Crédito Melhores Destinos
Entenda três pontos sobre a assinatura da fusão entre as companhias aéreas Azul e Gol
Expectativa é que esse processo junto aos órgãos reguladores leve um ano, o que permitirá o início da operação conjunta em 2026
Nesta quarta-feira (15), as companhias aéreas Azul e Gol assinaram um memorando de entendimento para as negociações de uma fusão. A fusão consiste em um instrumento que reúne as operações de duas ou mais empresas para consolidar uma nova empresa sob uma única estrutura.
A fusão empresarial pode acontecer de duas formas: uma por incorporação, que é quando uma empresa incorpora outra, deixando de existir como entidade independente, enquanto a empresa incorporadora mantém sua identidade; ou a fusão propriamente dita, quando duas ou mais empresas se unem para formar uma nova organização, extinguindo as empresas originais.
A seguir, entenda três pontos sobre a assinatura entre as empresas aéreas explicadas por Fernando Canutto, sócio do Godke Advogados e especialista em Direito Empresarial e Direito Societário:
1) A fusão entre as companhias aéreas já está consumada?
“A fusão entre a Gol e a Azul ainda não foi realizada. A conclusão do processo de reestruturação da Gol sob o Chapter 11 é uma condição essencial para a efetivação da fusão”, explica o advogado. A Gol está trabalhando para sair do Chapter 11 até maio de 2025 e a fusão só poderá ser concluída após a finalização bem-sucedida desse processo.
Para contextualizar, o especialista explica que a Chapter 11 refere-se a uma seção do Código de Falências dos Estados Unidos, que regula o processo de reorganização de empresas em dificuldades financeiras. “Ao contrário do que acontece quando se tem uma liquidação completa, a Chapter 11 permite que a empresa continue operando enquanto negocia com credores, investidores e outras partes interessadas para reestruturar suas dívidas e obrigações”.
2) O que muda com a proposta de fusão entre a Azul e a Gol? O acordo de codeshare termina?
A fusão proposta entre a Gol e a Azul representa uma consolidação significativa no mercado aéreo brasileiro, criando uma companhia com mais de 60% de participação de mercado. “Essa união pode resultar em maior eficiência operacional, expansão de rotas e redução de custos, beneficiando os consumidores com mais opções e serviços aprimorados”, avalia Canutto.
“Quanto ao acordo de codeshare, ele deixa de ter razão de existir, a lógica deste acordo é que duas companhias aéreas distintas passem a operar, mesmo que parcialmente, em conjunto, neste caso, as duas companhias signatárias viram só uma”, acrescenta.
3) O mercado aeronáutico deve utilizar esse tipo de estratégia para evitar futuros pedidos de recuperação judicial (RJ) ou falências?
A fusão entre a Gol e a Azul pode servir como um modelo estratégico para outras companhias aéreas enfrentando dificuldades financeiras. “A consolidação de operações pode proporcionar economias de escala, maior poder de negociação e uma base financeira mais sólida, reduzindo o risco de insolvência. No entanto, cada caso é único, e a viabilidade de tal estratégia depende de diversos fatores, incluindo a cultura corporativa, a compatibilidade das operações e as condições do mercado”, conclui Canutto.
Azul Viagens inicia venda de roteiros para o Carnaporto Axé Moi 2025
Carnaval de Porto Seguro ocorre de 5 a 7 de março, com nove atrações nacionais;
Companhia disponibilizará experiências para quatro noites incluindo aéreo, hospedagem, transfer, ingresso e City Tour na praia;
Imagine-se dançando ao som vibrante do axé, com o mar azul da Bahia como pano de fundo, enquanto desfruta de uma das maiores festas do Brasil. Para tornar esse sonho possível, a Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, preparou um roteiro exclusivo para o Carnaporto – Axé Moi Folia 2025, que ocorre nos dias 5, 6 e 7 de março, na praia de Taperapuan, uma das mais bonitas e populares da região norte de Porto Seguro.
O roteiro de experiências da Azul Viagens inclui passagem aérea ida e volta na companhia, com desembarque no Aeroporto de Porto Seguro; hospedagem de 5 dias e 4 noites na cidade com café da manhã; transporte de ida e volta do Aeroporto de Porto Seguro para a hospedagem no local; passeio City Tour na praia, com ida e volta para o hotel e ingresso – podendo ser avulso – para 3 dias de festa no Carnaporto Axé Moi Folia 2025 (pista ou camarote, de acordo com a escolha do Cliente).
“O Carnaval é uma das festas mais esperadas do país. Nesse sentido, pensamos nos vários perfis de nossos Clientes, oferecendo uma experiência única e exclusiva, com todas as praticidades de uma viagem, em um dos destinos mais disputados da Bahia, que dispensa comentários. Além disso, os voos extras da companhia tendem a tornar a rota bastante procurada neste período de grande movimentação turística e, consequentemente, o fortalecimento da economia local”, destacou Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios
da Azul Viagens.
Realizado pelo Axé Moi há quase três décadas, em 2025 o Line-up do Carnaporto contará com atrações estreladas para as três noites. No comando do trio elétrico estarão Ivete Sangalo, Bell Marques, Léo Santana, Tonny Salles, Xanddy Harmonia, Banda Eva (Felipe Pezzoni), Tomate, Dennis e Rafa & Pipo Marques.
Além da paisagem única, a segurança e a infraestrutura são diferenciais do evento. A Arena Axé Moi, localizada de frente para a praia de Taperapuan, numa área total de 31.000², sendo 6.000² de camarote coberto, portaria informatizada, praça de alimentação, posto de atendimento médico, entre outros.
O roteiro do Carnaporto pode ser encontrado no site da Azul Viagens,
Mais de 46 mil assentos extras da Azul
A Azul acaba de anunciar mais de 46 mil assentos extras para o Carnaval 2025, tendo com um dos principais destinos as praias paradisíacas de Porto Seguro, um incremento 16% maior em relação ao feriado do ano passado. Ao todo, serão mais de 290 operações adicionais, entre 26 de fevereiro e 9 de março, e a maior parte dos voos será para o Nordeste, tradicionalmente um dos principais destinos turísticos do período.
Partindo de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia, com destino as cidades do Nordeste, serão 18 voos extras para Porto Seguro (BA); 16 para Ilhéus (BA); 14 para Salvador (BA); 12 para Aracaju (SE), Maceió (AL) e Natal (RN); 10 para João Pessoa (PB) e Recife (PE), e 8 rumo a Fortaleza (CE).
Já do BH Airport, em Belo Horizonte (MG), segundo maior hub da companhia, serão 14 voos para João Pessoa (PB); 10 para Maceió (AL) e Natal (RN); 8 Aracaju (SE) e Salvador (BA) e 4 com destino a Porto Seguro (BA). A partir do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), a companhia disponibilizará 12 decolagens com destino a Recife (PE). Além do mais, a empresa terá voos durante a madrugada, dando muito mais opções de horário aos Clientes.
Azul Viagens oferta roteiros exclusivos para o Carnaval de São Paulo
A programação acompanha as apresentações das escolas de samba dos grupos especial e de acesso, além do desfile das campeãs, de 28 de fevereiro a 8 de março
A Azul Viagens, operadora de turismo da Azul, iniciou as vendas de roteiros exclusivos para o Camarote Confraria no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, durante o Carnaval de 2025. Os foliões poderão desfrutar dos desfiles dos grupos Especial e de Acesso, além do desfile das Campeãs, entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março.
A experiência Azul Viagens inclui passagem aérea de ida e volta pela Azul com desembarque no Aeroporto de Congonhas. A hospedagem de 4 dias e 3 noites em São Paulo é flexível, permitindo que os Clientes escolham a acomodação que melhor atenda às suas necessidades e preferências.
Os Clientes poderão selecionar os dias e a quantidade de ingressos que desejam, proporcionando uma experiência personalizada durante os desfiles de Carnaval. O espaço tem capacidade para mil pessoas por noite, além de 70 metros de frente para a Passarela Cultural, o que garante uma vista privilegiada para o espetáculo promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP).
O Camarote Confraria proporciona uma experiência completa com kit folião, área para customização de abadás, espaço beleza, open bar e open food, banheiros privativos, traslado para o setor e apresentação de DJs nos intervalos.
