Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

terça-feira, 22 de julho de 2025

Neve, vinho e aventura no Fim do Mundo: roteiros de luxo para o inverno na América do Sul, Argentina e Chile


De origem glacial, o Lago Nahuel Huapi é destaque em Bariloche, garantindo bela paisagem


Argentina também guarda destinos de inverno que inspiram. Na Patagônia Argentina, por exemplo, Bariloche não poderia faltar na nossa lista de destinos para o inverno. Às margens do Lago Nahuel Huapi, a cidade tem natureza privilegiada, com montes que ficam cobertos de neve durante a estação.


Cerro Catedral

O Cerro Catedral, a 20 km do centro da cidade, é uma das principais estações de esqui da América Latina, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano. Apesar de muito desejada por conta da neve, Bariloche vai além do esqui e do snowboard. O local, por exemplo, é muito procurado para passeios, compras e esportes radicais.


Paradas obrigatórias

Passear de barco pelo Lago Nahuel Huapi, passear pelo centro e visitar os museus de La Patagonia e do chocolate são experiências que também merecem ser vividas. A cidade abriga ainda excelentes cafés e restaurantes, com culinária típica à base de peixes, além dos famosos cortes de carnes argentinos.


Como chegar?

O Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria está a cerca de 15 km de Bariloche. A frequência de voos até lá é alta, especialmente durante a temporada de inverno. Os voos costumam ter conexões em Buenos Aires, que pode ser uma oportunidade para aproveitar e planejar um ou dois dias na capital argentina.


Onde se hospedar em Bariloche? O Llao Llao, Golf & Spa garante uma experiência de alto nível em Bariloche! Sofisticado, o hotel tem infraestrutura completa para casais e famílias e está próxima do Lago Nahuel Huapi, o que garante atividades incríveis na natureza.
 

Ushuaia, Argentina: a cidade mais austral do mundo fica aos pés da Cordilheira dos Andes


Em Ushuaia, os esportes de neve são os principais destaques durante o inverno


Aos pés da Cordilheira dos Andes, Ushuaia também está na Patagônia Argentina. A capital da província Tierra del Fuego é considerada a cidade mais austral do mundo e, por conta de sua localização no extremo sul, recebeu o apelido de “Terra do Fim do Mundo”.


Cerro Castor

A estação de esqui Cerro Castor está a cerca de 26 km do centro e é famosa pela temporada de esqui mais longa da América do Sul, que se inicia em junho e vai até o começo de outubro. O local conta com pistas, restaurantes e ainda oferece aluguel de equipamentos e aulas. A paisagem do destino é marcada por bosques, montanhas, rios e neve, enquanto sua temperatura no inverno costuma bater níveis negativos. Embora perfeitos para esportes na neve, o clima e os cenários da cidade garantem opções mais tranquilas, como o clássico passeio de barco no Canal Beagle e visitas aos museus do Fim do Mundo e Marítimo.


Como chegar?

Ushuaia tem seu próprio aeroporto, mas para viajar até ele o trajeto normalmente inclui uma conexão em Buenos Aires. O Aeroporto Malvinas Argentinas está a cerca de 6 km do centro de Ushuaia. Ao desembarcar, a forma mais fácil de chegar até o hotel é pegar um táxi.


Puerto Varas, Chile: um dos destinos de inverno que valem a viagem ao Chile


Ecoturismo, vinhos e gastronomias alemã e chilena fazem a fama de Puerto Varas

 

Para fechar a nossa seleção de destinos de inverno, a encantadora cidade de Puerto Varas fica às margens do Lago Llanquihue, um dos maiores do Chile, e é conhecida como “cidade das rosas”, além de ser ponto de partida para conhecer a região dos Lagos Andinos.
 

Influências alemãs

Colonizada por alemães, Puerto Varas é repleta de casinhas em estilo enxaimel. A gastronomia local mescla o melhor das cozinhas chilena e alemã e há diversos bons restaurantes para prová-la. Pequena, mas aconchegante, a cidade é perfeita para caminhar, admirar a paisagem e apreciar cafeterias espalhadas pelo centro.


Atrações ecoturísticas

Além disso, Puero Varas é destino excelente para os amantes do ecoturismo. Dá para realizar trekking pelo vulcão Osorno, rafting no Rio Petrohué, ou um passeio de caiaque pelos lagos Llanquihue e Todos Los Santos. Já para conhecer a história do destino, o Museo Antonio Felmer é uma viagem ao século 19, com diversos objetos usados pelos colonos alemães.


Como chegar?

