Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Projeto Hortênsias é lançado durante o Festuris e marca início de movimento para resgatar a essência de Gramado. Mais de 800 mil mudas de hortênsias já foram plantadas e distribuídas no município, símbolo da identidade e da beleza natural da Serra Gaúcha


Eduardo Zorzanello, Beatriz Gehlen e Marta Rossi 


Texto: Renata de Mattos | fernando@rossiezorzanello.com.br

A história das hortênsias em Gramado começou em 1918, quando o casal Osvaldina e João Leopoldo Lied trouxe do Rio de Janeiro as primeiras mudas da flor, que logo se espalhou e se tornou símbolo da cidade. Quarenta anos depois, em 1958, o legado ganhou força com a criação da Festa das Hortênsias, marco do início do turismo no município.

Agora, durante o 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, essa trajetória ganhou um novo capítulo com o lançamento do Projeto Hortênsias, em um ato simbólico de plantio das flores que há décadas representam a alma e o encantamento da Serra Gaúcha.

Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto nasce com o propósito de resgatar a essência gramadense e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. Por meio de ações educativas, culturais e sociais, o movimento propõe conectar o passado, o presente e o futuro de Gramado, cidade que se tornou referência mundial no turismo por sua hospitalidade e beleza natural.

Um dos eixos centrais da iniciativa é a integração com a rede de ensino, envolvendo alunos das escolas do município em atividades que vão desde o plantio de hortênsias até oficinas e materiais didáticos sobre a flor símbolo e sua importância para o turismo local. Estão previstas ainda a criação de um livro infantil e de um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e com o fortalecimento dos valores da comunidade desde a infância.

O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “Esse projeto resgata a história, resgata a essência e, o mais importante, vai ao encontro da base. Ele é um agente transformador. Estamos falando de educação, de formar novos cidadãos com valores, e estaremos lá junto deles”, comentou.

A empresária Beatriz Gehlen, idealizadora e embaixadora do projeto, emocionou-se ao relembrar a história da flor que transformou a cidade em um dos destinos mais encantadores do país. “Estamos aqui para fazer este plantio da hortênsia, que foi o embrião dos grandes eventos em anos passados e continuará a ser nossa fonte inspiradora, desenvolvendo nosso sentimento de hospitalidade e encantamento”, disse a embaixadora do projeto. 

O Horto Municipal de Gramado tem se dedicado incansavelmente à produção de novas mudas, com equipes trabalhando para garantir o plantio em diferentes pontos da cidade. O Projeto Hortênsias representa o início de um movimento de valorização da identidade local, celebrando o legado, a beleza natural e o espírito acolhedor que fazem de Gramado um destino único.

Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris


Do astroturismo ao turismo sustentável: Meeting Festuris destaca destinos e promove conscientização no setor. Segundo dia do evento foi marcado por painéis que destacaram a importância de buscar o novo

 

Luiz Felipe Pondé

Texto: Camila Kosachenco | fernando@rossiezorzanello.com.br

A partir da preocupação de que a neta não viesse a conhecer a mesma Amazônia e a mesma Jericoacoara que ela conhece hoje, a empresária Priscila Bentes criou, em 2018, o SeloXIS, certificação que avalia mais de 100 indicadores ESG e reconhece práticas sustentáveis em hotéis e eventos turísticos. Para apresentar e disseminar a iniciativa, Priscila subiu ao palco da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado na manhã deste sábado (8).

"Temos uma metodologia própria desenvolvida a partir dos principais frameworks do mercado. Avaliamos práticas nas esferas ambiental, social e de governança", explicou a empresária. Atualmente, há mais de 20 empreendimentos turísticos certificados. "E o Festuris é o primeiro evento que recebe nosso selo", destacou. Após a apresentação, os CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, receberam o certificado.

