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Texto e fotos: Arnaldo Moreira
Para um jornalista especializado da área automotiva fazer o test-drive de um carro é, além de ser sempre um prazer, um dever de ofício, andar na nova picape Frontier, agora fabricada na Argentina, foi também matar a curiosidade sobre a diferença do carro produzido no México. O resultado foi extremamente positivo e atendeu à expectativa.
A nova picape - cabine dupla em todas as versões -, além do aspecto externo surpreendeu nos benefícios introduzidos internamente, principalmente no tocante ao conforto, dirigibilidade e segurança, e nas alterações profundas na suspensão, tudo isso sem perder as características de picape pro que der e vier. Se mantendo endurecida "pero sin perder la ternura".
Na manhã do dia 11, com a situação normalizada no Jardim Botânico foi finalmente realizada a apresentação da Nova Frontier, que chega à sua 12ª geração, agora fabricada por nuestros hermanos argentinos, em quatro versões, entre elas a Attack para satisfazer os desejos dos consumidores brasileiros e tem três anos de garantia.
Para atender a esse quesito, a Nissan inseriu a Frontier no programa Inteligent Mobility Tecnologic criado para promover a integração entre o veículo e as pessoas, tornando a máquina mais amigável nesse convívio.
A gerente de Comunicação Corporativa da Nissan, Mila Poli e o coordenador de Imprensa, Especialista em Produto, Alexandre Carvalho, deram as boas vindas aos jornalistas e coube a Rogério Louro, diretor de Comunicação Corporativa, dirigir as primeiras noções sobre a Nova Frontier, ressaltando que é a única picape do mercado que tem uma câmera de 360º, "já parte do carro autônomo em cujo conceito a Frontier se insere.
A nova Frontier evoluiu muito, em relação à versão de 2017, em chassi, freio, motor e internamente. Ela tem seu principal mercado entre frotistas e fazendeiros e órgãos de governo graças à sua robustez - pesquisa revelou que 75% desses segmentos da economia apontaram esse item ao justificar a opção pelo modelo, revelou Marcos Pires.
A suspensão é regida agora pelo sistema multilink com molas helicoidais e eixo rígido com barra estabilizadora, na traseira, e, na frente, reina um braço duplo com barra estabilizadora (double whishbone) que deu à Frontier um novo status em termos de confortabilidade e segurança, nas suas quatro versões.
Depois de rodar cerca de 80 km na cidade, aproveitei o dia radioso que banhou o domingo carioca para por a Frontier Attak, que me coube, em ritmo de teste na estrada.
Nos primeiros quilômetros, o carro de fato mostrou ser exatamente o que se falara dele na coletiva de Imprensa, é confortável, seguro, com um bom desempenho, retomadas rápidas e muito silêncio na cabine, graças ao para-brisas acústico e isolamentos sonoros no para-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, que deixaram o espaço em até 5 decibéis mais silencioso, segundo Marcos Pires.
O ar condicionado, que gela a cabine e tem saída para o banco traseiro, é apenas dual zone nas versões XE e LE, na S e na Attack é manual.
O botão que liga o controle automático de velocidade está localizado na parte inferior do painel e é de difícil visibilidade e acesso, pois fica escondido pelo raio do volante para ser acionado. O volante com controles de som e computador de bordo é coberto de couro, de bom tamanho e pegada agradável.
A picape possui ainda o Vehicle Dinamic Control (VDC) que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração que dá mais tranquilidade e segurança à condução.
Assista o vídeo de Marcos Pires:
O gerente de Marketing e Produto de Comerciais Leves, Marcos Pires, chamou a atenção para a capacidade de fora de estrada da Frontier que conta com ângulos de saída e entrada (27,4º e 30,6º, respectivamente) e ótimo vão livre (234 mm), o que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento sem problemas. Para evitar danos na parte de baixo, há uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, radiador, motor, tanque de combustível, etc.
Atoleiros
A Nissan melhorou o sistema Shift On The Fly que tem opções de tração integral e reduzida e é acionado com o simples girar de uma manopla foi no painel, mesmo com o carro em movimento até 100 km/h, segundo a Nissan - o acionamento a 50 km/h foi realizado com sucesso - em qualquer tipo de terreno, além do limitador de diferencial (LSD) que dá mais força e poder à roda para maior aderência ao pavimento e controle do veículo e evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o LSD a freia automaticamente e manda a potência extra para as rodas com mais tração.
Os preços das quatro versões da
Nova Nissan Frontier 2019 4 x 4 são os seguintes:
S câmbio manual --- R$ 137.550
Attack automática -- R$ 155.590
XE automática ------ R$ 172.880
LE automática ------ R$ 193.290
Pintura metálica ---- R$ 1.650
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