Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 2 de junho de 2022

As celebrações de verão mais impressionantes estão de volta para LEGOLAND® Florida Resort. Novos eventos e shows queridinhos dos visitantes enchem a estação com o máximo de diversão no Theme Park Build for Kids

 


Winter Haven, Flórida Central (junho/2022) -- Localizado em Winter Haven, uma cidade da Flórida Central a menos de uma hora de Orlando, o Parque Temático LEGOLAND® Florida está pronto o mais incrível verão (Hemisfério Norte) de todos os tempos com o retorno do Awe-Summer.
 

Este ano será a maior celebração já realizada, com dez semanas de atividades familiares repletas de diversão e encontros exclusivos com personagens. Bem como novas guloseimas e eventos especiais de fim de semana, incluindo o retorno de LEGO® Friends Weekends e festivos fogos de artifício LEGO de 4 de julho.

A celebração dura todo o verão, de 4 de junho a 7 de agosto, e está incluída na entrada regular do parque!
 

LEGO® FRIENDS WEEKEND ESTÁ DE VOLTA
 

Todos os sábados e domingos de junho, as famílias podem se juntar a Stephanie, Olivia, Andrea, Emma e Mia para "decifrar o código" para ajudar a salvar Heartlake City de seus rivais do mal: Dr. Alvah e Carter. Além de conhecer os "Fab Five", as famílias podem saborear guloseimas e aproveitar atividades queridinhas, como:

  • Construa um robô LEGO com Olivia em Robots to the Rescue
  • Torne-se um artista estrela com Andrea no topo das paradas
  • Junte-se a Stephanie em sua aula de movimento ativo no Step-A-Thon
  • Crie obras-primas para colorir na Catástrofe Artística de Emma
  • Procure pistas para encontrar tesouros escondidos completando a Explorer's Quest com Mia

NOVAS CELEBRAÇÕES ESPECIAIS

  • NOVIDADE! LEGO celebra 90 anos — Fique ligado enquanto LEGOLAND e The LEGO Group revelam mais detalhes sobre como será a comemoração dessas nove décadas!
  • Vermelho, Branco e Boom! — Um novo show de fogos de artifício: "Touch the Sky" iluminará os céus sobre o Lago Eloise nos dias 2, 3 e 4 de julho para o fim de semana do Dia da Independência
    dos Estados Unidos. A apresentação transformará as cascatas de fogos de artifício em tijolos LEGO®. Além do grande show, as famílias também podem ajudar a construir uma bandeira americana com centenas de peças de LEGO.
  • NOVIDADE! LEGO® CITY Space Day — Em 9 de julho, a LEGO CITY experimentará uma conquista cósmica celebrando a fronteira final e a exploração espacial! Durante este evento, de um dia, as
    famílias podem desfrutar de brindes galácticos, estações de construção LEGO e ajudar a construir um telescópio LEGO gigante e funcional!

ENTRETENIMENTO FAVORITO DOS FÃS DURANTE TODO O VERÃO!

  • TEMPO PARA APRENDER! — Junte-se aos professores da Florida Prepaid Schoolhouse para um eduentretenimento que inclui músicas científicas cativantes e a emoção de ler e escrever em um
    programa perfeito para os hóspedes mais jovens de 2 a 6 anos.
  • ESCOLA DE SPINTJIZTU -- Aprimore suas habilidades ninja de chutar, cortar e se equilibrar enquanto a academia de treinamento ninja da Escola de Spintjiztu se estende até o verão no Palco
    LEGO CITY.

Todas essas incríveis atividades do Awe-Summer e muito mais estão incluídas na admissão geral ao parque temático LEGOLAND e em passes anuais selecionados.
 

Para saber sobre tudo o que está acontecendo no lugar mais doce da Flórida clique aqui. E siga nas mídias sociais: InstagramFacebookPinterestTwitter YouTube.
 

Nova Nissan Frontier faz sua estreia no apoio da Copa Truck 2022. Apoiadora do campeonato, marca japonesa fornece sua nova picape para uso na logística das próximas provas. Quarta rodada acontece este domingo em Goiânia



Rio de Janeiro – Utilizada no apoio da Copa Truck desde 2021, a picape Nissan Frontier estreia renovada na prova de Goiânia, marcada para o próximo domingo. Toda a tecnologia e o novo design da versão lançacada recentemente estarão à disposição da logística - para apoio e resgates – das próximas etapas do tradicional campeonato de corrida de caminhões do calendário brasileiro de automobilismo.

Além da logística de apoio na Copa Truck, a Nissan também disponibiliza sua linha completa de veículos para clientes convidados testarem os produtos na pista de 3.835 metros do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). Essa atividade é feita em todas as etapas, sempre dias antes das provas.

A Copa Truck tem as provas transmitidas em TV aberta, em parceria com a Band, que exibirá todas as corridas da temporada, assim como na TV por assinatura, pelo canal SporTV. O campeonato tem alcance mundial graças à transmissão de classificação e corridas ao vivo por meio do canal oficial da categoria no YouTube.