O aeroporto mais próximo de Puerto Varas fica na cidade vizinha, Puerto Montt. Ao desembarcar, é preciso pegar um carro e seguir pela Ruta 5. O trajeto dura cerca de 25 minutos e tem aproximadamente 20 km.

Operadora de turismo New It celebra 27 anos com amplo investimento em modernização e realiza campanha de vendas, participantes poderão escolher um famtour entre 13 destinos nacionais


 



A New It, uma das mais tradicionais operadoras do mercado, está comemorando 27 anos de história com uma campanha de incentivo e valorização voltada exclusivamente aos agentes de viagem parceiros. Intitulada de "Aniversário New It", a ação é parte de um movimento estratégico mais amplo da empresa, que desde o ano passado tem investido massivamente em reestruturação e modernização para aprimorar ainda mais seus serviços e produtos, consolidando-se como referência em eficiência e segurança no setor.

A campanha, válida até 20 de agosto de 2025, contempla agências de viagens cadastrados na New It e que sigam a operadora no Instagram (@newitturismo). Os participantes que aumentarem em pelo menos 20% sua média de vendas durante o período, em relação à média do ano, poderão escolher um famtour entre 13 destinos nacionais disponíveis, com tudo incluído (hospedagem, transfers, passeios, ingressos e seguro viagem), exceto a passagem aérea e despesas pessoais.

Entre os roteiros oferecidos, com embarques até 30 de junho de 2026, estão destinos como Canindé de São Francisco e Aracaju, Porto Seguro, Salvador, Jalapão, Maragogi e Ipioca, Balneário Camboriú, Fortaleza, Gramado, João Pessoa, Recife, Bento Gonçalves, Natal e Foz do Iguaçu. Cada famtour terá 10 agentes de viagens, reforçando o objetivo da empresa de fortalecer laços com seus parceiros e proporcionar experiências imersivas em seus principais produtos.

“A campanha é mais do que uma celebração: é um reconhecimento àqueles que ajudam a construir diariamente a trajetória de sucesso da empresa, ao mesmo tempo em que marca um novo momento da operadora, com investimentos estratégicos em reestruturação e inovação”, destacou o diretor Brasil da New It, Jorge Castro.



A iniciativa coincide com uma fase de modernização e reposicionamento da marca. Desde o ano passado, a operadora tem se dedicado a um robusto plano de reestruturação, visando entregar ao mercado uma experiência ainda mais eficiente, integrada, veloz e segura.

Entre as principais iniciativas, destacam-se a reformulação completa do site e do portal de vendas, que agora oferecem uma experiência 100% digital, garantindo autonomia e todas as ferramentas necessárias para os agentes acompanharem suas vendas e realizarem alterações com agilidade. 

A equipe foi ampliada, e a integração do WhatsApp web permite que toda a diretoria acompanhe de perto o atendimento aos clientes e agentes de viagens, reforçando o compromisso com a qualidade.

Com foco na excelência operacional e no atendimento personalizado, a empresa fortaleceu suas áreas de TI, comunicação, governança, backoffice, frontoffice, investiu na aquisição de plataformas digitais e na capacitação da equipe.

“O slogan da New It – Profissionais em Turismo – permeia todos os processos de reestruturação. A proposta é tornar a operadora ainda mais ágil, eficiente, transparente e digital, sem abrir mão do toque humano que sempre marcou nossa atuação”, reforçou Jorge Castro.

Um dos frutos desses investimentos é o produto "New It Mundo Afora", uma coleção de grupos internacionais com acompanhamento desde o embarque e atenção total à qualidade da operação. Voltado para um público que busca experiências seguras, personalizadas e bem organizadas, o produto trabalha com grupos menores, múltiplos destinos e alto padrão de entrega.

“Estamos construindo uma operadora cada vez mais conectada com as necessidades do agente de viagens moderno, oferecendo autonomia digital sem perder o acolhimento no atendimento. E esta campanha de aniversário é um reflexo disso: uma forma de celebrar com quem trilhou esse caminho conosco e de seguir juntos para os próximos anos”, finalizou Jorge Castro.

COLUNA VAMOS VOAR PELO MUNDO // GOL cria em outubro voo entre Pelotas (RS) e Congonhas (SP), às segundas, quartas e sextas-feiras // Emirates inaugura área exclusiva de check in para passageiros da Primeira Classe no Aeroporto de Dubai /


GOL cria em outubro voo entre Pelotas (RS) e Congonhas (SP), às segundas, quartas e sextas-feiras


Pelotas, 21 de julho de 2025 - A partir do dia 27 de outubro, o Aeroporto de Pelotas (PET), administrado pela Motiva, contará com voos diretos para o Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, operados pela GOL Linhas Aéreas. As operações acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, ampliando as opções de conectividade da região sul do Estado com o principal centro econômico do país.

Com a novidade, Pelotas passa a oferecer duas rotas diretas para São Paulo: uma para o Aeroporto de Guarulhos (GRU), operada pela LATAM, e agora também para Congonhas, com a GOL. Os bilhetes para os dois voos estão disponíveis para compra nos canais oficiais das companhias aéreas.

“A nova ligação com Congonhas é um passo importante pra melhorar a mobilidade aérea de Pelotas e da região sul do Rio Grande. Estamos muito felizes em ampliar as opções de voo direto pra São Paulo, isso com certeza vai ajudar o turismo, os negócios e o desenvolvimento regional”, afirma Wesley Puygcerver, gerente do Aeroporto de Pelotas.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

BYD e Inter de Milão fecham parceria global por três temporadas

 

Esquerda para direita: Giorgio Ricci, Diretor de Receita (CRO) do FC Internazionale Milano, Stella Li, vice-presidente Executiva da BYD, e Giuseppe Marotta, presidente e CEO do FC Internazionale Milano

 

(21/07/2025) – A BYD, líder global em veículos híbridos e elétricos e soluções de mobilidade sustentável, anuncia o início de uma parceria estratégica de três anos com o FC Internazionale Milano (Inter), tornando-se a Parceira Automotiva Global do clube.


Esse acordo coloca a união do setor automotivo com o futebol em um novo patamar global, unindo duas potências mundiais movidas por uma visão em comum: transformar emoção em realidade tangível, promovendo talentos, buscando a liderança em seus respectivos setores, perseguindo a excelência e abraçando uma visão inovadora do futuro.

 

Essa parceria estabelece uma sinergia entre duas instituições com presença consolidada em mercados estratégicos. A Inter, com mais de 533 milhões de torcedores ao redor do mundo, é o segundo clube de futebol com maior crescimento da base de fãs nos últimos cinco anos. Na China, berço da BYD, os Nerazzurri estão entre os times mais queridos, com mais de 154 milhões de fãs. Já na América do Sul, mercado-chave para a BYD, a Inter conta com cerca de 90 milhões de torcedores, graças aos craques sul-americanos que marcaram a história do clube.


No segmento automotivo, a BYD se consolida cada vez mais como referência tecnológica em veículos híbridos e elétricos, com mais de 4,2 milhões de unidades vendidas em 2024, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. E já supera 2 milhões de unidades vendidas apenas no primeiro semestre deste ano, mantendo um crescimento de dois dígitos em relação ao mesmo período de 2024. A greentech já é referência brasileira e mundial na eletrificação da frota e está na vanguarda da nova indústria.
 

Esquerda para direita: Giuseppe Marotta, Presidente e CEO do FC Internazionale Milano, Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD, e Giorgio Ricci, Diretor de Receita (CRO) do FC Internazionale Milano


Stella Li, vice-presidente Executiva da BYD, declarou: “O nome BYD significa Construa Seus Sonhos, e acredito que essa parceria é um sonho para os jovens e todos que amam o futebol. O clube é amplamente reconhecido por sua energia, por nunca desistir e estar sempre lutando pelo sucesso. Essas qualidades também refletem o espírito da BYD, somos uma empresa global de tecnologia verde, com o sonho de combater as mudanças climáticas e resfriar o planeta em um grau. Estamos nos dedicando a isso, com 120 mil engenheiros trabalhando dia e noite, registrando 45 patentes a cada dia útil, porque amam o que fazem e almejam o sucesso. Essa determinação, impulso constante por mudança e trabalho duro são valores mútuos entre a BYD e a Inter”.
 

“Estamos extremamente satisfeitos em anunciar esta nova parceria, que reúne dois grupos globais unidos por uma busca constante pelo futuro e pela excelência,” disse Giorgio Ricci, Diretor de Receita (CRO) da FC Internazionale Milano. “É motivo de orgulho para nós que o Grupo, com suas marcas BYD e DENZA, tenha escolhido a Inter como o primeiro clube de futebol para a firmar parceria. Isso é prova do crescente apelo global da nossa marca. Essa colaboração abre novas oportunidades para ativações e conteúdos de alcance internacional, capazes de engajar torcedores e consumidores ao redor do mundo. Juntos, queremos desenvolver projetos inovadores que fortaleçam ainda mais o posicionamento da BYD como referência no cenário global da mobilidade sustentável”.
 

O acordo prevê uma colaboração 360 graus, na qual a BYD, por meio das marcas BYD e DENZA, trabalhará lado a lado com a Inter para maximizar o valor da parceria, reforçar o posicionamento de ambas as partes e alcançar objetivos comuns de crescimento mútuo.
 

Além disso, a BYD fornecerá cerca de 70 veículos para atender à alta gestão, comissão técnica e jogadores do time principal — uma oportunidade exclusiva para os Nerazzurri testarem na prática todas as tecnologias de ponta da greentech com máximo conforto e segurança, além de se tornarem parte da revolução verde liderada pela BYD, com seus veículos elétricos e super-híbridos plug-in (DM-i).
 

Inicialmente, a Inter receberá uma edição especial do BYD Sealion 7, carro-chefe da marca em tecnologia, customizado com elementos inspirados nas cores Nerazzurri. Esse mesmo modelo será posteriormente disponibilizado em edição limitada para torcedores e entusiastas da Inter, que poderão viajar com as cores do seu time do coração.
 

BYD Sealion 7


Serão implementados programas exclusivos de compra e aluguel de veículos BYD voltados aos torcedores da Inter em todo o mundo, com mais informações a serem divulgadas nas próximas semanas. Trata-se de mais uma forma de proporcionar à comunidade de fãs experiências únicas com os modelos da BYD, unidos pela paixão pela Inter.
 

Com o lançamento iminente da marca DENZA na Europa nos próximos meses, a parceria com a Inter será um ativo estratégico fundamental para a introdução da marca premium do BYD no continente.
 

Essa colaboração com a Inter está totalmente alinhada à estratégia da BYD de consolidar sua presença no futebol internacional. A BYD já fortaleceu sua atuação no cenário europeu ao se tornar patrocinador oficial da UEFA EURO 2024 e do Campeonato Europeu Sub-21 da UEFA 2025, reafirmando seu compromisso com o apoio às competições de futebol de alto nível e com o engajamento de milhões de torcedores ao redor do mundo.

 

SOBRE A INTER

Fundada em 1908, a FC Internazionale Milano – conhecida popularmente como Inter – é um dos clubes de futebol mais prestigiados e vitoriosos do mundo.
 

Ao longo de sua história centenária, o clube nerazzurro construiu uma tradição de excelência, conquistando 37 títulos nacionais (20 campeonatos da Série A, 9 Copas da Itália, 8 Supercopas Italianas) e 9 troféus internacionais (3 Copas da UEFA, 2 Copas dos Campeões, 1 UEFA Champions League, 2 Copas Intercontinentais e 1 Copa do Mundo de Clubes da FIFA).
 

A Inter é um dos apenas nove clubes — e o único da Itália — a ter vencido, em uma mesma temporada (2009–10), os três principais títulos oficiais: UEFA Champions League, Campeonato Italiano (Scudetto) e Copa da Itália. É também o único time italiano a ter participado de todas as edições da Série A e a jamais ter sido rebaixado da elite do futebol nacional.
 

Fora de campo, a Inter é uma marca global com mais de 530 milhões de torcedores ao redor do mundo, figurando como o segundo clube de futebol que mais cresceu na Europa desde 2020.
 

SOBRE A BYD

A BYD é uma multinacional de alta tecnologia dedicada a utilizar inovações tecnológicas para promover uma vida melhor. Fundada em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis, a BYD atualmente opera em diversos segmentos, incluindo automóveis, transporte ferroviário, novas energias e eletrônicos, com mais de 30 parques industriais localizados na China, Estados Unidos, Canadá, Japão, Tailândia, Brasil, Hungria, Uzbequistão e Índia.
 

Da geração ao armazenamento e aplicação de energia, a BYD está comprometida em fornecer soluções energéticas com emissão zero, contribuindo para a redução da dependência global dos combustíveis fósseis. Sua presença em veículos de nova energia já cobre seis continentes e mais de 90 países e regiões. Listada nas bolsas de Hong Kong e Shenzhen, a empresa faz parte da Fortune Global 500 e é reconhecida por suas inovações voltadas para um mundo mais verde.
 

SOBRE A BYD AUTO

Fundada em 2003, a BYD Auto é a divisão automotiva da BYD, multinacional de alta tecnologia comprometida com o uso de inovações para melhorar a vida das pessoas. Com o objetivo de acelerar a transição ecológica do setor global de transportes, a BYD Auto concentra-se no desenvolvimento de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in.
 

