriados e pontos facultativos para repartições públicas estaduais.

Segundo o executivo estadual , em 2025, serão 11 feriados para os servidores estaduais, sendo nove nacionais e dois municipais.

Os de Belo Horizonte são os do dia 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora) e 8 de dezembro (Imaculada Conceição).

Os servidores públicos ainda terão o Dia do Servidor Público, 27 de outubro, como ponto facultativo.

Veja a lista de feriados

·        Reveillón: 1º de janeiro (quarta-feira);

·        Carnaval: 3 e 4 de março (segunda e terça-feira)

·        Quarta-feira de Cinzas: 5 de março (quarta-feira);

·        Sexta-feira Santa: 18 de abril;

·        Páscoa: 20 de abril (domingo)

·        Tiradentes: 21 de abril (segunda-feira);

·        Dia do Trabalho: 1º de maio (quinta-feira);

·        Dia das Mães: 11 de maio (domingo);

·        Dia dos Namorados: 12 de junho (quinta-feira);

·        Corpus Christi: 19 de junho (quinta-feira);

·        Dia dos Pais: 10 de agosto (domingo);

·        Assunção de Nossa Senhora: 15 de agosto (sexta-feira);

·        Independência do Brasil: 7 de setembro (domingo);

·        Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro (domingo);

·        Dia do Servidor Público: 27 de outubro (segunda-feira);

·        Dia de Finados: 2 de novembro (domingo);

·        Proclamação da República: 15 de novembro (sábado);

·        Dia da Consciência Negra: 20 de novembro (quinta-feira);

·        Consagração de Imaculada Conceição: 8 de dezembro (segunda-feira);

·        Natal: 25 de dezembro (quinta-feira)


Faça o planejamento da viagem, pesquise com as agências de viagens associadas a ABAV para uma viagem organizada e tranquila com sua família e amigos.

Golden Tulip Natal


As praias e atrações turísticas de Natal estão atraindo turistas brasileiros e estrangeiros nos últimos anos. Entre os destaques para os turistas aproveitarem Natal e região são várias atrações, incluindo praias, dunas, museus, parques e outros pontos de interesse: 


o maior cajuzeiro do mundo; as Praias: Praia de Ponta Negra, Praia dos Artistas, Praia de Genipabu, Praia de Camurupim ; Dunas: Dunas de Genipabu, Parque das Dunas ; Museus: Museu de Arte Sacra e outros pontos de interesse

Forte dos Reis Magos, Lagoa de Pitangui,


Barreira do Inferno, Memorial Câmara Cascudo e Aquário Natal; além disso, é possível fazer: 

passeios de buggy pelas dunas de Genipabu, passeios de 4x4,


mergulhar de snorkel nos parrachos , passeio de quadriciclo, além de restaurantes de diversas culinárias nacional e internacional.



O Golden Tulip Natal Ponta Negra é ideal para quem busca uma hospedagem sofisticada e boa gastronomia. O hotel está localizado próximo ao Centro de Convenções de Natal e permite fácil acesso aos litorais Norte e Sul, aos polos industriais da cidade e à principal rota ao novo aeroporto, na cidade de São Gonçalo.

Com vista privilegiada para a Praia de Ponta Negra, possui 161 quartos amplos e confortáveis divididos em quatro categorias:

standard, superior, deluxe e  suíte  presidencial. Todos os quartos são equipados com smart TV, ar-condicionado, frigobar, cofre e internet wi-fi gratuita aos hóspedes. Conta também com quartos totalmente adaptados a portadores de necessidades especiais (PNE).

O hotel oferece ainda piscina, fitness center,


business center, estacionamento coberto, room service 24 horas, além de quatro salas de eventos com capacidade para acomodar até 250 pessoas.

O café da manhã é incluído na diária do hóspede, servido no renomado restaurante Yuru, uma das melhores opções gastronômicas da cidade.


Para mais informações e reservas, o contato pode ser feito via telefone, pelo  número  (84) 3646-0100,

ou pelas redes sociais @goldentulipnatal ou @yurupontanegra.

Golden Tulip Natal Ponta Negra 



Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 4.382 – Ponta Negra, Natal – RN



Reservas e informações: (84) 3646-0100 / gtpn.coordenacaoreservas@goldentulip.com.br

Redes sociais: @goldentulipnatal/ @yurupontanegra

Site: https://ponta-negra.goldentulip.com/pt-br/

 Informações para a Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira: sergio51moreira@bol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.