Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

segunda-feira, 13 de março de 2017

Carro chinês, comprar ou não comprar? A partir do fato de que a maioria dos equipamentos e produtos de nosso dia-a-dia são fabricados na Ásia, me cheira mais a mito o receio de adquirir um carro Made in China. Tenho de confessar que não achei a mínima diferença na direção do Jac T5 automático e de seus concorrentes diretos que já avaliei para os leitores do Blog. O carro é macio, silencioso, tem um bom desempenho e dirigibilidade, amplo espaço para passageiros e bagagem (600 l), além de feições modernas e linhas agradáveis às vistas. Até o dia 31/3, a Jac Motors do Brasil está com uma promoção o T5 automático a partir de R$ 71.490,00, mas o carro vem de série tão completo que poucos itens tem a acrescentar. Na matéria, tento mostrar da forma mais clara o que senti e como dizem que a primeira impressão é a que fica: Gostei. Pronto falei!


Texto e fotos: Arnaldo Moreira

Avaliação concluída é hora de "falar" sobre as impressões na direção do SUV Jac T5, automático, com câmbio CVT, que tornou a condução mais gostosa, confortável, principalmente nos engarrafamentos, sem o engrenar e desfazer constante da 1ª marcha.


O T5 CVT tem uma boa caixa de marchas. Macia, não denuncia a troca das velocidades, graças à nova calibração da Transmission Control Unit (Unidade de Controle da Transmissão), desenvolvida pela Punch Power Train, da Bélgica, que lhe deu maior resposta e agilidade.


O nível de ruído no habitáculo, que incomoda os passageiros, no T5 é baixo. À velocidade cruzeiro de 110 km/h, em 6ª marcha (em torno de 3.000 rpm), o motor fica quase imperceptível e a absorção das irregularidades do piso pela suspensão é eficaz.


O espaço interno é generoso no T5, com altura de sobra e nos banco, tanto do motorista e carona, quanto para os três passageiros do banco traseiro (com o encosto de cabeça no lugar do meio) ambos com boa ergonomia. 



E o porta-malas? É grande, 600 l, quatro malas grandes.


Ainda no quesito conforto, os vidros elétricos nas quatro portas e o ar condicionado automático é eficiente e apesar de não ter saída para o banco traseiro, o habitáculo gela rapidinho. 


Os porta-objetos são bastantes e o console central tem o maior sob o encosto do braço.

Como os demais SUVs, o T5 oferece uma posição de direção alta, do agrado dos motoristas em geral, mas especialmente das mulheres, que se sentem mais seguras com a visão mais ampla do tráfego. 



Os retrovisores e os instrumentos no painel estão bem posicionados.


O Jac T5 não é um carro para fazer estripulias. Surge como um veículo familiar de linhas agradáveis, modernas, com um bom desempenho na estrada e na cidade, onde se mostrou sempre confortável. É, sim, um carro seguro e com uma boa relação custo X benefício.


Conectividade
O T5 vem de série com a função WIN, cruise control, kit multimídia da Foxcon, colorida, touchescreen, com câmera de ré, e conexão de modelos de smartphones, ESP, TCS, HSA, EBD, BAS, BOS e conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card


A conectividade no T5 é em português e tem uma tela de 20 cm (8") com a função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablets, inclusive usar o Google Maps e o Waze.

Super equipado
O T5 é um carro familiar e vem equipado com importantes itens de segurança, encontrados nessas proporções em carros muito mais caros: ESP (controle eletrônico de estabilidade), TCS (controle eletrônico tração), HSA (assistente de partida em rampas).


E ainda: EBD (distribuidor eletrônico de frenagem), BAS (assistente para frenagens de pânico), BOS (pedal “inteligente” de freio), que anula a aceleração, quando os dois pedais são pressionados simultaneamente, e luzes diurnas de LED.

Desempenho
A estabilidade está no T5 na razão direta de seu desempenho, que pode ser melhorado sensivelmente. 


Quando se passa do modo de direção D (Drive) para S (Sport), da caixa automática CVT, a agilidade do carro cresce


O câmbio de seis marchas virtuais pode ser comandado pela alavanca do câmbio, identificada por “+” e “-”, para trocas ascendentes e reduções, respectivamente, quando se pretender fazer trocas manuais. 

O T5 traz o motor 1.5 VVT Jetflex, 125cv/127 cv de potência e 15,51kgfm/16,21 kgfm de torque, abastecido com gasolina e etanol, respectivamente. 


O computador de bordo registrou, durante o teste, consumo médio de 8,1 km/l, abastecido com etanol, sempre com ar condicionado ligado.


De 
acordo com dados da Jac Motors do Brasil, a velocidade máxima do T5 automático é de 194 km/h, e chega de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos.


O consumo mostrou-se normal para um carro do segmento, potência e peso. Abastecido com álcool, o computador de bordo indicou consumo.

Várias pessoas me questionaram sobre o Jac T5 ser um carro fabricado na China. Comprar ou não um carro chinês? 

Dos produtos e equipamentos de nosso uso diário, quais não são Made In China? Me parece que, hoje, se trata mais de mito do que outra coisa.


A garantia de seis anos, o preço a partir de R$ 71.490,00 (valor válido até 31 de março) e o rol de equipamentos de série, acho, valem uma passada por uma concessionária Jac Motors para um test-drive.

___________________________________

Ficha técnica
Ar-condicionado digital e automático;
• Vidros elétricos nas quatro portas, travamento central das portas e retrovisores com acionamento elétrico;
• Alarme antifurto;
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel, evitando que o motorista seja surpreendido com um pneu furado em um local de difícil substituição pelo estepe;
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de duas cadeirinhas infantis;
• Câmera de ré
• Sensor de estacionamento;
• Abertura interna do bocal do tanque de combustível;
• Direção com assistência elétrica;
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
• Computador de bordo com hodômetro parcial, consumo médio e instantâneo (km/l), autonomia, velocidade média e tempo de viagem;
• Faróis com regulagem elétrica de altura;
• Banco traseiro bipartido 60/40;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
• Freios a disco nas quatro rodas;
• Rodas de liga leve aro 16 pol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.