“A cena carnavalesca não ocorre apenas nos destinos de praia. Acompanhando o mercado e as preferências dos nossos Clientes, temos disponibilizado experiências mais atrativas e exclusivos para quem prefere aproveitar a magia dos carnavais tradicionais, como os de São Paulo. Com isso, a companhia movimenta o setor, aquece a economia da indústria do entretenimento e fortalece o turismo nacional”, explicou Giulliana Mesquita, gerente de Produtos e Negócios da Azul Viagens.
O roteiro para o Carnaval de São Paulo 2025 - Sambódromo do Anhembi pode ser encontrado no site da Azul Viagens,www.azulviagens.com.br. dentro da coleção “Experiência Azul – Azul Diversão”.
Azul anuncia voos conectando Porto Alegre a Recife
Rota reforçará a conectividade do Rio Grande do Sul com a região do Nordeste
A Azul, maior companhia aérea em número de voos e destinos atendidos no Brasil, inicia amanhã (15) as vendas para uma nova rota a partir do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), conectando a capital gaúcha com o seu principal hub no Nordeste, o aeroporto de Recife (PE). As operações começam no dia 7 de abril, com dois voos diários entre as cidades.
“Desde a retomada do aeroporto, em outubro do ano passado, sempre focamos em ampliar ainda mais a malha aérea de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul com conexões para todo o país. A partir de Recife, os Clientes podem se conectar com outros 36 destinos, sendo 19 para a região do Nordeste, facilitando a conexão de quem sai do Rio Grande do Sul com destino às capitais nordestinas.”, comenta Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Os voos serão operados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 Clientes. O primeiro voo decola de Porto Alegre às 2h50, com chegada às 6h50 em Recife. Já o retorno acontece às 7h30, com pouso em Porto Alegre às 11h30. O segundo voo sai de Porto Alegre
12h50 e pousa em Recife às 16h50. O retorno acontece às 17h30 e chega em Porto Alegre às 21h30.
Ampliação dos voos em Porto Alegre
Com o anúncio de mais uma cidade, a Azul passa a ofertar 11 destinos atendidos a partir do aeroporto de Porto Alegre. Além de Recife, a Azul possui voos da capital Gaúcha para Congonhas (São Paulo), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Guarulhos
(SP) e Campinas (SP). Além disso, o aeroporto conta com voos para o interior do estado, como Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana.
Recife conectada com mais uma capital
Já o aeroporto da capital Pernambucana, agora está conectado a mais uma capital com voos da Azul. Ao todo são 17 capitais brasileiras com voos diretos para Recife, conectando-a com as principais cidades de todas as regiões do país.
Confira a frequência e os horários dos voos entre Porto Alegre (RS) e Recife (PE):
Porto Alegre (POA) - Recife (REC)
*A partir de 07 de abril* |
| | | | |
| | | | |
| | | | |
| | | | |
| | | | |
As passagens já estão disponíveis para compra no site da Azul (www.voeazul.com.br), no aplicativo, na Central de Vendas ou por meio das agências de viagens parceiras.
ConectCar começa a operar no aeroporto de Brasília
Frequentadores do local agora contam com mais economia de tempo e comodidade, acessando o estacionamento de forma rápida e prática com a tag de pagamento da companhia
A ConectCar, um dos principais players de pagamento automático para mobilidade do Brasil, anuncia o início das operações no Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) em janeiro. Com a novidade, passageiros que circulam pelo terceiro maior aeroporto do Brasil poderão acessar o estacionamento com mais praticidade, utilizando a tag da ConectCar. A solução proporciona economia de tempo aos turistas e moradores da região, em um espaço que recebeu meio milhão de passageiros de voos internacionais em 2024.
A presença da ConectCar no Aeroporto de Brasília reflete o compromisso da empresa em facilitar o cotidiano das pessoas, sempre com foco em permitir que aproveitem o tempo com o que realmente importa. A expansão da companhia na região atende ao crescimento expressivo no volume de passageiros do aeroporto, que recebeu mais de 523 mil viajantes em voos internacionais entre janeiro e setembro de 2024, de acordo com a Inframerica.
"A chegada da ConectCar ao Aeroporto de Brasília é estratégica para a atuação da companhia na região Centro-Oeste do país. Estamos entusiasmados em expandir nossa solução de pagamento automático para a capital federal com foco em proporcionar mais praticidade e economia de tempo aos frequentadores do local para que possam aproveitar cada minuto da viagem, seja a trabalho ou a lazer, com menos preocupações e mais agilidade", comenta diretor de Negócios e Produtos da ConectCar, Newton Ferrer.
Com a tag, os clientes ConectCar ganham mais praticidade e passam a contar com benefícios adicionais não apenas no estado, mas em todo o país. A tecnologia de pagamento da companhia é aceita em todas as rodovias pedagiadas do Brasil, além de estar presente em diversos estacionamento e centros comerciais.
Emirates SkyCargo aumenta capacidade de carga em 15% para atender demanda global de transporte em 2025
- Dois aviões cargueiros Boeing 747 foram alugados para oferecer aumento imediato da capacidade.
- A Emirates SkyCargo recebeu o primeiro de seus aviões cargueiros Boeing 777, e sua frota deve contar com 21 aeronaves até 2026.
- As entregas contínuas de novas aeronaves de passageiros A350 vão aumentar a capacidade de carga transportada nessas aeronaves.
Ao longo de 2024, a Emirates observou a demanda por produtos especializados da Emirates SkyCargo aumentar consideravelmente, sem sinais de desaceleração. Para atender à crescente demanda global por transporte de cargas, a companhia aérea alugou mais dois aviões cargueiros Boeing 747, o que representa uma capacidade 15% maior em relação a janeiro de 2024.
“Ao longo de 2024, fizemos investimentos significativos em aviões cargueiros novos e alugados para atender ao crescimento da cadeia de suprimentos e às demandas de carga aérea em todo o mundo e assim garantir o fornecimento estável de capacidade para melhor atender aos nossos clientes globais – que continua sendo nossa prioridade enquanto nos preparamos para a próxima fase de crescimento”, explica Badr Abbas, vice-presidente sênior da Emirates SkyCargo.
“Prevemos que a demanda continuará crescendo devido ao destaque de centro logístico global que Dubai vem recebendo. Desta forma, é essencial melhorar nossa capacidade de transporte de carga para apoiar a Agenda Econômica de Dubai, permitindo chegar a novos destinos, reforçar nossas operações atuais e elevar nosso portfólio de produtos especializados.”, finaliza.
O acordo plurianual de aluguel dos cargueiros Boeing 747 foi assinado com o Compass Group, um dos parceiros mais antigos e confiáveis da Emirates SkyCargo. Este investimento em capacidade adicional com o avião cargueiro Boeing 747F permite que a companhia aérea ofereça capacidade imediata para atender à demanda dos clientes, enquanto os parceiros discutem formas de expandir ainda mais a colaboração.
Os aviões cargueiros alugados complementam a frota própria da Emirates SkyCargo, que continua crescendo. Em 2024, a companhia aérea recebeu dois de seus novos aviões cargueiros Boeing 777F, que entraram em operação imediatamente, com foco na crescente demanda do comércio eletrônico dos mercados asiáticos. As aeronaves adicionais também permitiram que a Emirates SkyCargo expandisse para 38 sua rede de destinos atendidos por aviões cargueiros, com a adição de um avião cargueiro semanal para Copenhague, Dinamarca.
A frota ativa da Emirates SkyCargo agora conta com 10 aviões cargueiros Boeing 777F e seis aviões cargueiros Boeing 747 alugados, subindo o número de aeronaves para 16. A companhia aérea também tem 13 aviões cargueiros Boeing 777F encomendados, com entrega prevista entre 2025 e 2026. Estes pedidos substanciais vão ajudar a companhia aérea em sua próxima fase de crescimento, permitindo que ela explore todas as opções da frota futura, incluindo as aeronaves Boeing 777-8F e Airbus A350-1000F.
A Emirates SkyCargo promove o transporte rápido, confiável e eficiente de mercadorias com sua frota de aeronaves de fuselagem larga e as muitas opções de horários das operações de passageiros da Emirates. O recente aumento de voos de passageiros para cidades importantes, como Madagascar via Seychelles, Uganda e Etiópia, seguido por Joanesburgo, África do Sul e Melbourne na Austrália antes do final do ano fiscal, aumentará ainda mais a capacidade do transporte de mercadorias em todo o mundo. Por fim, a chegada da primeira aeronave A350, que entrou em operação neste mês, aumentará ainda mais a capacidade de transporte de carga em aeronaves de passageiros, oferecendo 12 toneladas em cada voo.
Clique para obter mais informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário