Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte
A Cordilheira do Espinhaço é a única do Brasil, abrangendo 172 municípios mineiros, o turista pode realizar atividades de hiking (caminhadas de um dia), acessando cachoeiras, cânions, mirantes e trilhas dentro de parques estaduais que vão te surpreender.
Para melhorar a experiência, o percurso é feito em veículos 4x4, atravessar o rio Jequitinhonha e descobrir vilarejos pouco conhecidos. Além disso, a cultura do garimpo, da pesca artesanal e do artesanato em barro, junto da aconchegante cozinha mineira também fazem parte desta imersão inédita no Espinhaço: um verdadeiro paraíso das águas e trilhas.
Para fomentar o turismo nas regiões do Espinhaço, foi lançada a Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte. A ação integra o Projeto Estratégico de Diversificação da Oferta Turística, que visa estruturar e promover 16 novas rotas até 2026, fortalecendo o turismo de negócios e a economia regional em Minas Gerais. Consulte as agências e operadoras de viagens para conhecer a rota, hotéis, pousadas, passeios e desfrutar a belíssima região mineira.
Caminhadas pelas montanhas
A nova Rota Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte foi realizada pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com o SEBRAE Minas, foi lançada durante a Festuris, em Gramado, na serra gaúcha.
Montanhas e cachoeiras na rota encantadora
A nova rota costura um território singular entre o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas, conectando os municípios de Botumirim, Grão Mogol, Bocaiúva, Turmalina, Olhos d’Água, Cristália, Itacambira e Montes Claros. Com cerca de mil quilômetros de extensão, a Cordilheira do Espinhaço é a única cadeia de montanhas do Brasil reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e representa uma fronteira natural entre biodiversidade, história e cultura.
“O turismo de negócios e natureza é hoje uma das apostas mais estratégicas do Governo de Minas. A Cordilheira do Espinhaço tem um potencial extraordinário, não apenas pelo valor ambiental, mas também pela capacidade de gerar renda, empregos e experiências de alto valor agregado.
É o turismo que movimenta a economia e reafirma nossa identidade”, afirma Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
A proposta da rota é oferecer experiências integradas de ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, com vivências que vão de trilhas e travessias a roteiros gastronômicos e culturais.
O visitante pode percorrer antigas rotas tropeiras, se hospedar em vilarejos históricos e experimentar o melhor da hospitalidade mineira. Entre as atrações, estão o presépio a céu aberto de Turmalina, as vinícolas e trilhas de Grão Mogol, e a observação de aves em Botumirim, reconhecida internacionalmente por espécies raras.
Para Jadilson Ferreira Borges, gerente regional Norte do Sebrae Minas, a força da rota está na convergência entre autenticidade e profissionalização. “Cada território recebeu consultorias específicas em governança, gestão de produtos e promoção. O resultado é uma rota pronta para o mercado, com experiências que dialogam com o turismo de negócios, natureza e cultura”, afirma.
Segundo Elder Leandro Ramos, prefeito de Botumirim e presidente do consórcio de municípios, o projeto representa uma virada econômica para o Norte mineiro. “Estamos transformando paisagens e tradições em oportunidades reais. A rota conecta empreendedores locais e amplia o alcance de nossos produtos turísticos, integrando os municípios de forma cooperada e sustentável”, destaca.
A Rota Cordilheira do Espinhaço é também uma celebração à diversidade do Norte de Minas, marcada por sua cultura híbrida, hospitalidade e saberes tradicionais. O lançamento em Gramado reforça a inserção do destino mineiro no circuito nacional de turismo de negócios e natureza, fortalecendo o posicionamento de Minas Gerais como um dos principais polos turísticos do país.
Cultura, Turismo, Rotas, Gastronomia de Minas no Festuris
Estande de Minas no Festuris
Gramado está celebrando o Natal Luz com milhares de turistas, e o Festuris que teve a abertura no dia 6 de novembro com a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas.
Com foco em cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo, estado amplia conexões e reforça posicionamento na maior feira de turismo do Sul, em Gramado , na serra gaúcha.
De 6 a 9 de novembro, Minas Gerais participa da 37ª edição da Festuris . Com um grande estande interativo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.
A presença reforça a atuação estratégica de Minas no principal evento de negócios turísticos da região Sul, reconhecido por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado.
Na Festuris, Minas destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.
Estande de Minas terá participação de várias rotas do turismo e municípios
“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerai, Bárbara Botega.
Durante os quatro dias de feira, o estande mineiro receberá operadores, agentes de viagens, destinos e investidores. A programação conta com degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais. O foco é promover conexões estratégicas, gerar negócios e fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade.
A participação integra a política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, expansão de mercados e atração de investimentos. Minas se posiciona como um destino de experiências autênticas, baseado em hospitalidade, eficiência e parceria com o setor privado.
Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais se apresenta como um território de experiências autênticas, preparado para receber o mundo com sua hospitalidade singular.
Além do forte apelo cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.
A Feira acontece no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que reúne 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo. O evento registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil participantes.
Na abertura do evento, dia 6 de novembro, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.
Marta também destacou o protagonismo do turismo sustentável .Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.
Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, na abertura do Festuris
Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira.
Carnaval em BH começa dia 31 de janeiro
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