Em comemoração ao Dia Mundial do Chef de Cozinha, celebrado em 20 de outubro, que tal valorizar o talento daqueles que transformam ingredientes em verdadeiras experiências gastronômicas? Para quem não é especialista, mas gosta de se aventurar na cozinha, a celebração pode ficar por conta elevar o nível de um jantar, testando novas receitas e experimentando novas harmonizações com vinhos e espumantes.
Para auxiliar nessa missão, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz dicas valiosas de harmonização entre pratos e vinhos. Confira a seguir!
Drink de boas vindas
Ao receber convidados, ofereça um espumante como welcome drink. A sugestão da especialista é o Espumante Maraví Rosé Brut, de origem nacional, que revela todo o potencial brasileiro na elaboração de bebidas saborosas e refrescantes, com borbulhas delicadas e cremosas que encantam o paladar. Oferecer um espumante de boas vindas ajuda no clima de festividade e descontração logo no começo do encontro.
https://www.wine.com.br/
Vinho de aperitivo
Para dar início ao jantar, o ideal é preparar uma entrada leve para acompanhar a crescente de sabores e sensações ao longo da noite. A escolha pode ser uma salada ou canapés. Para acompanhá-la, dê preferência a um vinho branco ou rosé, de corpo igualmente leve, com frescor e nuances frutadas, como o vinho branco espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, que equilibra aromas e sabores com sutileza e refrescância.
Vinho do jantar
No momento do prato principal, é hora de construir sabores mais marcantes, que tragam intensidade para as papilas gustativas. O tom da harmonização se dá pela proteína escolhida e também pela estrutura da receita.
Carnes brancas e peixes tendem a ser mais delicados e pedem um vinho tinto de leve a médio corpo, taninos discretos, de preferência sem passagem por barrica. Para essas opções, aposte nas uvas Pinot Noir, Merlot, Garnacha ou Sangiovese. O tinto italiano Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosso 2021 tem um rótulo belíssimo que encanta os olhares só pela garrafa. Agora, se a escolha for uma carne vermelha, observe a intensidade de sabor e o nível de gordura, apostando em vinhos de corpo médio a alto, elaborados com Cabernet Sauvignon, Syrah ou Malbec, com amadurecimento em barricas de carvalho, para ganhar mais potência e taninos mais acentuados como no chileno Peninsula Single Vineyard Syrah 2021.
A dica de ouro é se atentar ao molho escolhido, que pode trazer mais ou menos intensidade ao prato, exigindo vinhos mais ou menos estruturados e complexos.
https://www.wine.com.br/
https://www.wine.com.br/
Vinho de sobremesa
Nada como uma bela sobremesa para encerrar o espetáculo gastronômico. Doces a base de creme e frutas combinam com vinhos elaborados pela Moscatel, que podem ser frisantes, espumantes ou licorosos e de colheita tardia. O Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024 equilibra perfeitamente a doçura e o frescor que os doces mais suaves pedem.
Para os amantes do chocolate, a sugestão é escolher um vinho do porto, na versão ruby que traz um toque de frutas vermelhas, ou na versão tawny que explora as notas de frutas secas e carameladas.
https://www.wine.com.br/
Grupo Wine fortalece campanha de Outubro Rosa com apoio à Unaccam
Ações de conscientização e doações para promover o acesso ao diagnóstico precoce são as principais atividades no mês
Este ano, o Grupo Wine, o grupo número 1 de vinhos no Brasil, dá continuidade à sua campanha Outubro Rosa, mês mundial do combate ao câncer de mama, pelo nono ano consecutivo. Unindo forças com suas marcas Wine e Cantu Grupo Wine, a campanha "Outubro Rosa – União pelo Diagnóstico Precoce" promove atividades de conscientização para o público feminino e as colaboradoras das empresas do grupo, bem como arrecadar fundos para apoiar a Unaccam (União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama), entidade que educa e capacita pessoas para realização do diagnóstico precoce.
Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, depois do câncer de pele não melanoma, representando cerca de 28% dos novos casos da doença. A detecção precoce, por meio de consultas e exames de rotina, é fundamental para o diagnóstico em estágios iniciais. O rastreamento, como a mamografia, é uma estratégia eficaz para identificar o câncer em sua fase inicial, quando as chances de cura são maiores.
Para reforçar esta mensagem, durante todo o mês de outubro, o Grupo Wine está realizando uma série de atividades.
Rótulos destinados à causa
A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas e frente do grupo que importa vinhos de diversos países para distribuição em bares, restaurantes e adegas de todo o Brasil, irá reverter parte das vendas de dois dos seus rótulos do portfólio para a Unaccam. A cada garrafa dos vinhos Ventisquero Reserva Carménère e Susana Balbo Crios Rosé que está sendo vendida este mês, R$ 1,00 será doado à Unaccam. Além disso, estes vinhos estão com rótulos especiais para chamar a atenção para a campanha. Durante este mês de outubro, esses dois rótulos estão com 10% de desconto e podem ser adquiridos nas lojas físicas da Wine.
"As vinícolas Ventisquero e Susana Balbo são parceiras nessa causa. Parte da verba arrecadada com a venda desses rótulos será utilizada pela Unaccam para realizar mamografias em mulheres que necessitam fazer o exame, ajudando a promover a conscientização e a prevenção do câncer de mama", explica Julio Vargas, da Head Comercial da Cantu Grupo Wine.
Por meio da parceria com a Unnacam, o Grupo Wine foca na conscientização, apoiando 17 ONGs que, juntas, cuidam de mais de 20 mil pacientes oncológicos. As iniciativas permitiram também doar kits cirúrgicos para o Instituto Arnaldo, e ainda, o envio de mais de 5 mil itens para pacientes oncológicos no Sul do Brasil. Durante o mês de outubro, todas as caixas de vinho da Wine, conhecidas como ‘WineBox’ e que circulam com rótulos do Clube Wine ou das vendas no e-commerce e lojas físicas, serão caracterizadas por alças na cor rosa. Para cada alça devolvida pelos clientes nos pontos de coleta das lojas da Wine em todo o Brasil, a empresa destinará R$1,00 para apoiar a causa da Unaccam. Além disso, toda quarta-feira de outubro a Wine tem disponibilizado rótulos novos para destacar no e-commerce e também incluí-los na campanha, doando R$1,00 a cada garrafa vendida nesse dia.
"Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa campanha tão significativa”, afirma Laura Barros, Diretora de Marketing do Grupo Wine. “Ao integrar a alça rosa em todas as nossas WineBoxes e destinar R$1,00 para cada alça devolvida, queremos envolver nossos clientes em um gesto simbólico e prático de apoio à Unaccam. Além disso, as Quartas-Feiras Especiais permitem que nossos rótulos também façam a diferença, com cada garrafa vendida contribuindo diretamente para essa causa. É uma forma de unir o prazer do vinho a uma ação de impacto social", destaca a executiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário