Azul e Azul Conecta abrem mais de 180 novas vagas para pilotos e para comissários de bordo
Companhia reforça seu quadro de aeronautas e começa novo ciclo de crescimento a partir do começo do ano que vem
São Paulo, 5 de novembro de 2025 – A Azul e sua unidade de aviação regional, a Azul Conecta, vão abrir 186 vagas para pilotos. Do total, 160 profissionais integrarão o quadro da Azul, enquanto 26 atuarão na Azul Conecta, considerada a principal porta de entrada para quem deseja seguir carreira como piloto na companhia.
O processo seletivo contemplará diferentes etapas de avaliação, com oportunidades para pilotos com diferentes níveis de experiência e que buscam crescer dentro do grupo. Atualmente, a Azul opera aeronaves dos modelos Airbus A330, Airbus A320/321, Embraer 195 e ATR. Já a Azul Conecta voa com os Cessna Grand Caravan, e é considerada a maior operadora do modelo no mundo, em número de horas voadas, e também opera o Pilatus PC-12.
“Nos últimos meses, passamos por transformações significativas que estão impulsionando a Azul para um futuro ainda mais sólido e promissor. Com isso, abrimos a portas para que novos pilotos possam fazer parte da família Azul. Da mesma forma, quem hoje já é um Tripulante também terá a oportunidade de crescer, assumindo novas posições na carreira”, diz Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul Linhas Aéreas.
Com as melhorias operacionais implantadas ao longo deste ano, a Azul terá um novo ciclo de expansão, permitindo a contratação de mais profissionais e a geração de novas oportunidades de emprego. Além dos pilotos, vão ser abertas vagas para comissários de bordo em todo o Brasil.
Azul Conecta
Criada há cinco anos para fortalecer a aviação regional, a Azul Conecta se consolidou como a maior operadora mundial do Cessna Grand Caravan e principal empresa regional com voos regulares no Brasil. Em 2024, foram mais de 31 mil horas de voo acumuladas.
Atualmente, a companhia opera 24 aeronaves em 44 destinos, com média de 1,2 mil voos e 10,8 mil assentos por mês. Só no primeiro semestre de 2025, foram cerca de 7,2 mil voos e 28 mil Clientes transportados, levando conectividade aérea a regiões onde o acesso muitas vezes só seria possível por via fluvial.
Responsável por levar conectividade a áreas remotas do Brasil, a Azul Conecta opera em todas as regiões do país e sua malha atende destinos que nunca antes tiveram acesso ao modal aéreo.
Melhor companhia aérea para trabalhar
Em outubro, a Azul foi a melhor colocada entre as empresas do setor aéreo nacional no ranking Melhores Empregadores de 2025, promovido pela revista TIME em parceria com a plataforma Statista, na categoria Transporte e Logística. A Companhia conquistou a 35ª posição, ficando à frente das empresas de aviação brasileiras.
O reconhecimento reforça o compromisso da Azul com a excelência no atendimento e a valorização de seus profissionais. Em 2024, a companhia já havia sido eleita a melhor aérea brasileira no ranking The World’s Best Brands, na categoria Hospitalidade e Viagens.
A pesquisa, inédita em 2025, ouviu mais de 500 mil avaliações de funcionários em diversos países, incluindo Brasil, Índia e Austrália. No Brasil, foram consideradas as 500 empresas cujos colaboradores demonstraram maior disposição em recomendar seus empregadores.
Requisitos e qualificações
Comandante Azul Conecta:
Horas de voo serão analisadas pelo Comitê de Recrutamento de Pilotos;
- Licença de Piloto Comercial;
- Habilitação MNTE – Válida;
- Habilitação IFR – Válida;
- CMA de 1ª classe (PC) emitido no Brasil – Válido
- Proficiência em Inglês nível ICAO 4 ou superior: é um diferencial;
- Passaporte Brasileiro – Válido;
- Curso Superior é uma vantagem, não é requisito mínimo.