Nova Nissan Frontier

A Nova Nissan Frontier tem design diferenciado, equipamentos de segurança e conforto inovadores no segmento e três novas versões. O veículo foi desenvolvido baseado em três pilares: design, tecnologia e robustez. Entre os muitos destaques está a diferenciada versão PRO-4X, projetada para superar os desafios mais radicais. Com muitas novidades, a linha do utilitário conta com seis versões que oferecem opções voltadas para um grupo ainda maior de consumidores: dos que buscam aventura, passando pelos que privilegiam o conforto e, claro, os que querem um veículo focado no trabalho. Os preços começam em R$ 230.190.

Confira abaixo o calendário das provas:

Etapa 4: 05/06 – Goiânia (GO)
Etapa 5: 10/07 – Londrina (PR)
Etapa 6: 21/08 – Interlagos (SP)*
Etapa 7: 17/09 – Tarumã (RS)
Etapa 8: 18/09 – Tarumã (RS)
Etapa 9: 06/11 – Brasília (DF)

Gasolina fecha maio a R$ 7,54 e etanol com alta de mais de 3%, aponta Ticket Log. Em relação ao início do ano, o litro da gasolina já está 9,8% mais caro e o do etanol 6,3%



O preço médio do litro da gasolina fechou o mês de maio a R$ 7,54, alta de 0,67% no comparativo com o mês de abril. Já o etanol continua registrando altas mais expressivas em relação à gasolina e encerrou o mês a R$ 6,12, alta de 3,14%, se comparado ao mês anterior. Os dados são do último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL)

“Em relação ao início do ano, o motorista brasileiro já está pagando 9,8% mais caro no litro da gasolina e 6,3% a mais pelo etanol. No comparativo com um ano atrás, os acréscimos chegam a 30% para a gasolina e a 26,9% para o etanol, segundo o último levantamento da Ticket Log”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.

Nenhuma região brasileira apresentou recuo no valor dos dois combustíveis, e, assim como em abril, o Nordeste segue liderando com o maior preço médio para a gasolina, comercializada a R$ 7,64, com alta de 0,80% em relação a abril. A menor média para esse combustível foi registrada nos postos da Região Sul, a R$ 7,19. 

Bem como no início de maio, o litro mais caro para o etanol deixou de ser comercializado nos postos do Norte, como ocorreu em abril, e passou a ser registrado nas bombas da Região Sul neste fechamento de mês, a R$ 6,30, com alta de 3,13%. Já a menor média para o etanol segue sendo registrada no Centro-Oeste, a R$ 5,67 e o menor acréscimo no preço médio, de 1,58%, em relação às demais regiões. 

Na análise por Estado, apenas seis registraram algum recuo no preço do litro da gasolina: Rio Grande do Norte (-1,45%); Pernambuco (-0,54%); Maranhão (-0,24%); Tocantins (-0,17%); Alagoas (-0,12%); Minas Gerais (-0,09%), como também no Distrito Federal (-0,12). A Bahia se destacou com o maior aumento no valor do combustível (5,69%), que passou de R$ 7,365 para R$ 7,784. O Piauí comercializou o litro da gasolina com a maior média, de R$ 8,16, alta de 0,16%, e o Rio Grande do Sul registrou a média mais barata (R$ 7,00). 

Entre todos os Estados, o etanol apresentou recuo apenas em Goiás, de -0,38%, onde o valor passou de R$ 5,22 para R$ 5,20. O destaque para a alta ficou com o Ceará (8,57%), onde o preço médio passou de R$ 6,13 para R$ 6,65. Os postos de abastecimento do Pará venderam o combustível pela maior média (R$ 6,81), alta de 1,93%, e São Paulo a menor, a R$ 5,10. 

“Vale ressaltar que, mesmo sendo a região com os maiores recuos no preço da gasolina, o Nordeste mantém as maiores variações de alta no preço dos dois combustíveis. De acordo com o último IPTL, este fechamento de mês o etanol se apresenta como opção mais vantajosa para abastecimento nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, diferentemente do início do mês, que constou apenas Goiás e Mato Grosso”, finaliza Pina. 

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais de 30 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

 

Coluna Fernando Calmon



Coluna Fernando Calmon 


Nº 1.203 — 02/6/22

 



Nome mais poderoso da

indústria fala português

Carlos Tavares, presidente da Stellantis
 

Você pode pensar que o homem mais rico do mundo, o sul-africano-canadense naturalizado americano Elon Musk, dono da fábrica de elétricos Tesla, da companhia aeroespacial SpaceX e pronto para comprar a rede social Twitter, entre outras atividades como a empresa de inteligência artificial Neuralink e a de transporte Hyperloop, pudesse aparecer facilmente em primeiro lugar em uma lista de 100 mais poderosos nomes da indústria automobilística mundial.

Entretanto, os editores da Autocar Business, braço informativo de negócios empresariais da revista inglesa Autocar, a mais antiga publicação focada em veículos do mundo (circula desde 1895), chegaram a um resultado diferente. Eles cruzaram avaliações de todos os tipos, incluíram executivos de marcas chinesas e de dezenas de fabricantes de autopeças e fornecedores dos essenciais chips semicondutores.

O resultado apontou o português Carlos Tavares, da Stellantis, como o executivo mais importante entre os 10 primeiros. Em segundo lugar, empatados, Akio Toyoda (Toyota) e Elon Musk; em quarto, Euisun Chung (Hyundai); em quinto, Herbert Diess (VW); em sexto, Jim Farley (Ford); em sétimo, Oliver Zipse (BMW); em oitavo, Ola Kallenius (Mercedes-Benz); em nono, Mary Barra (GM); em décimo, Li Shufu (Geely, holding chinesa dona entre outras da Volvo, Lotus, Proton e de 10% da Mercedes-Benz).

Stellantis é composta por 14 marcas de veículos:

AbarthAlfa RomeoChryslerCitroënDodgeDSFiatJeepLanciaMaseratiOpel, PeugeotRAM e Vauxhall.

 

Peugeot 208 e motor Fiat: sinergia certa

 


A marca francesa estava fora do mercado de modelos compactos com motor de 1 litro há 16 anos. Quando a PSA inaugurou sua fábrica no Brasil em 2001, 70% das vendas de automóveis novos tinham essa cilindrada por um motivo simples: IPI de 7%, contra 11% (etanol ou flex) e 13% (gasolina) para motores entre 1 e 2 litros. Decidiu então comprar motores Renault de 1 litro por um período que terminou em 2005, embora também oferecesse seus próprios motores de 1,6 e 1,4 litro. Veículos de 1 litro (incluídas as versões turbo) ainda hoje representam 44% de todas as vendas no mercado brasileiro (ano 2021; em 2020, 48%).

Stellantis, resultado da fusão PSA e FCA no final de 2019 e consolidada em janeiro de 2021, trouxe sinergias inquestionáveis e bem-sucedidas. Já era esperado que no Brasil motores e câmbios da Fiat estivessem em produtos tanto da Peugeot (208) quanto da Citroën (novo C3 que chega este mês). O primeiro resultado concreto vem de duas novas versões do argentino 208 (Like e Style), agora com o motor de três cilindros Firefly de 1 litro e câmbio manual de cinco marchas, ambos de origem e produção Fiat, que hoje estão no Argo.

Não existem diferenças em termos de potência e torque entre os modelos da Fiat e da Peugeot: 75 cv (E)/71 cv (G) e 10,7 kgf.m (E)/10 kgf.m (G). Mas exigiu reformulações nos itens periféricos do motor e semiárvores de transmissão. O 208 é um pouco mais pesado (apenas 25 kg) que o italiano. Em desempenho, portanto, o Argo talvez tenha uma vantagem só perceptível no cronômetro. Porém o 208 é mais bonito e sua posição de guiar se destaca com o quadro de instrumentos acima do volante de diâmetro reduzido, solução exclusiva da Peugeot.

A fábrica francesa oferece preços promocionais agora no lançamento bem competitivos: R$ 72.990 (Like) e R$ 79.990 (Style). A segunda inclui até teto solar panorâmico, defletor traseiro, além de multimídia de 10,3 pol., carregador de celular por indução protegido por tampa, câmera traseira com sensores de estacionamento e quatro airbags. Com certeza haverá uma atualização de valores em breve.

Audi Q3 Sportback: SUV cupê que faltava

Perfil elegante, desenho mais refinado de para-choque e grade, banco traseiro corrediço com sete posições de ajuste do encosto, duas versões de acabamento, porta-malas de 530 litros (o maior entre os SUVs médios-compactos) e tração 4x4. O Q3 Sportback começará a ser produzido no regime SKD (semidesmontado), na fábrica de São José dos Pinhais (PR), ao lado do SUV tradicional Q3 também com a tração quatro, a partir de agosto próximo. Antes o Q3 nacional só oferecia tração dianteira. A diferença de comprimento entre os dois é de apenas 1,6 cm.

Interior foi reformulado. Há integração apenas por fio de Android Auto e Apple CarPlay com a tela multimídia de 8,8 pol. Oferece quatro portas USB 3 (duas na frente e duas atrás). Motor 2.0 TFSI de 231 cv e 34,7 kgf.m assegura grande agilidade em trânsito urbano e rodoviário. Acelera de 0 a 100 km/h em 7 s. Mesmo com altura de rodagem mais elevada (1,85 cm na frente e 1,35 cm atrás na especificação Brasil) demonstra comportamento dinâmico sem sustos em todos os tipos de curvas. Câmbio automático Tiptronic trabalha de forma precisa e tão rápida que são quase imperceptíveis as oito trocas de marcha. A Audi espera que as versões Sportback respondam por mais de 40% das vendas entre os Q3. Preços vão de R$ 315.990 a R$ 339.990.

 

___________________________________________________________________________________________

www.fernandocalmon.com.br



 

Renault Group e Managem Group assinam acordo de fornecimento sustentável de cobalto do Marrocos para abastecimento de baterias elétricas


Boulogne-Billancourt e Casablanca - O Renault Group, grande player da indústria automotiva, e o Managem Group, player marroquino da indústria de minas e hidrometalurgia, anunciam hoje a assinatura de um memorando de entendimento (“MoU”) para garantir o abastecimento de sulfato de cobalto de baixo carbono e responsável para baterias elétricas. 

O acordo prevê o fornecimento pelo Managem Group de 5 mil toneladas de sulfato de cobalto por ano durante um período de 7 anos, a partir de 2025. Após um estudo de engenharia, o Managem Group prevê investir na construção de uma futura fábrica localizada no complexo industrial de Guemassa, no Marrocos, para transformar o minério de cobalto em sulfato de cobalto. 

Por meio desta parceria, o Renault Group vai garantir um fornecimento significativo de sulfato de cobalto, representando uma capacidade anual de produção de baterias de até 15 GWh.

Esta parceria direta entre uma montadora de automóveis e um player da indústria da mineração permite garantir um sistema de rastreabilidade de longo prazo para a cadeia de abastecimento de cobalto para baterias. 

Ela também visa reduzir o impacto no meio ambiente, principalmente graças ao know-how do Managem Group, cuja eficiência energética das instalações se traduz pela otimização do consumo e o uso crescente de energias verdes, sendo mais de 80% de origem eólica. 

Este acordo inclui principalmente a possibilidade de o Managem Group, o Renault Group e seus parceiros da Aliança de desenvolver outras cooperações no fornecimento de sulfato de manganês e cobre, bem como na reciclagem de materiais de baterias em ciclos curtos.

Após a criação do Renault ElectriCity, o polo industrial dedicado aos veículos elétricos, o Renault Group se posiciona como um player de referência na utilização de baterias de maior performance, baixo carbono e reutilizáveis. O Grupo visa a uma redução da pegada de carbono de suas baterias em 20% até 2025 e de 35% até 2030, em comparação com 2020. 


Associada à parceria firmada com a Vulcan para garantir o fornecimento de lítio com baixo teor de carbono e com a Terrafame para sulfato de níquel de baixo carbono, este acordo marca uma nova etapa na redução da pegada ambiental dos veículos elétricos e para o objetivo de neutralidade de carbono do Grupo na Europa até 2040.

A assinatura do acordo aconteceu hoje na presença do Ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, Ryad Mezzour, o VP Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization ‒ APO), Gianluca De Ficchy, o CEO da Managem Group, Imad Toumi e o Diretor Geral do Renault Group Marrocos, Mohamed Bachiri.

Ryad Mezzour, ministro da Indústria e Comércio do Marrocos, declarou: “Esta é uma nova etapa na parceria estratégica entre o Marrocos e o Renault Group que se inicia hoje, com a assinatura deste acordo, que vai utilizar os recursos naturais e a indústria do Marrocos para dar sustentação ao desenvolvimento da mobilidade elétrica mundial e a profunda integração da plataforma industrial automotiva nacional”, acrescentando que “a indústria automotiva marroquina está acelerando sua transição rumo à eletrificação, com um fornecimento de cobalto marroquino sustentável e eficiente para as baterias elétricas. Ao mesmo tempo, trabalhamos para posicionar o Marrocos como produtor de baterias elétricas e player de referência da mobilidade sustentável”.

Gianluca De Ficchy, VP Executivo de Compras da Aliança e Diretor Geral da Organização de Compras da Aliança (Alliance Purchasing Organization ‒ APO), acrescentou: “Estamos muito felizes de trabalhar em parceria com o Managem Group, player da mineração reconhecido em matéria de preservação dos recursos, graças aos seus métodos de produção e transformação únicos, além de contribuir desta forma para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da indústria automotiva no Marrocos. Este acordo constitui uma etapa adicional para atingir o objetivo de diminuir a pegada de carbono das nossas baterias e atingir a neutralidade de carbono para o grupo na Europa até 2040 e no mundo até 2050. A rastreabilidade e a descarbonização das matérias-primas das nossas baterias são desafios cruciais para a mobilidade elétrica e a transição energética. Com isso, estamos garantindo um fornecimento de cobalto de baixo carbono mais próximo do nosso ecossistema de produção de baterias elétricas na Europa”.

Este acordo vai dar sustentação ao desenvolvimento da indústria automotiva marroquina e fortalecer o posicionamento do Marrocos como plataforma de produção e exportação de equipamentos, veículos e, agora, materiais estratégicos e críticos de origem marroquina, como cobalto, manganês e cobre, para a produção de baterias. 

Ele se faz parte dos compromissos assumidos pelo Renault Group junto ao Reino do Marrocos para desenvolver o ecossistema Renault no país, aumentando o fornecimento local para 2,5 bilhões de euros a partir de 2025, com uma meta de 3 bilhões de euros.

O Managem Group é membro ativo do Comitê de Cobalto da Bolsa de Metais de Londres (LME ‒ London Metal Exchange) e do Instituto do Cobalto (Cobalt Institute ‒ CI). 

Em 2019, a produção responsável de cobalto do Managem Group foi confirmada pela certificação de acordo com as normas da Responsible Minerals Initiative (RMI), bem como por avaliações conduzidas pela NQC e ECOVADIS. O Managem Group passou recentemente a fazer parte da FCA (Fair Cobalt Alliance).

 

Coluna Minas Turismo Gerais



Coluna Minas Turismo Gerais 


Jornalista Sérgio Moreira





Expocachaça



Um dos eventos que mais esquenta na capital mineira é a Expocachaça, esquenta nas vendas dos fabricantes de cachaças e logicamente pelo golo da branquinha ou amarelinha da bebida. O evento acontece de 4 a 7 de agosto, com a dupla edições da 31ª Expochaça e a 15ª Brasilbier, na Serraria Souza Pinto, evento pioneiro, a maior e mais importante e conceituada vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça, no formato consagrado B2B-FEIRA e B2C-FESTIVAL.

O público tem a oportunidade de conhecer cachaças de 20 estados

A Expocachaça é um evento que nasceu em Minas Gerais em 1998, há 24 anos ganhou liderança no Brasil e visibilidade mundial com a participação de 20 estados produtores da bebida nacional do Brasil. A Feira será realizada em conjunto com a 15ª Brasilbier unindo as duas cadeias produtivas de bebidas a cachaça de alambique e as cervejas artesanais. A Expocachaça foi a principal responsável pela visibilidade atingida e pelo status de destilado nobre retirando a cachaça do gueto a que esteve relegada por muitos anos, dando promoção e divulgação à bebida nos mercados interno e externo. https://www.instagram.com/expocachaca/




Foi realizado nos dias 26 e 27 de maio, em Pouso Alegre, a 14ª edição do encontro da Hotelaria, através do apoio da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação -FBHA e do patrocínio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC. Nesta edição na região do Sul de Minas Gerais, teve o apoio da Prefeitura de Pouso Alegre, Fecomércio MG Sesc, Senac, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre, do apoio Vale do Sapucaí, Sebrae Pouso Alegre, Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre, Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais.



A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; da Secretária Adjunta de Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa; do prefeito de Pouso Alegre, José Dimas da Silva Fonseca;





O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; a secretária adjunta de Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa e o coordenador da FBHA MG, Marcos Valérico Rocha do presidente do Sindcomércio Vale do Sapucaí, Alexandre Magno; do presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, Ibrahim Elias Kallás; do presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre, Marco Antônio Dias; do presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Marcus Januário, além de outras autoridades.

Os mais de 300 participantes presentes tiveram a oportunidade de assistir palestras e painéis de altíssimo nível, ministrados por renomados profissionais do setor, tais como: Alexandre Zubaran, Acácio Pinto, Maarten Van Sluys, Maria José Dantas, Viviane Araújo, Ricardo Rielo, Milena Araújo e Rosana Ferraz.

Outro ponto alto do evento foi a Mostra de Produtos e Serviços, com a presença de representantes das empresas: Harus, G3 Hotelaria, Totvs, Saga Systems, Rentv, Solar PV, Ocl-Volux, Mpires, Clima ao Vivo, Sam.co Technology, Mag Representações, Kenby, Simmons, Dormakaba, JM Representações, Onity, TH Móveis, TM Hospitality,

Sealy, Teka e Cervejaria Petrópolis.



Os Chefs Mauro de Paula, Val Coimbra e Manoel Pereira, abrilhantaram ainda mais o evento preparando deliciosos pratos que foram degustados pelo público no encerramento do evento, que contou também com o Show Minas ao Luar, oferecido pelo Sesc MG. O próximo Encontro da Hotelaria deverá acontecer em novembro.


Mundo a Vapor

CX


Uma das atrações turísticas de Canela, na serra gaúcha, o Mundo a Vapor esteve participando da BNT Mercosul, no final do mês passado, a feira de negócios turísticos realizada em Itajaí, Santa Catarina. O parque temático buscou fortalecer sua promoção e fechar parcerias comerciais junto ao trade do turismo, estando em contato com fornecedores e compradores do Brasil e da América do Sul.



O empreendimento esteve representado na feira pela gerente comercial, Gabriela Zanatta, e pelo supervisor comercial, Paulo Port. O Mundo a Vapor completou 30 anos em 2021, se consolidando como um dos atrativos mais tradicionais da Serra Gaúcha. Agora o parque está em uma nova fase, projetando uma repaginação e a abertura de um novo atrativo na região.
_____________________________________________________________________________________________________

 @sergiomoreira63 
sergio51moreira@bol.com.br


LATAM retomará voo direto Fortaleza-Miami após mais de dois anos de suspensão da rota. Investimentos em Fortaleza, junto com Jericoacoara e Juazeiro do Norte, são frutos da cooperação entre a companhia e o governo do Estado do Ceará. Passagens aéreas estarão disponíveis na próxima semana em latam.com e demais canais de venda




A LATAM retomará em 25 de julho deste ano a rota Fortaleza-Miami com um voo por semana, tornando a capital cearense a quarta cidade brasileira com operações internacionais da companhia, que já retomou voos ao exterior a partir de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão e Porto Alegre. As passagens aéreas estarão disponíveis na próxima semana em latam.com e demais canais de venda.

O voo Fortaleza-Miami não era operado desde abril de 2020 e é mais um incremento da LATAM na cidade-foco dos seus investimentos no Nordeste brasileiro. Também reflete diretamente os esforços da cooperação entre a companhia e o governo do Estado do Ceará para viabilizar o transporte aéreo no País. No segundo semestre de 2021, vale lembrar, a LATAM iniciou operações em Jericoacoara e Juazeiro do Norte.

“A LATAM segue atenta ao crescimento da demanda. Em 2021 já lançamos duas novas rotas no Estado e agora anunciamos a retomada da operação internacional. Isso só foi possível graças ao planejamento de retomada sustentável da empresa associado às políticas competitivas do governo estadual”, explica Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

O voo semanal será operado por aeronaves Boeing 787-9 com capacidade para 300 passageiros (30 em Premium Business, 57 em Economy+ e 213 em Economy). Nesta primeira fase, decolará de Fortaleza nas segundas-feiras às 14h15 (hora local) e pousará no destino às 20h55 (hora local). No sentido inverso, o voo decolará de Miami nas segundas-feiras às 23h00 (hora local) e pousará no destino às 7h05 (hora local) do dia seguinte.

A partir de 3 de agosto, o voo decolará de Fortaleza nas quartas-feiras às 14h15 (hora local) e pousará no destino às 20h55 (hora local). No sentido inverso, o voo decolará de Miami nas quartas-feiras às 23h00 (hora local) e pousará no destino às 7h05 (hora local), do dia seguinte.

Para a alta temporada de julho de 2022, a LATAM Brasil também aumentará a frequência de voos nas rotas Fortaleza-Belém (de 7 para 10 voos semanais), Fortaleza-Brasília (de 11 para 21 voos semanais), Fortaleza-São Paulo/Congonhas (de 17 para 21 voos semanais), Fortaleza-São Paulo/Guarulhos (de 37 para 47 voos semanais) e Juazeiro do Norte-São Paulo/Guarulhos (de 6 para 7 voos semanais). Além disso, a companhia retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como Fortaleza-Manaus (10 voos semanais), Fortaleza-Maceió (7 voos semanais) e Fortaleza-Vitória (7 voos semanais).

Em julho de 2022, a companhia também manterá as rotas Fortaleza-Belo Horizonte/Confins (7 voos semanais), Fortaleza-Curitiba (7 voos semanais), Fortaleza-Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais), Fortaleza-Natal (7 voos semanais), Fortaleza-Recife (7 voos semanais), Fortaleza-São Luís (7 voos semanais), Fortaleza-Salvador (5 voos semanais), Fortaleza-Teresina (7 voos semanais) e Jericoacoara-São Paulo/Guarulhos (7 voos semanais).

No mercado internacional, em julho, a LATAM retomará operações em Roma e o voo de São Paulo/Guarulhos para Buenos Aires/Ezeiza. Além desses, a companhia já opera voos para Assunção, Barcelona, Bogotá, Buenos Aires/Aeroparque, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris e Santiago, totalizando 20 destinos internacionais a partir do Brasil.

Ceará tem incremento de 10% na oferta de assentos da LATAM em maio

A LATAM Brasil aumentou em 10% a sua oferta de assentos* no Ceará em maio de 2022 na comparação com o mesmo mês de 2019 (antes da pandemia de Covid-19). A operação local contou com as rotas Fortaleza-Brasília (14 voos semanais), Fortaleza-São Paulo/Congonhas (18 voos semanais), Fortaleza-Belo Horizonte/Confins (7 voos semanais), Fortaleza-Curitiba (7 voos semanais), Fortaleza-Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais), Fortaleza-São Paulo/Guarulhos (38 voos semanais), Fortaleza-Natal (7 voos semanais), Fortaleza-Recife (7 voos semanais), Fortaleza-São Luís (7 voos semanais), Fortaleza-Salvador (6 voos semanais), Fortaleza-Teresina (7 voos semanais), Jericoacoara-São Paulo/Guarulhos (7 voos semanais) e Juazeiro do Norte-São Paulo/Guarulhos (6 voos semanais).

