Pesquisar este Blog do Arnaldo Moreira

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Scania Suvesa festeja 60 anos e anuncia edição especial de caminhão comemorativo



São Paulo, fevereiro de 2024 – A Casa Scania Suvesa completou 60 anos de uma história de sucesso e reconhecimento do bom atendimento aos clientes do Rio Grande do Sul, no último dia 28 de janeiro. Mas, a grande surpresa para os clientes acaba de ser revelada: uma edição especial numerada (limitada a 60 caminhões), com condições imperdíveis de aquisição, alusiva às seis décadas de atuação oferecendo as soluções ideais para o transporte de cargas, de passageiros e em motores industriais, marítimos e para geração de energia. Outra novidade é o lançamento de uma promoção de peças e serviços que valerá até o final de 2024; em alguns casos, o desconto será de até 60%. 

A cobertura dos clientes Scania no mercado do estado do Rio Grande do Sul é dividida em duas áreas. A metade responsável pela Suvesa está distribuída em quatro concessionárias localizadas nas cidades de Sapucaia do Sul (onde fica a matriz), Santa Maria, Pelotas e Três Cachoeiras. A Suvesa faz parte do grupo de concessionárias cativas da marca composto também por Codema (SP e MG) e Cavese (SC). 

Os modelos escolhidos para a exclusiva Edição Especial Suvesa 60 anos são os pesados Super 460 R 6x2, Super 560 R 6x4, R 450 6x2 Plus e R 540 6x4 Plus. No interior da cabine Highline o acabamento é de luxo com painel multimídia de tela colorida de sete polegadas e geladeira. 

Nas tecnologias embarcadas, estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa) e o acelerador inteligente (ou controle de aceleração). A pintura especial escolhida é a prata, com um design distribuído em quatro faixas que remetem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul (vermelho, amarelo e verde). 

As faixas coloridas lembram o movimento do ar “passando e marcando” a cabine pelas estradas. São duas nas laterais do teto e nas portas, uma na saia lateral entre os pneus e a inédita faixa na traseira da cabine, que ainda conta com um grifo (símbolo da marca). 

O logo Suvesa 60 anos pode ser visto na parte frontal do teto, nas portas e atrás da cabine. O caminhão ainda contempla quebra-sol externo e faróis de milha inferiores e de longo alcance no teto. Com o produto virá um kit especial de presente ao comprador. 

O pacote de Serviços inclui o Scania PRO Control, que oferece manutenção otimizada para a redução de custos utilizando a exclusiva inteligência dos planos Flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação, e, consequentemente, maior tempo de rodagem dos caminhões. 

Estão incluídas a cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano do veículo e pacote de conectividade Avaliação do Motorista, que, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo Aplicativo Scania Driver, demonstra a pontuação individualizada e entrega recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível, de forma simplificada. 

Há condições especiais de aquisição de financiamento e seguro com taxas diferenciadas via Scania Banco. Mais detalhes sobre a edição comemorativa por meio deste Link. (https://conteudo.juntosnocaminho.com.br/serie-especial-suvesa-60-anos.) 

Já a promoção de peças originais e serviços, que valerá até o dia 31 de dezembro de 2024, tem um sortimento de itens que pode chegar a até 60% de desconto. Dentre as opções disponíveis estão kit de reparo com bloco e sem pistões, mola pneumática, reparo de unidade injetora, kit amortecedor, kit de manutenção de bronzinamento, kit casquilho do mancal, entre outros. 

“A Suvesa é uma das representantes da Scania no fundamental mercado do Rio Grande do Sul, um estado muito forte no transporte de cargas e de passageiros, com raízes profundas em suas tradições, as quais respeitamos imensamente. São 60 anos de absoluto sucesso mantendo um atendimento diferenciado ao cliente, com equipes que entendem muito do setor e oferecem a solução perfeita para garantir a rentabilidade e a máxima disponibilidade da operação. Estamos juntos na jornada da liderança na transformação do sistema de transporte em mais sustentável”, diz Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. 

“Estamos iniciando um ano muito especial que será inteiro de comemorações pelas 60 décadas de história. Uma trajetória de inúmeras conquistas baseada em confiança e relacionamento tendo o cliente sempre em primeiro lugar. Divido estas celebrações com a nossa competente e dedicada equipe de colaboradores, que fazem a diferença e são incansáveis no dia a dia em atender da melhor forma os clientes”, afirma Ricardo Clemente, diretor-geral da Casa Scania Suvesa. 

“Teremos uma programação de festejos ao longo do ano em ações com os clientes, nas nossas concessionárias, nos meses de abril, maio, junho e setembro. Serão momentos de relembrar nossa história e conquistas, mas também de apresentar a Edição Especial Suvesa 60 anos. Preparamos um modelo muito bonito que vai levar o orgulho da bandeira do Rio Grande do Sul pelas estradas e além dos pampas e serras da região. Caprichamos em todos os detalhes para quem adquirir a edição ter materializado uma história de tradição e amor pelo transporte. Seja qual for o tamanho e perfil do cliente.” 

“Estamos estrategicamente localizados em um estado com diversas e importantes rodovias. Em razão disso, investimos sempre para manter o padrão em nossas concessionárias, com processos atualizados na busca da satisfação dos clientes. Além de oferecer serviços rápidos e assertivos nas oficinas e ajudando aos clientes com nossas manutenções nas suas próprias instalações, por meio dos Serviços Dedicados. Temos um leque completo de soluções que vão dos produtos, passando pela conectividade até as opções financeiras via Scania Banco (Finame, Finame-Leasing ou CDC), Consórcio, Seguradora e, com nosso novo negócio, a Scania Locação”, salienta Clemente. 

60 cotas do Consórcio Scania já estão todas vendidas
Outra ação comemorativa já encerrada, que abriu o cronograma dos festejos, entre novembro de 2023 e janeiro de 2024, foi realizada pelo Scania Consórcio com a venda de 60 cotas, e contará com um sorteio de um caminhão R 450 6x2 no dia 6 de novembro de 2024. Os 60 clientes viajarão a convite da Scania para visitar o Salão Internacional do Transporte, a Fenatran, em São Paulo, e a fábrica da marca, em São Bernardo do Campo (SP). O sorteio presencial, que será feito com o grupo, é esperado como um momento de grande emoção.  

Um pouco de história 
A Suvesa foi fundada em 28 de janeiro de 1964, na cidade de Canoas (RS), e seu nome significa Super Veículo Indústria, Comércio e Transportes Ltda. Em 1969, abriu sua primeira filial na cidade de Tubarão, em Santa Catarina. No ano de 1972, surgiu a segunda filial, localizada na cidade de Uruguaiana (RS). Em 1976, houve mais uma expansão construindo a instalação de Pelotas, na BR 116. Ao longo dos anos foram surgindo outras oportunidades de territórios de cobertura até que, em 2000, com o crescimento do volume de caminhões da marca na região norte do estado, surgiu a filial de Três Cachoeiras. Em 2005, retirou-se da sociedade a sócia Battistella Administração e Participações S/A, passando a ser administrada pela Scania Latin America. 

Codema, Cavese e Suvesa: agora um grupo só
Em abril de 2021, as concessionárias cativas da Scania Codema, Cavese e Suvesa passaram por um processo de incorporação e se tornaram um único grupo chamado Codema. Hoje, compõem 19 concessionárias nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  

Os pontos de atendimentos ficam nas seguintes cidades: 

Casas Codema: Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santos, Jundiaí, Sorocaba, Caçapava, Jacupiranga e Pouso Alegre.

Casas Cavese: Biguaçu, Tubarão, Lages, Videira, Concórdia, Cordilheira Alta e Palmitos.

Casas Suvesa: Sapucaia do Sul, Santa Maria, Pelotas e Três Cachoeiras. 

Toda esta estrutura conjunta forma o maior grupo de concessionárias Scania no Brasil. São cerca de 500 colaboradores, 237 boxes de atendimentos nas oficinas, seis operações de Serviços Dedicados Scania em clientes, cerca de 15 mil veículos conectados nas regiões de atuação, 6.300 programas de manutenção ativos e já foram entregues mais de 16 mil caminhões da Nova Geração. 

Abav-RJ faz balanço do Carnaval 2024 no Sambódromo


Heron Scheneider, da Liesa, Luiz Strauss, Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, Cristina Fritsch e Marcelo Siciliano


Por mais um ano, a Abav-RJ esteve presente no setor 9, da Marquês de Sapucaí, com a ação “Welcome to Rio”, realizada em parceria com a Fecomércio-RJ e a Setur-RJ e que visa proporcionar um atendimento excepcional aos turistas internacionais e nacionais, além de melhorar as condições de trabalho para as agências de viagens que atuam no Carnaval carioca.

Ao longo dos cinco dias do Desfile das Escolas de Samba, mais de 10 mil turistas foram recepcionados no setor 9 por uma equipe políglota e receberam acessórios como almofadas para maior conforto nas arquibancadas. Já as agências de viagens puderam contar com o estande operacional da entidade que oferece suporte tanto aos turistas quanto aos profissionais envolvidos na operação do Carnaval.

“Já são 29 anos de atuação na Marquês de Sapucaí em prol dos turistas e das agências associadas. O Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do Brasil. Os turistas que assistiram aos desfiles da Sapucaí tiveram a oportunidade de vivenciar essa cultura de forma autêntica e vibrante. O evento foi um sucesso e as agências associadas registraram um movimento 10% maior que em 2023”, destacou o presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano.

Luiz Strauss, Antônio Florêncio Queiroz, da Facomércio-RJ e Nilo Sérgio, da Setur-RJ


Segundo dados da Embratur, o Rio de Janeiro liderou o ranking da presença de turistas estrangeiros, com cerca de 68,8 mil visitantes, e foi também o Estado que mais teve impacto na economia, sendo R$ 273,6 milhões (30,1%) gastos pelos visitantes internacionais.

“Acreditamos que a conectividade das agências associadas com empresas mundo afora contribui muito para a atração dos turistas estrangeiros para nossa cidade, o que traz divisas e empregos para a economia”, acrescentou Marcelo Siciliano.

Equipe da Abav-RJ 


Como em todos os anos, a Abav-RJ já está elaborando um dossiê pós evento para ser compartilhado com a Liesa e a Riotur, de forma a contribuir com pontos que possam ser aprimorados para a melhor experiência dos turistas.



Ipanema, no Rio de Janeiro, é considerada a segunda melhor praia do mundo. Guias de viagens internacional cita o ‘pôr do sol extraordinário’ e a divisão das ‘tribos’ pelos postos de salva-vidas, como destaques do local




Crédito: Alexandre Macieira/Riotu

É em solo brasileiro que está localizada a segunda melhor praia do mundo. A Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebeu o título da Lonely Planet, um dos guias de viagens mais conceituados do setor

A divulgação é uma prévia do guia completo Best Beaches in the World, que apresentará uma lista das 100 melhores.

Ipanema é a única representante brasileira nas primeiras dez posições do ranking. Entre os pontos, a publicação destaca o pôr do sol, classificado como "surpreendente" atrás do Morro Dois Irmãos, e a extensa orla de 3 km da praia.

Além disso, a diversidade do lugar foi reconhecida pelos especialistas como atrativo por diferentes públicos, localizados ao longo dos postos salva-vidas numerados como referência.

De acordo com eles, o Posto 7 é popular entre os surfistas. Seguindo pela orla, muitas crianças foram observadas no Posto 8. No Posto 9, popular entre a comunidade LGBTQIA +, jovens e artistas se reúnem, enquanto o Posto 10 se destaca pelos jogos de vôlei, futebol e futevôlei.

No Top 3, Ipanema ficou atrás apenas da praia The Pass, em Bryon Bay, na Austrália, conhecida por suas condições ideais para o surfe e trilhas em uma floresta de palmeiras do local. E completando a lista, na terceira posição, ficou a praia de Ao Maya, na Tailândia, uma pequena praia escondida por falésias calcárias, paredões elevados que se formam em certas regiões litorâneas.

Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Stellantis reafirma seu compromisso com pernambuco onde gera mais de 60 mil empregos diretos e indiretos na região, além de exportar veículos e tecnologia


Goiana, 21 de fevereiro de 2024 – Em encontro realizado ontem em Recife com a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, reafirmou o compromisso da empresa com o estado e a importância estratégica do Polo Automotivo Stellantis de Goiana. 

“Exportamos para o mundo nossos produtos e muito conhecimento, incluindo os softwares desenvolvidos em Pernambuco, graças à capacidade técnica dos nossos engenheiros brasileiros e pernambucanos. Isso nos enche de orgulho e traz a certeza de que estamos no caminho certo”, declarou Cappellano. 

Na ocasião, Cappellano, também celebrou o desempenho do mercado externo, que impulsionou a exportação dos modelos produzidos em Goiana, e destacou o plano de desenvolvimento da cadeia automotiva regional. Desde sua implantação, em 2015, a Stellantis é responsável pela geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos no estado.  

Novo ciclo de investimentos 

Durante o encontro, o presidente da Stellantis para a América do Sul afirmou que o polo receberá novos investimentos dentro do ciclo que será anunciado em breve. “O plano que anunciaremos levará a Stellantis a um novo patamar. Avançaremos como protagonistas da mobilidade segura, sustentável e acessível, gerando desenvolvimento e riqueza para a região e todo o país”, diz Cappellano. 

O novo ciclo de investimentos contemplará novos produtos e serviços, além da expansão da cadeia de fornecedores para o desenvolvimento e localização de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade. 

Recorde de exportação 

Durante a reunião, também foram apresentados alguns marcos alcançados pela Stellantis no estado, como o novo recorde de exportação de veículos em 2023. De janeiro a dezembro, a Stellantis foi responsável pela movimentação de mais de R$2,5 bilhões em Suape graças à produção de Goiana.  

Em comparação com o ano anterior, os embarques realizados através do Porto de Suape cresceram 23%. Os modelos exportados – Fiat Toro, Ram Rampage, Jeep Commander, Compass e Renegade - atendem os mercados da América do Sul e Caribe. 

“Os resultados alcançados demonstram a competitividade de nossos produtos e serviços, e atesta a qualidade do processo produtivo do Polo de Goiana. É uma conquista a ser comemorada pelo time da Stellantis de Pernambuco e de todo o país”, finalizou Cappellano. 

 

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Gulf Oil International Limited expande presença na América Latina com subsidiária no Brasil

 


A marca global do setor de energia e lubrificantes, consolida o estabelecimento de sua subsidiária no Brasil - Gulf Oil Brasil -, iniciando as operações com a fabricação e distribuição de seus lubrificantes, em planta própria, e o licenciamento de sua bandeira para postos de combustíveis. A iniciativa reforça o compromisso da Gulf com a região latino-americana e marca o início de um ciclo de crescimento e colaboração no país.

A operação que começou a ser estruturada em 2023, envolveu a aquisição de fábrica de lubrificantes, seleção de parceiro licenciador para a bandeira da marca, em postos de combustíveis, e a definição das metas expansão de curto prazo em segmentos como agro.

Sob a liderança de Ramiro Ferrari, General Manager da Gulf Oil Brasil, um time de profissionais - com larga experiência no mercado de petróleo - implementou o planejamento desenhado, pela matriz da marca, para o Brasil, perfeitamente alinhado ao cronograma proposto, de modo a iniciar 2024 com a operação consolidada e plenamente ativa.

Lubrificantes – Para a produção dos lubrificantes Gulf destinados aos segmentos automotivo, industrial e agrícola, foi adquirida planta em Iperó – SP. A fábrica com capacidade de produção de 3.000.000 litros/mês em um turno, conta com 12 linhas de envase, 47 tanques de armazenagem de óleos básicos e mais de 4800 posições de paletes de armazenagem, para produto acabado.

A meta da empresa é ampliar a produção para 4.500.000 litros/mês, nos próximos meses para fazer face ao seu planejamento de expansão no mercado.

Nosso principal foco, além dos aspectos de conformidade para produção de lubrificantes Premium da linha automotiva como Gulf Formula, Gulf Ultrasynth e Gulf Pride, apenas para mencionar alguns, reconhecidos e aceitos pelo mercado brasileiro, foi assegurar a manutenção da operação e garantir o engajamento dos colaboradores, por meio de amplo compartilhamento dos valores e tradição da marca Gulf”, conta Ramiro

A oferta de produtos – anteriormente, disponibilizados por distribuidor no Brasil – segue a mesma, devendo receber acréscimos, alinhados com o portfólio global da marca, ampliando a gama de lubrificantes, especificações e aplicações.

Postos de combustíveis – Marca pioneira, responsável pelo primeiro posto de combustíveis de varejo do mundo, em 1913, a Gulf estabeleceu legado de liderança e inovação contínua no segmento, atestada pela presença da bandeira em mais 1400 postos, em 26 países.

Em parceria com a Fit Combustíveis, licenciadora da marca para postos no Brasil, a meta da empresa é inaugurar 200 estabelecimentos com a bandeira Gulf até o final deste ano. O trabalho já foi iniciado e, até o momento, já são 20 postos de combustíveis operando sob a bandeira Gulf, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, agregando todos os benefícios da tradição da marca.

Legado – O pioneirismo marca a história da Gulf em cada etapa de sua trajetória iniciada em 1901. Foi a primeira empresa a iniciar operação de perfuração de água, em 1910, e a primeira petroleira a registrar suas cores – a icônica combinação azul e laranja – em seus carros de corrida.

Presença constante nas pistas de competição, a Gulf coleciona dezenas de vitórias no automobilismo, em diversas categorias, há quase 90 anos. Pelo segundo ano consecutivo, parceira da equipe Williams no Campeonato Mundial de Fórmula 1, a marca tem expectativas otimistas para a temporada de 2024.

Parcerias que compartilham o DNA da Gulf - inovação e trabalho conjunto - são parte essencial da trajetória da marca. Destaca-se, também, a associação com a McLaren Automotive para a qual for desenvolvido o lubrificante de primeiro enchimento e que é recomendado pela montadora.

Mike Jones, CEO mundial da Gulf Oil, comenta as expectativas da expansão da marca no mercado latino-americano, particularmente no Brasil, “A Gulf opera em todos os continentes do mundo, mas estamos realmente focando muito na região da América do Sul e, em particular, no Brasil. O Brasil é o maior mercado de lubrificantes da América do Sul e tem um potencial real para uma marca como a Gulf se destacar. Estamos buscando crescer rapidamente. Queremos investir muito na busca deste objetivo.”

Sobre a Gulf Oil International Limited

Empresa do Grupo Hinduja,  a Gulf Oil International é uma das principais companhias privadas do setor de downstream, com presença em mais de 100 países. Desde sua fundação em 1901, a marca tem sido símbolo de inovação, mantendo o pioneirismo que continua a guiar suas atividades até hoje.

O foco das operações da Gulf Oil International – GOI - está na fabricação e comercialização de uma ampla variedade de lubrificantes de alto desempenho e produtos correlatos, atendendo a diversos segmentos de mercado, incluindo a  Gulf Oil Marine, que fornece lubrificantes para a indústria naval global em mais de 1.100 portos. Também, concede licenças para redes de postos de combustíveis, com presença em 26 países e mais de 1.400 postos.

