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terça-feira, 22 de junho de 2021

Viemar Automotive cria novas oportunidades em momento de dificuldade do mercado. Focada na qualidade de seus produtos e no atendimento, indústria gaúcha é reconhecida como a solução no mercado de reposição de autopeças

 



Exceção à regra no problemático cenário econômico brasileiro, a Viemar Automotive fechou 2020 com 27% de aumento de vendas e 20% de aumento do seu quadro de funcionários, com o objetivo de atender a demanda atual e futura demonstrada pelo mercado. Os resultados decorrem dos investimentos que a indústria gaúcha – especialista em peças de reposição para veículos nacionais e importados – vem fazendo ao longo dos últimos anos, a despeito da pandemia de covid-19 que paralisou ou desacelerou muitos setores. 


Em fevereiro de 2021, a empresa completou 25 anos de atividade e manteve seus investimentos direcionados para a preparação de uma nova planta industrial, em um terreno de 150 mil m², na cidade de Viamão (RS), que deve entrar em operação no início de 2022.

Nessas duas décadas e meia, a Viemar Automotive cresceu investindo na criação, implantação e modernização de processos industriais, administrativos e comerciais, e simultaneamente focando na ampliação do seu portfólio. Reconhecida como vanguardista no lançamento de novos produtos, a empresa se orienta pela convicção de que o mercado demanda soluções completas, destacando-se também pelo pioneiro programa de garantia de 70 mil quilômetros ou dois anos de uso para as linhas de terminais de direção, articulações axiais, pivôs de suspensão e pinças de freio.


A história da empresa começou em 1985, quando o fundador e presidente Fábio Toniolo Vieira, o mais novo de quatro irmãos, todos inseridos no mercado de autopeças, resolveu mudar para o Rio Grande do Sul e se tornar distribuidor dos produtos da empresa de sua família.

Desde então, a Viemar se consolidou com uma sede própria de 700 m², em 2001, na cidade de Canoas (RS),  e, em 2008, inaugurou sua segunda fábrica, com quatro mil m², que mais tarde seria duplicada. Dali em diante, o crescimento foi contínuo. Ainda em 2007, a indústria conquistou a certificação IS0 9001:2000 e, em 2014, recebeu a certificação do INMETRO, mesmo ano em que foi criado o Núcleo de Engenharia Motorsport para desenvolver e testar seus produtos nas pistas de competições automotivas.



Hoje, a marca é fornecedora técnica das principais categorias do automobilismo nacional, como Stock Car, Stock Light, Império Endurance Brasil e Mercedes Benz Challenge, entre outras.

A explicação de Fabio Toniolo sobre o sucesso da empresa justifica-se pela história de expansão da marca: “Nós temos a confiança dos clientes, nós temos a confiança dos consumidores dos produtos e, na verdade, quando você tem essa confiança, a possibilidade de crescer se torna maior”. 

Porém, ele lembra que muitas vezes não se percebe que isso está acontecendo e ressalta outro fator fundamental para a Viemar ser bem-sucedida: o fator humano: “Olhar hoje e achar que você fez... Não, não fez. São muitos colaboradores, senão nem chegaríamos aqui. O empreendedor quer sempre empreender, mas se não tiver o colaborador que dá o retorno esperado, não acontece. O sucesso não está na mão de um, dois ou três. Está na mão de 100%, em todas as áreas. É a equipe como um todo que nos leva até onde estamos. Ninguém fez. Foi uma equipe bastante grande que fez”.


Essa convicção orienta toda a atuação da Viemar para enfrentar esse tempo difícil de pandemia. “2020 foi um ano desafiador para a economia mundial e para a Viemar não foi diferente, tivemos que reinventar processos e negócios”, explica José Salis, diretor Comercial e de Engenharia da Viemar Automotive. 

“Preparamos a empresa para este novo cenário, criando, por exemplo, modelos de execução comercial focados na busca por resultado, contemplando toda a cadeia em que atuamos, oferecendo os produtos Viemar com um posicionamento competitivo de preços, atrelado ao nosso patamar diferenciado de qualidade. Reforçamos, nos mercados em que atuamos, a nossa solução em portfólio e o modelo de geração de demanda como grandes diferenciais da marca. Foi um ano muito especial para nós. Conseguimos crescer e, ao mesmo tempo, cuidar do nosso maior ativo: as pessoas! Aqui, entendemos que a nossa gente é a nossa força e, com toda a motivação e engajamento, construímos mais um ano de consolidação da marca, ganho de market share e crescimento de peças vendidas, fabricadas e entregues para os nossos clientes”.

