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terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Honda apresenta estreia mundial dos protótipos Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV na CES 2025

 


 ASSISTA O VÍDEO:
https://youtu.be/4sIFhyG6cLc?si=nxizgO0cUwmnUUuA

  • A Honda apresentou a estreia mundial de dois protótipos de modelos da Honda 0 Series, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV.
  • A Honda apresentou seu sistema operacional original para veículos, o ASIMO OS, que será instalado nos modelos Honda 0 Series

  • A Honda expandirá rapidamente a aplicação global da sua condução automatizada Nível 3 (função eyes-off) por meio da Honda 0 Series, esforçando-se para se tornar a primeira fabricante de automóveis do mundo a permitir a condução sem a necessidade de olhar em todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

  • Honda e Renesas Electronics Corporation anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip de alto desempenho para a próxima geração de modelos Honda 0 Series que a Honda lançará no final da década de 2020.

  • A Honda irá acelerar as suas iniciativas na área de serviços de energia, incluindo a oferta de novos serviços de energia por meio do Sistema de Gestão de Energia Doméstica.


LAS VEGAS, Nevada, EUA, 07 de janeiro de 2025 – A Honda apresentou hoje a estreia mundial de dois modelos protótipos na CES 2025, Honda 0 Saloon e Honda 0 SUV, representando dois modelos Honda 0 Series que serão introduzidos nos mercados globais a partir de 2026. A Honda também apresentou seu sistema operacional inédito e exclusivo de veículos, o ASIMO OS, para os modelos Honda 0 Series.

Honda 0 Saloon
Ao avançar ainda mais o modelo conceito apresentado no ano passado na CES 2024, o protótipo Honda 0 Saloon foi desenvolvido em preparação para um lançamento no mercado agendado para 2026. Embora mantenha o design de estilo exato do modelo conceito, a versão protótipo apresenta uma altura mais baixa, estilo esportivo que distingue o Saloon de outros modelos elétricos à primeira vista e um espaço interior maior do que as pessoas podem imaginar com base nas dimensões exteriores.

O Honda 0 Saloon, principal modelo da Honda 0 Series, será baseado na recém-desenvolvida arquitetura EV dedicada e contará com uma série de tecnologias de próxima geração que incorporarão a abordagem de desenvolvimento da Honda 0 Series Thin, Light, and Wise (na tradução livre: Fino, Leve e Sábio).

Na CES 2025, a Honda está focada na introdução de certas tecnologias e recursos que contribuem para o valor “Wise” (na tradução livre, Sábio) do Honda 0 Saloon. Isto inclui as tecnologias de condução automatizada altamente confiáveis ​​apoiadas pela tecnologia de condução automatizada Nível 3, que a Honda colocou em uso prático pela primeira vez no mundo, bem como a “otimização ultra pessoal” que oferecerá uma experiência de mobilidade personalizada para cada usuário, o que se tornará possível com o sistema operacional ASIMO OS.

O modelo de produção do Honda 0 Saloon está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano em 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 Series | WISE EXPERIENCE
 



Honda 0 SUV
Com base no modelo conceito Space-Hub revelado na CES 2024, propondo o novo valor dos EVs (sigla em inglês para electric vehicles, que na tradução livre significa veículos elétricos) como um “espaço” para as pessoas que a Honda quer oferecer com os seus futuros modelos EV, a Honda apresentou o protótipo de um SUV EV de tamanho médio, que será o primeiro modelo da Honda 0 Series. Ao aplicar a abordagem “Fino, Leve e Sábio” a um SUV, o espaço interior foi aumentado ainda mais e foi possível proporcionar uma cabine espaçosa com um campo de visão excepcionalmente claro e irrestrito e ainda grande flexibilidade.

Assim como acontece com o Honda 0 Saloon, o Honda 0 SUV contará com uma ampla variedade de tecnologias de próxima geração que incorporam a abordagem de desenvolvimento “Thin, Light and Wise” da Honda 0 Series. Este modelo oferecerá o valor de um espaço “em constante evolução” por meio da “otimização ultra pessoal” e da experiencia do usuário (UX) digital possibilitada pelo sistema operacional ASIMO OS. Além disso, o Honda 0 SUV aplicará uma estimativa de postura de alta precisão e controle de estabilização com base em sensores giroscópios 3D, tecnologia que a Honda acumulou pelo desenvolvimento de suas tecnologias robóticas originais, para permitir dinâmicas conforme a vontade do motorista em vários tipos de superfícies de estrada.