A Gulf opera na Europa, América do Sul, Oriente Médio e região Ásia-Pacífico. No Brasil, a empresa atua em todos os seus ramos de negócios que envolvem a fabricação de lubrificantes em planta própria, licenciamento para postos de combustíveis, além de atendimento aos mercados agro e marítimo. www.gulfoilbrasil.com.br

 

Contato para a mídia:

MCA Comunicação Corporativa

Assessoria de Comunicação Gulf Oil Brasil

Renata Terra (renata.terra@mcapress.com.br)

Tel. 21 2262-9698 l 21 99914-9276

www.mcapress.com.br

Renault inicia pré-venda do Kardian, primeiro veículo do International Game Plan 2027, em três versões de acabamento: evolution, techno e première edition, todas com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm, combinado com o eficiente câmbio EDC (Efficient Dual Clutch). Clientes que financiarem pelo Mobilize Financial Services recebem um crédito extra de R$ 1.000 através do programa de fidelidade CLUBFIQ. A pré-reserva do modelo pode ser feita também pela modalidade assinatura através do Renault on Demand. Custa a partir de R$ 112.790



A Renault abriu a pré-venda do Kardian, um SUV compacto, urbano, moderno e tecnológico. É o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca Renault para os mercados internacionais, apresentado em outubro passado, pelo CEO Fabrice Cambolive. O Kardian é também o primeiro veículo produzido no país que traz a nova identidade da Renault com o logo “Nouvel R” e a nova assinatura luminosa.

O Kardian custa a partir de R$ 112.790 e está disponível na pré-venda em três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première Edition. Todas com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch).

Neste momento, os clientes comprarão um RPass, que dará acesso a reserva do modelo, com preço especial de pré-venda. O RPass será adquirido por R$ 1.000 e esse valor pago será descontado no preço final do carro, portanto na efetivação do pedido, o cliente só pagará a diferença entre esse sinal e o preço do carro.

Como um dos benefícios do RPass, clientes que financiarem pelo Mobilize Financial Services ganham um crédito extra no valor de R$ 1.000, através do CLUBFIQ, que é um programa de fidelidade exclusivamente para clientes que financiam com o banco. Por meio desse programa o valor pode ser resgatado via pix ou em troca por produtos disponíveis no marketplace da plataforma.



Outros benefícios do RPass para os 100 primeiros compradores são o convite para o evento exclusivo de lançamento e um kit merchandising especial do Kardian.

São duas etapas de compra do RPass: hoje (19) somente para os clientes do clube My Kardian Now, comunidade exclusiva no whatsapp que foi aberta em outubro de 2023 para os clientes interessados receberem notícias em primeira mão e terem exclusividade na pré-venda. E a partir de amanhã (20), às 15h, abertura ao público geral.

Os pedidos podem ser feitos no site prevenda.kardian.renault.com.br/r-pass com sinal de R$ 1.000. O carro será entregue a partir do final de março.

Existe ainda a opção de pré-reserva na modalidade assinatura (locação de longa duração) do Kardian através do Renault on Demand, com preços exclusivos de lançamento e também está elegível para os 100 primeiros clientes que contam com os benefícios exclusivos. Aqui, os clientes recebem um crédito de R$ 1.000 através do programa de fidelidade do CLUBFIQ

“O Brasil é o primeiro polo produtivo no mundo do completamente novo Kardian, que é o primeiro veículo do plano estratégico International Game Plan 2027. No ano passado, as vendas da Renault no país conquistaram o TOP 3 entre todos os países onde a Renault está presente, com mais de 126 mil emplacamentos, e isso demonstra a importância do Brasil para o Grupo Renault”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.



Conheça as versões em detalhes:

Evolution turbo TCe câmbio EDC– R$ 112.790

Principais equipamentos de série:

· 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)

· Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL)

· Assistente de partida (HSA)

· Sensores de estacionamento traseiro e câmera de ré

· Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR)

· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)

· Cluster digital 7”

· Câmbio e-shifter

· Paddle-Shift

· Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio

· Ar-condicionado digital com função auto

· Retrovisores externos com ajuste elétrico

· Faróis e assinatura luminosa 100% em LED

· Barras de teto funcionais e modulares em preto

· Roda flexwheel biton 16” ILHABELA

· Aerofólio traseiro

· Start&Stop

· Modo ECO com EcoScoring

· Volante com ajustes de altura e profundidade

· Vidro do motorista com função one-touch e antiesmagamento

· Vidros elétricos para passageiros



Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990

Todos os equipamentos da versão evolution mais:

· Frenagem automática de emergência (AEBS)

· Alerta de colisão frontal (FCW)

· Freio de estacionamento eletrônico

· Console elevado com apoio de braço

· Painéis e volante com acabamento em revestimento premium

· Roda de liga leve 17” diamantadas bíton HAYEK

· Chave presencial do tipo cartão e acesso Hands-Free

· Partida remota do motor

· Saídas USB-C para o banco traseiro

· Seis alto-falantes

· Vidros dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento

Opcional: Teto bíton em preto Nacré


Première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790

Todos os equipamentos da versão techno mais:

· Controle de velocidade adaptativo (ACC)

· Câmera Multiview (MVC)

· Alerta de ponto cego (BSW)

· Alerta de distância segura (DW)

· Sensores de estacionamento frontal

· Faróis de neblina em LED

· Sensor crepuscular

· Multi-sense com modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável)

· Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior)

· Carregador de smartphone por indução

· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecidas HAYEK

· Antena shark

· Teto bíton preto Nacré

· Badge lateral “Premiere Edition”

· Skis na cor prata acetinada

· Grade frontal em preto brilhante


Sobre o Kardian

O Kardian inaugura uma nova plataforma modular altamente versátil do Renault Group, que vai permitir desenvolver vários outros modelos como o novo SUV do segmento C, anunciado em dezembro e que será produzido no Brasil em 2024.

Tudo é novo no Kardian por fora, por dentro e sob o capô. O motor turbo TCe 1.0 de três cilindros entrega 125 cv de potência e 220 Nm de torque com etanol, o maior do segmento. O câmbio automático EDC agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante.

Um ponto importante sobre este câmbio é a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma grande vantagem competitiva na comparação com os câmbios dupla embreagem secos. Essa tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. Esse câmbio é amplamente utilizado nos modelos Renault na Europa.

