Azul corta voos em 14 cidades de nove estados, mas planeja 900 voos para o verão de Minas Gerais, além de mais 412 voos extras para Maceió, tudo isso em plena recuperação judicial
São Paulo, 12 de agosto de 2025 – A companhia aérea Azul informou ontem (11) o encerramento das operações em 14 cidades: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grossa (PR).
A Azul revelou que concentrará as operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs, reduzindo as rotas com conexões.
A companhia explicou em nota que está racionalizando, desde julho, algumas rotas: São ajustes que levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação”.
Recuperação judicial
A Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio deste ano. A companhia firmou acordos de reorganização financeira com alguns parceiros considerados “chave” pela companhia aérea. A medida visa obter US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.
Os acordos de reorganização incluem também credores, um arrendador de aeronaves, entre outros parceiros considerados estratégicos. A Azul informa que suas operações e vendas seguem normalmente, e que todos bilhetes, benefícios e pontos do Azul Fidelidade serão mantidos.
Entretanto, a companhia anunciou que terá 49 voos semanais para a capital alagoana, o maior volume entre todos os destinos comercializados pela marca. O desempenho reforça o crescimento expressivo da Azul Viagens no estado, que registrou alta de 33% no número de Clientes embarcados em Alagoas no primeiro semestre de 2025, totalizando cerca de 120 mil viajantes transportados no período.
Temporada de Verão: Minas Gerais terá cerca de 900 voos extras
A Azul montou uma operação especial para Minas Gerais com cerca de 900 voos extras e mais de 133 mil assentos entre chegadas e partidas para atender a demanda da alta temporada do verão 2025/2026. A Companhia fez um planejamento para o período entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, quando os aeroportos de Belo Horizonte e Uberlândia ganharão reforço em suas operações aéreas, incluindo o incremento de voos internacionais.
Na capital mineira, o Aeroporto de Confins, um dos principais hubs da Companhia, ampliará o número de voos e assentos para 14 destinos como Maceió-AL, João Pessoa-RN, Fortaleza-CE, Foz do Iguaçu-PR, Salvador-BA, Ilhéus-BA, Florianópolis-SC e Goiânia-GO. Além disso, a Azul oferecerá dois novos mercados sazonais com rotas para Jericoacoara-CE e Navegantes-SC.
Os números de voos e assentos para o aeroporto de Foz do Iguaçu, por exemplo, se destacam com aumento de voos e assentos de 200% e 264%, respectivamente. Já o aeroporto da capital da Paraíba, o aumento no número de decolagens e assentos chega a 71%. As partidas de Confins para o aeroporto de Fortaleza terão um aumento de 30% no número de voos e de assentos. O planejamento para os voos de Belo Horizonte para Ilhéus prevê um aumento de 22% nos voos e 25% na oferta de assentos.
Também para a temporada de verão, a partir de dezembro, a Azul terá uma operação sazonal com partidas do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com destino a Curaçao, no Caribe. A cidade caribenha terá a oferta de quatro voos semanais em cada sentido, em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes.
Uberlândia
O Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, também ganhará um reforço em sua malha aérea para a temporada de verão com cerca de 140 voos extras e oferta de mais de 20 mil assentos para destinos badalados do Nordeste: João Pessoa, Maceió, Natal, Salvador e Porto Seguro, além do aeroporto de Viracopos, principal hub da Companhia em Campinas.
Azul terá 412 voos extras para Maceió na Alta Temporada de Verão 2025/2026
A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, reforçará sua presença em Maceió durante a alta temporada de verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia terá 412 voos extras de/para a capital alagoana, totalizando mais de 64 mil assentos ofertados no período. O incremento representa crescimento de 52% no número de decolagens e de 59% na oferta de assentos em relação à temporada regular.
O reforço na malha inclui cinco novos mercados sazonais: Bauru (SP), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Presidente Prudente (SP). Além disso, haverá crescimento nas operações que ligam a capital alagoana a importantes hubs e mercados da Azul, como Congonhas (SP), São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Confins/Belo Horizonte (MG).
Os números de voos e assentos para o aeroporto de Congonhas se destacam, com crescimento de 250% no número de decolagens e de 219% na oferta de assentos. Em São José do Rio Preto, o aumento será de 150% no número de decolagens e 142% na oferta de assentos. Goiânia terá incremento de 100% no número de decolagens e 90% na oferta de assentos, enquanto Uberlândia registrará crescimento de 100% no número de voos e 106% na quantidade de assentos ofertados.
Operação da Azul Viagens em Maceió
Durante a alta temporada, a operadora de turismo da Azul terá 49 voos dedicados semanais para a capital alagoana, o maior volume entre todos os destinos comercializados pela marca. O desempenho reforça o crescimento expressivo da Azul Viagens no estado, que registrou alta de 33% no número de Clientes embarcados em Alagoas no primeiro semestre de 2025, totalizando cerca de 120 mil viajantes transportados no período.
“Maceió é um destino estratégico para a Azul, com grande potencial para o turismo de lazer. A alta temporada é um momento em que reforçamos nossa presença para atender à demanda crescente, ampliando a oferta de assentos e conectando ainda mais Clientes às belezas naturais e à hospitalidade da cidade. Esse movimento fortalece o turismo local e contribui para a geração de emprego em Alagoas”, destacou Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens.
Operação direta de Congonhas para o Nordeste
A partir do Aeroporto de Congonhas, além de Maceió, outros quatro aeroportos nordestinos terão aumento expressivo no número de decolagens e assentos oferecidos, chegando a até 80% de acréscimo em relação à programação regular. Serão eles: João Pessoa (PB), Ilhéus (BA), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Neste sentido, a Companhia também vai oferecer 4.460 voos dedicados da Azul Viagens a partir do aeródromo paulistano, o que equivalerá a um crescimento de 111% em relação à temporada regular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário