Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

sábado, 9 de maio de 2026

Stellantis e Leapmotor anunciam intenção de levar sua parceria estratégica a um novo patamar. Com base no sucesso do investimento na Leapmotor e da joint venture Leapmotor International (LPMI), liderada pela Stellantis, Stellantis e Leapmotor anunciam hoje a intenção de expandir sua parceria estratégica, com foco em: Aumentar a produção na planta da Stellantis em Zaragoza, tradicional unidade industrial da Opel, onde um novo SUV do segmento C, 100% elétrico, poderá ser produzido em uma nova linha, ao lado do modelo C-SUV B10 da Leapmotor, Permitir que o novo C-SUV da Opel produzido em Zaragoza se beneficie de componentes fornecidos pelo ecossistema da LPMI, ampliando sua competitividade em preço. preço. Expandir as iniciativas conjuntas de compras da LPMI, aumentando a competitividade dos veículos elétricos a bateria (BEVs) da Stellantis na Europa e acelerando o lançamento de novos modelos. Reforçar o futuro da planta da Stellantis em Villaverde, Madri, com a alocação de novos produtos da Leapmotor para os mercados europeu e global, incluindo a produção de diferentes modelos em linha com os requisitos do programa Made in Europe, além da intenção de transferir a propriedade da unidade para a subsidiária espanhola da LPMI



Amsterdã e Hangzhou, 9 de maio de 2026 – A Stellantis N.V. (“Stellantis”) anunciou hoje, em conjunto com a Zhejiang Leapmotor Technology Co., Ltd. (“Leapmotor”), que está avaliando a expansão de sua parceria estratégica por meio de uma série de iniciativas destinadas a ampliar o sucesso inicial da colaboração entre as empresas.

Em outubro de 2023, a Stellantis tornou-se a maior acionista da Leapmotor, ao adquirir aproximadamente 21% de participação na companhia. Ao mesmo tempo, foi criada a Leapmotor International (LPMI), uma joint venture com 51% de participação da Stellantis e 49% da Leapmotor, com direitos exclusivos de exportação, comercialização e produção de veículos da marca Leapmotor fora da Grande China.

Nos últimos 18 meses, a LPMI apresentou uma trajetória positiva na Europa. Desde o lançamento dos modelos T03 e C10, em 2024, a operação expandiu sua presença para mais de 850 pontos de venda e serviço, com mais de 40 mil unidades comercializadas na região em 2025.

Em 2025, a LPMI também ampliou suas operações para América do Sul, Ásia-Pacífico e Oriente Médio e África, além de lançar a marca no México em abril de 2026.

Agora, Stellantis e Leapmotor pretendem aprofundar e ampliar sua cooperação, com as seguintes iniciativas:Em primeiro lugar, para ampliar significativamente a produção da planta de Figueruelas, em Zaragoza, na Espanha, avaliam a instalação de uma nova linha para a fabricação do novo C-SUV elétrico da Opel, com cronograma ainda em análise, incluindo possível início de produção em 2028. A unidade já produz atualmente os modelos Peugeot 208 e Lancia Ypsilon. A Leapmotor também avalia iniciar a produção de seu modelo C-SUV B10 na planta, potencialmente a partir de 2026.

Como parte da estratégia da Stellantis para impulsionar o crescimento do mercado europeu de veículos elétricos, o novo C-SUV da Opel em avaliação para produção em Figueruelas — unidade histórica da marca, onde mais de 10 milhões de unidades do Corsa foram produzidas desde 1982 — poderá se beneficiar de componentes altamente competitivos fornecidos pela LPMI, ampliando significativamente a acessibilidade para os consumidores europeus.

Em segundo lugar, a Stellantis e Leapmotor também avaliam ampliar a cooperação na área de compras por meio da LPMI, aproveitando sua escala e complementaridade. O objetivo é aumentar a competitividade de preços com base no ecossistema chinês de veículos de nova energia, ao mesmo tempo em que se utilizam as capacidades da cadeia de suprimentos europeia para fortalecer a resiliência e acelerar o tempo de lançamento de novos modelos.


Por fim, está em avaliação a alocação de um novo veículo da Leapmotor à planta de Villaverde, em Madri, com possível início a partir do primeiro semestre de 2028, o que contribuiria para reforçar o futuro da unidade, especialmente diante do término previsto da produção do Citroën C4 no local. Paralelamente, está em discussão a possível transferência da propriedade da planta para a subsidiária espanhola da LPMI. A produção em Villaverde deverá seguir os requisitos do programa “Made in Europe”, e os veículos serão comercializados pela LPMI nos mercados europeu e do Oriente Médio e África.

Antonio Filosa, Stellantis CEO afirmou: “Este plano de expansão da nossa parceria com a Leapmotor, uma empresa confiável e uma das fabricantes de veículos de nova energia que mais crescem e se destacam globalmente, representa um ganho mútuo. A iniciativa deverá apoiar a produção e avançar na localização industrial na Europa, com a fabricação de veículos elétricos de alta qualidade e preços acessíveis, alinhados às necessidades reais dos clientes. Este anúncio reforça nossa intenção de aprofundar a parceria e avançar rumo a colaborações ainda mais amplas no futuro.”

Zhu Jiangming, fundador e CEO da Leapmotor, disse: “As tecnologias avançadas da Leapmotor, combinadas com a presença global da Stellantis, sua forte atuação regional e suas marcas reconhecidas, têm o potencial de tornar essa parceria ainda mais robusta. A Leapmotor International já demonstrou rapidamente seus benefícios para ambas as empresas e, em menos de três anos, permitiu o lançamento da marca em cinco continentes, ampliando de forma significativa nossa presença e reputação internacional.”

As partes seguem avançando em estudos de viabilidade e atividades preliminares dentro dos acordos existentes, ao mesmo tempo em que mantêm discussões sobre uma possível ampliação da cooperação industrial, sujeita à assinatura de acordos definitivos e às aprovações regulatórias necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.