Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
Intercity BH Expo comemora 9 anos

Para brindar quase uma década de história, o Intercity BH Expo, maior unidade da rede no Brasil, promove no próximo dia 8 de julho, evento exclusivo que une gastronomia mineira e a cultura cervejeira em uma experiência sensorial única. Em parceria com a tradicional cervejaria Krug Bier, o hotel realiza o Gastroshow Jantar Palestra Harmonizando com Cervejas, na cozinha show do Restaurante Libertas, que integra o complexo, e reunirá players do trade de turismo, acionistas, investidores e imprensa.
A celebração dos nove anos do Intercity BH Expo acontece em meio a um cenário de forte expansão. Em 2025, o hotel projeta um crescimento de 25% em relação ao ano anterior, impulsionado pela alta na ocupação e pela crescente demanda gerada por eventos na cidade. Localizado estrategicamente próximo ao Expominas e à Arena MRV, o hotel tem colhido os frutos de um reposicionamento consistente, apoiado em investimentos estruturais e em uma leitura atenta das transformações do mercado.

“Belo Horizonte vive um novo momento. O aumento de shows, congressos e feiras tem impactado diretamente a hotelaria, atraindo mais turistas, ampliando nosso ticket médio e movimentando a economia local. Temos sentido esse reflexo diariamente”, afirma Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo.

Suíte Master


Uma prova concreta do bom momento vivido pelo Intercity BH Expo é a ampliação de sua estrutura voltada ao segmento esportivo. Após o sucesso do Andar do Atleta, lançado em janeiro de 2024, o hotel acaba de inaugurar um segundo pavimento exclusivo para delegações esportivas, totalizando agora 44 novos apartamentos projetados especialmente para esse público.

Os quartos contam com camas sob medida, com 2,10 metros de comprimento por 1,10 metro de largura, além de infraestrutura pensada para oferecer o máximo de conforto, privacidade e funcionalidade para atletas e equipes técnicas.
“Esse projeto é um reflexo do nosso compromisso com a modernização e com a hospitalidade personalizada. Estamos atentos às novas demandas do setor e buscamos, continuamente, inovar para manter o Intercity BH Expo na vanguarda da hotelaria em Minas Gerais”, afirma o diretor do hotel.

Rooftop área interna

Rooftop área externa

Mais do que oferecer excelência na estrutura e nos serviços, o Intercity BH Expo tem se dedicado a proporcionar uma experiência completa também aos seus colaboradores. A qualificação contínua das equipes é uma prioridade estratégica para o hotel, que enxerga seus talentos como protagonistas da hospitalidade. “Investimos na capacitação e no desenvolvimento de cada profissional porque entendemos que são eles que sustentam nossa reputação. Sem essa dedicação diária, não teríamos alcançado a marca de mais de 300 mil hóspedes recebidos ao longo desses nove anos”, destaca Rodrigo Cançado. A valorização interna, segundo ele, é o caminho para garantir um atendimento acolhedor, personalizado e alinhado aos padrões de excelência da marca. “Queremos que cada colaborador se sinta parte essencial da nossa história, e que esse sentimento se reflita, de forma genuína, na experiência de quem se hospeda conosco.”

Apartamentos equipados para os hóspedes a trabalho


Celebração que reverencia a cultura gastronômica e cervejeira de Minas - Em meio a esse cenário otimista, Cançado destaca o orgulho de celebrar quase uma década de trajetória com uma proposta que exalta o que Minas tem de melhor: “Celebrar nove anos é motivo de grande orgulho para toda a equipe do Intercity BH Expo. Durante essa quase uma década, nos dedicamos a oferecer a melhor experiência aos nossos hóspedes, transformando o hotel em um verdadeiro hub de negócios e lazer em Belo Horizonte. Este Gastroshow, em parceria com a Krug Bier, é a nossa forma de agradecer e reforçar nosso compromisso com a excelência e a valorização da cultura mineira.”

No comando da cozinha, o chef Marcelo de Paula, responsável pelo Restaurante Libertas, assina o menu exclusivo. Especializado em culinária italiana, brasileira contemporânea e, claro, a alta gastronomia, o chef vai elaborar pratos pensados para realçar os sabores das cervejas artesanais.