O sábado também foi marcado pela presença de Diego José Baeza Martignago, assessor da Subsecretaria de Turismo do Chile. Ele apresentou os roteiros de astroturismo do país, destinados à observação de estrelas no "céu mais limpo do mundo". "Nosso céu é infinito, nossa viagem é infinita. Hoje, o Chile tem 40 observatórios astronômicos. Desses, 27 são dedicados ao turismo", afirmou. Características geográficas peculiares, como a Cordilheira dos Andes de um lado e o Pacífico de outro, dão à região 300 dias de céu limpo por ano.

O futuro se vive no presente

Em sua apresentação, Gabriela Figueiredo, diretora de Turismo de Luxo da Matueté, mostrou que o papel do agente de viagens evoluiu e, agora, é definido como travel designer, em que o profissional de turismo faz a gestão da experiência e do tempo do cliente. “O travel designer é como um arquiteto: planeja o melhor uso de algo extremamente valioso hoje – o tempo livre”, comparou.

Luiz Candreva

Especialista em inovação, Luiz Candreva trouxe muitas provocações para o público, entre elas, a máxima de que podemos encontrar o futuro vivendo o presente. Para ele, a era do monopólio do pensamento humano para construir o amanhã acabou.  Segundo ele, a inteligência artificial deixou de ser uma simples ferramenta para se tornar uma espécie de copiloto da humanidade. E, disse, muito em breve, pode assumir o papel de ‘piloto’, tornando os humanos passageiros do processo de criação. Candreva também apontou as sete lições para o futuro, entre elas a profissão que se destacará daqui para frente: “Será aquela em que as pessoas sejam resolvedoras de problemas complexos. Então, quais habilidades vocês já têm que poderiam resolver essas questões?”

Respostas estão no agora

Um dos destaques do Meeting foi a participação do filósofo Luiz Felipe Pondé, que fez uma ampla análise sobre as tendências de comportamento que moldarão o futuro do turismo e da sociedade, afastando previsões óbvias feitas por ditos “gurus” do amanhã. Ele defendeu que as transformações sociais decorrem de uma série de fatores palpáveis, como a queda global da natalidade, impulsionada pela ampliação do papel social e econômico das mulheres e pelo ritmo de vida cada vez mais acelerado.

Pondé também relacionou o futuro do comportamento humano à evolução dos meios de comunicação, explicando que toda revolução da imprensa – da prensa de Gutenberg, passando pelo rádio até a era das redes sociais – altera o contexto político e cultural. “Assim é que se prevê o futuro: observando o comportamento concreto do presente”, resumiu. Para ele, o século XXI não trará milagres ou grandes surpresas, mas o desdobramento do que já está posto diante de nós.

Crédito das fotos: Anselmo Cunha/Festuris

Mercedes-Benz comemora 140 anos do automóvel e 130 anos de transporte em 2026 com aniversários históricos. O próximo ano será marcado por uma sequência de datas marcantes para a Mercedes-Benz, que celebra desde os 140 anos do nascimento do automóvel até os 100 anos da fusão que deu origem à marca. Acontecimentos incluem 130 anos dos primeiros veículos de transporte, 50 anos da icônica série 123 e duas décadas do Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, na Alemanha





A Mercedes-Benz celebrará, em 2026, diversos aniversários de veículos, conquistas no automobilismo e momentos fundamentais da trajetória da empresa ao longo de seus 140 anos de história. As informações detalhadas serão divulgadas durante o ano por meio de comunicados oficiais. Além disso, o banco de dados multimídia Classic M@RS reúne documentos e materiais sobre toda a história da marca por meio de acesso gratuito com cadastro no link: mercedes-benz-archive.com/mars/login/login.xhtml.

Para os grandes fãs da marca, a Crônica Ilustrada Mercedes-Benz também está disponível de forma online no acervo público da empresa por meio do endereço: https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsClassic/de/instance/ko/Illustrierte-Chronik.xhtml?oid=4909473

Principais aniversários da Mercedes-Benz em 2026

3 de janeiro de 1951 (75 anos): pedido de patente da carroceria de segurança por Béla Barényi. A estreia em série ocorreu nos sedans W 111 “rabo-de-peixe”, em 1959.