O modelo de produção do Honda 0 SUV está programado para ser introduzido primeiro no mercado norte-americano no primeiro semestre de 2026 e depois nos mercados globais, incluindo Japão e Europa.

Honda 0 SUV
 



ASIMO OS
Os modelos Honda 0 Series serão equipados com o ASIMO OS, um sistema operacional original para veículos desenvolvido pela Honda. ASIMO era um robô humanoide capaz de realizar caminhada autônomo, desenvolvido como parte da pesquisa tecnológica fundamental da Honda com o objetivo de ajudar as pessoas enquanto coexistem com outras pessoas na sociedade. A Honda iniciou a pesquisa e o desenvolvimento da robótica em 1986 e introduziu o ASIMO em 2000. O ASIMO tornou-se um ícone no campo da robótica entre os anos 2000 e 2010 e foi amado por pessoas em todo o mundo durante um longo período.

A Honda deu o nome ASIMO a este sistema operacional de veículo, a tecnologia central para alcançar o valor “Wise” (Sábio) da Honda 0 Series, com a determinação de se esforçar para tornar a Honda 0 Series um ícone entre os veículos elétricos da próxima geração, que irá surpreender e inspirar as pessoas em todo o mundo, assim como fez o ASIMO.
 


Mesmo depois do desenvolvimento do ASIMO, a Honda tem avançado ainda mais nas suas tecnologias robóticas, tais como as tecnologias ASIMO que reconhecem ambientes externos e tecnologias de controle de comportamento autônomo que permitem ao ASIMO agir enquanto compreende as intenções das pessoas à sua volta. Ao combinar essas tecnologias robóticas com tecnologias de inteligência avançadas para a Honda 0 Series, a Honda se esforça para oferecer o valor dos veículos definidos por software (SDVs) exclusivos da marca.

Como uma plataforma de software, o ASIMO OS aplicará o controle integrado de unidades de controle eletrônico (UCEs) para sistemas de veículos, como sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista (AD/ADAS) e sistema de infoentretenimento no veículo (IVI).

Ao atualizar constantemente o software do veículo baseado no sistema operacional ASIMO OS por meio de atualizações over the air (sigla OTA, em inglês, que significa “via a ar” na tradução para português, referindo-se à capacidade de entregar ao cliente as atualizações remotas do software), mesmo após a compra do veículo, as funções e serviços serão continuamente avançados de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. As funções e serviços sujeitos a constantes atualizações incluem aqueles que valorizam o “espaço” e a experiência do usuário (UX) digital, que garante uma experiência de mobilidade divertida e confortável, além do controle integrado de dinâmicas exclusivo da Honda, que determina a alegria de conduzir, permitindo ao condutor sentir-se em sintonia com o veículo.

A Honda está planejando instalar o ASIMO OS nos modelos da Honda 0 Series, incluindo modelos de produção do Honda 0 SUV e Honda 0 Saloon.

Tecnologia de direção automatizada (AD - Automated Driving)
Em 2021, a Honda se tornou a primeira montadora do mundo a colocar em uso prático equipamentos de direção automatizada de Nível 3 com o lançamento do novo Legend equipado com Honda SENSING Elite, que se qualificou para direção automatizada de Nível 3 (função eyes-off, que permite a condução sem que o motorista esteja olhando para a via) e direção condicional com automação em áreas limitadas.

A Honda desenvolveu o Honda SENSING Elite para colocar esta tecnologia AD em uso prático, antecipando todas as condições e cenários de condução com base na premissa de que, além de reduzir o número de colisões de trânsito na sociedade, o Honda AD deve eliminar completamente os acidentes de trânsito que as pessoas consideram que “um motorista humano poderia evitar.”

A Honda acredita que o uso generalizado da tecnologia eyes-off levará à concretização de zero colisões de trânsito fatais no futuro. Com base nesta crença, a Honda irá se esforçar para oferecer veículos de condução autônoma acessíveis a mais clientes em todo o mundo por meio da Honda 0 Series.

