Brasília, 8 de outubro de 2024 – Stellantis participou nesta terça-feira (8) do evento Liderança Verde Brasil Expo, promovido pelo Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Durante a exposição, foi realizada a Cerimônia de Sanção da Lei Combustível do Futuro pelo Presidente de República, Luiz Inácio Lula da Silva.
No evento, a Stellantis exibiu quatro maquetes equipadas com as tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a biocombustíveis (etanol) em três diferentes níveis. O primeiro modelo nacional equipado com a tecnologia Bio-Hybrid da Stellantis será lançado no próximo mês.
“Para a Stellantis, é essencial acelerar o desenvolvimento local de novas tecnologias que combinem eletrificação com motores flex. Incentivamos, ainda, o uso de biocombustíveis como o etanol, que representa uma alternativa competitiva e eficiente para que o país avance com a descarbonização. Esta iniciativa está alinhada à ambição global da Stellantis de zerar as emissões de carbono até 2038, e com nosso objetivo de liderar a mobilidade limpa, segura e acessível na região”, disse o Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano.
Também foram exibidos alguns dos modelos que compõem o portfólio das marcas da Stellantis na região, representados pela Fiat Strada, Jeep Compass, Peugeot 2008, Citroën Basalt e o Fastback Abarth. Todos equipados com motores Flex produzidos no Brasil.
Legado da Stellantis no uso do etanol, o combustível do futuro
A Stellantis foi pioneira no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis com a Fiat, que em 1979 lançou o Fiat 147, primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo, fabricado no Polo Automotivo de Betim.
No início deste ano, a Stellantis anunciou R$ 32 bilhões em investimentos no Brasil e na América do Sul, o maior da história na indústria automotiva da região. Uma das protagonistas deste investimento é a tecnologia Bio-Hybrid, que já está sendo produzida no país, onde localiza-se o centro global da empresa para o desenvolvimento da tecnologia. Assim, a empresa dá continuidade ao legado de inovação estabelecido desde o início de suas atividades no Brasil.
Com o aporte, serão implantadas quatro novas plataformas, 40 novos produtos, além de três powertrains híbridos gradualmente produzidos e introduzidos no mercado a partir deste ano. Essas novas tecnologias incluem a Bio-Hybrid; Bio-Hybrid e-DCT com transmissões eletrificadas de dupla embreagem; Bio-Hybrid Plug-In; e BEV (100% elétrico), que também será produzida localmente.
A tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis, além de ser compatível com todas as linhas de produção da empresa na região. As novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão ainda mais a engenharia brasileira, a indústria nacional e o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seu comentário