A empresa domina tecnologias essenciais de toda a cadeia industrial dos veículos híbridos e elétricos, como baterias, motores elétricos e controladores eletrônicos. Nos últimos anos, obteve avanços significativos, incluindo a bateria Blade, a tecnologia super híbrida DM-i, a plataforma e 3.0, a tecnologia CTB, a plataforma e³, a plataforma e⁴, o sistema inteligente de controle de chassi BYD DiSus e o sistema híbrido DMO. Foi também a primeira montadora do mundo a interromper totalmente a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, liderando a migração para os elétricos. A BYD mantém a liderança em vendas de veículos híbridos e elétricos para passageiros na China há 11 anos consecutivos.
 

SOBRE A BYD EUROPA

A BYD Europe está sediada nos Países Baixos e foi a primeira subsidiária internacional do Grupo BYD. A unidade tem como missão expandir a marca global BYD Auto por meio da oferta de soluções sustentáveis, seguras e eficientes em veículos híbridos e elétricos, impulsionadas por inovações tecnológicas de classe mundial.


Com 7 cm, miniatura de Datsun 510 ganha motor, aerofólio, rodas e pintura e vence concurso de customização da Nissan


SÃO PAULO – Se fossem de verdade, os 27 carros que disputaram a categoria Nissan do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2025, precisariam de um amplo espaço para estacionarem. Contudo, como eram réplicas na escala 1/64 – cerca de 7 cm –, eles ficaram bem acomodados sobre uma mesa grande. 

O efeito que despertaram em quem foi conferir o evento, o maior encontro de miniaturas do Brasil, porém, não deixou nada a desejar a automóveis em tamanho real. Na verdade, surpreenderam até mais, pelo nível de detalhismo apresentado em veículos tão pequenos. O resultado foi uma disputa acirrada para a definição do vencedor, que foi um Datsun 510 Wagon, feito pelo paulistano Eduardo Kenji.

A Datsun foi uma tradicional marca da Nissan, que, inclusive, era usada em vários países no esportivo Z e costuma ter vários de seus modelos reproduzidos em miniatura, como o 510 Wagon, fabricado entre o fim dos anos 1960 e o início da década de 1970. 

Foi a réplica desse veículo que serviu de base para a transformação realizada por Kenji, um veterano da customização de modelos em escala reduzida. Com essa vitória, ele passa a ser tricampeão da competição, tendo vencido a primeira edição, realizada em 2019, e em 2022.

O modelo impressionou o júri da categoria Nissan, formado por jornalistas automotivos e influenciadores convidados pela empresa, pela criatividade, detalhes e esmero no acabamento. Um dos pontos que chama a atenção é o minúsculo motor, feito por Kenji em resina. Ele criou até mesmo a bomba d´água. Como originalmente a miniatura não tinha compartimento para acomodar um propulsor, o customizador teve de cortá-la e abrir um espaço para fazer a instalação.

A lista de transformações, porém, é ampla. O carrinho, por exemplo, recebeu faróis de acrílico, foram instaladas rodas de metal com pneus de borracha, um aerofólio foi criado especialmente para o modelo e o interior recebeu acabamento detalhado. Nem mesmo a parte de baixo da miniatura foi esquecida, com destaque para a pintura para realçar os dutos do escapamento.

Para completar, a réplica do Datsun 510 Wagon, que foi batizada por seu criador de "Datsun Speed Hunter", recebeu uma cor icônica da Nissan mundial, a Midnight Purple, usada em várias versões históricas de esportivos da marca. 

Trata-se de uma tinta roxo metálica, mas que muda de tom de acordo com a incidência de luz, por isso também é conhecida como "camaleão". Para completar, a miniatura recebeu vários adesivos para deixá-la com um visual ainda mais esportivo.

"Busquei fazer muitos detalhes e, por isso, demorei dois meses para customizar esse modelo partindo de uma miniatura básica", conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de 2 mil miniaturas de carros da Nissan. Como vencedor, além do troféu, ele vai visitar o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde são produzidos o novo Nissan Kicks e o Nissan Kicks Play.

Por ter conquistado o primeiro lugar do concurso em outros anos, ele até já conhece a unidade industrial, mas, agora, vai poder ver toda a transformação feita pela Nissan em seu complexo como parte do investimento de R$ 2,8 bilhões que a empresa está fazendo no Brasil para produzir dois SUVs e um motor turbo localmente. Um deles, é o novo Nissan Kicks, que chegou às concessionárias da marca de todo o país no início de julho e foi exposto no Salão Diecast 2025.

Em sua sexta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 10 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.

Citroën ZX Rallye Raid: 35 anos do modelo que triunfou em competições e foi um sucesso da marca nos anos 90, quando em julho conquistou as duas primeiras posições na tradicional corrida Baja Aragón, na Espanha. Atuou até 1997, obtendo 36 vitórias, entre elas cinco títulos mundiais no Campeonato Mundial de Rally Cross-Country. Protótipo adotava um motor capaz de entregar até 390 cv de potência para participar da prova

 


Predecessor ao famoso e bem-sucedido Citroën ZX de 1991, o ZX Rallye Raid foi um protótipo construído há 35 anos exclusivamente para participar de sua primeira competição espanhola – a Baja Aragón, no norte da Espanha, nos dias 20 e 21 de julho de 1990. 

Na estreia, garantiu duas posições no pódio com a vitória das equipes de Ari Vatanen e Bruno Berglund (1º lugar) combinada com o time de Jacky Ickx e Christian Tarin (2º lugar).



A temporada de 1991 marcou um ano de vitórias extraordinárias para o ZX Rallye Raid nas competições de rali cross-country. A dupla Vatanen e Berglund conquistou o primeiro lugar no desafiador Paris - Trípoli - Dakar após 9.000 km pelo continente europeu e africano. 

Em julho, Vatanen garantiu o terceiro lugar na conhecida Baja Aragón, na Espanha. O ápice da temporada veio em outubro, no Rali dos Faraós, no qual o ZX Rallye Raid dominou completamente o pódio, conquistando as três primeiras posições. Esses resultados consolidaram o modelo como referência em desempenho, resistência e inovação no cenário internacional do rali.


O Citroën ZX Rallye Raid teve uma trajetória vitoriosa e dominante entre os anos de 1990 e 1997, com 36 vitórias em 42 corridas. Entre as principais conquistas estão cinco pódios consecutivos na Copa Mundial de Rally Cross-Country entre 1993 e 1997, e quatro títulos no Paris-Dakar Rally nos anos de 1991, 1994, 1995 e 1996.

Ter o ZX Rallye Raid como protagonista de tantas competições permitiu à Citroën criar um laboratório de testes na época para trazer melhorias aos veículos de produção. Um exemplo disso, foi refinar os sistemas de suspensão independente com longo curso ideais para terrenos irregulares do Citroën ZX de produção – lançado posteriormente em 1991 –, adicionando ainda mais conforto e estabilidade ao modelo. 


O chassi tubular e a carroceria leve do ZX Rallye Raid inspiraram melhorias na rigidez estrutural e na distribuição de peso dos modelos de rua. As condições extremas dos ralis (calor, areia, lama, neve) trouxeram para a Citroën a possibilidade de testar em condições adversas os sistemas de arrefecimento, vedação das cabines, suspensão, câmbios e motores.

O ZX Rallye Raid também foi essencial para o desenvolvimento do Citroën Xsara WRC (1998-2006) com 34 vitórias em 58 provas dp WRC (Campeonato Mundial de Rali) e marcante para a história da marca nas competições com a lenda Sébastien Loeb, além do Citroën C4 WRC (2007-2010) com 36 vitórias no WRC, vencendo 100% das etapas de ralis de asfalto.


O Citroën ZX Rallye-Raid foi um protótipo exclusivamente de competição, projetado para provas extremas. Equipado com um motor central-traseiro de 4 cilindros e 2,5 litros, entregava até 330 cv de potência e 59 kgfm de torque. A tração era integral, com câmbio manual de 7 marchas e três diferenciais auto blocantes. 

A suspensão era totalmente independente, com barras estabilizadoras e amortecedores reforçados. Os freios usavam discos ventilados de grande diâmetro (até 355 mm), e a direção era hidráulica de pinhão e cremalheira. Com carroceria leve de Kevlar e plástico reforçado com fibra de carbono, pesava 1.450 kg e atingia 205 km/h, sustentado por pneus Michelin de competição e tanques de combustível com capacidade total de 480 litros — ideal para longas etapas no deserto.



Nova Fiat Titano 2026 chega com catálogo robusto de acessórios Mopar. Seja para trabalhar ou curtir, a picape conta com um portfólio amplo de acessórios para personalização, além de uma série de aprimoramentos para a linha 2026. Marca de acessórios e personalização apresentou durante o lançamento da nova Titano o buzz model Titano by Mopar

 


A Mopar, marca de peças e acessórios originais Stellantis, possui uma forte experiência no universo de picapes e desenvolveu um portfólio especialmente dedicado à nova Fiat Titano 2026 para tornar a novidade ainda mais funcional e versátil. 

O modelo, que agora passa a ser produzido no hub de picapes da Stellantis em Córdoba, na Argentina, possui um amplo portfólio com mais de 40 itens para atender às demandas de variados perfis de clientes, desde os que buscam personalizar o modelo até os que desejam ampliar ainda mais a versatilidade ou a capacidade carga da nova Fiat Titano. 

Entre os itens oferecidos para o modelo que marcou a estreia da Fiat no segmento de D-picapes estão engate reboque de 3,5 toneladas, acessórios para tornar a caçamba ainda mais versátil como caixa e extensor de caçamba, além de carregador sem fio para smartphones, estribos e capota elétricos, entre outros.  

O catálogo para a nova Titano é tão completo que apresenta acessórios que não são oferecidos por outros modelos do segmento, em alguns casos nem mesmo como opcionais, como estribos elétricos que saem e recolhem na abertura e fechamento das portas, carregador sem fio e capota elétrica. 


O portfólio ainda conta com os itens estéticos que podem tornar a Titano ainda mais customizada como adesivos, alargadores de paralamas, molduras de lanternas e maçanetas, além do overbumper, aumentando ainda mais as dimensões e robustez da picape. 

Durante o lançamento da nova Titano, a Mopar apresentou também uma novidade para inspirar os fãs da picape. A nova Titano by Mopar, um show car desenvolvido pelo Design Center da Stellantis para apresentar a picape em uma variante exclusiva e ainda mais robusta. 


Concebida sob a versão Ranch, a unidade possui suspensão elevada em 1,5 polegadas, pneus XBRI especiais nas medidas 285/65 com rodas aro 18 e apliques e adesivos exclusivos. Além do exercício feito pelo time de Design Center da Stellantis, a Titano by Mopar recebeu peças e acessórios que estão disponíveis para o consumidor final, como capota elétrica, engate reboque, estribos laterais, santantônio e alargadores de paralamas. 

Para oferecer mais conforto e ampliar as possiblidades de aquisição de peças e acessórios, a Mopar preparou pacotes exclusivos para a nova Fiat Titano de acordo com as demandas e perfis dos clientes. Esses itens podem ser adquiridos individualmente nas concessionárias da marca ou através da loja oficial da Fiat no Mercado Livre


Confira a lista de acessórios desenvolvidos para a nova Fiat Titano: 

ADESIVO LATERAL E CAPÔ (LINE) 

ADESIVO LATERAL E CAPÔ (SPLASH) 

ALARGADOR DE PARALAMAS 

ALARME VOLUMÉTRICO 

AMORTECEDOR TAMPA DE CAÇAMBA 

BARRA TRANSV. TETO (PRETA) 

BARRA TRANSV. TETO (CROMADA) 

CAIXA DE CAÇAMBA 

CALHA DE CHUVA 

CAPOTA ELÉTRICA + ADAPTADOR 

CAPOTA MARITIMA 

CAPOTA MARÍTIMA ALL BLACK 

CARREGADOR WIRELESS + TOMADA USB-C 

TRAVA ELÉTRICA TAMPA DE CAÇAMBA 

ENGATE REBOQUE 3,5 TONELADAS 

CHICOTE ELÉTRICO PARA REBOQUE 

ESTRIBO ELÉTRICO 

ESTRIBO PLATAFORMA (CROMADO) 

ESTRIBO PLATAFORMA (PRETO) 

ESTRIBO PREMIUM (PRETO) 

ESTRIBO TUBULAR (CROMADO) 

ESTRIBO TUBULAR (PRETO) 

EXTENSOR DE CAÇAMBA 

ILUMINAÇÃO DE CAÇAMBA 

ILUMINAÇÃO INTERNA (AMBIENT LIGHT) 

KIT ANTIFURTO DO ESTEPE 

MODULO DE VIDROS ONE TOUCH (VOLCANO) 

MODULO DE VIDROS ONE TOUCH (RANCH) 

MOLDURA CROMADA LANTERNA TRASEIRA 

MOLDURA CROMADA MAÇANETA 

MOLDURA CROMADA MAÇANETA DA CAÇAMBA 

MOLDURA PRETA LANTERNA TRASEIRA 

OVERBUMPER 

PARAFUSO ANTIFURTO (CROMADO) 

PARAFUSO ANTIFURTO (PRETO) 