Copiloto Azul Conecta
Horas de voo serão analisadas pelo Comitê de Recrutamento de Pilotos;
- Licença de Piloto Comercial;
- CMA de 1ª classe (PC) emitido no Brasil – Válido;
- Proficiência em Inglês nível ICAO 4 ou superior – é um diferencial;
- Passaporte Brasileiro – Válido;
- Habilitação MNTE – Válida;
- Habilitação IFR – Válida;
- Curso Superior é uma vantagem, não é requisito mínimo;
Copiloto Azul Linhas Aéreas
Horas de voo serão analisadas pelo Comitê de Recrutamento de Pilotos;
- Licença de Piloto Comercial;
- Habilitação MLTE ou TIPO - Válida
- Habilitação IFR - Válida
- Jet Training ou Experiência em Multi-Crew (Empresa RBAC 121/135);
- Experiência recente (mínimo de 3 pousos e 3 decolagens nos últimos 90 dias)
- CCT PLA – PLA Teórico;
- CMA de 1ª classe (PC) emitidos no Brasil – Válido
- Proficiência em inglês nível ICAO 4 ou superior válido (2 meses) – requisito mínimo;
- Passaporte Brasileiro – Válido;
- Visto Americano B1/B2 –Válido ou Cidadania Europeia;
- Curso Superior é uma vantagem, não é requisito mínimo
Passageiros que comprarem uma passagem da companhia até o próximo domingo ganharam presente e bilhetes também estão com desconto
A passagem bônus inclui uma bagagem despachada de até 12 kg e pode ser resgatada até 31 de dezembro de 2025, com disponibilidade em todo o calendário de voos.
Dentro da CyberFly, a companhia também lançou tarifas promocionais válidas até domingo, 9 de novembro, disponíveis no site da Flybondi.
Entre as ofertas, há passagens para descontos turísticos de grande procura para o público brasileiro a partir de R$ 95 o trecho, conectando Buenos Aires a Córdoba, Mendoza, Bariloche, Salta, El Calafate e Ushuaia, entre outros.
Avianca recebe o primeiro Airbus A320neo com cabine Airspace
• A chegada deste A320neo fortalece a frota de curta e média distância da Avianca e oferece aos clientes uma experiência renovada com a cabine Airspace.
• Além de conforto, esta aeronave proporciona uma redução significativa no consumo de combustível e nas emissões.
• Este avião faz parte do robusto plano de frota do Grupo Abra, que inclui 138 Airbus A320neo, 96 Boeing 737MAX, 5 Airbus A350 e até 7 Airbus A330neo.
Esta primeira aeronave faz parte do robusto plano de frota anunciado pelo Grupo Abra, que inclui 138 Airbus A320neo e 96 Boeing 737MAX, além de cinco Airbus A350 e até sete Airbus A330neo, que permitirão fortalecer a rede de rotas das companhias aéreas do Grupo.
Entre os aeroportos da Região Norte, Belém é o mais movimentado em número de passageiros e voos domésticos regulares - Foto: Divulgação
Novo aeroporto de Belém conecta Amazônia e deve bater recorde de movimentação Com obras entregues para receber os participantes da COP 30, terminal se consolida como um dos principais hubs aéreos da Região Norte |
O Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-De-Cans), em Belém (PA), vive um momento inédito. Em 2024, cerca de 4 milhões de passageiros passaram pelo terminal, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para este ano, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, a expectativa é de que esse número seja superado.
Entre os aeroportos da Região Norte, Belém é o mais movimentado em número de passageiros e voos domésticos regulares. Durante os dias da conferência, de 10 a 21 de novembro, estima-se que mais de 40 mil visitantes passem pela capital paraense, colocando a cidade sob os holofotes das discussões climáticas globais e na vitrine do turismo mundial.
Para receber esse volume extra de aeronaves e passageiros, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) aceleraram as obras de melhoria do terminal: foram investidos aproximadamente R$ 450 milhões para antecipação das obras de requalificação da fase 1B, que contemplam intervenções no saguão do aeroporto, área de embarque, pista de pousos e decolagens, taxiways e pátio de aeronaves.
As entregas, que garantem conforto aos passageiros e segurança na operação aeroportuária, também deixarão um legado para os paraenses. “Belém consolida-se como importante hub logístico da Região Norte, cumprindo um papel estratégico na conectividade nacional e com um aeroporto que é exemplo de integração, inovação, sustentabilidade e orgulho nacional”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Mais de 1.500 empregos diretos e indiretos foram gerados durante a realização das obras.
“Em um período em que o Pará ganha destaque mundial, entregamos um aeroporto mais moderno, confortável e eficiente, à altura não apenas de grandes eventos como a COP 30, mas preparado para receber mais voos com segurança e qualidade. As operações estão dentro dos mais altos padrões de segurança e transformarão a conectividade da região”, afirma Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA).
O aeroporto atua como ponto de convergência para companhias aéreas, servindo como ponto de escala técnica e logística para aeronaves de menor porte que conectam localidades remotas. Além disso, é um dos poucos da região com capacidade de operação 24 horas e infraestrutura de pista capaz de receber aeronaves como Boeing 737-800 e o Airbus A320 – modelos comumente utilizados na aviação comercial em operações de média e longa distâncias.


.jpeg)
.jpg)



.jpeg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário