Renault lançou o modelo Koleos SUV produzido na Coreia do Sul para mercados fora da Europa, incluindo a própria Coreia
9 meses de 2024:
– Faturamento do Grupo: 37,7 bilhões de euros, +0,8% em comparação com o mesmo período em 2023 e +3,7% com taxas de câmbio constantes[1]
– Faturamentos da Divisão Automotiva: 33,7 bilhões de euros, -1,5% em comparação com o mesmo período em 2023 e +1,1% com taxas de câmbio constantes1
· 3º trimestre de 2024:
– Faturamento do Grupo: 10,7 bilhões de euros, +1,8% em comparação com o mesmo período em 2023 e +5,0% com taxas de câmbio constantes1
– Faturamento da Divisão Automotiva: 9,3 bilhões de euros, -0,5% em comparação com o mesmo período em 2023 e +2,6% com taxas de câmbio constantes1
– Melhoria contínua do efeito do mix de produtos de +3,8 pontos
· Marcas automotivas performantes:
– A marca Renault está em 3º lugar do ranking na Europa, 1ª no mercado de comerciais leves[2] e 1ª na França. O Clio é o 2º carro mais vendido na Europa, considerando todos os canais de distribuição
– A Dacia ocupou a 9ª posição do ranking na Europa em veículos de passeio (VP), consolidando sua posição no pódio europeu das vendas de veículos de passeio no varejo. O Sandero é o carro mais vendido na Europa, considerando todos os canais de distribuição
– A Alpine registrou um forte crescimento de dois dígitos desde o início do ano, antes do lançamento de sua ofensiva de produtos
· Carteira de pedidos robusta na Europa com aproximadamente 2 meses de vendas previstas, refletindo um sólido nível de pedidos e com a perspectiva de um forte 4º trimestre
· Gestão disciplinada dos estoques totais que chegaram a 528.000 veículos em 30 de setembro de 2024 (em queda de 14.000 unidades de um ano para o outro)
· O Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:
– Margem operacional do Grupo ≥ 7,5%
– Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros
“No 3º trimestre, nosso faturamento começou a se beneficiar de uma ofensiva de produtos jamais vista, com 10 lançamentos de novos veículos neste ano, o que representa 18% do faturamento do trimestre. Esta tendência deve continuar nos próximos trimestres, em linha com o lançamento progressivo de veículos em seus respectivos mercados, principalmente com a chegada de 7 novos modelos prevista para 2025. Esta gama atraente e competitiva conta tanto com veículos elétricos como híbridos e a combustão, demonstrando que somos capazes de nos adaptar independentemente do ritmo de transição para os veículos elétricos. Nossa gama continua sendo um elemento-chave da performance do Grupo, assim como a redução de custos. Em um ambiente desafiador, estamos acelerando uma transformação profunda, com o apoio de nossas equipes totalmente engajadas para melhorar nossa agilidade e construir nosso próximo capítulo” declarou Thierry Piéton, CFO do Renault Group.
Faturamento do 3º trimestre
O faturamento do Grupo atingiu 10.701 milhões de euros, em alta de 1,8% em comparação com o 3º trimestre de 2023. Com taxas de câmbio constantes[3], houve um avanço de 5,0%.
O faturamento da Divisão Automotiva ficou em 9.347 milhões de euros, em queda de -0,5% em comparação com o 3º trimestre de 2023, incluindo -3,1 pontos de efeito de câmbio negativo (289 milhões de euros), principalmente devido à desvalorização do Peso Argentino, do Real Brasileiro e, em menor medida, da Lira Turca. Com taxas de câmbio constantes1, houve um avanço de 2,6%.
Esta evolução se explica principalmente pelos elementos seguintes:
• Um efeito estável dos preços (+ 0,2 ponto) conforme previsto, que reflete a entrada em uma fase de estabilização dos preços. O Renault Group quer compensar os efeitos negativos das taxas de câmbio por meio de ações nos preços, ao mesmo tempo em que repassa parte da redução dos custos aos seus clientes, principalmente entregando conteúdo. Esta estratégia reforça a competitividade dos veículos do Grupo ao mesmo tempo em que protege as margens.
• Um efeito positivo do mix de produtos de +3,8 pontos, que reflete os primeiros benefícios da aceleração dos novos modelos do Grupo para as marcas Renault (Scenic E-Tech elétrico, Symbioz e Rafale) e Dacia (Duster). Esta melhoria progressiva em comparação com os trimestres anteriores deve continuar, em linha com o ritmo dos lançamentos do Grupo.
• Um efeito ligeiramente negativo do mix geográfico de -1,2 ponto, que se explica pela aceleração do Kardian no Brasil e pelos emplacamentos mais fracos na França e na Alemanha durante o trimestre.
• Um efeito negativo dos volumes de -3,1 pontos. A queda de 5,6% nos emplacamentos foi parcialmente compensada por uma desestocagem menor da rede de concessionárias independentes durante o trimestre, em comparação com o 3º trimestre de 2023 (desestocagem de 93.000 unidades no 3º trimestre de 2023 vs. 72.000 unidades no 3º trimestre de 2024). Apesar de significativa, esta desestocagem também está alinhada com as tendências sazonais de um terceiro trimestre.
· Um efeito negativo das vendas às empresas parceiras de -2,1 pontos, que reflete um ano de transição antes dos lançamentos de novos veículos para os parceiros do Renault Group, começando por um novo veículo elétrico do segmento B para a Nissan em 2025.
· Um efeito “Outros” positivo de +5,0 pontos, principalmente graças à sólida performance do Retail Renault Group (RRG) e da atividade de peças e acessórios.
Os Serviços de Mobilidade contribuíram com 14 milhões de euros para o faturamento do 3º trimestre de 2024, contra 11 milhões de euros no 3º trimestre de 2023.
A Mobilize Financial Services realizou um faturamento de 1.340 milhões de euros no 3º trimestre de 2024, em alta de 21,6% em comparação com o 3º trimestre de 2023, em razão da alta das taxas de juros e do aumento de 8,5% da média dos ativos geradores de receita (56,5 bilhões de euros) em comparação com o 3º trimestre de 2023.
Em 30 de setembro de 2024, os estoques totais (incluindo a rede independente) totalizavam 528.000 veículos (em queda de 14.000 unidades de um ano para o outro):
· Estoques do Grupo: 231.000 veículos,
· Estoques da rede independente: 297.000 veículos.
O nível dos estoques totais no fechamento de setembro estava de acordo com a evolução sazonal normal e a aceleração dos lançamentos dos novos produtos do Grupo. Além disso, ele estava alinhado a uma carteira de pedidos robusta de aproximadamente 2 meses de vendas previstas no fechamento de setembro.
Perspectivas financeiras para 2024
O Renault Group confirma suas perspectivas financeiras para 2024:
· Margem operacional do Grupo ≥ 7,5%,
· Fluxo de caixa livre ≥ 2,5 bilhões de euros.
Resultados Comerciais – Destaque
· Nos 9 primeiros meses de 2024, as vendas do Grupo ficaram estáveis em comparação com o mesmo período em 2023, com 1.637.225 veículos vendidos (-0,4%). Na Europa[4], o Grupo emplacou 1.175.762 veículos (+3,1%), apresentando uma evolução maior que o mercado (+1,8%). Todas as marcas do Grupo contribuíram para este crescimento (Renault +3,5%, Dacia +2,2% e Alpine +17,5%), com performance superior à do mercado.
· No 3º trimestre de 2024, as vendas mundiais do Grupo chegaram a 482.468 veículos (-5,6%). Na Europa, o Grupo resiste melhor que a tendência de queda do mercado (-6,1%) com o emplacamento de 328.111 veículos (- 5,3%), recuperando participações de mercado e confirmando seu 3º lugar no ranking, com 9,8% do mercado automotivo. As vendas estão avançando, com uma performance superior aos mercados, principalmente na Itália (+16,6%), Espanha (+11,9%) e Reino Unido (+11,4%), permitindo compensar parcialmente uma atividade mais fraca na França e Alemanha. Fora da Europa, o Grupo emplacou 150.217 veículos (-5,8%).
· A marca Renault segue em crescimento nos principais mercados, com 1.126.560 veículos vendidos no mundo nos 9 primeiros meses de 2024:
– Na Europa[5], a marca ficou em 3º lugar no ranking com 740.314 veículos vendidos, em alta de 3,5%, o que representa uma participação de mercado de 6,6%. As vendas da Renault avançaram principalmente na Itália (+16,2%), Espanha (+10,6%), Reino Unido (+24,3%) e na França (+1,1%), onde a Renault confirma sua liderança no mercado. O Renault Clio, cujas vendas na Europa avançaram 5,6%, subiu 3 posições para se tornar o 2º veículo mais vendido, considerando todos os canais de distribuição. A marca confirma sua posição de líder do mercado europeu de veículos comerciais leves – com exceção de picapes – com vendas em alta de 9,9%.
– Fora da Europa, com a implementação do International Game Plan 2027, a marca teve um aumento em suas vendas de +6,0% no Brasil, graças ao lançamento bem-sucedido do Renault Kardian e de +3,9% na Turquia, com o lançamento do Novo Renault Duster.
– No 3º trimestre de 2024, as vendas da marca Renault chegaram a 339.307 unidades, um recuo de -4,9%.
– No 4º trimestre de 2024, a marca Renault vai se beneficiar da aceleração de seus vários lançamentos, tanto no mercado europeu como fora da Europa.
· A marca Dacia vendeu 500.957 veículos no mundo nos 9 primeiros meses de 2024, em alta de 1,5% em comparação com o mesmo período em 2023. Na Europa[6], com 432.332 veículos vendidos (+ 2,2%), a marca avançou duas posições no mercado VP, subindo para a 9ª posição e confirmando seu lugar no pódio europeu das vendas de VP no varejo, que é o principal foco da marca.
A Dacia registrou fortes avanços na Itália (+15,0%) e Espanha (+14,6%), mantendo um sólido 3º lugar no mercado francês de VP em um contexto de renovação da gama de veículos com a chegada do Novo Duster e do Novo Spring.
O Dacia Sandero, cujas vendas tiveram alta de 16,3% nos 9 primeiros meses de 2024, é o veículo mais vendido da Europa, considerando todos os canais de distribuição.
No 3º trimestre de 2024, a performance da marca teve um recuo (-3,8%) com 142.431 veículos vendidos, devido à transição de gerações do Spring e Duster. O excelente nível de pedidos do Novo Duster confirma perspectivas positivas para os próximos trimestres.
· A marca Alpine emplacou 3.333 modelos A110 nos 9 primeiros meses de 2024, uma alta de 16,5% em comparação com o ano anterior. O mix foi substancialmente elevado, com mais de 80% das vendas nas versões topo de linha. Na Europa, a marca esteve em alta em seus principais mercados: +21,5% na França, +19,5% na Alemanha e +17,6% no Reino Unido.
A Alpine teve um bom lançamento de pedidos de seu novo modelo A290, um compacto esportivo que chegará às concessionárias na França no decorrer do 4º trimestre. A marca também vai abrir 3 novos pontos de venda, o que levará a 160 o número total de Alpine Stores no mundo.
· Uma estratégia comercial centrada no valor, que continua dando resultado. No 3º trimestre de 2024:
– A participação das vendas do Grupo no varejo nos seus cinco principais mercados na Europa representou 67,8% das vendas totais (mais de 23 pontos acima do mercado), um avanço em comparação com os dois primeiros trimestres do ano.
Quatro veículos do Grupo estavam no top 10 das vendas no varejo na Europa: Sandero, Duster, Clio e Captur. Na Europa, Mais de um a cada dois veículos no varejo na Europa eram da marca Renault; já a Dacia atingiu um mix de 85% de suas vendas no varejo.
– Nos segmentos C e superiores, a marca Renault teve uma aceleração (42,4% das vendas da marca, +1,6 ponto), alavancada principalmente pelo Austral e o Espace E-Tech Full Hybrid, cujas versões topo de linha são as mais procuradas, sem contar que em breve haverá a aceleração dos modelos Scenic E-Tech 100% elétrico, Symbioz e Rafale.