COLUNA MINAS TURISMO GERAIS



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira





As atrações e curiosidades do Circuito das Grutas



Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna, descoberta em 1825, pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, o Seu Maquiné, é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui sete salões com belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios. Também está inserida na Rota Lund, juntamente com as Grutas da Lapinha, em Lagoa Santa, e Rei do Mato em Sete Lagoas.



A exploração científica do local foi realizada pelo dinamarquês Peter Wihelm Lund, quase uma década depois do achado na fazenda de Seu Maquiné. Ele fazia peregrinações pela bacia do Rio das Velhas à procura de espécies de animais e vegetais. Durante dois anos de pesquisa, o botânico e zoólogo descobriu restos humanos e de animais pré-históricos originários do período Quaternário, que corresponde à Era Cenozoica da escala de tempo geológica. Entre eles, esqueletos de aves fossilizadas com curvaturas de até três metros.

A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar, ao longo de 650 metros, belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.

Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.

A Gruta possui as seguintes infraestruturas e equipamentos: Amplo estacionamento para ônibus e automóveis; Espaço para comércio de produtos como lanchonete, doces, artesanatos, livros; Sanitários públicos (masculino e feminino);Bilheteria, guarita, bancos para descanso, escadas, rampas de acesso; Intervenções realizadas nos ambientes internos da gruta, com iluminação artificial e piso em trechos específicos. A visitação acontece todos os dias, das 08:30h às 16:30h.

Meia entrada: estudantes até 17 anos. Estudantes acima dos 18 mediante apresentação de documento comprobatório. Gratuita: pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Não se recomenda a entrada de crianças menores de 5 anos na Gruta; de pessoas portadoras de imunodeficiências; de pessoas claustrofóbicas ou de pessoas com dificuldades de locomoção. A visita é guiada, para visitar a gruta com segurança, é obrigatório o uso de sapatos fechados;

O monumento está localizado a 5 km da Prefeitura de Cordisburgo, na rodovia MG 421. Saindo de Belo Horizonte, o principal acesso para Cordisburgo é através da BR 040 e, em seguida, pela MG 231, no trevo próximo a cidade de Paraopeba.

Todas as visitas devem ser preferencialmente agendadas através do e-mail mne.peterlund@meioambiente.mg.gov.br, ou pelo telefone (31) 3715 1336 – 3715 1078, todas as pessoas tem de usar máscara, não haverá fornecimento de máscaras, água para beber e álcool gel pela administração da Unidade de Conservação.

Gruta Rei do Mato




A partir de 1840, surgiram os primeiros registros de explorações e de estudos nas cavernas da região, realizados pelo dinamarquês Peter W. Lund. O primeiro mapeamento documentado da Gruta Rei do Mato foi feito pela Sociedade Excursionista e Espeleológica em 1973. Só em 2009, porém, a área foi alçada a monumento natural.

Na Grutinha, que fica ao lado da Rei do Mato, existem pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, que datam de seis mil anos.

A Gruta Rei do Mato possui 998 metros de extensão, dos quais 220 metros estão abertos à visitação. Ela é considerada uma das mais belas grutas do país e considerada uma das 50 maiores cavernas de Minas Gerais pela Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Nos salões da Rei do Mato, as estalagmites – formas arredondadas que crescem a partir do chão – disputam nosso olhar com as cascatas ou cortinas de pedras que escorrem pelas paredes e as impressionantes estalactites – formas pontiagudas que nascem a partir do teto. Não satisfeitas elas se encontram, as estalagmites e as estalactites, e formam colunas esculturais únicas.

No salão Principal, dois espeleotemas chamam a atenção: a estalactite Cenourão, de cor alaranjada, e a estalagmite Sorvetão. Já no Salão das Raridades, um dos mais importantes da caverna, estão elas – imponentes, majestosas e únicas no mundo inteiro – as Colunas Gêmeas, de calcita, cilíndricas e harmônicas, com altura estimada entre 12,5 a 13 m e diâmetro entre 25 a 30 cm.