27 de janeiro de 1976 (50 anos): apresentação da série 123 da Mercedes-Benz. As versões Estate e Coupé completaram o portfólio logo depois.

29 de janeiro de 1886 (140 anos): Carl Benz solicitou a patente de seu veículo de três rodas com motor a gás, considerado o nascimento do automóvel.

3 a 8 de fevereiro de 1986 (40 anos): a Mercedes-Benz apresentou os sistemas de assistência ASR e ASD, além do sistema de tração integral 4MATIC, na Finlândia.

8 de março de 1886 (140 anos): Gottlieb Daimler encomendou uma charrete. Com base nela foi construído o primeiro automóvel de quatro rodas, equipado com motor de combustão de alta rotação.

25 a 29 de março de 1901 (125 anos): o Mercedes 35 PS dominou a “Nice Week”. O secretário-geral do Automobile Club de France resumiu: “Entramos na era Mercedes.”

19 a 29 de abril de 1951 (75 anos): estreias no Salão Internacional do Automóvel (IAA) do renomado Mercedes-Benz 300 (W 186) e do Mercedes-Benz 220 (W 187), precursor do Classe S.

19 de maio de 2006 (20 anos): abertura do Museu Mercedes-Benz, próximo à fábrica de Untertürkheim, desde então, um importante ícone da marca com enorme popularidade internacional.

25 de abril a 5 de maio de 1996 (30 anos): o Mercedes-Benz SLK (R 170) fez sua estreia no Salão de Turim. Com seu teto rígido vario-roof, o roadster inaugurou um novo segmento de mercado.

12 a 15 de junho de 1976 (50 anos): o C 111-II D alcançou três recordes mundiais e 16 conquistas de classe em Nardò, onde, em 2025, o Concept AMG GT XX também se tornou detentor de recorde mundial.

28/29 de junho de 1926 (100 anos): Benz & Cie. e Daimler-Motoren-Gesellschaft se uniram para formar a então Daimler-Benz AG, na qual nasceu a marca Mercedes-Benz.

30 de junho de 1996 (30 anos): um Mercedes-Benz C 36 AMG tornou-se o primeiro Safety Car oficial da marca na Fórmula 1, em Magny-Cours. Desde então, a Mercedes-Benz fornece continuamente esse importante veículo.

31 de julho de 2001 (25 anos): estreia do Mercedes-Benz SL da série R 230 no Deichtorhallen, em Hamburgo. O roadster trouxe diversas inovações técnicas.

18 de agosto de 1896 (130 anos): Gottlieb Daimler apresentou o primeiro caminhão motorizado do mundo. O primeiro exemplar foi vendido ao British Motor Syndicate, em Londres.

24 de agosto de 1986 (40 anos): o automóvel de corrida Sauber-Mercedes C8, da categoria Grupo C, conquistou sua primeira vitória em Nürburgring. O triunfo impulsionou o retorno da marca ao automobilismo.

12 de setembro de 1926 (100 anos): na corrida de Solitude, o diretor de provas Alfred Neubauer utilizou pela primeira vez seu sistema de sinalização para se comunicar com os pilotos.

4 a 14 de outubro de 1951 (75 anos): o esportivo e luxuoso 300 S (W 188) foi apresentado no Salão de Paris como versão de duas portas do Type 300 (W 186), nos modelos Coupé, Cabriolet A e Roadster. Era o veículo de produção mais rápido da Alemanha.

9 de outubro de 1946 (80 anos): início dos testes do protótipo do Unimog. Ex-engenheiros da Daimler-Benz AG desenvolveram o “Equipamento Motorizado Universal para Agricultura”. Inicialmente produzido pela Boehringer a partir de 1949, passou a ser fabricado pela Mercedes-Benz em Gaggenau a partir de 1951.

15 de outubro de 2006 (20 anos): Bernd Schneider garantiu seu quinto título no DTM na corrida de Le Mans. O atual embaixador da marca se tornou o maior campeão da categoria.

5 de dezembro de 1896 (130 anos): a Benz & Cie. entregou um “veículo de entrega”, o primeiro furgão do mundo. O “Velociped” também estava disponível com compartimento de carga.

Mais informações e imagens estão disponíveis em: mercedes-benz-archive.com/museum

Mercedes-Benz Classic nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/mercedesbenzmuseum

Facebook: https://www.facebook.com/mercedesbenzmuseum

VAMOS VOAR PELO MUNDO // Para voar ainda em dezembro: KAYAK revela as rotas aéreas mais baratas partindo das cinco regiões do Brasil // Colisões de aves com aviões cancelam 100 voos e afetam 27 mil passageiros por ano no Brasil // Aeroporto de Navegantes consolida novo marco logístico com inauguração oficial de operação cargueira internacional // Azul incorpora 39º Embraer 195-E2 e avança na renovação da frota // LATAM amplia número de voos em Minas Gerais a partir de março de 2026 // Emirates lança nova coleção de kits de amenidades em parceria com a United for Wildlife // Air France avança na renovação da frota com a chegada do 50º Airbus A220 e do 40º Airbus A350 // Aeroportos cearenses de Jericoacoara e Aracati receberão R$ 144 milhões em investimentos // Cabinda é o destino doméstico com mais frequências de voo disponibilizadas pela TAAG


Para voar ainda em dezembro: KAYAK revela as rotas aéreas mais baratas partindo das cinco regiões do Brasil 

 

Se os planos se concretizarem no último minuto, ou surgir uma oportunidade de viagem repentina, os viajantes não precisam desistir cedo por medo dos preços altos. Sim, eles são comuns nessa época, mas o KAYAK, principal buscador de viagens do mundo, analisou milhares de dados mensalmente para mostrar as passagens mais baratas saindo de 35 aeroportos, localizados no Norte até o Sul do Brasil, durante todo o mês de dezembro.

 

O resultado, disponível na nova landing page do buscador, mostra que ainda é possível tirar do papel um plano de viagem para um dos meses mais desejados do ano para turismo, sem comprometer o bolso. Isso porque entre o estudo das cinco regiões do país, 117 destinos domésticos estão com preço médio dos voos de ida e volta, em classe econômica, custando abaixo de R$1.000 por pessoa. Se o espírito aventureiro falar mais alto, também existem opções internacionais por menos de R$4.000. Além disso, o viajante ainda consegue saber se realmente está valendo a pena voar em dezembro, ou se os preços devem abaixar nos próximos cinco meses.

 

Identificou a melhor rota? Já pode preparar as malas!

 

Partindo do Norte

Se a origem for Belém (Pará), o único destino em que o viajante encontra voos com preços médios acima de R$1.700 é o representante internacional da lista – Miami, com passagens custando R$3.552 em média para voar em dezembro. Ou seja, para uma escapada de última hora, são diversas opções para desbravar e economizar.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Belém, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Belém, Pará

São Luís, Maranhão

R$825

Santarém, Pará

R$945

Fortaleza, Ceará

R$995

Macapá, Amapá

R$1.032

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$1.244

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Norte, como Manaus, Marabá e Palmas.

 

Partindo do Nordeste

Sair de um lugar lindo, para pular em outro tão maravilhoso quanto e por preços atrativos nas passagens, é uma vantagem que quem está partindo de origens no Nordeste encontra. Indo de Fortaleza ou de Recife, para destinos como Belém, Salvador ou Natal, o viajante investe menos de R$1.300 nos voos em dezembro.