A mestra em Estilos de Cerveja, Fabiana Bontempo, será a guia dessa viagem sensorial, conduzindo a harmonização e uma palestra interativa que promete desvendar os aromas, sabores e histórias da rica tradição cervejeira mineira.
Pratos como filé mignon marinado na cerveja Áustria Golden, ao molho de redução de balsâmico com cerveja Remorso, acompanhado de mousseline de baroa, pudim de queijo canastra com calda de caramelo embriagada na cerveja Áustria Dunkel e salada morna de pancetta com folhas frescas, vinagrete de cerveja Áustria Golden, feijão fradinho e farofa crocante de torresmo artesanal serão harmonizados com rótulos selecionados da Krug Bier, em uma verdadeira celebração da cultura e dos sabores mineiros. "É uma honra participar desta celebração, unindo duas paixões dos mineiros: a gastronomia e as cervejas artesanais. O menu que o chef Marcelo preparou é espetacular, pensado para ressaltar as sutilezas de cada estilo da Krug Bier. Será uma oportunidade única de mergulhar em um universo de aromas e sabores", afirma a sommelier Fabiana, responsável pela condução da harmonização.
Rodrigo destaca ainda que o propósito da iniciativa vai além de uma celebração. “Este evento é a expressão da nossa vocação em criar experiências memoráveis. A união da cozinha autoral do nosso chef e a excelência da Krug Bier traduz o que somos, um hotel que valoriza cada detalhe, que entende o mineiro e sabe acolher com autenticidade. Mais do que brindar nossos nove anos, queremos oferecer uma noite que fique na memória de cada convidado, reforçando nosso compromisso em ser referência em hospitalidade, cultura e inovação”, finaliza.

Restaurante Libertas

Pleitos para o setor seguir avançando - Apesar dos avanços no hotel e na hotelaria mineira, em geral, Rodrigo que também atua como vice-presidente da ABIH-MG, reforça a necessidade de políticas públicas mais sólidas e da criação de mecanismos permanentes de fomento ao turismo. “Quando a cidade cresce, o turismo e a hotelaria crescem juntos. Mas isso exige planejamento e estrutura.

Em reunião recente com o prefeito Álvaro Damião, pleiteamos medidas como a destinação de 1% do ISS da hotelaria para o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) para fins de projetos de cultura e turismo da capital mineira, agilidade na liberação de alvarás para eventos, investimentos em mobilidade urbana, na limpeza da cidade e na oferta de infraestrutura básica nos pontos turísticos, com banheiros químicos, guias turísticos, guarda municipal e sinalização”, pontua. Também foi discutido na reunião, projeto de um futuro centro de convenções na capital.
Segundo Rodrigo, os pleitos foram bem recebidos pela administração municipal, que se mostrou sensível às pautas e sinalizou positivamente para avanços. “Com inteligência estratégica e vontade política, Belo Horizonte pode consolidar ainda mais sua vocação para o turismo de negócios, cultural, religioso e gastronômico. O potencial existe e é preciso criar as condições para que ele se concretize em resultados efetivos para toda a cadeia produtiva”, conclui Rodrigo Cançado.
Reservas https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo
Semana Rosiana em homenagem a Guimarães Rosa

Distante apenas 130 Km da capital mineira, Cordisburgo, berço de João Guimarães Rosa, transforma-se em um grande palco literário durante a 37ª Semana Rosiana, que acontecerá entre os dias 6 a 13 de julho, com o tema “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”, o evento promove uma reflexão profunda sobre a relação entre humanos, animais e paisagens na obra do escritor mineiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira.

A programação inclui debates, narração de estórias, caminhadas ecoliterárias, oficinas, exposições e shows, além da tradicional feira gastronômica com sabores mineiros.
O universo rosiano em foco - O tema desta edição convida o público a explorar as camadas simbólicas da obra do escritor mineiro, na qual animais e paisagens não são meros cenários, mas agentes da narrativa. Trechos como “Se olhares nos olhos de um cavalo, verás muito da tristeza do mundo” revelam a sensibilidade do autor ao retratar a conexão entre o humano e o natural.
A programação propõe diálogos sobre identidade, memória e existência, inspirando-se em personagens como Riobaldo e Diadorim, cujas trajetórias se entrelaçam com o sertão e seus bichos.
Tradição e impacto da Semana Rosiana - Criada em 1980 pela Academia Cordisburguense de Letras João Guimarães Rosa, a Semana Rosiana consolidou-se como um marco cultural, atraindo pesquisadores, artistas e turistas para a cidade. Além de difundir a literatura rosiana, o evento movimenta a economia local e destaca as riquezas de Cordisburgo: a Gruta do Maquiné (um dos cenários naturais mais impressionantes do mundo) e o Museu Casa Guimarães Rosa, espaço que preserva a história do autor.
Destaques da programação diversa e imersiva -
Caminhadas eco-literárias com roteiros que unem natureza e trechos da obra de Rosa; narrações de estórias e performances que revivem contos como “O Burrinho Pedrês” e “A Hora e Vez de Augusto Matraga”; mesas redondas com estudiosos discutindo temas como "O sertão como personagem"; feira de artesanato e gastronomia; além da posse de novos acadêmicos e homenagens pela Câmara Municipal.
Confira a programação completa neste link.

Museu Casa Guimarães Rosa - Inaugurado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo pai do escritor, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”.

A instituição dedica-se à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional.

Os documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.


Atualmente, o Museu Casa Guimarães Rosa exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona uma imersão nos espaços residenciais da Família Guimarães Rosa e na literatura de seu membro mais ilustre. O universo rosiano e sertanejo se mesclam oferecendo ao público uma mostra da genialidade de Guimarães Rosa como escritor, médico, cônsul, pai, filho, marido e membro da Academia Brasileira de Letras.



37ª Semana Rosiana - “Personagens e suas lembranças, bichos e suas estórias em Guimarães Rosa”
Data: 06 a 13 de julho de 2025
Local: Museu Casa Guimarães Rosa ( Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG)
Entrada: Gratuita (algumas atividades requerem inscrição prévia)
Aeroporto Internacional de BH espera 1 milhão de passageiros

O turismo está aquecido pelo país, e Minas Gerais é destaue no turismo nacional.Chegou a alta temporada: no mês julho, período de férias escolares, o BH Airport ganha ainda mais movimento com os passageiros que embarcam em viagens em família, excursões de escola e turismo de inverno. A expectativa é que 1,1 milhão de passageiros circulem pelo terminal durante todo o mês de julho, o que representa um crescimento de 2% em relação ao mesmo mês em 2024. O período também exige maior demanda das companhias aéreas, que estão preparando 430 voos extras durante o mês. Entre os destinos mais procurados estão Porto Seguro, Salvador e Maceió.
Aeroporto Internacional de BH espera 1 milhão de passageiros

Segundo o COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, o terminal tem uma operação especial em períodos de alta temporada com reforço nas equipes de segurança e apoio aos passageiros. Ele destaca que para trazer ainda mais agilidade ao processo de embarque e procedimentos de segurança nos canais de inspeção (raio-x), o BH Airport está implementando o embarque rápido. Trata-se de um fluxo prioritário para quem está levando apenas um item (seja uma mala, uma bolsa ou uma mochila, por exemplo).
“O embarque rápido é mais uma solução que implementamos para trazer mais eficiência para a operação e mais conforto ao passageiro, principalmente nesses períodos de alta demanda, como férias escolares. Toda a operação também está pensada para atender esse aumento de volume, o que inclui nosso mix comercial com mais de 100 operações, entre restaurantes, lojas de varejo, salas VIPs e outros serviços”, afirma.

Entre as novidades de destinos em julho está a rota BH – Bariloche, que acaba de ser inaugurada no terminal internacional mineiro. A operação é da Azul Linhas Aéreas em aeronaves Airbus A320, que acomodam até 168 passageiros. A rota é sazonal e incluirá, ao todo, 32 operações e 5,7 mil assentos, com partidas de Belo Horizonte às quartas-feiras e domingos, durante a temporada de junho a agosto.
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.
Turistas aproveitam o frio em Monte Verde

Com a chegada do inverno e o recesso escolar, Monte Verde desponta como um dos destinos mais procurados por casais e famílias em busca de descanso, lazer e experiências inesquecíveis nas montanhas. Localizado na Serra da Mantiqueira, o distrito de Camanducaia oferece uma experiência completa com muita natureza, gastronomia típica e hospedagens cheias de estilo para quem deseja aproveitar o frio com conforto.
Fotos: Marcio Masulino

Entre os programas imperdíveis estão as trilhas que levam à Pedra Redonda e à Pedra Partida, que revelam vistas espetaculares da região. Os dias frios também convidam para saborear fondues fumegantes, trutas frescas, queijos artesanais, cachaças mineiras e chocolates locais. A produção artesanal de cervejas e vinhos tem crescido e conquistado paladares exigentes, sendo outro atrativo para os visitantes.


Para aproveitar tudo isso com muito charme, duas pousadas se destacam por sua localização privilegiada, conforto e hospitalidade. A Pousada Pedras e Sonhos, por exemplo, impressiona com sua vista panorâmica das montanhas, que pode ser apreciada diretamente da varanda privativa das suítes. Com lareira, banheira de hidromassagem e ar-condicionado quente e frio, os quartos são ideais para momentos românticos a dois, com total privacidade e uma atmosfera que abraça o clima serrano.

Já a Pousada Jardim da Mantiqueira está cercada por um lindo jardim e proporciona um ambiente tranquilo e acolhedor. Seus chalés oferecem aquecimento, banheira de hidromassagem e ar-condicionado em algumas unidades, além de estrutura com carregador para carros elétricos — um diferencial que une conforto e compromisso com a sustentabilidade.
Ambas as pousadas servem um caprichado café da manhã com produtos frescos e regionais e contam com acesso fácil por via pavimentada, o que garante praticidade mesmo nos dias mais frios e chuvosos.
Mais informações e reservas: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br