Partindo de Belo Horizonte, até Sete Lagoas seguir pela BR-040 sentido Brasília por 70 Km. Logo após a primeira entrada para Sete Lagoas, fazer o retorno no trevo. A entrada do Monumento está na pista sentido Belo Horizonte, logo depois do retorno. Todas as visitas devem ser agendadas através do e-mail mnegreidomato@meioambiente.mg.gov.br, ou pelo telefone (31) 3775-2695; as regras de visitação da Unidade de Conservação conforme a Portaria IEF 152 de 17 de outubro de 2013 continuam as mesmas: uso obrigatório de calçado fechado e idade mínima permitida de 6 anos. Não haverá fornecimento de máscaras, água para beber e álcool gel pela administração da Unidade de Conservação.


Gruta da Lapinha



Em 1835 o naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund, conhecido como o pai da paleontologia brasileira chegou a Lagoa Santa e descobriu a Gruta da Lapinha. Nas cavernas da região – e aí incluindo a Lapinha -, descobriu mais de 12 mil peças fósseis que permitiram escrever a história do período pleistoceno brasileiro – o mais recente na escala geológica – numa época em que o passado paleontológico era quase desconhecido pela ciência.



Considerada uma das sete maravilhas da estrada real, a Gruta da Lapinha fica no Parque do Sumidouro em Lagoa Santa e tem como característica principal as marcas de um rio subterrâneo. A gruta foi formada a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, de restos que foram acumulados em camadas superpostas e trabalhados pela erosão provocada pelas correntes marinhas e aéreas. É mesmo de se surpreender em encantadores 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão, dos quais 300 são visitáveis.

Em uma viagem ao interior da Terra é possível visitar 12 salões iluminados por led que deixam qualquer um, no mínimo, muito impressionado. Alguns desses salões são interligados por escadas esculpidas nas rochas ou feitas de metal. Estes salões, as galerias e os labirintos são de extraordinária beleza e foram batizados de acordo com as imagens que sugerem, por exemplo: Véu da Noiva, Cascata de Luz, Salão de das Cortinas, Couve-Flor, Presépio e Sino.

A Gruta da Lapinha apresenta ainda um salão com gotejamento de água permanente, além de formações rochosas com micro cristais de calcita (carbonato de cálcio puro) – muito frágeis e que brilham com muita intensidade ao refletir a luz. A Gruta é isso: uma maravilha que além do que foi falado aqui você pode apreciar por essas imagens e visitar a 50 km da capital de Minas Gerais. Garantimos que a visita traz sempre uma nova descoberta a quem volta e uma encantadora e surpreendente experiência a quem vai pela primeira vez! O que podemos dizer é: permita-se conhecer a Gruta da Lapinha e se presentear com uma experiência única.


A Gruta possui as seguintes infraestruturas e equipamentos: Receptivo turístico com: bilheteria, Museu Peter Lund, banheiros e Iluminação na gruta da Lapinha

A visitação acontece de terça a domingo, de 08:30h às 17h, sendo a última entrada para a gruta da Lapinha às 16h. O ingresso dá direito à visitação a todos os atrativos: Gruta da Lapinha, Museu Peter Lund, Circuito Lapinha, Trilha Sumidouro, Trilha da Travessia e Escalada.

Características: Percurso: cerca de 40 minutos, Grau de dificuldade: médio, com escadas. Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Lapinha – Lagoa Santa, Como chegar à Gruta da Lapinha partindo de Belo Horizonte: Saindo de Belo Horizonte, seguir pela MG 10 sentido Lagoa Santa, no caminho para Serra do Cipó, entrar à esquerda para Gruta da Lapinha cerca de 7 Km depois de Lagoa Santa e mais 5 Km até a portaria Gruta da Lapinha. Informações Telefone 31 3689 8592

Maquiné Hotel




Piscina com cascata

Localizado a apenas 90 Km de Belo Horizonte, o Maquiné Park Hotel oferece aos hóspedes um local privilegiado em uma exuberante área verde, fica a 23 km do Museu Casa Guimarães Rosa e a 28 km da Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, terra do escritor João Guimaraes Rosa, um marco na literatura brasileira, mostrando em seus livros histórias de viagens pelo interior mineiro.