Além da economia de combustível graças ao sistema Start&Stop, este novo conjunto mecânico oferece excelente reatividade, proporcionando prazer de dirigir no dia a dia, com consumo e emissões de CO2 reduzidos.

Com um comprimento de 4,12 m (1,75 m de largura e 1,60 m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B. Estas dimensões fazem dele o modelo ideal para um uso na cidade, enquanto as grandes rodas (17 polegadas), a distância entre eixos (2,60 metros), que é a maior do seu segmento, e seus respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil e adequado para todos os trajetos.

As proporções otimizadas graças ao entre eixos de 2,60 m oferecem ao Kardian uma silhueta compacta. Os traços característicos dos SUVs são identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores na parte inferior dos para-choques na cor cinza acetinado. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.

Esta distância entre eixos mais longa – a melhor da categoria – permite também maximizar o espaço interno, beneficiando principalmente os ocupantes dos lugares traseiros. O volume do porta-malas Kardian é mais um dos pontos altos de sua versatilidade, com 410 litros.



O Kardian traz barras de teto funcionais e inteligentes: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.

O interior do Kardian foi pensado para uma experiência a bordo que alia modernidade e tecnologia, com um design emocional. Os traços característicos dos SUVs estão presentes na cabine, onde são encontrados equipamentos e uma qualidade de materiais normalmente exclusivos de segmentos superiores.

O console mais alto do Kardian confere um visual de SUV à cabine do modelo. Este console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos – a melhor do segmento –, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço especialmente dedicado ao smartphone, com um sistema de recarga por indução.

O Kardian é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico à cabine do veículo.

Outro importante elemento do design interno é o freio de estacionamento eletrônico. Além de contribuir para a modernidade da cabine, este item também beneficia o aproveitamento do espaço entre o condutor e o passageiro.

O Kardian também se diferencia pelo painel de instrumentos digital de 7 polegadas com design moderno e elegante. A interface apresenta todas as informações sobre a condução, permitindo uma navegação fluida entre as diferentes visualizações.

Com design flutuante, a tela multimídia tem 8 polegadas, com sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela. Esta central multimídia oferece uma resposta rápida aos comandos do usuário.

Um super diferencial do modelo é o sistema MULTI-SENSE. Com ele, o comportamento e o ambiente a bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense. Além dos modelos pré-definidos, está disponível oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED presentes nos painéis das portas dianteiras, valorizando o design interno. O ambiente luminoso escolhido também é replicado na tela multimídia.


Tecnologias inteligentes a serviço da segurança

O Kardian traz 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS). Confira abaixo todos eles:

1. Controle de velocidade adaptativo (ACC): depois que o condutor define uma velocidade específica, o sistema utiliza sensores para ajustar automaticamente a velocidade de forma que o veículo mantenha a distância determinada previamente em relação ao veículo que segue à frente, sem a necessidade de exercer pressão no pedal do acelerador. Quando não há um veículo à frente, o controle de velocidade adaptativo funciona como um controle de velocidade normal.

2. Alerta de colisão frontal (FCW): adverte o condutor em caso de risco de colisão frontal detectado pela câmera e pelos radares do veículo. Além do alerta sonoro, um aviso visual é exibido na tela do sistema de navegação nas situações em que se espera que o condutor acione a frenagem.

3. Frenagem automática de emergência (AEB): para automaticamente o carro se o condutor não reagir em tempo após o alerta de colisão frontal do sistema FCW.

4. Alerta de distância segura (DW): adverte o condutor sobre o intervalo de tempo que o separa do veículo que segue à frente, para que sejam respeitadas as distâncias de segurança entre os dois veículos. Este sistema funciona entre 30 e 180 km/h, mas é desativado quando controle de velocidade adaptativo é acionado.

5. Alerta de ponto cego (BSW): por meio de uma luz de LED piscando nos retrovisores, avisa o condutor quando um veículo se encontra fora de seu campo de visão, durante uma mudança de faixa, por exemplo.

6. Câmera multiview: simplifica a vida do condutor durante as manobras em marcha à ré e de estacionamento, mostrando na tela da central multimídia de 8 polegadas todos os obstáculos localizados na frente, atrás e nas laterais do veículo.

7. Câmera de estacionamento traseira: câmera traseira mostrando a proximidade de obstáculos.

8. Sensor de estacionamento traseiro: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos evitando batidas e que auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.

9. Sensor de estacionamento frontal: alerta sonoro emitido a partir da proximidade de veículos e objetos evitando batidas e que auxiliando o motorista nas manobras de estacionamento.

10. Sensor crepuscular: acende automaticamente o farol de acordo com a iluminação externa

11. Controlador de velocidade: mantém o carro na velocidade programada pelo motorista sem necessidade de pisar no acelerador. É popularmente conhecido como “piloto automático”. Também contribui para reduzir o consumo de combustível.

12. Limitador de velocidade: como o nome já diz, limita a velocidade escolhida pelo condutor impedindo que se acelere acima do limite programado.

13. Assistente de partida em rampa (HSA): em arrandas em aclives impede que o veículo retroceda em uma pista com desnível superior a 3% acionando os freios automaticamente quando o condutor tirar o pé do pedal do freio para acionar o acelerador, mantendo o veículo na mesma posição durante 2 segundos e desativando os freios em seguida.

A segurança passiva também é destaque no Kardian graças aos seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral.

Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade (ESP) que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção.

VAMOS BEBER VINHO // Semana Especial Bordeaux da Autourduvin



Bordeaux é a região na frança que concentra a maior quantidade de grandes propriedades vinícolas e todos seus vinhos são AOC. Diferentemente da outra principal região, a Borgonha, aqui os vinhedos são extensos, muitos deles ao redor de châteaux, castelos que servem de sede para as grandes casas produtoras. Muitas vinícolas adotaram o nome château mesmo não possuindo um castelo, tão grande é a associação feita entre vinhos de Bordeaux e os castelos.



Os terrenos são, de modo geral, bastante planos e a composição do solo favorece a drenagem. Na margem esquerda do Garonne e do estuário do Gironda predominam os solos arenosos misturados a cascalho (graves, em francês, que dão nome a uma região de Bordeaux cujo solo possui um grosso substrato de cascalho). 