No segundo semestre de 2021, vale lembrar, a LATAM investiu em novos destinos domésticos como uma forma de retomar o mercado aéreo após a pandemia de Covid-19. No Ceará, a empresa iniciou operações em Jericoacoara e inaugurou voo em Juazeiro do Norte para atender a crescente demanda do turismo de lazer no Brasil.


Audi lança novo Q3 Sportback com maior porta-malas da categoria disponível para venda

 


·       Modelo será o primeiro da marca no país fabricado localmente com inédita tração quattro;

·       Novo SUV Cupê tem porta-malas de 530 litros — o maior volume da categoria;

·       Com motor 2.0 TFSI de 231 cv e nota máxima em segurança, modelo tem preços a partir de R$ 315.990,00.

 

A Audi do Brasil anuncia o início das vendas do novo Q3 com motorização 2.0 TFSI no país. O modelo já está disponível a pronta entrega nas concessionárias da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, importado da Hungria. A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Combinando forma e funcionalidade, o modelo será o primeiro da montadora produzido no Brasil com a inédita tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades, além de oferecer o maior porta-malas da categoria. O novo Q3 Sportback 2.0 TFSI está disponível em duas versões (Performance quattro e Performance Black quattro) e preços a partir de R$ 315.990,00.

Um dos modelos mais icônicos da marca e referência no segmento dos SUVs compactos de luxo, o novo Audi Q3 Sportback é equipado com o poderoso motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231cavalos de potência e 340 Nm de torque. 

A inédita transmissão tiptronic de oito velocidades, por sua vez, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

 


"Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca — ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos", afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.

Com linhas fluidas e atléticas, o novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q. 

As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.

Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, proporcionando um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros. 

Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.

O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê. 

O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.

No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada.  

Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.

Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível. 

Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada. Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes. 

 


Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. 

Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes.

O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.

O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.

Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. 

Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.  

Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free. 

Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.

Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.

Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.

O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. 

Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro. O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendo inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).

Acessórios Genuínos Audi

Os novos Q3 Sportback quattro e Q3 quattro oferecem uma linha completa de acessórios aos clientes que desejam personalizar ainda mais seus veículos. Os equipamentos originais estão disponíveis na rede de concessionárias autorizadas da marca no país e oferecem estilo, comodidade, conforto e esportividade.

Para aumentar a capacidade de transporte e tornar as viagens ainda mais divertidas, o Q3 Sportback pode ser equipado com Rack de Teto e Rack de Bike, que oferecem montagem simples, design esportivo e materiais de alta qualidade e durabilidade. O conjunto de rodas modelo "Secare" de 19 polegadas foi aprovada em rigorosos testes de segurança e possui quatro camadas de pintura contra influência da luz, intempéries e corrosão. Com seu visual combinando preto matte e cinza quartzo malte,  possui um magnetismo que atrai olhares por onde passa.

Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono. Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.

Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro. Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação "Universal Traffic Recorder" - UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Fiat Argo completa cinco anos de sucesso com cerca de 330 mil veículos vendidos no Brasil. Como nasceu o Argo? Veja no vídeo e inscreva-se no canal.


  • Modelo sempre fez parte do top 10 entre os automóveis mais comprados pelos brasileiros ano após ano depois de seu lançamento

  • Já são aproximadamente 400 mil Fiat Argo comercializados em 13 países da América Latina

ASSISTA O VÍDEO: https://youtu.be/ifwe0wey8I0

Lançado no fim de maio de 2017, o Fiat Argo acaba de completar cinco anos. O modelo de design italiano marcante coleciona prêmios desde que chegou ao mercado e é um sucesso entre os consumidores. 

O Fiat Argo se destaca pelo design, com equilíbrio nas proporções, muita elegância nos detalhes e pelo comportamento dinâmico surpreendente e qualidade no acabamento. 

Esses atributos contribuíram para que seu ótimo desempenho também se comprovasse nos números de vendas: já são cerca de 330 mil unidades emplacadas desde o lançamento no Brasil, além de ter terminado o último ano (2021) como o terceiro veículo mais vendido do país com quase 85 mil carros e quase 20% do segmento onde atua. 

Vale dizer que desde seu primeiro ano completo de vendas (2018), ele sempre fez parte do top 10 entre os automóveis mais comprados pelos brasileiros.

A importância do Argo vai muito além dos seus ótimos resultados de vendas. Lançado em um momento de profunda renovação do portfólio de produtos da Fiat, chegou na sequência de Toro e Mobi, de 2016, e um pouco antes do Cronos, de 2018. 

O modelo teve a responsabilidade de substituir ícones da história da marca (Punto e Palio) e fez isso com propriedade, revolucionando no design e trazendo um nível de qualidade e de conteúdos adequado às novas exigências do mercado. Isso se traduz em confiança e satisfação do cliente. 

