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sábado, 8 de novembro de 2025

Coluna Minas Turismo Gerais do Jornalista Sérgio Moreira



Coluna Minas Turismo Gerais


Jornalista Sérgio Moreira



Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte 




A Cordilheira do Espinhaço é a única do Brasil, abrangendo 172 municípios mineiros, o turista pode realizar atividades de hiking (caminhadas de um dia), acessando cachoeiras, cânions, mirantes e trilhas dentro de parques estaduais que vão te surpreender.


Para melhorar a experiência, o percurso é feito em veículos 4x4, atravessar o rio Jequitinhonha e descobrir vilarejos pouco conhecidos. Além disso, a cultura do garimpo, da pesca artesanal e do artesanato em barro, junto da aconchegante cozinha mineira também fazem parte desta imersão inédita no Espinhaço: um verdadeiro paraíso das águas e trilhas. 


Para fomentar o turismo nas regiões do Espinhaço, foi lançada a Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte. A ação integra o Projeto Estratégico de Diversificação da Oferta Turística, que visa estruturar e promover 16 novas rotas até 2026, fortalecendo o turismo de negócios e a economia regional em Minas Gerais. Consulte as agências e operadoras de viagens para conhecer a rota, hotéis, pousadas, passeios e desfrutar a belíssima região mineira.


  Caminhadas pelas montanhas


A nova Rota Rota Cordilheira do Espinhaço – Do Jequi ao Norte foi realizada pelo Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), em parceria com o SEBRAE Minas, foi lançada durante a Festuris, em Gramado, na serra gaúcha.  


Montanhas e cachoeiras na rota encantadora


A nova rota costura um território singular entre o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas, conectando os municípios de Botumirim, Grão Mogol, Bocaiúva, Turmalina, Olhos d’Água, Cristália, Itacambira e Montes Claros. Com cerca de mil quilômetros de extensão, a Cordilheira do Espinhaço é a única cadeia de montanhas do Brasil reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e representa uma fronteira natural entre biodiversidade, história e cultura.

“O turismo de negócios e natureza é hoje uma das apostas mais estratégicas do Governo de Minas. A Cordilheira do Espinhaço tem um potencial extraordinário, não apenas pelo valor ambiental, mas também pela capacidade de gerar renda, empregos e experiências de alto valor agregado.



É o turismo que movimenta a economia e reafirma nossa identidade”, afirma Bárbara Botega, secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

A proposta da rota é oferecer experiências integradas de ecoturismo, cicloturismo e turismo de aventura, com vivências que vão de trilhas e travessias a roteiros gastronômicos e culturais.


O visitante pode percorrer antigas rotas tropeiras, se hospedar em vilarejos históricos e experimentar o melhor da hospitalidade mineira. Entre as atrações, estão o presépio a céu aberto de Turmalina, as vinícolas e trilhas de Grão Mogol, e a observação de aves em Botumirim, reconhecida internacionalmente por espécies raras.



Para Jadilson Ferreira Borges, gerente regional Norte do Sebrae Minas, a força da rota está na convergência entre autenticidade e profissionalização. “Cada território recebeu consultorias específicas em governança, gestão de produtos e promoção. O resultado é uma rota pronta para o mercado, com experiências que dialogam com o turismo de negócios, natureza e cultura”, afirma.



Segundo Elder Leandro Ramos, prefeito de Botumirim e presidente do consórcio de municípios, o projeto representa uma virada econômica para o Norte mineiro. “Estamos transformando paisagens e tradições em oportunidades reais. A rota conecta empreendedores locais e amplia o alcance de nossos produtos turísticos, integrando os municípios de forma cooperada e sustentável”, destaca.



A Rota Cordilheira do Espinhaço é também uma celebração à diversidade do Norte de Minas, marcada por sua cultura híbrida, hospitalidade e saberes tradicionais. O lançamento em Gramado reforça a inserção do destino mineiro no circuito nacional de turismo de negócios e natureza, fortalecendo o posicionamento de Minas Gerais como um dos principais polos turísticos do país.


Cultura, Turismo, Rotas, Gastronomia de Minas no Festuris

                            


Estande de Minas no Festuris

 


Gramado está celebrando o Natal Luz com milhares de turistas, e o Festuris que teve a abertura no dia 6 de novembro com a solenidade oficial de abertura do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, um dos mais relevantes eventos de negócios turísticos das Américas.

 

Com foco em cultura, negócios e ambiente favorável ao empreendedorismo, estado amplia conexões e reforça posicionamento na maior feira de turismo do Sul, em Gramado , na serra gaúcha.

 

De 6 a 9 de novembro, Minas Gerais participa da 37ª edição da Festuris . Com um grande estande interativo, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), apresenta a diversidade cultural, a força empreendedora e o potencial econômico do turismo mineiro — hoje um dos motores mais dinâmicos da economia do estado.


 

A presença reforça a atuação estratégica de Minas no principal evento de negócios turísticos da região Sul, reconhecido por conectar destinos do Brasil e do Mercosul, impulsionar investimentos e ampliar oportunidades para o setor privado.

 

Na Festuris, Minas destaca dois importantes atrativos: o Carnaval, que consolidou o estado como o terceiro destino mais procurado do país em 2024, segundo a Booking.com; e a Estrada Real, maior rota turística do Brasil, que integra cultura, história, natureza e vocação empreendedora no turismo de experiência.


 Estande de Minas terá participação de várias rotas do turismo e municípios



“Minas Gerais vive um novo ciclo no turismo, baseado na liberdade econômica, na eficiência pública e no protagonismo do setor produtivo. Nosso papel é garantir ambiente seguro e competitivo para quem empreende, gera emprego e movimenta nossa economia criativa. Estar na Festuris é apresentar ao Brasil e ao mundo um estado que une tradição e inovação, que valoriza sua identidade e que se abre para novos negócios e investimentos. Minas é um destino plural e preparado para seguir crescendo com liberdade e prosperidade.”, destaca a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerai, Bárbara Botega. 


 

Durante os quatro dias de feira, o estande mineiro receberá operadores, agentes de viagens, destinos e investidores. A programação conta com degustações da cozinha mineira — Patrimônio Cultural do Brasil —, apresentações culturais e ativações sensoriais. O foco é promover conexões estratégicas, gerar negócios e fortalecer o trade turístico com inovação e competitividade.

 

A participação integra a política estadual de fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social, expansão de mercados e atração de investimentos. Minas se posiciona como um destino de experiências autênticas, baseado em hospitalidade, eficiência e parceria com o setor privado.

 

Com presença estratégica na Festuris, o Governo de Minas reafirma sua política de valorização do turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. A iniciativa reforça o compromisso de projetar o estado em novos mercados, fortalecer parcerias institucionais e ampliar a visibilidade de destinos que unem cultura, história e inovação. Mais do que participar de um dos maiores encontros do setor nas Américas, Minas Gerais se apresenta como um território de experiências autênticas, preparado para receber o mundo com sua hospitalidade singular.

 

Além do forte apelo cultural e de lazer, o estado se consolida como potência em turismo de negócios. Segundo a Pesquisa de Demanda Turística de 2022, 22% dos visitantes viajam a Minas a trabalho. O estado é o segundo destino mais procurado do país para negócios, com 13,22% do total nacional, de acordo com levantamento da Onfly. O desempenho reflete infraestrutura eficiente, conectividade aérea crescente, serviços qualificados e ambiente favorável ao empreendedorismo.



A Feira acontece no Serra Park, em Gramado, com uma programação intensa que reúne 110 palestrantes e mais de 60 horas de conteúdo. O evento registra crescimento de 15% em relação ao ano anterior, com mais de 400 estandes e 17 mil participantes.

Na abertura do evento, dia 6 de novembro, a CEO do Festuris, Marta Rossi, destacou que o encontro vai além da celebração de uma trajetória de quase quatro décadas — é um convite à transformação. “Após 37 anos de história, não estamos aqui apenas para celebrar o passado, mas para criar novas conexões e responder à pergunta mais urgente de nosso tempo: como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do turismo. O verdadeiro progresso está em usar as ferramentas digitais para fortalecer o que é insubstituível nas relações humanas”, afirmou.

Marta também destacou o protagonismo do turismo sustentável .Ela anunciou ainda a homenagem à Costa Rica, país referência em sustentabilidade, e o lançamento do Projeto Hortênsia, que une turismo, educação e desenvolvimento regional.


                  

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, na abertura do Festuris

                                

Eduardo Zorzanello, também CEO do Festuris, reforçou o propósito do evento em gerar impacto positivo para o setor. “Mais do que números, o que nos move são as entregas que fazemos e o legado que deixamos. Nunca nos entendemos como uma feira apenas, mas como um agente transformador, capaz de impactar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do turismo”, além de enaltecer a representatividade global desta edição, que reúne 200 hosted buyers de diferentes países e 64 destinos internacionais participantes da Feira. 