No outro lado, ao longo da margem direita do Dordogne e do Gironda, a variedade é maior: argila, calcário, areia e cascalhos aparecem em diferentes trechos e muitas vezes se misturam. Já entre os rios Garonne e Dordogne, na área conhecida como Entre-deux-mers (em português, entre dois mares), a composição do solo é basicamente argilo-calcária.



Mais de 80% da produção vinícola da região é tinta e é inevitável a associação do nome Bordeaux com vinhos estruturados e elegantes, marcados pela predominância da Cabernet Sauvignon e da Merlot. 

Dentre os brancos, porém, são produzidos alguns dos melhores vinhos doces do mundo, graças à pourriture noble que ataca a Sémillon e a Sauvignon Blanc em algumas áreas. Brancos secos muito bons também podem ser encontrados com as mesmas uvas.



Como vimos, a região de Bordeaux apresenta diversos tipos de solo. Outros fatores, como proximidade do mar e insolação também são importantes para definir a personalidade do vinho. Assim, ao se restringir a área da qual podem ser colhidas as uvas, aumentase a probabilidade de se obter um vinho com mais características do terroir.

Aproveite nossa seleção e abasteça a sua adega.
Vinhos justos para o seu dia a dia.
Acesse nosso catalogo e faça seu pedido.

Aguardo seu retorno
Josi Sena
Consultora de Vinhos

11 96648-4984 15 2107-2928
Siga nos no instagram: @autourduvin

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Mercedes-Benz Classe E chega ao Brasil com experiência exclusiva de entretenimento digital. Versão única que chega nos concessionários será o primeiro a oferecer o serviço Mercedes Me Connect no País.

 


A Mercedes-Benz lança, neste mês, o novo Classe E no mercado brasileiro. O modelo chega na versão E 300 Exclusive, sendo o primeiro automóvel da marca equipado com o sistema de serviços online Mercedes me Connect no país. Por mais de 75 anos, o automóvel definiu o padrão para o mercado global de sedãs de luxo e, agora, a Mercedes-Benz abre um novo capítulo nesse segmento. Apontando o caminho para o futuro, o modelo conta com uma arquitetura eletrônica que oferece uma experiência digital abrangente para os usuários, além de possuir motor 4 cilindros que gera 258 cv em conjunto com o sistema híbrido leve de 48V.


Mercedes me Connect

O novo Classe E é  o primeiro modelo da marca a oferecer, no Brasil, o pacote de serviços Mercedes me Connect. Com ele, o automóvel estará sempre “online”, trazendo mais comodidades para o condutor. Por meio de um aplicativo de celular, o condutor poderá abrir e fechar as portas, detectar eventuais batidas e tentativas de furto, determinar zonas máximas de uso em um serviço e valet, por exemplo, receber atualizações de softwares online e agendar manutenções de forma totalmente automática e digital.


Design exterior: proporções clássicas e linhas especiais

O novo Classe E possui as proporções de um sedã clássico: a dianteira curta e o capô longo são seguidos por uma cabine que fica bem recuada. O design com a cabine recuada é complementado pela traseira em destaque.


Uma superfície na cor preta conecta a grade do radiador aos faróis em preto brilhante que, visualmente, lembra os modelos elétricos da marca. A grade do radiador tridimensional está colocada na posição clássica, com a estrela no alto do capô.  Além disso, possui faróis LED de alto desempenho com assistente adaptativo oferecem um design distintivo de dia e noite. Como característica típica da marca, as luzes diurnas têm a forma de uma sobrancelha. Os Powerdomes acentuam o capô.

A vista lateral destaca as proporções harmoniosas e o distintivo design de sedã. As maçanetas embutidas conhecidas dos modelos de luxo da Mercedes-Benz estão disponíveis. As duas linhas laterais enfatizam o caráter esportivo do carro.



Destaques na traseira incluem as luzes LED em duas seções com um novo contorno e design especial: o desenho da estrela em ambas as unidades de luz fornece um design especial de dia e noite.

Design interior: MBUX Superscreen é o grande destaque

O painel de instrumentos proporciona a experiência digital superior. O Classe E é equipado com uma tela exclusiva para o passageiro dianteiro e com isso, a grande superfície de vidro da MBUX Superscreen se estende até o display central. 

 

A seção frontal do painel de instrumentos é iluminada pela faixa de luz do Active Ambient Lighting, que corre como um amplo arco desde o para-brisa, passando pelas colunas A e até as portas. Isso cria uma sensação generosa de espaço. Uma matriz de controle aparentemente flutuante na parte superior dos painéis das portas combina com o visual das superfícies de vidro das telas.

O console central é projetado como uma unidade homogênea e se funde em linha reta com a parte inferior do painel de instrumentos, incluindo um compartimento de armazenamento com tampa e porta-copos integrado ao elemento de acabamento tridimensional. Além disso, há um apoio de braço acolchoado na parte traseira da console central.

O painel central da porta se funde perfeitamente ao apoio de braço com uma curva côncava e a seção frontal é projetada como um elemento de alta tecnologia metálica. Ele serve como uma alça e incorpora as teclas para os vidros elétricos. Outro destaque é o formato dos comandos para abrir as portas e os controles das funções do assento.

As linhas do assento e do encosto fluem luxuosamente de dentro para fora e parecem flutuar acima da base do assento graças ao seu design em camadas. Linhas verticais rebaixadas seguem o contorno externo, alargando-se em direção ao topo.

Quando se trata de espaço, o Classe E é uma das referências em seu segmento. O condutor desfruta de cinco milímetros a mais de espaço para a cabeça do que no modelo anterior. Os passageiros traseiros se beneficiam principalmente do entre eixos dois centímetros mais longo: o espaço para os joelhos e o espaço para as pernas são aumentados em 10 e 17 milímetros, respectivamente. O aumento na largura interna na parte traseira é ainda maior: agora é de 1519 milímetros. Isso representa um aumento de 25 milímetros, quase ao nível da classe S. A capacidade de bagagem é de até 540 litros.

Motorização híbrido leve

Grande poder de tração mesmo em baixas rotações do motor. Isso é o que distingue este avançado motor a gasolina de 4 cilindros com sistema híbrido leve e sistema elétrico de bordo de 48 volts. Entre outras coisas, isso alimenta o motor de arranque-alternador integrado que é capaz de fornecer um torque adicional de até 205 Nm. O motor é eficiente em termos de combustível, com baixas emissões e características de aceleração suaves e agradáveis.


Todo o sistema de pós-tratamento de gases de escape está localizado diretamente no motor, permitindo que o conversor catalítico atinja sua temperatura de operação ideal mais rapidamente. O filtro de partículas de gasolina revestido, também instalado próximo ao motor, retém as menores partículas de fuligem e, graças a um terceiro sensor lambda, é regenerado praticamente livre de óxidos de nitrogênio.

 


O híbrido leve de 2ª geração com motor de arranque-alternador integrado (ISG) pode apoiar o motor de combustão interna com até 23 cv de potência adicional e até 205 Nm de torque extra em determinadas situações de aceleração. Todo o sistema é instalado diretamente com transmissão automática 9G-TRONIC para economizar espaço e, assim, é integrado de forma ideal em termos de conexões elétricas e refrigeração. Além disso, foi possível reduzir o peso do sistema enquanto a robustez foi aumentada.

Outras vantagens inerentes: o ISG também controla a marcha lenta. No modo de “coasting”, o motor pode ser desligado completamente. Isso significa que o deslizamento também é possível em conjunto com o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC.


Suspensão a ar AIRMATIC e eixo traseiro direcional

A condução ágil do novo Classe E se deve em grande parte à orientação precisa das rodas dianteiras por meio de quatro braços de controle individual. No eixo traseiro, uma suspensão traseira independente multibraço otimizada com cinco links garante excelente controle das rodas e excelente estabilidade. Em ambos os eixos, as molas e amortecedores são combinados em uma única torre e não estão envolvidos nas tarefas de orientação das rodas, portanto, a suspensão responde com sensibilidade correspondente. A subestrutura dianteira e o suporte do eixo traseiro desacoplam a suspensão e o corpo de vibrações e ruídos.

O novo Classe E está disponível com o sistema de suspensão pneumática AIRMATIC com amortecimento continuamente ajustável ADS+ e eixo traseiro direcional. A suspensão responde de maneira muito sensível. O controle de nível é outra característica do AIRMATIC. Ele mantém a altura livre do solo constante, independentemente da carga do veículo, mas também faz alterações quando necessário.

 

O novo Classe E é especialmente ágil e estável com o eixo traseiro direcional e a correspondente relação de direção mais direta no eixo dianteiro. O ângulo de direção no eixo traseiro é de 4,5 graus. Isso reduz o diâmetro de giro em até 90 centímetros.


Impressionante, experiência de entretenimento imersiva

Música e jogos podem ser experimentados com quase todos os sentidos. Graças às inovações digitais no interior, o Classe E agora é mais inteligente, alcançando uma nova dimensão de personalização e interação. Ao mesmo tempo, a arquitetura eletrônica é mais orientada por software e menos orientada por hardware.


O sistema de som Dolby Atmos eleva a experiência de áudio a bordo para um novo nível. Instrumentos individuais ou vozes na mixagem do estúdio podem ser posicionados por toda a área de audição. Um novo tipo de experiência sonora se torna possível: isso ocorre porque enquanto sistemas de som estéreo convencionais geralmente possuem uma dinâmica esquerda-direita, o Dolby Atmos® pode usar todo o espaço e criar uma experiência de 360 graus.

As funções de computação de domínios anteriormente separados ocorrem em um único processador. Telas e o sistema de infoentretenimento MBUX compartilham assim um novo e poderoso computador central a bordo. Esta forma de interconexão melhora o desempenho e a velocidade dos fluxos de dados.

O pacote de entretenimento (MBUX Entretenimento Plus) está disponível o novo Classe E. Ele inclui serviços Mercedes me e um pacote de dados de um provedor, que já utiliza um módulo de comunicação com tecnologia de transmissão 5G. O padrão de telefonia móvel 5G possibilita taxas de dados muito mais rápidas do que o LTE/UMTS.


Novos aplicativos e câmera selfie e de vídeo

Os especialistas em software da Mercedes-Benz desenvolveram uma nova camada de compatibilidade que permite a instalação de aplicativos de terceiros. Agora, o display central traz o navegador de internet "Vivaldi". Outra novidade é uma câmera selfie e de vídeo no topo do painel.

A experiência de entretenimento para o passageiro da frente é sempre impressionante. Em sua tela, o passageiro da frente pode assistir a conteúdos dinâmicos, como vídeos via pendrive, mesmo quando o condutor está olhando para eles. Isso porque o display é comutável. A função avançada de privacidade baseada em câmera reduz seu brilho e, portanto, o risco de distração do motorista.

Conveniência diária: “rotinas”

A Mercedes-Benz está trabalhando no uso de inteligência artificial (IA) para que o automóvel aprenda quais sistemas de conforto os ocupantes do veículo usam repetidamente. Dadas as mesmas circunstâncias, o objetivo é automatizar tais funções por meio da IA. O resultado é uma automação personalizada. A Mercedes-Benz usa o termo 'rotina' para essa inovação, cujo desenvolvimento já está bastante avançado.

Com o novo Classe E, os clientes poderão usar modelos pré-formatados chamados de “rotinas padrão”. Eles também têm a opção de criar rotina s por conta própria. Ao fazer isso, os ocupantes podem vincular várias funções e condições. Por exemplo, "Ligar o aquecimento do banco e ajustar a iluminação ambiente para um laranja quente se a temperatura interna estiver abaixo de doze graus Celsius".

Numerosos sistemas de assistência à condução

O Classe E conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, incluindo o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, ATTENTION ASSIST, o Assistente Ativo de Frenagem, o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, o Assistente Ativo de Ponto Cego, o Suporte para manobras evasivas, o Pre-Safe Impulse Side, o sistema de Proteção de Pedestres e o Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°. O status e a atividade dos sistemas de assistência à condução são mostrados em uma visualização em tela cheia no modo assistência do painel de instrumentos do condutor.

Em conjunto com a câmera, o ATTENTION ASSIST agora também oferece um aviso de distração do condutor no painel de instrumentos 3D: se os olhos do condutor não estiverem focados na estrada por vários segundos, o ATTENTION ASSIST pode detectar a distração e alertar acústica e visualmente. Se o condutor ainda não voltar a atenção para a situação do tráfego, há uma escalada com um segundo aviso e um tom de aviso contínuo. Se ele ainda não responder ao aviso, o sistema pode iniciar uma parada de emergência com o Active Emergency Stop Assist.

Faz parte do pacote de Assistência à Condução Plus o Assistente Ativo de Manutenção de faixa, que auxilia na manutenção da faixa. Assim como nas autoestradas, o Classe E agora pode reiniciar automaticamente no tráfego urbano e em estradas rurais após uma parada mais longa. Outra novidade: se o Assistente Ativo de Manutenção de faixa não estiver mais disponível porque as marcações de faixa não são claramente visíveis, ele sinaliza isso por meio de vibrações no volante.

Conceito de carroceria sofisticado e sistemas de retenção coordenados

O conceito de segurança do Classe E é baseado em uma carroceria com uma célula de passageiros particularmente rígida e estruturas de colisão especificamente deformáveis. Os sistemas de retenção, como cintos de segurança e airbags, são especificamente adaptados a isso. Em caso de acidente, eles podem ser ativados de tal forma que seu efeito protetor para os ocupantes seja adaptado à situação.

Além dos airbags dianteiros, um airbag para os joelhos no lado do condutor também é equipamento de série. Ele pode proteger as pernas do contato com a coluna de direção ou painel de instrumentos em uma colisão frontal severa. Os airbags laterais podem reduzir o risco de impacto na cabeça com a janela lateral ou objetos penetrantes. Em caso de uma colisão lateral grave, o airbag lateral do lado do impacto se estende do pilar A ao C como uma cortina sobre as janelas laterais dianteiras e traseiras.

Se um capotamento for detectado, os airbags laterais podem ser ativados dos dois lados. Além do sistema de proteção para a cabeça, airbags laterais também podem cobrir a área torácica em caso de uma colisão lateral severa, incluindo nos assentos traseiros laterais.

Além disso, os veículos são equipados com um airbag central, dependendo do país. Tensores de cinto pirotécnicos e limitadores de força são itens de série em todos os assentos laterais.

Materiais sustentáveis que economizam recursos

Numerosos componentes da Classe E são feitos parcialmente a partir de materiais que economizam recursos (materiais reciclados e matérias-primas renováveis). Estofamentos feitos de lã de alpaca não tingida combinada com um material reciclado são usados para o assento básico da Classe E. Na espuma dos assentos, são usados pela primeira vez materiais reciclados certificados de acordo com a "abordagem de balanço de massa", e suas propriedades não diferem das de matérias-primas produzidas a partir de petróleo bruto. Dessa forma, a necessidade de recursos fósseis pode ser reduzida, mantendo a qualidade do produto.

Balanço de CO2 neutro na produção na planta de Sindelfingen.

Desde 2022, a Mercedes-Benz tem produzido com um balanço de CO2 neutro em todas as suas próprias fábricas ao redor do mundo. A eletricidade proveniente de fontes externas é exclusivamente de energias renováveis, sendo assim, livre de CO2. Além disso, a empresa tem como objetivo aumentar a geração de energia renovável em suas instalações. Investimentos serão feitos para expandir ainda mais a capacidade de fotovoltaicos em toda a localização de Sindelfingen até o final de 2024. Outra ênfase na localização de Sindelfingen está na redução constante do consumo de água e da quantidade de resíduos produzidos.

A Classe E como uma história de sucesso de longa data:

A Mercedes-Benz produziu mais de 16 milhões de veículos nesse segmento de sedans intermediários desde os anos 1940. A história do Classe E remonta aos primeiros dias da marca. No início do século 20, as empresas precursoras das quais a Mercedes-Benz surgiu lançaram veículos correspondentes no mercado.

Quando as operações foram retomadas após a Segunda Guerra Mundial, o Modelo 170V (W136), introduzido originalmente em 1936, voltou à produção. Em 1947, o Saloon seguiu como o primeiro carro de passageiros pós-guerra da Mercedes-Benz. O modelo 180 (W120) de 1953, com carroceria "Ponton", introduziu novos recursos técnicos. Em 1961, chegam as versões de quatro cilindros da série "Tailfin" (W110). Em 1968, a série "Stroke/8" (W114/115) significou o próximo grande passo. A W123, a partir de 1976 provou ser ainda mais bem-sucedida.

A W124 produzida de 1984 a 1995 trouxe o nome Classe E pela primeira vez a partir de meados de 1993. Os "faróis redondos e gêmeos" e a tecnologia inovadora foram as características da W210 lançada em 1995. O Classe E W211 foi lançada no início de 2002. As W212 (Saloon e Touring) e 207 (Cabriolet e Coupé) da Classe E seguiram em 2009. A W213 teve sua estreia em 2016 e, a partir de 2017, pela primeira vez também como um All-Terrain. Além disso, há os cupês e conversíveis da série de modelos 238.

Principais equipamentos de série

E 300 Exclusive

·   Acabamento interno em madeira mapple brown com estilo “deck”

·   Assentos dianteiros revestidos em couro Nappa, elétricos (inclui lombar) e memória

·   Sistemas de direção semiautônoma

    • Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
    • Assistente Ativo de Frenagem
    • Assistente Ativo de Manutenção de faixa
    • Assistente Ativo de Ponto Cego
    • Pre-Safe Impulse Side
    • Proteção de Pedestres
    • Suporte para manobras evasivas

·   Assistente ativo de estacionamento com PARKTRONIC e câmera 360°

·   Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD

·   Iluminação ambiente de 64 cores

·   MBUX Superscreen

o   Duas telas – de 14,4” e 12,3”

o   Burmester® Surround Sound System 4D (17 alto-falantes e 730W de potência)

o   Integração para smartphones (Apple CarPlay/Android Auto)

o   Navegação com realidade aumentada e Head-up display

o   Wireless Charging

o   Camera interna (Selfie)

o   Mercedes me Connect

·   Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos

·   KEYLESS-GO (Fechamento da tampa do porta-malas e Função partida sem chaves)

·   Quadro de instrumentos do condutor 3D

·   Sistema de esterçamento do eixo traseiro

·   Sistema de suspensão a ar - AIRMATIC

·   Teto solar panorâmico


Principais dados técnicos

E 300 Exclusive

Cilindros

Cilindrada (cm3)

Potência máxima (cv/rpm)

Torque (Nm/rpm)

Câmbio

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Peso (kg)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Tanque de combustível /reserva (L)

Comprimento / Largura / Altura

4 em linha

1.999

258/5.800

400/3.200-4.000

9G-TRONIC

6,3


250

1.855

245/40 R20 (D) e 275/35 R20 (T)

540

66 / 7

4.949 / 1.948 / 1.469

O novo E 300 Exclusive já está disponível para encomendas em toda a rede de concessionários da marca com preço sugerido de R$ 639.900,00.

 

ACESSE TODAS AS POSTAGENS E SAIBA TUDO SOBRE O MUNDO AUTOMOTIVO.