PORTA OBJETOS FLEXÍVEL 

PROJETOR DE LOGO FIAT 

PROTETOR DE CAÇAMBA 

SANTO ANTONIO (CROMADO) 

SANTO ANTONIO (PRETO) 

TAPETE CARPETE 

TAPETE DE CAÇAMBA 

TAPETE PVC 

TILT DOWN 

TOMADA USB-C 


COLUNA VAMOS BEBER VINHO, ETC & TAL // Grupo Wine lança marca de vinhos chilenos, Dínamo Wines, com rótulos variados a menos de R$ 30 // Inverno: experiência de vinho ao ar livre encanta turistas na serra Gaúcha


Grupo Wine lança marca de vinhos chilenos, Dínamo Wines, com rótulos variados a menos de R$ 30


Em uma estratégia estratégica que reforça sua posição de liderança no mercado brasileiro de vinhos, o Grupo Wine, grupo número 1 de vinhos do Brasil e líder no ranking de importação , anuncia o lançamento da Dínamo Wines , nova linha autoral de rótulos produzida no Chile com foco em qualidade e preço acessível. Composto por quatro exemplares de vinhos varietais, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot e Sauvignon Blanc, a ideia é apostar em custo-benefício para o consumidor final, que poderá adquirir os rótulos por um valor abaixo de R$ 30,00 por garrafa.

Com um investimento direto de
 cerca de 4 milhões de reais , o projeto contorno com quase dois anos de trabalho intenso, desde a seleção criteriosa do produtor até a definição de um protocolo exclusivo de produção. “Tivemos dedicação total: inúmeras viagens, visitas técnicas, análises de vinhos e fornecedores, além da busca pela matéria-prima ideal”, diz German Garfinkel, VP Corporativo do Grupo Wine. “Tudo isso acompanhado de uma rigorosa supervisão técnica, com o objetivo de garantir a excelência em cada garrafa.”

Com mais de 11 mil rótulos degustados e catalogados ao longo dos anos, o Grupo Wine construiu uma base de dados robusta sobre as preferências do consumidor brasileiro. O executivo explica que esta inteligência de mercado permitiu a identificação de uma demanda reprimida por vinhos de perfil varietal, com padrão superior e valor competitivo. “O projeto leva isso em consideração e, como resultado, temos uma linha que nasce para disputar espaço com grandes marcas consolidadas, prometendo superar a concorrência na relação custo-benefício”, complementa Garfinkel.

A linha Dínamo Wines consiste no terceiro projeto autoral da companhia, após os lançamentos bem-sucedidos de Entre Dois Mundos , de vinhos brasileiros, e Metropolitano, também de vinhos chilenos, consolidando uma estratégia de crescimento com marcas próprias que oferecem controle total da cadeia, desde a escolha do terroir até o design do rótulo. Os vinhos da nova linha serão distribuídos pela Cantu Grupo Wine, importadora que faz parte do grupo e está presente em mais de 15 mil pontos de venda no Brasil.

Terroirs

Cada vinho da linha Dínamo Wines reflete características singulares de sua origem. O Merlot vem do Vale Central, com solos profundos e influência andina que conferem taninos suculentos e aromas intensos. O Cabernet Sauvignon , da mesma região, destaca-se por sua estrutura e intensidade, enquanto o Carmenère, cultivou na depressão, entrega textura aveludada e tipicidade. Já o Sauvignon Blanc, proveniente de áreas próximas à Cordilheira dos Andes, aposta em acidez vibrante e caráter mineral, preservando a identidade aromática da casta. Com produção inicial de 388.800 unidades na safra de 2024, a empresa aposta em escala para viabilizar a proposta de valor e garantir a capilaridade na distribuição.

A empresa pretende comercializar 400 mil garrafas da linha ao longo de 2025 e já está trabalhando com a safra de 2025, que deve ser lançada entre o fim deste ano e o começo de 2026, conforme o ritmo ideal para cada varietal.

Conceito da linha

O nome Dínamo remete à transformação e movimento contínuo, ideias que ecoam tanto no processo natural da vinificação quanto no próprio espírito empreendedor da marca. Assim como um dinamo converte energia mecânica em elétrica, cada garrafa de dinamo é fruto da conversão de conhecimento, natureza e técnica em uma experiência acessível ao consumidor.

Com esse lançamento, o Grupo Wine avança na construção de um ecossistema vitivinícola próprio e sinaliza ao mercado que, mais do que importadora, quer ser protagonista da nova fase de consumo de vinhos no Brasil: mais democrática, mais conectada ao consumidor e mais comprometida com inovação e excelência.

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.