Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 12 de agosto de 2025

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Azul corta voos em 14 cidades de nove estados, mas planeja 900 voos para o verão de Minas Gerais, além de mais 412 voos extras para Maceió, tudo isso em plena recuperação judicial




Azul corta voos em 14 cidades de nove estados, mas planeja 900 voos para o verão de Minas Gerais, além de mais 412 voos extras para Maceió, tudo isso em plena recuperação judicial

São Paulo, 12 de agosto de 2025 – A companhia aérea Azul informou ontem (11) o encerramento das operações em 14 cidades: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grossa (PR).

A Azul revelou que concentrará as operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs, reduzindo as rotas com conexões.

A companhia explicou em nota que está racionalizando, desde julho, algumas rotas: São ajustes que levam em consideração, ainda, uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, até questões de disponibilidade de frota, bem como o seu atual processo de reestruturação”.

Recuperação judicial
A Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio deste ano. A companhia firmou acordos de reorganização financeira com alguns parceiros considerados “chave” pela companhia aérea. A medida visa obter US$ 950 milhões em investimentos. A reestruturação da empresa, que inclui parceria com as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines, está estimada em cerca de US$ 1,6 bilhão.

Os acordos de reorganização incluem também credores, um arrendador de aeronaves, entre outros parceiros considerados estratégicos. A Azul informa que suas operações e vendas seguem normalmente, e que todos bilhetes, benefícios e pontos do Azul Fidelidade serão mantidos.

Entretanto, a companhia anunciou que terá 49 voos semanais para a capital alagoana, o maior volume entre todos os destinos comercializados pela marca. O desempenho reforça o crescimento expressivo da Azul Viagens no estado, que registrou alta de 33% no número de Clientes embarcados em Alagoas no primeiro semestre de 2025, totalizando cerca de 120 mil viajantes transportados no período.

Temporada de Verão: Minas Gerais terá cerca de 900 voos extras

 

A Azul montou uma operação especial para Minas Gerais com cerca de 900 voos extras e mais de 133 mil assentos entre chegadas e partidas para atender a demanda da alta temporada do verão 2025/2026. A Companhia fez um planejamento para o período entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, quando os aeroportos de Belo Horizonte e Uberlândia ganharão reforço em suas operações aéreas, incluindo o incremento de voos internacionais.
 

Na capital mineira, o Aeroporto de Confins, um dos principais hubs da Companhia, ampliará o número de voos e assentos para 14 destinos como Maceió-AL, João Pessoa-RN, Fortaleza-CE, Foz do Iguaçu-PR, Salvador-BA, Ilhéus-BA, Florianópolis-SC e Goiânia-GO. Além disso, a Azul oferecerá dois novos mercados sazonais com rotas para Jericoacoara-CE e Navegantes-SC.
 

Os números de voos e assentos para o aeroporto de Foz do Iguaçu, por exemplo, se destacam com aumento de voos e assentos de 200% e 264%, respectivamente. Já o aeroporto da capital da Paraíba, o aumento no número de decolagens e assentos chega a 71%. As partidas de Confins para o aeroporto de Fortaleza terão um aumento de 30% no número de voos e de assentos. O planejamento para os voos de Belo Horizonte para Ilhéus prevê um aumento de 22% nos voos e 25% na oferta de assentos.
 

Também para a temporada de verão, a partir de dezembro, a Azul terá uma operação sazonal com partidas do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, com destino a Curaçao, no Caribe. A cidade caribenha terá a oferta de quatro voos semanais em cada sentido, em aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes.


Uberlândia
 

O Aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, também ganhará um reforço em sua malha aérea para a temporada de verão com cerca de 140 voos extras e oferta de mais de 20 mil assentos para destinos badalados do Nordeste: João Pessoa, Maceió, Natal, Salvador e Porto Seguro, além do aeroporto de Viracopos, principal hub da Companhia em Campinas.



Azul terá 412 voos extras para Maceió na Alta Temporada de Verão 2025/2026
A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, reforçará sua presença em Maceió durante a alta temporada de verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, a companhia terá 412 voos extras de/para a capital alagoana, totalizando mais de 64 mil assentos ofertados no período. O incremento representa crescimento de 52% no número de decolagens e de 59% na oferta de assentos em relação à temporada regular.
O reforço na malha inclui cinco novos mercados sazonais: Bauru (SP), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR) e Presidente Prudente (SP). Além disso, haverá crescimento nas operações que ligam a capital alagoana a importantes hubs e mercados da Azul, como Congonhas (SP), São José do Rio Preto (SP), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP) e Confins/Belo Horizonte (MG).
Os números de voos e assentos para o aeroporto de Congonhas se destacam, com crescimento de 250% no número de decolagens e de 219% na oferta de assentos. Em São José do Rio Preto, o aumento será de 150% no número de decolagens e 142% na oferta de assentos. Goiânia terá incremento de 100% no número de decolagens e 90% na oferta de assentos, enquanto Uberlândia registrará crescimento de 100% no número de voos e 106% na quantidade de assentos ofertados.
Operação da Azul Viagens em Maceió
Durante a alta temporada, a operadora de turismo da Azul terá 49 voos dedicados semanais para a capital alagoana, o maior volume entre todos os destinos comercializados pela marca. O desempenho reforça o crescimento expressivo da Azul Viagens no estado, que registrou alta de 33% no número de Clientes embarcados em Alagoas no primeiro semestre de 2025, totalizando cerca de 120 mil viajantes transportados no período.
“Maceió é um destino estratégico para a Azul, com grande potencial para o turismo de lazer. A alta temporada é um momento em que reforçamos nossa presença para atender à demanda crescente, ampliando a oferta de assentos e conectando ainda mais Clientes às belezas naturais e à hospitalidade da cidade. Esse movimento fortalece o turismo local e contribui para a geração de emprego em Alagoas”, destacou Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens.
Operação direta de Congonhas para o Nordeste
A partir do Aeroporto de Congonhas, além de Maceió, outros quatro aeroportos nordestinos terão aumento expressivo no número de decolagens e assentos oferecidos, chegando a até 80% de acréscimo em relação à programação regular. Serão eles: João Pessoa (PB), Ilhéus (BA), Natal (RN) e Fortaleza (CE). Neste sentido, a Companhia também vai oferecer 4.460 voos dedicados da Azul Viagens a partir do aeródromo paulistano, o que equivalerá a um crescimento de 111% em relação à temporada regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.