O Argo foi peça fundamental da estratégia da Fiat de impulsionar a atratividade e o desejo por seus carros, marcada por seus últimos lançamentos, como a Nova Strada, 500e e Pulse, e seguirá com as novidades que estão por vir em 2022. O Fiat Argo terá novidades no design e no conjunto motriz que vão melhorar ainda mais sua eficiência e conforto.

Produzido no Polo Automotivo de Betim (MG) e comercializado em 13 países da América Latina, o Fiat Argo já tem aproximadamente 400 mil unidades vendidas em toda a região. Importante ressaltar que ele chegou ao mercado brasileiro já com bons números. 

Com início da produção em 2017, já em 2018 foram cerca de 63 mil carros comercializados. Em 2019, se consolidou como um dos veículos mais emplacados do país com mais de 79 mil e, mesmo em 2020, quando as concessionárias ficaram fechadas por um período em função da pandemia, o modelo foi a escolha de quase 66 mil pessoas. 

O Fiat Argo foi lançado como parte importante da nova fase da Fiat, que vem renovando seu portfólio nos últimos anos, evoluindo ainda mais na percepção de imagem de marca, e figurando no imaginário e no desejo do brasileiro. 

Ele une o design clássico dos modelos italianos com um toque urbano e se destaca por seu estilo e autenticidade. No total, atualmente conta com quatro versões: Argo 1.0,  Argo Drive 1.0, Argo S-Design 1.3 e Argo Trekking 1.3.

E por falar em Trekking, em abril de 2019, para ampliar as opções ao consumidor, foi lançada essa que é a versão mais aventureira para o público de espírito jovem que quer ir além dos grandes centros urbanos. 

Ele traz atributos como uma suspensão elevada, pneus tipo “todo o terreno”, barras de teto longitudinais e um conjunto gráfico exclusivo nas laterais e no capô que combinam com o teto pintado de preto. Esse atraente conjunto contribui para que o Argo seja considerado um objeto de desejo em seu segmento. 

Ainda em novembro de 2019, foi a vez do conceito italiano S-Design estrear no Fiat Argo, reunindo estilo e conteúdo para quem busca um visual atual e diferenciado, com uma releitura da esportividade adicionando um toque de elegância.

Sucesso reconhecido

O Fiat Argo conquistou a imprensa e foi a escolha de diversas publicações logo que foi lançado. Ele foi eleito “Melhor Compra até R$ 50 mil - 2017” da revista Quatro Rodas, foi o vencedor geral e na categoria Hatch da eleição "Melhores de 2018", do Jornal do Carro, melhor hatch médio do prêmio "Os Escolhidos 2017", melhor automóvel entre 1,1L e 1,6L do Carsughi L’Auto Preferita e melhor hatch do prêmio "The Best", da revista Car and Driver.

Citroën se prepara para o lançamento do novo C3 com ampliação histórica na rede de concessionários

 


  • Cobertura da rede de atendimento ao cliente irá abranger 80% do território nacional até o fim de 2022
  • O número de concessionários crescerá mais de 70% para acompanhar a chegada do novo C3
  • Plano Citroën 4 All prevê a chegada de mais dois modelos inéditos para os próximos dois anos

O lançamento de um modelo tão especial como o Novo Citroën C3 requer uma rede de concessionários à altura do primeiro hatch com atitude SUV do mercado. Por isso, a Citroën prepara uma ofensiva inédita em sua rede, com uma abrangência de 80% do território nacional e um crescimento superior a 70% no número de concessionários em relação a 2019.

“Esse momento histórico reforça a importância dos nossos concessionários e parceiros para o lançamento mais importante do ano. Investimos no aumento e qualificação de nossa rede para atender aos exigentes clientes do Novo C3 ao mesmo tempo em que ampliamos o alcance de nossos produtos, indo ao encontro da acessibilidade à inovação, um dos pilares da marca”, fala André Montalvão, diretor comercial para a Citroën no Brasil.

A meta do grupo é chegar a 180 concessionários até o fim de 2022, com um aumento significativo na capilaridade da rede e reforço em diversas capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, entre outras. Boa parte deste crescimento já ocorreu, e os concessionários avançam nos treinamentos para lançar em breve o Novo C3, um hatch acessível, customizável e que é fruto da engenharia da Stellantis na América Latina.

“Nossa rede confia no sucesso do Novo C3, e está pronta para as novidades do Projeto C-Cubed, com o lançamento de mais dois modelos inéditos nos próximos dois anos. Além disso, preparamos um plano ousado de manutenção para que nosso modelo continue acessível após a compra”, conclui Montalvão. Além do crescimento, a rede de concessionários Citroën em breve anunciará mais uma novidade para consolidar ainda mais a confiança de seus clientes nos serviços de pós-venda.

A rede Citroën também irá oferecer uma ampla linha de acessórios originais, ampliando ainda mais as opções de customização do modelo, que, de fábrica, terá até 13 combinações de cores. Considerando as opções de opcionais e acessórios, será possível criar 150 variações distintas do Novo C3.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.