Os quartos simples com decoração aconchegante oferecem Wi-Fi, TV e frigobar. Os quartos de categoria mais alta incluem TV com tela plana. As suítes modernas contam com área de estar, banheira de hidromassagem e sacada. Serviço de quarto disponível.

O hotel oferece uma churrascaria casual e um restaurante tipo buffet com vista para uma piscina externa estilo lagoa com cascatas. Outras comodidades incluem outra piscina externa, piscina coberta e bar à beira da piscina, além de quadras esportivas, banheira de hidromassagem externa, sauna úmida. Café da manhã disponível. Informações: http://www.maquineparkhotel.com.br, telefone 31- 3714 6288


Piscina com hidromassagem e água aquecida

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 @sergiomoreira63

Novo PEUGEOT 3008 chega inovando ainda mais em design, tecnologia e segurança

 


A marca PEUGEOT tem orgulho de apresentar o NOVO PEUGEOT 3008.
Seu novo e instigante design anuncia os códigos de uma nova era de modernidade, com elegância pronunciada, dianteira redesenhada, lanternas traseiras Full LED, novas cores de carroceria e uma opção exclusiva para a versão GT Pack, o “Black Pack”.



Dotado de tecnologias inteligentes, o NOVO PEUGEOT 3008 oferece ajuda à condução de última geração, bem como o novo PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 equipado com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a GT Pack e de 8” para a versão Griffe.


Completando essa experiência renovada, o modelo conta com uma nova estrutura comercial, apresentado em duas versões topo de gama. A primeira delas batizada de GT PACK composta de equipamentos complementares, batizados de “pack” com visual mais esportivo e arrojado, e a versão GRIFFE, super completa e sofisticada.

Design inspirado


Sempre na vanguarda do design, o NOVO PEUGEOT 3008 apresenta uma nova dianteira com estilo diferenciado e único, inspirado nos códigos de uma nova era de modernidade, trazendo requinte e dinamismo.


Uma nova grade Frameless, sem moldura, consolida o estilo cada vez mais suntuoso, ao mesmo tempo em que mantém a fluidez das linhas. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Finalmente, o emblema do modelo agora está orgulhosamente posicionado à frente do capô.


Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões.


Os faróis dianteiros também foram redesenhados para acentuar a agressividade e romper ainda mais com os códigos em vigor. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada. Essa assinatura luminosa está perfeitamente alinhada com o estilo atual da Peugeot, sendo imediatamente reconhecível.

No nível de acabamento GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h. Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.


Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.


O NOVO PEUGEOT 3008 será oferecido nas cores:

▪         Azul Vertigo (GT PACK)

▪         Branco Nacré (GRIFFE)

▪         Cinza Artanse (GRIFFE)

▪         Cinza Platinium (GRIFFE)

▪         Preto Perla Nera (GRIFFE)

▪         Vermelho Ultimate (GT PACK)

EXPERIÊNCIA AMPLIADA COM NOVO I-COCKPIT® 2.0


O sucesso do NOVO PEUGEOT 3008 também se deve ao seu interior espetacular. No novo 3008, o PEUGEOT i-Cockpit® 2.0 evolui e fica mais moderno e sofisticado:

▪         O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores;


▪         A nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição, é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”, que permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.

Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.

Destacando a modernização do i-Cockpit, novos estofados e acabamentos vêm marcar a subida de gamacontribuindo para a percepção de qualidade e a atratividade do habitáculo;

▪         Novo revestimento de couro Alcantara® Preto Mistral no GT Pack;

▪         Novo revestimento de couro preto com pespontos Tramontane na versão Griffe;

▪         Novo retrovisor interno “Frameless” na versão GT Pack. 

Tecnologia inteligente

A bordo do NOVO PEUGEOT 3008, o sistema PEUGEOT DRIVER ASSIST PLUS - que se traduz em “auxílios à condução“ - evoluiu e passa a ser de última geração, complementando a oferta de tecnologias embarcadas:


▪         Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;

▪         Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;


▪         Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;

▪         Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).

Além disso tudo, o NOVO PEUGEOT 3008 oferece, ainda, uma gama completa de equipamentos de ajuda à condução e de conforto:

▪         Visiopark 1 com câmera traseira em 180°;

▪         Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°;

▪         PEUGEOT Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas ou transversais;

▪         Alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo;

▪         Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos;

▪         Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória). Função disponível entre 12 e 140 km/h;


▪         Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);


▪         Teto solar panorâmico;


▪         Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack;

▪         Freio de estacionamento elétrico.

Imprescindíveis no dia a dia, os smartphones também se integram perfeitamente ao NOVO PEUGEOT 3008. As informações são exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay™ e Android Auto™. Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.

Para o conforto sonoro dos ocupantes, o NOVO PEUGEOT 3008 pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da FOCAL®, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém.


CONSAGRADO 1.6 THP

O sofisticado e premiado motor 1.6 THP de 165 cv continua fazendo sucesso no novo Peugeot 3008. Seu torque imponente de 24,5 kgfm surge a apenas 1.400 rpm que, aliado à transmissão automática de seis velocidades, imprime uma condução rápida, divertida até. Trata-se de uma das mais altas tecnologias aplicadas em motores a combustão, com pressão de turbo controlada eletronicamente, torque em alta faixa de rotação e consumo contido, graças ao vasto uso da eletrônica e da modernidade do projeto que garante baixo atrito interno das peças móveis.


Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters). Com escalonamento preciso e trocas bem programadas, graças à tecnologia a tecnologia "Quickshift" (mudanças de marcha mais rápidas e excelente fluidez) –, o câmbio do NOVO PEUGEOT 3008 está totalmente preparado para o trânsito das cidades brasileiras.


Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o novo 3008 consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto. O balanço entre boa potência, torque e carroceria moderna resulta em ótimos números de consumo e diversão para todos a bordo. Isso possibilita à transmissão automática proporcionar ainda mais prazer de dirigir, ajustando as rotações das trocas de marchas de acordo com o modo de condução adotado pelo motorista. 


PLATAFORMA DE COMPRAS CA

Vale ainda destacar que o novo PEUGEOT 3008 também dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear em breve, no início do próximo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho.


Um dos exemplos de parceria do Cart é com a ConectCar, pela qual os usuários terão uma experiência mais interativa ao passar por pedágios e estacionamentos. O aplicativo permitirá solicitar uma etiqueta (tag) para receber em casa ou qualquer outro endereço. Com ela, o cliente poderá ativar o serviço e habilitar o pagamento automático.

Além de condições especiais e da conveniência de não precisar parar na cancela para pegar o bilhete e passar pelo guichê para efetuar o pagamento, o usuário vai acompanhar as notificações de pagamentos, as transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia do novo 3008.

E a Stellantis vai convidar os 50 primeiros compradores do novo Peugeot 3008 a experimentar em primeira mão as funcionalidades do Cart e contribuir com a cocriação do produto.




domingo, 20 de junho de 2021

COLUNA MECÂNICA ONLINE




Mecânica online


20/06/2021





Protótipos já simulam condições reais de
veículos com célula de combustível de hidrogênio





Na coluna anterior destacamos o hidrogênio verde como o combustível do futuro, e hoje, vamos mostrar que essa realidade está muito mais próxima do que você possa imaginar.

O BMW Group começou a testar o seu sistema de propulsão alimentado por célula de combustível de hidrogênio, em veículos próximos ao estágio final de desenvolvimento, ou seja, unidades de pré-produção.

A avaliação envolve rodagem em condições cotidianas das ruas e estradas europeias, visando simular todas as possibilidades a serem enfrentadas no momento em que essa tecnologia chegar aos produtos finais.



Sem qualquer emissão de CO2, os protótipos BMW i Hydrogen NEXT examinarão o comportamento na vida real dos chassis de cada modelo, sistemas de tecnologia e eletrônica embarcada, simulando condições da vida real, quando equipados com essa nova propulsão.

Temos um veículo puramente elétrico, que utiliza o hidrogênio como combustível primário que, por sua vez, é convertido em energia elétrica dentro de uma célula de combustível.



A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio tem potencial de longo prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos elétricos a bateria, dentro da estratégia de diversificação do BMW Group.

Pode se tornar uma alternativa atraente aos veículos elétricos a bateria - especialmente para clientes que não têm seu próprio acesso à infraestrutura de carregamento ou àqueles que frequentemente dirigem longas distâncias.

"A tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma opção atraente para trens de força sustentáveis - especialmente em classes de veículos maiores", afirma Frank Weber, membro do Board da BMW AG.


"É por isso que o teste de estrada de veículos em estágio final, próximos de serem produzidos, com um trem de acionamento de célula de combustível de hidrogênio, é um marco importante em nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento", completa o executivo.

Como o tanque de combustível de um modelo de motor de combustão convencional, o tanque de hidrogênio do BMW i Hydrogen NEXT pode ser abastecido entre três e quatro minutos, garantindo uma autonomia de várias centenas de quilômetros em todas as condições climáticas.



Um elemento central dos testes de estrada em andamento é o ajuste fino do software que controla todas as funções de direção e operação dos protótipos. O sistema de célula de combustível, tanques de hidrogênio, bateria de buffer de desempenho e unidade de controle central do veículo foram previamente testados individualmente e em conjunto, em bancadas de teste.

Agora, nesse estágio, a ideia é confirmar esses resultados prévios em ruas e estradas. O programa intensivo, realizado em condições cotidianas, com milhares de quilômetros rodados em situações reais de trânsito, ajuda os engenheiros de desenvolvimento a validar a eficiência, segurança, conveniência e confiabilidade de todos os componentes. Ao mesmo tempo, a série de testes é projetada para garantir o prazer de dirigir característico dos modelos BMW.



O sistema de propulsão completo do BMW i Hydrogen NEXT combina a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração - que já pode ser experimentada no BMW iX3 e em breve no BMW iX e BMW i4.

A energia é gerada na célula a combustível como resultado de uma reação química entre o hidrogênio transportado pelo veículo e o oxigênio do ar.

Isso oferece uma potência elétrica de 125kW/ 170cv. Um conversor elétrico localizado abaixo da célula de combustível ajusta sua voltagem para a do motor elétrico, que alimenta o BMW i Hydrogen NEXT.



A energia armazenada em uma bateria de buffer de desempenho também é usada para manobras de aceleração dinâmica e pequenas explosões de velocidade para ultrapassagens.

Como resultado, o sistema oferece uma potência de 275kW/ 374cv que corresponde exatamente à do mais potente motor a gasolina de seis cilindros em linha atualmente usado nos modelos BMW.

A energia armazenada na bateria do buffer de desempenho é gerada de uma forma particularmente eficiente durante a direção, recuperando a energia das fases de desaceleração e de frenagem.



O hidrogênio necessário para abastecer a célula a combustível é armazenado em dois tanques de 700 bar feitos de resina reforçada com fibra de carbono (CFRP), que juntos suportam até 6 kg de hidrogênio.

Sua reação é precisamente controlada com o oxigênio na célula de combustível e gera eletricidade. Como resultado, o que sai do escapamento dos modelos é nada mais que vapor d'água.

Vídeo | https://youtu.be/S3r7L2bNjLM

Cidade do norte do País investe no Festuris para divulgar sua diversificação da matriz econômica. Parauapebas mostrará seus atrativos em um estande de 168m² na feira que ocorre em novembro




Parauapebas, no Pará, é um dos destinos confirmados para expor no Festuris 2021. O município, que vem despertando a curiosidade de turistas por ser um destino natural e rico em história, terá um espaço de 168 metros quadrados da primeira feira internacional de Turismo a ser realizada de forma presencial em 2020.

Na manhã da última quarta-feira (16), representantes da cidade estiveram em Gramado para uma visita técnica. A expectativa dos secretários municipais de Cultura e Turismo, Sadisvan Pereira e Rodrigo Mota, é mostrar as riquezas do destino que possui 213 mil habitantes, assim como, valorizar seu povo buscando uma maior representatividade. “Nós vamos inovar trazendo um estande interativo, onde os participantes podem viver algumas experiências”, adianta o secretário de Cultura, Sadisvan Pereira.



Para a gerente comercial do Núcleo Festuris, Andréa Oliveira, a vinda de Parauapebas será um grande marco para a 33ª edição do evento. “As experiências que eles vêm propondo serão uma atração à parte na feira. Hoje o público busca conhecer e viver os costumes de cada destino”, pontua Andréa.

De acordo com o vereador do município, Léo Márcio, atualmente, a cidade atrai milhares de pessoas por ser referência em mão de obra na mineração. No entanto, a diversificação da matriz econômica, englobando o turismo e a cultura, é o foco desta administração. “Buscamos aqui divulgar a união das nossas fontes de riqueza, sendo assim, atrair mais visitantes”, reforça o vereador.

Parauapebas é a capital do ecoturismo de Carajás. Um pedaço da Amazônia composto por seis unidades de conservação e uma reserva indígena com inúmeras espécies da rica flora e fauna amazônicas. A cidade possui importantes atrativos turísticos, como trilhas em meio à exuberante floresta preservada, cachoeiras de águas cristalinas, lagoas, observação de aves e cavernas ferríferas com vestígios arqueológicos.

Com o propósito de unir a Cultura e o Turismo, o município busca motivar os habitantes. Atualmente, a comunidade indígena da cidade é formada por 12 aldeias com um total de 2.500 índios. “Eles estão muito contentes com a oportunidade de mostrarem a sua arte para as milhares de pessoas que circulam no Festuris”, conclui Pereira.Em junho, o destino foi capa da Revista Festuris (https://bit.ly/3bxWQiM)


sábado, 19 de junho de 2021

Equipe Alpine F1 efetivou parceria com a BorgWarner para desenvolver tecnologias para a futura gama de carros elétricos Alpine



A Alpine F1 Team anunciou uma nova parceria com a BorgWarner, baseada na colaboração de longa data entre a BorgWarner e o Renault Group. A BorgWarner – que adquiriu recentemente a Delphi Technologies – e a Renault estão trabalhando juntas há mais de 30 anos no desenvolvimento de turbocompressores e outras tecnologias de propulsão, incluindo a atual geração de grupos motopropulsores altamente avançados da Alpine Cars.

A BorgWarner e a Alpine vão combinar suas respectivas expertises em projetos estruturados, para identificar tecnologias e parcerias técnicas para a futura gama de veículos elétricos Alpine.

O logo da marca Delphi Technologies vai aparecer no box e nos materiais comerciais da Alpine F1 Team, bem como no A521, em alguns Grandes Prêmios.

“O setor automotivo e da F1 estão enfrentando desafios bastante semelhantes, na otimização de cada detalhe associado à propulsão para obter mais potência e chegar ainda mais longe, levando em conta seu impacto ambiental. Assim, podemos nos beneficiar de uma estratégia compartilhada em eletrificação, hibridação, baterias de alta performance e componentes de recuperação de energia, como o MGU-K e o MGU-H. A BorgWarner é pioneira na concepção e fabricação de produtos de ponta na área de propulsão, contribuindo para um mundo mais limpo e para a economia de energia. Por isso, as sinergias possíveis são extremamente interessantes. Também estamos ansiosos para ajudar a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi como um todo a estudar colaborações para suas futuras gamas de veículos elétricos e híbridos, graças a esta parceria inovadora”, explica Laurent Rossi, CEO da Alpine. 

“A BorgWarner está muito feliz em formar esta parceria técnica promissora com a Alpine F1 Team. Esta colaboração se insere perfeitamente na estratégia Project Charging Forward da BorgWarner, em um momento em que estamos acelerando rumo à eletrificação. Estamos ansiosos pela chegada da próxima etapa da nossa parceria com a Aliança, para unir nossas forças”, conta Frédéric Lissalde, CEO da BorgWarner.

Sobre a BorgWarner

A BorgWarner é líder mundial em soluções de mobilidade sustentável destinadas ao setor automotivo. Baseando-se em sua expertise original em equipamentos originais, a BorgWarner também oferece soluções de produtos e serviços de vanguarda no mercado de peças de reposição. Contando com unidades de produção e instalações técnicas distribuídas entre 96 unidades, em 24 países, a empresa emprega aproximadamente 50.000 pessoas em todo o mundo.

Sobre a Alpine

Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine sempre se destacou com seus carros esportivos com estilo francês. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um carro esportivo fiel aos princípios atemporais da Alpine em matéria de compacidade, leveza, agilidade e prazer de dirigir. Em 2021, foi criada a Unidade de Negócios Alpine. Assim, ela se tornou a marca dedicada aos carros esportivos inovadores, autênticos e exclusivos do Grupo Renault, que se beneficiam do legado e do know-how de sua fábrica histórica de Dieppe, bem como da maestria da engenharia das equipes da Alpine Racing e da Alpine Cars.

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