Para este fim, a Honda aplica uma tecnologia original de inteligência artificial (IA) da Honda que combina a tecnologia de aprendizagem não supervisionada*1 do Helm.ai e os modelos de comportamento de condutores experientes, que permitem à IA aprender com menores quantidades de dados e expandir de forma eficiente a gama de situações em que a direção automatizada e assistência ao motorista podem estar disponíveis.

Além disso, a Honda aplicará a sua IA cooperativa original desenvolvida por meio da investigação sobre pessoas e mobilidade para melhorar ainda mais a precisão do comportamento cooperativo, como ceder o direito de passagem a outros na estrada, o que é difícil mesmo para um condutor humano. Ao aplicar estas tecnologias avançadas, a Honda irá criar um sistema de assistência ao condutor altamente confiável, capaz de responder de forma rápida e adequada a situações inesperadas, como um animal entrando na faixa de rodagem ou um objeto caindo na estrada.

Os modelos Honda 0 Series serão equipados com um sistema que permite ampliar o leque de condições de condução onde estará disponível assistência ao condutor e condução automatizada Nível 3. Essa expansão começará com a tecnologia eyes-off disponível no congestionamento de tráfego nas rodovias e continuará por meio das atualizações OTA (over the air) das funções.

Com a condução automatizada de Nível 3, o veículo será responsável pela condução, o que permitirá a um condutor humano realizar uma “segunda tarefa” no caminho para o seu destino, seja assistindo a um filme ou participando remotamente numa reunião. A Honda irá avançar ainda mais nas suas tecnologias e tornar-se a primeira fabricante de automóveis a expandir a aplicação de funções de desviar o olhar para todas as situações de condução, abrindo novas possibilidades de mobilidade.

*1 O aprendizado não supervisionado é um dos métodos de aprendizado de máquina que oferece suporte à IA. Ao contrário da aprendizagem supervisionada, através da qual a IA aprende as respostas corretas derivadas de dados de entrada rotulados, a aprendizagem não supervisionada permite que a IA aprenda sem receber as respostas corretas e deriva por si só os padrões e características únicas dos dados não rotulados.


Desenvolvimento de sistema em um chip (sigla em inglês SoC, System on Chip) dedicado ao Honda Série 0

Na coletiva de imprensa da Honda realizada na CES 2025, a Honda e a Renesas Electronics Corporation (Renesas) anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver um sistema em um chip (SoC) de alto desempenho para concretizar os futuros SDVs (sigla em inglês para veículos definidos por software) que a Honda pretende alcançar com os modelos da Honda 0 Series.
 


Para a próxima geração de modelos Honda 0 Series, que serão lançados no final da década de 2020, a Honda adotará uma arquitetura E&E centralizada que combina múltiplas UCEs (unidades de controle eletrônico), responsáveis ​​pelo controle dos sistemas do veículo, em uma única UCE central. A UCE principal, que serve como coração do SDV (sigla em inglês para veículos definidos por software), gerencia vários sistemas do veículo, como AD/ADAS (sigla em inglês para sistemas de direção automatizada e sistemas avançados de assistência ao motorista), controle do powertrain e recursos de conforto, tudo em uma única UCE. Para conseguir isso, a UCE requer um SoC (sigla em ingles para sistema em um chip) que proporcione um desempenho de processamento superior ao dos sistemas tradicionais, ao mesmo tempo que minimiza qualquer aumento no consumo de energia.

Para atender a esses requisitos, a Honda e a Renesas irão elaborar um sistema que utiliza tecnologia de chiplet multi-die*2 para combinar a série genérica de sistema em chip R-Car X5 de quinta geração (Gen 5) da Renesas com um acelerador de IA otimizado para software de IA desenvolvido de forma independente pela Honda. Com esta combinação, as duas empresas pretendem desenvolver um sistema que atinja um dos melhores desempenhos de IA do setor, de 2.000 TOPS*⁴ (esparso) com eficiência energética de 20 TOPS/W.

 

*2 Tecnologia para construir um sistema combinando múltiplos chips (matrizes) com diferentes funções
*3 Tera Operations Per Second (TOPS) é uma métrica de desempenho de processamento de IA e mede o número de operações que podem ser realizadas por segundo. Baseado em um modelo de IA esparso.

Serviço de Energia
Para oferecer modelos da Honda 0 Series que proporcionem alegria e liberdade de mobilidade a mais pessoas com impacto ambiental zero, a Honda irá desenvolver e oferecer novos serviços de energia baseados em dois conceitos fundamentais: 1) construir uma rede de carregamento que permita aos clientes desfrutar da liberdade de mobilidade sem estresse e 2) permitir que as pessoas desfrutem de uma vida diária limpa e inteligente utilizando baterias EV.

Quanto ao estabelecimento da rede de carregamento, a Honda está se esforçando para criar uma sociedade em que os clientes da Honda 0 Series nunca tenham problemas para recarregar os seus veículos. Para este fim, na América do Norte, oito fabricantes de automóveis*4 estabeleceram uma joint venture para criar uma rede de carregamento chamada IONNA. O objetivo é incluir pelo menos 30.000 estações de carregamento de alta qualidade até 2030. Além disso, ao adotar o Padrão de Carregamento Norte-Americano (NACS) para a porta de carregamento dos modelos Honda 0 Series, a Honda continuará progredindo na expansão da rede de carregamento para garantir que os proprietários terão acesso a mais de 100.000 estações de carregamento até 2030.

Além disso, em linha com a introdução dos modelos Honda 0 Series, a Honda também está considerando um novo serviço de carregamento que aproveita esta ampla rede. Ao incorporar tecnologias da Amazon Web Services, Inc.(AWS), como Amazon Bedrock, a tecnologia de IA generativa da AWS, na tecnologia inteligente da Honda, e ao analisar dados obtidos da Honda 0 Series e da extensa rede de carregamento, a Honda se esforçará para fornecer uma experiência de cobrança personalizada para cada indivíduo em termos de localização de instalações de cobrança e simplificação do pagamento.

Para alcançar a neutralidade de carbono, é essencial utilizar ainda mais as energias renováveis, juntamente com a popularização dos EVs. Para o carregamento doméstico, que deverá representar aproximadamente 80% de todo o carregamento de veículos elétricos*5, a Honda irá avançar ainda mais o Honda Smart Charge, um serviço de carregamento para proprietários de veículos elétricos que a Honda oferece atualmente na América do Norte, combinando Home Energy Management System da Honda que está sendo co-desenvolvido com a Emporia Corp., o sistema Vehicle Grid Integration (VGI) do ChargeScape, uma joint venture de software que a Honda estabeleceu com a BMW e a Ford. Por meio destas iniciativas, a Honda começará a oferecer novos serviços que contribuem para a redução dos custos de eletricidade e das emissões de CO2 aos clientes na América do Norte e outros mercados a partir de 2026.

Com este serviço, a frota coletiva de modelos Honda 0 Series também servirá como uma central elétrica virtual e executará um plano de recarga personalizado para cada usuário. Para ser mais específico, um modelo Honda 0 Series irá carregar-se a si próprio selecionando horas do dia em que os custos de eletricidade são baixos e a energia renovável pode ser utilizada, e descarregará a eletricidade para uso doméstico durante períodos em que os custos de eletricidade são elevados, gerindo assim, de forma inteligente, a conta de luz de toda a casa.

Além disso, quando há escassez de eletricidade, a eletricidade armazenada nos modelos Honda 0 Series pode ser fornecida à rede elétrica, contribuindo assim para a estabilização do fornecimento de eletricidade e permitindo aos proprietários obter algum rendimento com os seus EVs. A degradação da bateria, que pode ser uma preocupação devido às repetidas cargas e descargas, também é minimizada através do uso da tecnologia de gestão de baterias que a Honda acumulou por meio do desenvolvimento de veículos híbridos-elétricos.

*4 American Honda Motor, uma subsidiária da Honda nos EUA, BMW Group, General Motors, Hyundai Motors, Kia Corporation, Mercedes-Benz Group, Stellantis N.V., Toyota Motor.

*5 Pesquisas internas da Honda

 
Coletiva de imprensa da Honda na CES 2025 (transmissão ao vivo/arquivo): Link

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