· A participação dos veículos eletrificados representou 30,2% das vendas de veículos de passeio do Grupo na Europa (+3,4 pontos em comparação com o mesmo período em 2023). Esta performance se explica pelo grande crescimento das vendas dos modelos híbridos, em alta de +52,4% em comparação com o mesmo período em 2023.
Para a marca Renault, a participação dos veículos eletrificados representa 46,8% de suas vendas de veículos de passeio na Europa (+ 7,8 pontos em comparação com o mesmo período em 2023). A marca segue em progressão neste mercado, com uma participação de mercado de 7,4%, em alta de 1 ponto. A marca Renault ocupava a 2º posição no mercado europeu de veículos híbridos.
A participação dos veículos 100% elétricos nas vendas de veículos de passeio do Grupo na Europa foi de 7,6% (11,6% para as vendas de veículos de passeio da marca Renault). Conforme previsto, este número apresentou queda em um ano de transição marcado pela descontinuação dos modelos elétricos Zoe e Twingo, além da mudança de geração do Dacia Spring.
O Renault Group está lançando uma gama completa de veículos 100% elétricos, representada pelos modelos Scenic E-Tech 100% elétrico, Renault 5 E-Tech 100% elétrico, Alpine A290, Novo Dacia Spring, Renault 4 E-Tech 100% elétrico e Alpine A390, que darão sustentação à penetração do Renault Group em veículos elétricos.
· No 4º trimestre de 2024, as vendas do Grupo terão como foco a chegada progressiva de sete novos veículos em países europeus: Renault 5 E-Tech 100% elétrico, Novo Renault Captur, Renault Symbioz, Novo Renault Master (eleito International Van Of The Year 2025), Novo Dacia Spring, Novo Dacia Duster e Alpine A290. Fora da Europa, as vendas da marca Renault serão alavancadas pelo primeiro trimestre cheio de vendas do Kardian na América Latina, do Novo Renault Duster na Turquia e do Grand Koleos na Coreia do Sul, país onde o modelo está realizando um excelente lançamento.
Faturamento consolidado do Renault Group
(em milhões de euros) | 2023 | 2024 | ∆ em % vs. 2023 | ∆ em % vs. 2023 com taxas de câmbio constantes |
3º trimestre | ||||
Divisão Automotiva | 9.394 | 9.347 | - 0,5% | + 2,6% |
Serviços de Mobilidade | 11 | 14 | + 27,3% | + 27,2% |
Financiamento das vendas (Mobilize Financial Services) | 1.102 | 1.340 | + 21,6% | + 25,6% |
Total | 10.507 | 10.701 | +1,8% | + 5,0% |
Acumulado 9 meses | ||||
Divisão Automotiva | 34.244 | 33.719 | - 1,5% | + 1,1% |
Serviços de Mobilidade | 32 | 45 | + 40,6% | + 40,0% |
Financiamento das vendas (Mobilize Financial Services) | 3.080 | 3.895 | + 26,5% | + 32,2% |
Total | 37.356 | 37.659 | + 0,8% | + 3,7% |
15 principais mercados do Renault Group no fechamento de setembro de 2024
Acumulado no fechamento de setembro de 2024 | Volumes (unidades) | Penetração VP + VU (%) | |
1 | FRANÇA | 400.839 | 25,8 |
2 | ITÁLIA | 156.807 | 11,6 |
3 | TURQUIA | 118.621 | 14,0 |
4 | ESPANHA | 107.592 | 12,4 |
5 | ALEMANHA | 104.939 | 4,5 |
6 | BRASIL | 92.457 | 5,3 |
7 | REINO UNIDO | 90.438 | 5,1 |
8 | MARROCOS | 48.715 | 39,6 |
9 | BÉLGICA + LUXEMBURGO | 48.201 | 10,8 |
10 | ROMÊNIA | 45.822 | 35,0 |
11 | POLÔNIA | 37.808 | 8,4 |
12 | ÍNDIA | 32.167 | 0,9 |
13 | HOLANDA | 30.541 | 8,7 |
14 | PORTUGAL | 27.256 | 15,0 |
15 | ARGENTINA | 26.459 | 9,0 |
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