Carnaval em BH começa dia 31 de janeiro


 A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta semana as reuniões operacionais com os blocos de rua cadastrados para desfilar no Carnaval 2026. A previsão é que sejam promovidos cerca de 800 encontros. Promovidos pela Belotur, eles têm a participação de vários órgãos públicos, como a BHTrans, Corpo de Bombeiros e outras instituições municipais e estaduais envolvidas na organização do evento. Ao todo, 612 grupos se inscreveram, com expectativa de 660 cortejos a serem realizados pelas ruas da capital. A folia do próximo ano será entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.

 

As reuniões operacionais têm o objetivo de esclarecer dúvidas, alinhar procedimentos e fortalecer o diálogo entre o poder público e os representantes dos blocos, garantindo transparência, planejamento conjunto e segurança na realização da festa.

 

Os representantes dos blocos de rua apresentam os planejamentos de desfile e compartilham informações sobre o formato, trajetos propostos e estrutura de apoio necessária. O Grupo de Trabalho analisa as propostas e retorna com a avaliação de viabilidade de cada desfile, considerando aspectos operacionais como local, percurso, horário, tipo de veículo e demais detalhes técnicos.

 

Esses pontos são ajustados, quando necessário, em diálogo com os blocos, para garantir a realização segura e organizada da festa, além de minimizar os impactos gerados por um evento da dimensão do Carnaval de Belo Horizonte.

 

“Cada reunião com os blocos é uma oportunidade de ouvir e construir juntos o que será vivido nas ruas. É nesse diálogo que conseguimos desenhar a folia, pensando nas demandas e nas responsabilidades de todos os envolvidos. O Carnaval de Belo Horizonte é fruto desse trabalho coletivo, que valoriza a diversidade, o cuidado e o espírito colaborativo”, destaca a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.

 


Belo Horizonte foi a primeira capital brasileira a promover encontros individuais com todos os blocos cadastrados, reforçando a busca de transparência, diálogo e realização conjunta de todas as decisões, pensando na melhor forma da realização dos cortejos.

 

Além do suporte técnico e operacional para a realização dos desfiles, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibiliza a todos os blocos da cidade uma infraestrutura que inclui a instalação de banheiros químicos, montagem de gradis, serviços de limpeza urbana, organização de segurança e apoio à segurança pública.

 

Neste ano, a PBH também vai destinar mais de R$ 3,21 milhões em recursos financeiros, que serão distribuídos entre até 105 blocos selecionados.


Padres abençoam Festuris com imagem de padroeiro


O Festuris - Feira Internacional de Turismo de Gramado começou de forma oficial dia 7 de novembro. E o descerramento da fita ocorreu com um momento muito especial: os padres da Igreja matriz São Pedro, Neimar Pies e Eduardo Saraiva fizeram uma bênção ao evento, junto da imagem de São Pedro, padroeiro da cidade e do Rio Grande do Sul.



"Queremos louvar e agradecer a Deus pela equipe que organiza há tantos anos esse evento e dizer que, em primeiro lugar, Deus, que conduz a nossa vida, Ele que é o criador de tudo, mas que dá a nós a capacidade de continuar aperfeiçoando a criação de Deus. E o turismo é uma parte desse aperfeiçoamento, de embelezar a criação de Deus para que a gente contemple e agradeça cada vez mais a Ele, o criador de tudo. Que Deus abençoe essa 37ª edição. Que vocês se sintam em casa", cita o padre Neimar.

Uma oração do Pai Nosso foi feita entre todos os presentes, no portão de abertura. Em seguida, a imagem de São Pedro participou de uma pequena peregrinação até o estande da cidade de Gramado, onde ficará até o fim da feira, no sábado à noite.

"Muito bacana, a gente tendo esse momento de chuva, são as bênçãos vindas, justamente para a gente entrar nessa edição, com muita gratidão e iniciar mais um evento, com toda a alegria, toda a felicidade. Vai ser um evento de muita troca, muito conhecimento", comemora Eduardo Zorzanello.

"O Festuris é um ambiente que promove turismo e o turismo promove bem-estar, prazer e alegria. Nós temos que estar presentes aqui com muita intensidade, para mostrar o que é o turismo de e para o Rio Grande do Sul", destaca o secretário estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini.


Vestido à caráter, Santini, junto da comissão do Estado, do vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi e dos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, cantou pelos corredores a tradicional música gauchesca "Eu sou do Sul".


Eduardo e Marta Rossi


Ao chegar no estande do Rio Grande do Sul, Santini abriu de forma oficial a feira para o Estado. Apresentações de dança, com flash mob, também foram feitas, que encantaram os visitantes participantes.


Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira  informações para sergio51moreira@bol.com.br


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