 

 As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Fortaleza, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Fortaleza, Ceará

Juazeiro do Norte, Ceará

R$821

Belém, Pará

R$903

Recife, Pernambuco

R$1.133

Salvador, Bahia

R$1.136

Natal, Rio Grande do Norte

R$1.207

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Recife, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Recife, Pernambuco

Salvador, Bahia

R$710

Maceió, Alagoas

R$757

Natal, Rio Grande do Norte

R$877

Aracaju, Sergipe

R$980

Belém, Pará

R$1.014

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Nordeste, como Maceió, Natal, São Luís e Teresina.

 

Partindo do Centro-Oeste

Brasília pode ser a porta de saída para boas experiências em dezembro, já que por menos de R$1.000 investidos em voos, o viajante pode escolher explorar a agitação de São Paulo, viver dias de carioca nas praias quentes do Rio de Janeiro e até mesmo apreciar as Cataratas em Foz do Iguaçu.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Brasília, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Brasília, Distrito Federal

São Paulo, São Paulo

R$555

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$736

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$864

Foz do Iguaçu, Paraná

R$934

Cuiabá, Mato Grosso

R$982

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Centro-Oeste, como Cuiabá e Campo Grande.

 

Partindo do Sudeste

Partindo de São Paulo, apenas a partir do 23º destino mais econômico é que o viajante vai se deparar com voos acima de R$1.000, ou seja, são diversas opções para viagens de diferentes estilos em dezembro, mas com uma coisa em comum – mantendo o bolso saudável.

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de São Paulo, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

São Paulo, São Paulo

Curitiba, Paraná

R$412

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$457

Brasília, Distrito Federal

R$484

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$486

Joinville, Santa Catarina

R$541

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sudeste, como Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte.

 

Partindo do Sul

Partindo de Porto Alegre, o viajante pode ficar animado ao se deparar com os cinco primeiros destinos com preços médios abaixo de R$1.000 para voar em dezembro, assim como Curitiba, que tem o 5º destino mais econômico, Foz do Iguaçu, custando R$808 em média.

 

As 5 rotas mais econômicas, no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo, de Porto Alegre, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Florianópolis, Santa Catarina

R$529

Curitiba, Paraná

R$622

São Paulo, São Paulo

R$631

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$902

Belo Horizonte, Minas Gerais

R$930

 

As 5 rotas mais econômicas no KAYAK para voos de ida e volta em classe econômica, partindo de Curitiba, em dezembro:

 

 

Origem

 

Destinos

Preço de voo dezembro de 2025

 

 

Curitiba, Paraná

São Paulo, São Paulo

R$426

Maringá, Paraná

R$605

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

R$606

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

R$623

Foz do Iguaçu, Paraná

R$808

 

Navegue pela landing page do KAYAK para conferir as rotas mais baratas partindo de outros aeroportos da região Sul, como Londrina, Florianópolis e Chapecó.

 

Destino escolhido? Os próximos passos para um planejamento de viagem inteligente, especialmente com um tempo curto, podem ser feitos com a ajuda do KAYAK.ai, a mais recente inovação em busca de viagens por conversa: a ferramenta aprende suas preferências para mostrar resultados personalizados e deixar o planejamento ainda mais fácil.

 

*As imagens aqui presentes devem ser usadas apenas para fins de promoção do KAYAK em conjunto com este artigo.

 

Metodologia

Voos

As informações apresentadas são baseadas em buscas de voos feitas no KAYAK.com.br nos últimos 90 dias, acessadas no dia 20 de cada mês, para viagens no mês seguinte a partir dos aeroportos brasileiros definidos. Os preços foram comparados com buscas do mesmo período para viagens no mês anterior e nos cinco meses seguintes, a fim de estimar as diferenças percentuais. Buscas com menos de 10 dias antes da partida não foram consideradas.

 

As rotas mais baratas do KAYAK são baseadas na média dos menores preços de passagens de ida e volta em classe econômica.

 

Os preços podem variar e as porcentagens são aproximadas. Rotas podem ser excluídas por falta de dados ou conforme avisos oficiais de viagem no momento da análise.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.